Grupo de Modelos

Através deste recurso é possível gerar um grupo de relatórios, pré-estabelecido, de uma só vez, que podem ser utilizados em:

Colaboradores > Documentos > Sequência Documentos
Colaboradores > Rescisões > Listar > Sequência Documentos
Colaboradores > Férias > Listar > Sequência Documentos

Para listar o grupo de relatórios criado, acessar uma das opções acima descritas, clicar no grupo desejado e depois clicar em OK.

Mais informações sobre as Configurações de Grupo de Modelos estão disponíveis no help Ferramentas de Apoio em Gerador de Relatórios > Informações > Grupo de Modelos.
(O help Ferramentas de Apoio pode ser acessado no Administração de Pessoal pelo menu "Ajuda > Ferramentas Apoio")

É necessário configurar os grupos de relatórios informando:

(*) O que faz o relatório ser intercalado é justamente o fato de ele ser baseado em uma tabela base obedecendo à chave principal desta. O agrupamento, ou seja, a intercalação de partes dos modelos agrupados por esta chave, obrigatoriamente deve ser ordenado por esta chave para que as quebras e agrupamentos possam acontecer. Caso contrário, não seria um agrupamento intercalado, mas sim sequencial, onde os modelos são executados independentemente, somente utilizando as entradas em comum e sendo concatenados em um só. Portanto, os modelos intercalados não obedecem à ordenação padrão, mas sim à ordenação da chave da tabela base selecionada. Os modelos sequenciais obedecem à ordenação padrão.


As seguintes restrições devem ser obedecidas:

  1. Os modelos deverão ser todos do mesmo tipo (gráfico, texto ou arquivo texto).
  2. Deverão ter a mesma orientação (retrato ou paisagem).
  3. Deverão ter a mesma quantidade de linhas (no caso de texto ou arquivo).
  4. Estas restrições são verificadas levando-se em consideração o primeiro modelo do agrupamento. Por exemplo, se o primeiro modelo tiver as características - TEXTO, RETRATO e 77 linhas, todos os outros deverão ter as mesmas características.
  5. Se intercalado, o modelo deve possuir no mínimo uma abrangência referenciando cada campo da chave primária da tabela base do grupo. Por exemplo, se a tabela base possuir como campos chave NUMEMP e NUMCAD, o modelo incluído deverá ter uma abrangência referenciando cada campo destes.

Importante

Existe uma limitação do sistema que não permite utilizar relatórios que usam controles especiais diferentes no mesmo grupo de modelos. Por exemplo, se um relatório utilizar controle especial por local e outro utilizar controle especial por cargo, sendo ambos especiais de códigos diferentes, pode ocorrer erro na geração do grupo de modelos.

Este artigo ajudou você?