Tipo de atuação do Posto
Nesta tela devem ser informados quais tipos de atuação os colaboradores poderão ter em seus postos de trabalho.
Código
Neste campo é possível informar o código do cadastro do tipo de atuação.
Descrição
Neste campo é possível informar a descrição do tipo de atuação.
Contabiliza Vaga
Esse campo será habilitado quando houver integração com o módulo Quadro de Vagas e as vagas são controladas por Posto de Trabalho. As opções desse campo são:
- "S - Sim": o tipo de atividade será contabilizado como uma vaga. Isso implica na inclusão de todos os colaboradores para fins de contagem e controle de vagas.
- "N - Não": o tipo de atividade não será contabilizado como uma vaga. Isso significa que os colaboradores não serão considerados para fins de contagem e controle de vagas.
Histórico Principal
Neste campo é
possível informar se esta será
a atuação principal do colaborador.
Consiste Características
Neste campo é
possível informar se as características devem ser consistidas. Essa opção é
habilitada apenas se o campo Histórico Principal estiver assinalado com
'N'.
Pagamento Adicional Posto
Indique como o adicional de posto deve ser calculado:
- 0 - Não paga
- 1 - Salário Inicial do Posto: Busca a estrutura, classe e nível inicial definida no posto de Trabalho e aplica o percentual do Adicional de Posto
- 2 - Salário final do Posto: Busca a estrutura, classe e nível final definida no posto de Trabalho e aplica o percentual do Adicional de Posto
- 3 - Salário de mercado do Posto: O sistema utiliza o campo Nível da estrutura salarial para encontrar a base de cálculo do adicional. Nesse campo, é indicado o nível de mercado da estrutura.
Exemplo: Nível = 02 - O sistema buscará no cadastro de posto de Trabalho, a classe inicial. Nessa classe, o segundo nível encontrado será o nível de mercado. - 4 - Maior salário de todos: O sistema calcula os tipos 1, 2 e 3, e destes, o maior é pago em folha.
- 5 - Menor salário de todos: O sistema calcula os tipos 1, 2 e 3, e destes, o menor é pago em folha.
- 6 - Diferença de Salário Inicial do Posto Adicional em relação ao Salário Inicial do Posto Principal: Busca o salário (classe e nível Inicial) do posto adicional e paga a diferença encontrada entre o salário (classe e nível Inicial) do posto principal.
- 7 - Diferença de Salário Inicial do Posto Adicional em relação ao Salário Final do Posto Principal: Busca o salário (classe e nível inicial) do posto adicional e paga a diferença encontrada entre o salário (classe e nível final) do posto principal.
- 8 - Salário do Substituto: No histórico é indicado quem está sendo substituído. O último histórico salarial (o mais recente) do substituído é a base de cálculo do adicional.
- 9 - Diferença de Salário do Substituto: A diferença resultante do salário do substituto em relação ao salário do substituído é paga.
As opções "8 - Salário do substituto" e "9 - Diferença de salário do substituto" estão disponíveis apenas quando o campo Titular / Substituto é S - Substituto.
Percentual de Adicional de Posto
Informe o percentual que será utilizado na regra de cálculo de adicional de posto.
Para o cálculo o sistema busca primeiro o percentual informado no cadastro de histórico de posto adicional do colaborador. Não havendo percentual indicado neste cadastro, então o sistema verifica este campo no cadastro de Tipo de Atuação. Quando não existe salário definido no posto de Trabalho, o sistema busca o salário do cargo definido no posto de Trabalho.
Observação:
Caso o campo Histórico Principal esteja assinalado com o valor "Sim", este campo é preenchido automaticamente com o valor "Sim" e desabilitado.
Quando o campo está com o valor “S – Sim”, o sistema considera os históricos adicionais de posto de trabalho para envio do leiaute S-2240. Quando há dois postos de trabalho, o de atuação principal e o adicional assinalados com a opção “S- Sim”, ambos são enviados ao eSocial, porém por limitação do próprio eSocial, ele aceita apenas um. Por isso, apenas deve-se informar “S – Sim” quando ambos os postos possuem a mesma localização, caso contrário apenas um deve estar com assinalamento “S- Sim”.
Exclusivamente para os trabalhadores avulsos, código de categoria no RET igual a [2XX], o grupo {infoAmb} pode ter até nove ocorrências por data de início da condição, haja vista que o trabalho avulso é prestado a um tomador, sendo do OGMO a responsabilidade pelo envio da informação do evento S-2240.
Quando este campo está preenchido com valor "Sim", o sistema considera os históricos adicionais de posto de trabalho para apresentar informações no modelo SMSG011.GER - LTCAT - Ordem de Serviço (GHE). Se o valor do campo é "Não", o sistema considera somente os históricos principais.
Objetivo
Neste campo pode ser
informado o objetivo do tipo de atuação ou outra informação que for julgada como necessária.