BPM
O BPM, Business Process Management, é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia, com foco na otimização de resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. Tem como princípios:
- documentar o processo do começo ao fim, identificando os passos correspondentes ao fluxo de trabalho;
- avaliar cada procedimento com base em métricas;
- avaliar o desempenho dos processos;
- utilizar soluções tecnológicas para automatizar e gerenciar processos;
- promover uma melhoria contínua.
De acordo uma pesquisa realizada pelo IDC (International Data Corporation) sobre o Futuro do Trabalho, constatou-se que 55% dos respondentes pretendem aumentar a produtividade dos seus colaboradores, seguido por 48% na redução de custos como sendo as principais prioridades para otimizar os fluxos de trabalho e o gerenciamento do negócio. A pesquisa ainda demonstra que as organizações que adotaram a automação dos processos de negócio apontaram os cinco principais benefícios:
- redução de erros em 52%;
- redução de documentos em papel em 42%;
- redução de custos em 35%;
- redução do tempo gasto em tarefas relacionadas a documentos em 17%;
- redução do tempo gasto procurando e/ou recriando documentos perdidos e mal arquivados em 13%.
É notável a importância do processo de compras nas organizações, visto que isso garante o funcionamento contínuo do negócio. Dar a devida atenção à esse processo é fundamental para o crescimento da empresa. É frequente as solicitações de compra que chegam aos montes e gerenciar tudo de forma eficiente acende um sinal de alerta.
Estes são alguns dos processos indicados para diminuir: falhas de comunicação, falta de padronização e de rastreabilidade de informações, bem como de fluxo para aprovações de necessidades de compras, ausências de colaborados, entre outros.
No setor comercial há ainda outros alertas: falta de padronização no contato com clientes e registro dessas informações, falta de eficiência no cumprimento das tarefas dentro do prazo, falhas de comunicação com o setor de compras ou logística, atividades repetitivas, diversas alterações de pedidos ou cancelamentos.
É por isso que a solução BPM da Senior é capaz de mapear, monitorar, simplificar e otimizar os processos do seu negócio. Essa ferramenta permite reduzir custos e acelerar determinados serviços lentos, frustrantes e, até mesmo, desnecessários. Por meio desse modelo, é possível reduzir as interações das pessoas na organização, sejam pessoalmente, por e-mail, telefone, celular, além de eliminar o contato com papéis. Em contrapartida, as interações realmente necessárias serão realizadas digitalmente e registradas na ferramenta, tornando-se um ativo da organização que pode ser consultado a qualquer momento.
Além disso, o BPM permite reduzir riscos, aumentar a governança (compliance) e a qualidade das informações, fazendo cumprir normas, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio, proporcionando garantia e segurança. Os processos manuais repetitivos não precisam ser refeitos a cada nova interação ou tarefa, gerando economia de tempo e eliminando as chances de erros, podendo ser executados durante 24 horas nos 7 dias da semana, como a interação com sites, transcrição de planilhas, cadastros, comunicações, solicitações e aprovações.
Além dessas vantagens, a solução oferece maior visibilidade da operação, permite um ganho de conhecimento sobre todos os processos pertinentes ao funcionamento da organização e facilita o acompanhamento das tarefas em tempo real.
O BPM pode fornecer automação de processos em vários departamentos: compras/suprimentos, marketing, finanças, varejo, comércio eletrônico, entre outros.
A solução BPM é uma ferramenta imprescindível para o aumento da produtividade e a redução custos. Por isso, utilize o tempo para o que é mais importante para seu negócio!
Consulte os pré-requisitos e passo a passo para a integração com o sistema.