Efetivação Coletiva
Nesta tela serão definidas as informações utilizadas na efetivação coletiva dos candidatos externos.
Considerar Filial Requisição, se houver
Define se a filial informada na requisição será ou não aquela utilizada na efetivação dos candidatos externos.
Define se o local informado na requisição será ou não aquele utilizado na efetivação dos candidatos externos.
Importante
Se forem assinalados dois candidatos externos de requisições diferentes na tela de candidatos a efetivar, este campo será apresentado com o conteúdo "S" e será desabilitado.
Considerar Salário Requisição, se houver
A opção "Sim" é utilizada para quando houver salário informando na requisição, guia Salário, será utilizado na efetivação dos candidatos externos. As requisições que não tiverem salário informado, utilizarão o salário sugerido no campo Valor Salário.
Já a opção "Não", por sua vez, considera o salário do cargo da requisição que será sugerido no campo Valor Salário.
Informar o valor do salário que será utilizado na efetivação dos candidatos externos quando não quiser utilizar os valores definidos na requisição ou no salário do cargo.
Independentemente se for ou não utilizado o salário da requisição, será sempre sugerido aqui o valor do salário relacionado ao cargo da requisição quando existir, caso contrário este campo será apresentado com zeros. Se houver mais de uma requisição no processo de efetivação, será apresentado o salário do cargo da requisição com o menor código.
Informar o centro do custo que será utilizado na efetivação dos candidatos externos. Este campo ficará habilitado se o tipo de controle do módulo Quadro de Vagas for igual a 0=Local.
Informar o local que será utilizado na efetivação dos candidatos externos. Não será permitido informar um local diferente daquele cadastrado na requisição quando for efetivação coletiva de apenas um candidato externo pois descaracterizará a vaga.
A descaracterização da vaga não poderá ser feita se:
O módulo Quadro de Vagas estiver integrado na base de dados;
Nas definições por usuário (R080DFU) e no cadastro de empresa (R030EMP) estiver indicado para ver o quadro na admissão ou transferência (R080DFU.VerQua <> 3=Não verifica existência de vagas, R080DFU.VerAdm <>3=Não verifica existência de vagas, R030EMP.VerQua <> 3=Não verifica existência de vagas, R030EMP.VerAdm <> 3=Não verifica existência de vagas);
O controle do quadro estiver indicado por local (R030EMP.CTLQUA = 0=Local);
Estiver assinalado para atualizar o quadro efetivo (R030EMP.ATUEFE = "S").
Observação
Se forem assinalados dois candidatos de requisições diferentes na tela de candidatos a efetivar, este campo será desabilitado.
Informar o percentual de juros do FGTS que será utilizado na efetivação dos candidatos externos.
Neste campo, deve-se informar a categoria do SEFIP. Com exceção do código 99, essa lista contém todas as categorias fornecidas pelo Mmanual do SEFIP.
Informar se serão criados ou não cadastros de Pessoa para os colaboradores gerados pela efetivação.
Observação
Este campo ficará disponível somente quando a utilização da rotina de pessoa estiver disponível e não for obrigatória, conforme assinalado no cadastro de empresas.
Criar Históricos GHE
Caso informe "S - Sim" neste campo, ao terminar de inserir as informações de efetivação coletiva, o sistema irá apresentar a opção de criar automaticamente os históricos de Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) para os candidatos efetivados.
Este campo permanece habilitado somente quando houver integração com o módulo Segurança do Trabalho, a rotina de GHE constar na proprietária e estiver ativa, e for utilizada ligação do GHE por colaborador.
Assim, ao clicar em Ok, o sistema cria os históricos com as seguintes informações:
- Colaborador que está sendo efetivado.
- Para candidatos externos, o sistema define a data de início do histórico a partir da sua data de admissão.
- Para candidatos internos, uma vez que estes já são colaboradores e podem estar associados a vários GHEs, o sistema:
- considera a data da efetivação do colaborador como início do histórico;
- verifica se existe um histórico vigente na data da efetivação para cada GHE, caso positivo, este é desconsiderado e o próximo GHE é verificado. Neste caso, o histórico vigente não é fechado;
- verifica se há um histórico futuro de GHE, caso positivo, inclui o histórico com data de término
- Sequência do histórico (gerada automaticamente, de acordo com a quantidade de GHEs da requisição).
- GHE da requisição pela qual o candidato foi efetivado.
- Para candidatos externos, o sistema manterá a data de término do histórico zerada.
- Para candidatos internos, verifica se há um histórico futuro de GHE. Caso positivo, a data de término do histórico será o dia imediatamente anterior ao início deste histórico futuro.