Funcionamento do Pós-Atendimento
A rotina de pós-atendimento no Medicina tem como objetivo delegar determinadas atividades ambulatoriais para outros atendentes, liberando assim, mais tempo para o médico concentrar-se nas tarefas mais importantes do atendimento. Geralmente o médico registra uma solicitação de exames, determina que o paciente seja encaminhado para outra área médica (geriatria, ortopedia), prescreve algum medicamento ou ainda define algum procedimento médico que o paciente deverá ser submetido. A conclusão destas informações serão registradas no pós-atendimento, ou seja, outros atendentes complementarão os dados deste atendimento, como por exemplo, no cadastro da Solicitação de Exames, poderá ser informado se existe algum convênio ou indicar uma entidade de saúde que realizará o exame e a impressão da solicitação. Quanto aos Encaminhamentos, poderá ser informado qual o atendente que foi encaminhado, a área encaminhada, convênio, etc. Em relação aos Medicamentos, a quantidade administrada ou doada, etc. e nos Procedimentos, a confirmação da execução de algum procedimento no paciente.
Como utilizar a rotina de pós-atendimento:
- 1- Em Medicina/Definições - pasta Atendimento, indicar (S) no campo 'Utiliza Pós-Atendimento'.
- Em Tabelas/Medicina/Motivo Agendamento, no campo Tipo Agendamento foi implementado o tipo P=Pós-Atendimento.
- Em Tabelas/Medicina/Atendentes, pasta Pós-Atendimento, informar quais
atividades que o atendente registrará no pós-atendimento, ou seja:
- Fazer Pós-Atendimento
- Reabrir Pós-Atendimento
- Apresentar Solicitação de exames na tela de pós-atendimento
- Apresentar Encaminhamento na tela de pós-atendimento
- Apresentar Medicamentos na tela de pós-atendimento
- Apresentar Procedimentos na tela de pós-atendimento
Observação
Para que ocorra o pós-atendimento, pelo menos uma das atividades acima deve estar marcada com 'S'.
Logo abaixo, na grade Atendente do pós-atendimento, informar os atendentes (genéricos) que poderão ser terceiros ou parceiros e não necessitam ter um usuário vinculado ao seu cadastro.
Estes atendentes servirão apenas para gerar os agendamento de pós-atendimento para que os atendentes reais possam executar o pós-atendimento através de suas agendas. No cadastro do atendente genérico de pós-atendimento, na pasta Pós-Atendimento, determinar os itens do pós-atendimento para serem apresentados na tela do pós-atendimento. Na pasta Horário, deve-se cadastrar disponibilidade com uma área 0 (zero) que abrangerá todas as áreas médicas, com intervalo igual ao que normalmente dura um pós-atendimento. Este será o intervalo utilizado na geração dos agendamentos de pós-atendimento.
Na tela de atendimento médico, quando o atendente normal cadastrar alguma informação em uma das telas: Solicitação de Exames, Encaminhamento, Medicamentos ou Procedimentos, ao concluir este atendimento, o sistema irá gerar os pós-atendimentos para os atendentes genéricos. Os atendentes reais, aqueles que farão o pós-atendimento, irão monitorar as agendas dos atendentes genéricos para perceberem as pendências geradas de pós-atendimento. Na tela da agenda médica, os agendamentos de pós-atendimento serão identificados na cor azul e o novo botão Pós-Atend. ficará habilitado na parte inferior da agenda para chamar a tela onde o pós-atendimento será feito, este ficará relacionado ao atendente que de fato o realizou.
Na tela do Pós-atendimento, serão apresentados as atividades que o atendente irá registrar. Serão apresentadas as pastas Encaminhamentos, Exames, Medicamentos e Procedimentos, conforme definido no cadastro do atendente médico.
Para iniciar o registro das informações no pós-atendimento, será necessário:
- Clicar no botão Assumir para ter acesso as pastas e registrar as informações. Com um duplo clique em cada linha da grade ou pelo botão correspondente ao lado direito da tela, será disponibilizada a tela do item desejado.
- Quando estiver tudo registrado, clicar no botão Concluir. Ao sair da tela sem
concluí-lo, será questionado ao usuário se deseja Encerrar, Reabilitar ou
Cancelar. Onde Reabilitar significa que o agendamento de pós-atendimento
ficará livre para ser efetuado por outro usuário, porém as informações
registradas pelo atendente nas pastas Encaminhamentos, Exames, Medicamentos e
Procedimentos permanecerão gravadas. Ao concluir um pós-atendimento o registro
do agendamento que estava com o atendente (genérico), é assumido pelo atendente
real e na coluna Tem Atend. da agenda médica é alterado para Transferido na cor
preta em destaque. Para reabrir um pós-atendimento, é necessário acessar a tela de
marcar hora em Medicina/Atendimentos/Marcar hora, chamar o registro, pressionar
o botão Reabrir do pós-atendimento e salvar a alteração. Na conclusão do pós-atendimento poderá ser
utilizada a regra por processo 566-Encerrar pós-atendimento onde será
disponibilizado o registro da tabela R110AGD(Agendamento - Marcações de
Horários)
Atendentes envolvidos: 1 atendente médico, 2 atendentes genéricos, 2 atendentes enfermeiros
No cadastro do Atendente, pasta
pós-atendimento:
Atendente genérico 2(Recepção) - Com possibilidade de fazer o pós-atendimento,
reabri-lo, apresentar solicitação de exames e apresentar encaminhamentos.
Atendente genérico 3(Enfermagem) - Com possibilidade de fazer o pós-atendimento,
reabri-lo, apresentar medicamentos e procedimentos
Atendente 1(Médico) - Com possibilidade de fazer o pós atendimento, reabri-lo,
apresentar encaminhamentos, apresentar medicamentos, solicitação de exames e
procedimentos. Na grade Atendente Pós-Atendimento serão indicados os atendentes
genéricos da recepção e enfermagem.
Atendente enfermeiro 4 - Este atendente vai tratar apenas da solicitação de
exames e encaminhamentos conforme definido no seu cadastro de atendente.
Atendente enfermeiro 5 - Este atendente vai tratar apenas dos medicamentos e
procedimentos.
O atendente 1 cadastra um atendimento médico, registra uma solicitação de exames apenas informando o código do exame, faz um encaminhamento informando apenas o seu tipo, receita um antibiótico injetável (botão Medicamentos) e define na pasta Procedimento que seja feito um curativo (50.02.002-1). Em seguida o atendente 1 conclui o atendimento médico. Neste instante, o sistema vai gerar automaticamente um agendamento para cada genérico, a partir da hora atual do sistema. Para o genérico 2 (recepção) foi gerado um agendamento onde será possível tratar apenas da solicitação de exames e encaminhamentos e quanto ao genérico 3 (enfermagem), foi gerado um agendamento para tratar dos medicamentos e procedimentos.
O atendente 4, configurou a sua agenda para visualizar também os agendamentos do genérico da recepção. Visualizando a marcação, pressiona o botão pós-atendimento ou clica duas vezes no agendamento. A tela do pós-atendimento será apresentada somente com as atividades que lhe foram determinadas. Na pasta Encaminhamentos, este atendente vai poder registrar um agendamento de encaminhamento para outro atendente através do botão Marcar ou definir para qual atendente externo será encaminhado, etc. Na pasta Exames, este atendente poderá indicar um convênio ou a entidade de saúde onde será feito o exame e imprimir a solicitação de exame.
O atendente 5, visualiza na sua agenda seus agendamentos e também aqueles gerados para o genérico da enfermagem. Pressiona o botão pós-atendimento para chamar a tela. Este atendente terá na tela as pastas Medicamentos e Procedimentos. Na pasta Medicamentos o atendente vai registrar que aplicou o antibiótico injetável no paciente e na pasta Procedimentos, a aplicação do curativo conforme o código da AMB - (50.02.002-1).