Reabertura Eventos Periódicos
Use esta tela quando precisar reabrir um fechamento de eventos periódicos que já foi realizado. Ela serve para situações onde percebe-se que alguma informação ficou de fora do fechamento, por exemplo, e precisa ser feito novamente.
Funcionamento da tela
- Para iniciar a reabertura, selecione os filtros desejados para restringir as informações por empresas, competência ou tipo de folha específicos. Clique em Mostrar para ver os resultados.
- Marque as caixas de seleção dos itens que deseja reabrir, e clique em Processar.
- Caso a geração apresente erros, use o botão Log para visualizar e tratá-los. Caso contrário, siga para os próximos passos.
- Reveja as informações que causaram a necessidade de reabertura dos periódicos, e então refaça o processo de fechamento através da tela Fechamento Eventos Periódicos (FRFECFOL).
As informações de reabertura são enviadas ao eSocial através do leiaute S-1298.
Bases descentralizadas
Na tela de definições do eSocial (FR030DES) existe o campo Base Descentralizada, usada por empresas que possuem suas filiais cadastradas em base de dados separadas.
Quando sinalizar ao sistema que está utilizando bases descentralizadas, ocorrerá o seguinte durante o fechamento e reabertura das folhas de pagamento:
Fechamento das folhas:
Com as bases descentralizadas, quando chegar o período de fechamento mensal das folhas, todas as empresas devem realizar o procedimento normal de fechamento em suas bases, no menu eSocial > Eventos Periódicos > Fechamento (FRFECFOL).
Isto irá gerar um evento do S-1299 para cada empresa, e o próprio eDocs se encarregará de unificar estes eventos e de enviar o S-1299 unificado para o eSocial.
A rotina de unificação deve estar obrigatoriamente ativa no eDocs.
Reabertura das folhas:
Com as bases descentralizadas, quando houver a necessidade de fazer a reabertura das folhas de uma das empresas, todas as empresas devem realizar o procedimento através do menu eSocial > Eventos Periódicos > Reabertura (FRREAFOL).
Quando uma empresa faz a reabertura ela irá gerar uma pendência do S-1298, porém o eDocs não faz a unificação deste evento. Portanto, para fins de controles do sistema, é necessário que todas as empresas façam o procedimento. Assim, garante-se a consistência entre todas as bases.
Nas bases de todas as empresas que não são as responsáveis pelo envio do empregador (S-1000) a pendência ficará com o status de base descentralizada.