Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Abrangências

Esta tela permite atribuir aos grupos/usuários do sistema diversas abrangências para restringir os dados aos quais os usuários terão acesso.

Para definir as permissões de um grupos/usuário, deve-se primeiramente selecionar o tipo de abrangência desejado e, em seguida, clicar em Usuários. Com isso, será exibida uma nova tela mostrando todos os grupos e usuários que já possuem alguma abrangência cadastrada.

Para adicionar permissões a um grupo/usuário que não está sendo exibido nesta tela, deve-se clicar em Adicionar, selecioná-lo na lista e em seguida clicar em Detalhes.

Importante

Tabelas

Orientações importantes sobre a Abrangência de Usuários no Gestão de Pessoas | HCM

Como nas permissões de acesso às telas, nas abrangências também é possível definir valores para grupos de usuários, e não somente para usuários. Para cada usuário/grupo é possível cadastrar no máximo três condições, e todas as permissões definidas para um grupo são refletidas em seus usuários. A limitação de três condições para cada grupo/usuário é em relação à tela de abrangência, que não permite que se acumulem diversas abrangências para o mesmo usuário. A mesma definição não é válida quando é tratada internamente pelo sistema.

Podem existir casos em que um usuário tenha até mais de três condições, sendo que estas foram criadas/manipuladas internamente pelas rotinas de abrangência do Gestão de Pessoas | HCM.

As permissões para cadastrar abrangências para grupos de usuários podem ser definidas através do Sistema Gerenciador de Usuários (SGU), em Segurança > Direitos Gerais > Cadastrar Abrangência para Grupos de Usuários.

Com base (nessas afirmações, existem dois cenários possíveis, dependendo do valor configurado para o assinalamento Mesclar condições abrangências de usuário/grupos, em Diversos > Usuários > Assinalamentos (FR000AUS):

  1. Quando o assinalamento é preenchido com S - Sim, as abrangências definidas diretamente para o usuário serão mescladas às abrangências definidas nos grupos dos quais ele faz parte.
  2. Caso seja preenchido com N - Não, as abrangências de usuário e grupos serão tratadas individualmente, em condições separadas.

Importante

A abrangência de colaborador possui limitação de 99 condições por usuário.

Caso a consulta em tela seja em uma tabela que não possui um campo da abrangência citada, o sistema cria um comando de dados (select) com os demais campos de filtragem indicados. Por exemplo, ao consultar uma tabela/tela que não possua a informação de número de cadastro (NumCad), porém o campo Empresa (NumEmp) é válido, a abrangência listará apenas esta filtragem por empresa (por exemplo, todos dados da Empresa XX). Por este motivo, é importante analisar as abrangências necessárias de cada usuário e validar se correspondem, considerando esta orientação.

Condições de abrangência em branco

Quando o usuário ou o um grupo de usuários possuir somente abrangências em branco o sistema não incluirá nenhuma condição de abrangência, fazendo com que o usuário ou grupo de usuários tenha acesso a tudo. Porém, no caso de um usuário ou um grupo de usuários possuir mais de uma abrangência, as abrangências em branco não serão somadas.

Abrangência de Lançamentos para Folha

Disponível para o módulo Administração de Pessoal: a partir da versão 5.5.1.9f foi alterado o sistema para permitir cadastrar mais de uma condição nas abrangências de Lançamentos para Folha, a fim de que o usuário informe qual a condição de evento para respectiva condição de Abrangência de Colaboradores. Porém, neste caso o usuário deverá obrigatoriamente informar tantas condições de Lançamentos para Folha quantas existirem para a Abrangência de Colaboradores, mesmo que as condições sejam idênticas.

Este artigo ajudou você?