Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Treinamento e Pesquisa > Auxílio > Custos Formação > Por Nível Formação

Custos por Nível de Formação

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

Possibilita o cadastramento dos custos dos cursos de formação por nível. Estas informações precisarão ser identificadas por Entidade de Ensino e por Competência para permitir políticas e valores diferentes.

É possível efetuar cálculos utilizando percentuais sobre o salário nominal do colaborador. A forma de obter este salário é a seguinte:

  1. Calcula o salário conforme tipo salário:
    1. mensalista - considera o salário mensal
    2. horista - calcula o salário hora x horas da escala
    3. diarista - calcula o salário dia x 30
    4. comissionado - considera salário = 0,00
    5. tarefeiro - calcula o salário hora x horas da escala
    6. terceiro - considera salário = 0,00

Observação

Para os salários tipo horista e tarefeiro o cálculo acima será feito quando a empresa usa escala de horários, caso contrário irá calcular utilizando o campo Horas Semana do histórico de escalas do colaborador x 5 (semanas), e se este campo estiver zerado, calcula utilizando um valor fixo.

Guias desta tela:

Ítens

Permite o cadastramento dos valores de custo e dos parâmetros a serem utilizados no cálculo do reembolso.

Custos

Subsídios
Registrar os parâmetros que deverão ser seguidos no momento do cálculo do auxílio escolar. Deverão ser registrados os parâmetros para cada um dos itens informados na grid superior (Custo).

O primeiro campo(Subsídios) deverá ser preenchido com o código do item de custo correspondente. Quando mais de um item de custo precisar ser agrupado para a obtenção de um valor único, para que então seja executada uma fórmula, é preciso cadastrar os itens de custo unidos com um sinal "+" (exemplo: 1+2 ou 1+3+4).

Quando o parâmetro a ser cadastrado vale para mais de um item de custo, mas independentemente da soma dos valores, é preciso cadastrar o mesmo parâmetro para cada um dos itens de custo.

O segundo campo (Tipo Subsídio) refere-se ao tipo de cálculo a ser efetuado, relativo ao campo seguinte:

  • Percentual, significa que o campo seguinte se refere a um percentual a ser aplicado
  • Valor, significa que o campo seguinte se refere a um valor fixo
  • Faixa, significa que os valores serem calculados deverão respeitar faixas, a serem cadastradas na grid inferior

O terceiro campo (Subsídio), que deverá ser preenchido somente quando o tipo for P ou V, deverá conter o percentual a ser aplicado ou o valor pronto a ser utilizado no cálculo do reembolso.

O quarto e o quinto campos (Tipo Teto) referem-se ao tipo e ao valor do teto que o cálculo do auxílio deste item de custo deverá respeitar, quando houver:

P - Percentual, quando o teto a ser respeitado será um percentual calculado sobre os gastos
V - Valor, significa que o teto será um valor pronto

O sexto e o sétimo campos (Indicador e % Salário) servirão para identificar o tipo de procedimento a ser tomado quando o cálculo envolve um percentual sobre o salário do colaborador:

Faixas
Informar o limite do salário nominal do colaborador e o percentual correspondente com o qual deverá ser calculado o reembolso.

Nota

Para excluir um ou mais itens da grid, teclar CTRL DEL sobre a linha a ser excluída.

Exceção

Permite o cadastramento de uma regra, quando as informações na pasta Itens não forem suficientes. Somente serão considerados os itens cadastrados na grid Custo.

Este artigo ajudou você?