Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Cadastrar CLC

O CLC - Código de Lançamento Contábil dá as características da conta contábil e do tipo de lançamento a ser efetuado. Tem a função de agrupar vários eventos que serão lançados em uma mesma conta contábil. Deverá ser indicado no cadastro de cada Evento o CLC a ser contabilizado.

Ao cadastrar as Definições da Contabilização o sistema cria, automaticamente, os CLC's padrões. Além destes, podem ser criados tantos CLC's quanto forem necessários a atender todos os eventos usados pela empresa. 

Tabela de Eventos
Informar o código da tabela de eventos a que pertencerão os CLC's que serão definidos. Portanto, o cadastramento dos CLC's é diferenciado por tabela de eventos, sendo que no campo "Código CLC" do cadastro dos eventos estarão disponíveis apenas os CLC's da respectiva tabela selecionada.

CLC - Código Lançamento Contábil
Definir uma numeração para cada CLC, bem como identificá-lo com uma descrição. A numeração abaixo de 1200 pode ser determinada pelo usuário para ter sua composição efetuada pelos códigos normais da tabela de eventos.

Notas
  • Com numeração superior a 1200, o Administração de Pessoal apresenta a série de acumuladores contábeis abaixo, que obrigatoriamente deverá ser também definida como CLC. O módulo já propõe estes CLC's quando da definição da contabilização, sendo necessário que o usuário complemente os dados faltantes tais como número da conta e históricos contábeis.
  • Com exceção do CLC 1201, todos serão lançados a débito por Centro de Custos e terão um CLC correspondente a crédito pelo total, valendo-se do CLC Base.
  • Ao utilizar a Nova rotina de Provisão/Contabilização, o sistema permite o cadastro de CLCs com numeração acima de 1799 (com limite de 9999).

Tipo Lançamento
Indicar se o lançamento será:

Nível Lançamento
Informar a forma do lançamento contábil:

Notas

  • O assinalamento das contas contábeis para os CLC's assinalados com 'I' continuarão sendo feito por centro de custo ou local do organograma.
  • Para Códigos Acima de 1200 Não é Permitido Informar Nível de Lançamento = "I".

Tipo CLC
Indicar, se necessário, o tipo do CLC. Esse dado classifica os CLC's e posteriormente, na geração da Contabilização, é possível filtrar para gerar somente para o tipo desejado.

Nota
Essa informação não interfere no cálculo dos CLC's, apenas permite diferenciá-los na geração da Contabilização.

Histórico Padrão
Identificar o código do histórico contábil padrão de cada lançamento.

Nota
O assinalamento da conta contábil para os CLC assinalado com 'I' continuará sendo feito por centro de custo ou local de organograma.

Complemento Histórico
Para as empresas que possuem integração entre os sistemas Administração de Pessoal e Gestão Empresarial | ERP, este complemento do histórico de lançamento é levado para a Gestão Empresarial | ERP, quando da Integração Contábil. Para as empresas que não possuem integração este campo é meramente informativo, ficando sob responsabilidade do usuário tratá-lo via regra, se necessário.

Percentual de Cálculo
Informar o percentual a ser aplicado sobre o valor total do CLC. Somente o valor resultante será Contabilizado.

Regra de Cálculo
Indicar, se houver, o código da regra especial que deverá ser utilizada para alteração de alguma informação pertinente à contabilização do CLC em questão.

Nota
Neste ponto de regra não existe uma tabela disponível. O que pode ser usado são as variáveis de sistema usadas pela contabilização, entre elas: ValClc, CodRat, CodClc, RatPad, etc., para se alterar o valor de cálculo do CLC.

Tipo de Base
Caso o CLC seja composto por uma base de cálculo, indicar aqui ao tipo da composição, para que o sistema disponibilize na grid Bases as tabelas com as informações conforme a opção selecionada:

Nota
Esta opção é válida somente para a nova rotina de contabilização (Cálculos/ Contabilização).

Contas Auxiliares
Este campo é válido somente para as empresas que possuem integração entre os sistemas Administração de Pessoal e Gestão Empresarial | ERP. Serve para indicar quais CLC's deverão ser carregados na pasta 'Assinalar' em Empresas/ Contábil/ Contas Contábeis/ Colaborador - campo "Somente Contas Auxiliares", para Assinalamento das contas auxiliares por colaborador.

Os CLC's gerados a partir dessas contas auxiliares serão gravados no campo Código da Conta Auxiliar (CodAux) da tabela Contabilização com Contas Auxiliares (R048COA) para a rotina antiga de contabilização, ou na tabela Contabilização - Nova (R048CTB) para a rotina nova de contabilização, ambas no módulo Administração de Pessoal, e então integrados na tabela Lançamentos Auxiliares (E642LCT) da Gestão Empresarial | ERP;

Para a rotina antiga de contabilização, os valores gerados na tabela Contas Auxiliares (R048COA) devem, obrigatoriamente, fechar com os valores da tabela Contabilização (R048CON);

Os CLC's que estiverem assinalados com 'S' no campo "Contas Auxiliares" devem ser assinalados para todos os colaboradores que possuem tais valores;

Campo válido para contabilização por centro de custo e rateio;

Para que as contas sejam levadas para a tabela Lançamentos Auxiliares (E642LCT), o campo Indicativo se a conta exige ou não conta do plano auxiliar (ExiAux) da tabela Plano Contábil - Contas (E045PLA) da conta reduzida correspondente na Gestão Empresarial | ERP deverá estar assinalado com "S".

Nota
Para a rotina antiga de contabilização, as contas assinaladas com "S" deverão constar na tabela Contas Auxiliares (R048COA), enquanto para a rotina nova devem constar na tabela Contabilização - Nova (R048CTB). Essa obrigatoriedade vem do sistema Gestão Empresarial | ERP. Caso existam contas assinaladas com "S" que não atendam a estas condições, no momento da integração contábil, retornará o erro: "Total dos valores da composição auxiliar a crédito diferem do valor do lançamento".

Bases
O item permite acrescentar ou deduzir outros CLC's, Eventos ou Totalizadores de Eventos para formação do CLC que está sendo cadastrado.

A formação de uma Base pode ser utilizada quando da necessidade de efetuar o lançamento de um acumulador ou evento, a débito de uma conta e a crédito de outra. Então, deverão ser criados dois CLC's com as contas e informações: um deles deixar sem o CLC Base e no outro indicar a base como sendo a do CLC anterior.

Outra situação é quando deseja-se lançar apenas um determinado percentual de um acumulador em outra conta. Assim, deve-se cadastrar outro CLC, indicando o percentual que incidirá sobre aquele que estiver sendo informando como CLC Base. Isto porque cada evento pode ter a indicação de somente um CLC. O outro deve ser estabelecido através do uso do dado CLC's Base.

Os campos disponíveis nesta grid obedecerão a opção selecionada no campo Tipo de Base.

Quando Tipo de Base = Eventos

Os dados da grid ficarão desabilitados, pois o sistema buscará no cadastro dos eventos aqueles que possuem a indicação do código do CLC em questão.

Quando Tipo de Base = CLC's

Quando Tipo de Base = Totalizadores

Todos os lançamentos terão como contrapartida o CLC 1201-Líquido da Folha, por isso os lançamentos possuem no CLC somente uma conta contábil.

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