Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Ajustar Rubricas

Através desta tela é possível gerar os códigos de rubrica sobre uma ficha financeira, férias ou rescisão que já tenham sido calculadas.

Este recurso pode ser usado tanto para ajustar as rubricas que por algum motivo não tenham código de rubrica, quanto aquelas que já possuem o código, mas por alguma razão necessitam de ajuste. Estas situações podem acontecer, por exemplo, ao fazer uma importação, inclusão de registros via regra, ajustes manuais ou até falhas no processo durante os cálculos de folha, férias ou rescisão.

Importante

Este processo acerta as rubricas nos eventos da ficha financeira e folhas de pagamento sem a necessidade de recálculo. Caso ocorra o ajuste das rubricas relacionadas a rescisões (normal e complementar), é preciso realizar o fechamento de demissão do colaborador, após o processamento. Isto é necessário para que as alterações sejam enviadas para o eSocial.

Exceto quando for referente à rescisão complementar do tipo "E - Diferenças por Erro/Omissão" e o cálculo origem possuir o campo Envio Periódicos eSocial igual a "D - Data de Pagamento". Nesse caso, não será necessário o realizar o Fechamento de Demissão novamente, visto que os valores serão gerados no leiaute S-1200/S-1202.

Como fazer:

  1. Escolha o Tipo de Ajuste:
    • Eventos com rubricas em branco: o sistema irá procurar por registros com código da rubrica vazio ou nulo.
    • Todos os eventos: o sistema irá procurar por todos os registros (eventos) com base nos filtros definidos na tela, descritos a seguir.
  2. Marque os itens que deseja incluir no processamento. Para a Ficha Financeira é necessário informar o código do cálculo. Para a Rescisão Normal, Rescisão Complementar e Férias é preciso informar o intervalo de tempo dentro do qual os códigos de rubrica devem ser gerados.
  3. Use o botão Seleção para definir abrangências (de lote, colaborador, filial, local, centro de custo ou eventos), caso seja necessário.
  4. Clique no botão Processar.

Durante o processamento, o sistema procura por registros de acordo com as opções selecionadas nos passos acima, buscando as informações necessárias para gerar o código de rubrica, e atualizará o registro com o código de rubrica encontrado.

Ao término, é possível clicar em Log para ver os resultados do processamento e tratar eventuais erros.

Importante

Caso a base tenha passado pelo processo de migração do eSocial, não poderá ser gerado ajustes e/ou novos envios em competências anteriores ao definido no Histórico de Migração, cadastrado na tela Assinalamento Migração eSocial (FR000AME).

Este artigo ajudou você?