Controle de Saldos FGTS
Passos
- Se o colaborador for admitido após a implantação do sistema, basta manter o índice da ITRD atualizado.
- Se o funcionário for admitido antes da implantação do sistema e forem importadas todas as fichas financeiras, deve-se Gerar Contribuições (Impostos > Fundo Garantia > Gerar Contribuições) e manter o índice da ITRD atualizado.
- Se o funcionário for admitido antes da implantação do sistema e não forem importadas todas as fichas financeiras deve-se:
- solicitar à Caixa Econômica Federal um extrato com o Saldo do FGTS até determinada data;
- informar este saldo em Impostos>Fundo de Garantia>Saldos;
- a partir desta data o sistema começa a controlar o saldo, somando este valor informado ao valor de depósitos efetuados mensalmente pelo sistema, utilizando a ITRD para correção dos valores.
Para atualizar a ITRD deve-se seguir os procedimentos abaixo:
- Cadastrar em Tabelas > Horários > Feriados (Feriados Nacionais) os feriados conforme tabela divulgada, dentro de cada ano.
- Em Tabelas > Valores > Índices verificar no cadastro do índice ITRD qual a última data cadastrada. Esta data deverá ser igual ou superior à data de recolhimento do FGTS em atraso. Nesta tela não se deve informar nada. Se a data for inferior ao dia do recolhimento deve-se gerar a ITRD a partir da competência anterior à demonstrada nesta tela, conforme passo 3.
Último índice 09/11/1998, deve-se gerar a TR a partir de 10/1998;
- Para gerar a ITRD, acessar Tabelas > Atrasos > Gerar ITRD e informar a TR do dia 1º de cada competência, conforme tabela divulgada, da mais antiga até a atual. Com este procedimento o Administração de Pessoal irá gerar a ITRD (índice de tipo 4 até o dia 9 do mês seguinte e o índice de reajuste do Saldo de FGTS em Tabelas > Atrasos > Saldos FGTS).
- Para atualização de Saldos FGTS o Administração de Pessoal utiliza somente o índice de saldos em Tabelas > Atrasos > Saldos FGTS que é gerado a partir do Gerar ITRD automaticamente.