Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

SGU - Usuários

O controle de usuários tem por objetivo manter uma lista dos usuários que podem se logar no sistema, restringir as operações que podem ser feitas por cada usuário e permitir que as operações que cada usuário faz sejam monitoradas visando uma grande segurança por parte do sistema.

SGU - Gerenciador de Usuários para Aplicativos da Senior

O cadastro de usuários é uma lista dos usuários que podem se logar no sistema. No cadastro de usuários, não é cadastrado ou configurado as restrições às operações que podem ser feitas por cada usuário. Isto é feito pelo "Controle de Permissões" dentro dos módulos. O cadastro de usuários é composto por duas entidades principais: "Usuário" e "Grupo", que possuem suas políticas de senha para acesso ao sistema.

Políticas de Acesso

O usuário tem uma senha de acesso ao sistema, que protegerá contra o acesso de pessoas não autorizadas. A senha é definida conforme as políticas de bloqueio de conta, duração da senha, controle de senhas antigas e formato da senha. O controle de senha dá a segurança ao sistema de bloquear a conta (senha) após determinado número de tentativas de logon mal-sucedidas pelo usuário, controle de tempo máximo e mínimo de uso de uma mesma senha, histórico com as últimas senhas digitadas para que não se repitam e controle do formato da senha desde o tamanho, o uso de símbolos, números e letras ou uma máscara especifica.

Usuário

Antes que um operador possa se logar no sistema, é necessário cadastrar um usuário que vai representar o operador dentro do sistema. Cada usuário cadastrado possui alguns atributos básicos, como nome, nome completo e senha.

Grupo

A entidade chamada grupo de usuários, serve para facilitar a administração dos usuários. Um grupo é um conjunto de usuários ou grupos, não possuindo atributos adicionais, e nem podendo ter atributos do sistema. O objetivo do grupo é meramente unir usuários e grupos que possuem uma relação em comum.

Pode-se criar vários grupos, conforme o conceito a qual cada grupo se aplica. Por exemplo, podem existir grupos baseados em cargos, como "Diretores", "Gerentes" e "Empregados", ao mesmo tempo que existem grupos baseados em setores, como "Comercial", "Financeiro", "Estoque", e "Digitação".

Um usuário pode pertencer a mais de um grupo. Uma empresa pode decidir criar os grupos "Gerentes" e "Depto. Financeiro". Neste caso, um usuário que é gerente do departamento financeiro, poderia muito bem, e deveria, pertencer a estes dois grupos.

Um grupo pode pertencer a outro grupo, e isto é muito comum e útil. Uma empresa que possua o departamento financeiro composto pelos sub-departamentos contabilidade e faturamento, pode decidir criar os grupos "Depto. Financeiro", "Contabilidade" e "Faturamento". Neste caso, os dois últimos grupos poderiam muito bem, e deveriam pertencer ao primeiro grupo.

Controle de Permissões

O controle de permissões se baseia no seguinte princípio:

"O usuário não tem permissão para fazer nada, até que as permissões sejam concedidas ao usuário." O usuário pode receber as permissões individualmente, ou "herdar" as permissões dos grupos nos quais ele vir a ser incluído. Foi concebido desta forma, porque normalmente em uma empresa, pouquíssimos são os usuários que possuem todas as permissões concedidas. Geralmente, apenas administradores do sistema ou colaboradores do alto escalão possuem todas as permissões concedidas. Aos outros usuários, apenas parte das permissões são concedidas, e as permissões restantes são negadas.

Permissões de Acesso para Recursos

O cadastramento das permissões de acesso foi colocado dentro do sistema e não no SGU pelas particularidades que existem em cada módulo. A quantidade de possibilidades de permissões que podem ser feitas no sistema é muito grande e são várias as formas de trabalhar com esses controles.

Cada parte do sistema controla as permissões da sua forma, o acesso a menu tem as opções de Acesso permitido e Pode alterar permissões, o acesso à tela tem as opções de Permite consultar, Permite alterar, Permite inserir, Permite excluir e Pode alterar permissões, além das abrangências, autorizações e proibições, entre outros.

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