Nos processos de e-mails podem ser utilizadas regras para montar a mensagem, definir o remetente, os destinatários, o assunto e até mesmo o texto.
Podem ser disparados processos para, por exemplo, informar diariamente os aniversariantes tanto de idade quanto de empresa para todos os colaboradores da empresa.
Todos os campos desta tela podem ser alterados em tempo de execução, dependendo de como estiver definida a regra (se houver). Os campos utilizados pelo processo de envio de e-mail, nas regras, são, respectivamente: RmtEma, DstEma, CcpEma, AssEma, AnxEma, TxtEma. A linha de comando que envia o E-Mail é:
EnviaEmail( RmtEma, DstEma, CcpEma, AssEma, TxtEma, AnxEma );
Uma regra que possua somente esta linha, enviará o e-mail programado no cadastro de E-Mails.
Qualquer campo poderá ser alterado. Todos os campos são strings (alfas).
Clique aqui para ver um exemplo de regra para envio de e-mails.
Se não estiverem declarados o remetente e/ou o destinatário, será gerado um log e o e-mail não será enviado.
Dados inconsistentes poderão gerar erros, e o e-mail poderá não ser enviado, gerando (ou não) um log.
Selecionar a sigla do módulo do Gestão de Pessoas | HCM que será proprietário da tarefa. Desta maneira, quando a tarefa for executada, a mesma será destinada ao sistema correto.
Especificar quais processos serão executados em um servidor específico sem que estes processos sejam executados pelos demais servidores que utilizam-se desta mesma base de dados.
O código da Localidade não é obrigatório para execução do processo.
Neste campo são exibidas as informações referentes à periodicidade de execução deste processo. Para alterar estas definições, utilize o botão "Periodicidade".
Indica se o Processo deve ser executado também nos sábados, domingos e feriados. (São considerados feriados todos os dias cadastrados na tabela de feriados).
Este campo permite indicar que este processo somente será executado após o término da execução de um outro processo. Para isto, é necessário informar o tipo do processo predecessor (se é um processo de Relatório, Cálculo, etc) e o seu código. O processo predecessor é executado 1 minuto antes do processo principal.
Processo 1: Cálculo de Apuração
Processo 2: Relatório de Apuração
Deseja-se que o processo 2 somente seja executado após o término da execução do processo 1. Então, no cadastro do processo 2, deve-se indicar o Tipo de predecessor 4 (Cálculos), e o Código de predecessor 1. Com isso, o processo 2 somente será executado se o processo 1 tiver sido concluído com sucesso.
Informar se caso ocorra um erro na execução do processo automático o processo deve ser desativado, ou se deve continuar executado nos próximos períodos.
Informar se deve gerar uma mensagem de log caso ocorra algum erro na execução do processo automático.
Informar o e-mail do responsável pelo processo, se desejar enviar uma mensagem de log ao responsável, quando ocorrer algum erro na execução do processo automático.
Selecionar qual configuração regional será válida para este processo automático. Para configuração regional padrão, o campo deve permanecer zerado.
Informar o código da regra a ser executada na data e horário especificados. Para selecionar, pressionar o botão ao lado. A regra deverá conter a função EnviaEmail, caso contrário o processo automático não será executado.
Informar o e-mail para o destinatário que deve receber cópia. O preenchimento deste campo não é obrigatório.
Arquivos Anexos Informar os caminhos e os nomes dos arquivos a serem anexados ao e-mail. Caso houver mais de um arquivo a ser enviado, os caminhos deverão ser informados no seguinte formato:
C:\WINDOWS\CALC.EXE;C:\AUTOEXEC.BAT
Digitar neste campo o texto do e-mail.
Quando houver alguma configuração regional cadastrada, este campo será habilitado para informar com qual configuração regional o processo automático será executado. Quando o campo estiver zerado ou indisponível, será considerado a configuração padrão do sistema.
Informar o código do idioma no qual será executado o processo automático.