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Exclusão de Pendências

Esta tela tem como objetivo permitir a exclusão dos eventos periódicos e de desligamento (com reintegração) selecionados a partir de uma competência, bem como regerar as pendências de todos os leiautes excluídos.

Destacamos que essa rotina somente deve ser utilizada quando for necessário realizar a exclusão de várias pendências de uma única vez e/ou quando não puder ser alterada a folha de pagamento ou outros processos que geram pendências de periódicos.

Exemplo: retificação de informações do leiaute S-1000 e necessidade de atualizar este dados nos leiautes subsequentes. Somente serão excluídos os leiautes periódicos que possuam o leiaute de reabertura (S-1298) para as suas competências correspondentes.

Importante

Para alterar ou excluir informações que já foram enviadas ao eSocial, o processo deve ser feito diretamente na origem das informações. Dessa forma, o sistema estará preparado para monitorar e gerar as tratativas de forma automática, enviando os leiautes de alteração e exclusão.

Ao realizar essas operações manualmente no banco de dados, o sistema não irá gerar as devidas pendências para o eSocial, o que causa inconsistências irreversíveis entre a base de dados do sistema e a do Governo.

Por essa razão, não é permitido realizar qualquer comando diretamente no banco de dados sem orientação específica da Senior, especialmente nas tabelas: R030DES, R000DME, R034MAT e todas com prefixo R350*.

Leiautes Periódicos

Leiautes de Desligamento

Confira mais informações no Manual do eSocial.

Funcionamento da tela

Para a geração dos leiautes:

  1. Informe a Competência de referência para busca das informações;
  2. Marque a caixa de seleção dos leiautes que deseja excluir e clique em Processar. Não será possível iniciar o processamento caso a data atual seja anterior ao início dos leiautes Periódicos do eSocial;

Também é possível usar o botão Seleção para definir abrangências por lote, empresas, tipos de colaboradores, códigos de colaboradores, filial, local, centro de custo, cargo e vínculo.

Para os leiautes S-1200, S-1202, S-1210, S-2299 ou S-2399, todas as abrangências estão disponíveis. Os leiautes S-1250 (disponível até a versão 2.5.1 do eSocial) e S-1260 consideram as abrangências de empresa e filial.

Notas

Não será permitido o processamento para empresas cuja competência escolhida ou posteriores tenham Fechamento dos Eventos Periódicos (envio de S-1299), sem ter Reabertura dos mesmos (S-1298). Essa ocorrência será registrada no log do processamento como erro. Além disso, essa validação não será realizada caso o único leiaute selecionado seja o S-1300.

Caso existam Desligamentos (S-2299) na competência informada ou posteriores, em que houve a reintegração do colaborador, o usuário será alertado tendo a opção de seguir o processamento ou abortá-lo. Tanto a incorrência quanto a opção feita pelo usuário serão registradas no log do processamento como aviso.

A tela também conta com um botão de Log que permite a consulta dos detalhes. O botão estará habilitado após o término do processamento.

Acompanhamento da geração

A tela apresenta informações sobre o andamento da geração dos arquivos, conforme a imagem seguinte:

Logs

A tela de logs apresenta todo o histórico da geração dos leiautes. Após a sua geração, acesse esta tela para verificar o status dos leiautes gerados. Caso possua alguma mensagem de erro, ele deverá ser corrigido nas telas de origem antes da próxima geração. É possível efetuar um tratamento para os erros. Consulte a documentação Tratamento de erros: consulta de pendências e arquivos XML para disponível no Manual do eSocial saber como executar o procedimento.

Importante

As mensagens de aviso também devem ser verificadas.

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