Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Recursos > Web services > Configuração de Web Services Escaláveis (Cálculo Assíncrono)

Configuração de Web Services Escaláveis (Cálculo Assíncrono)

Nesta tela é configurada a maneira como os serviços escaláveis serão distribuídos para processamento nas diversas conexões disponíveis.

Funcionalidades

Descrição (Serviço)

Exibe o nome do serviço escalável que será configurado.

Conexões

Número de conexões que poderão ser utilizadas para efetuar o processamento deste serviço.

Mínimo/Lote

Número mínimo de itens a processar (normalmente colaboradores) que devem existir para que seja aberta uma nova conexão.

Por exemplo, tem-se definidas duas conexões e um mínimo/lote de 30. Se forem calculados 40 colaboradores, primeiramente o sistema distribui 30 colaboradores para a primeira conexão. Como o número de colaboradores restantes (10 neste caso) é menor do que o mínimo informado, não será criada uma nova conexão e todos os colaboradores serão calculados por uma única conexão.

Notas

Alterando o padrão de escalonamentos

Para alterar o padrão de escalonamentos que podem ser suportados pelo Glassfish, deve-se acessar no painel de administração do Glassfish e, em seguida:

  1. Acessar Configurations > server-config > EJB Container;
  2. Na guia EJB Container, campo Maximum Pool Size, aumentar o valor padrão;
  3. Na guia MDB Settings, campo Maximum Pool Size, aumentar o valor padrão;
  4. Clicar no botão Salvar; e
  5. Reiniciar os web services.

Observação

A quantidade de blocos não é livre, pois depende de recursos do ambiente. Sendo assim, deve ser alterada criteriosamente.

Atenção: Deve ser feita a análise de ambiente antes de adicionar mais de 90 blocos.

Fatores que devem ser considerados para configuração do cálculo assíncrono

A quantidade de instâncias de middleware disponíveis para execução: Essa informação é verificada na Central de Configuração (SeniorConfigCenter) (disponível no diretório de instalação), menu Middleware > Balanceamento de Carga.

No campos Por servidor, Quantidade e Mínimo livre do item BrowserAccess e WindowsAccess devemos considerar:

Qual a quantidade de instâncias disponíveis para este servidor? Além de verificar a quantidade de instâncias parametrizadas, deve-se considerar as instâncias que podem já estar em uso no momento do cálculo, onde:

Sendo assim, na avaliação deste item deve-se considerar o total de instâncias livres, e não a quantidade configurada na Central de Configuração (SeniorConfigCenter) O ideal é que esse tipo de processamento seja efetuado em um momento em que outros recursos/rotinas não estejam sendo executados.

Existe alguma instância configurada especificamente para algum recurso? Ou seja, se a instância estiver reservada para o recurso, ela não será utilizada no cálculo assíncrono.

Observamos que esse item pode variar de cliente para cliente, onde deve-se considerar regras customizadas, recursos disponíveis, entre outros.

Ponto de atenção para o campo Mínimo/Lote, esse item deve ser parametrizado considerando a quantidade de colaboradores processados naquele momento, pois a configuração errada dele pode ocasionar falhas na rotina.

Importante

Serviços

Os seguintes itens de serviço escalável estão disponíveis:

Gestão do Ponto - Cálculo de apuração

Permite configurar a quantidade de conexões e o mínimo/lote para o processo de cálculo e apuração do Gestão do Ponto. Ela está disponível apenas quando o Gestão do Ponto está habilitado na proprietária.

Este artigo ajudou você?