Escalabilidade dos processos de cálculo e recálculo
Permite distribuir a execução do cálculo e recálculo da apuração em vários processos. Essa distribuição tem o objetivo de garantir maior desempenho na execução desses processos diminuindo o tempo de execução.
Configuração para escalabilidade de processos de cálculo e recálculo
Para configurar a distribuição dos processos de cálculo e recálculo da apuração, deve-se utilizar os parâmetros existentes em Recursos > Web Services > Configuração de Web Services Escaláveis, no módulo Controle de Ponto e Refeitório:
- Máximo de conexões: número de processos que poderão ser utilizados para distribuir a execução do cálculo e recálculo da apuração;
- Mínimo de colaboradores por lote: número mínimo de colaboradores que deve existir em cada processo.
Foi definido um máximo de três processos e um mínimo de colaboradores por processo de 30. Neste exemplo, será necessário calcular 100 colaboradores:
O sistema primeiramente distribui 30 colaboradores para o primeiro processo, 30 para o segundo processo e 30 para o terceiro processo.
Como o número de colaboradores restantes (10 neste caso) é menor do que o mínimo informado (30), não será criado um novo processo e todos os colaboradores serão divididos igualmente entre os processos já criados.
Máximo de conexões: 3 processos.
Mínimo de colaboradores por lote: 30 colaboradores.
O cálculo de apuração, disparado pelo processo automático e pela tela de apuração com a opção de não aguardar o término do processo, é realizado de acordo com a parametrização de processo escalável, demandando, assim, mais conexões JMS, definidas através do WildFly. No console de administração do WildFly, acesse Configuration > Subsystems > Messaging-ActiveMQ > Server > connections.
Fórmula: < Número de conexões do processo escalável > x < 6 >
Número de conexões do processo escalável = 5
Maximum Pool Size = 5 x 6
Maximum Pool Size = 30
Este procedimento deve ser realizado em todos os domínios. Com o número de conexões do processo escalável pode ser definido em Recursos > Web Services > Configuração de Web Services Escaláveis, no módulo Controle de Ponto e Refeitório.
Notificação de erros por processo
O Gestão do Ponto possui um controle para erros nos processos que utilizam as configurações para escalabilidade, gerando assim maior controle na execução de cada processo separadamente.
Quando um cálculo ou recálculo da apuração que utilize as configurações de escalabilidade for iniciado através de um processo automático e deixe de responder por algum motivo, o Gestão do Ponto irá gerar um log com a faixa de colaboradores que estavam sendo calculados por aquele processo e notificar o usuário através de um e-mail.
Importante
O controle dos erros no processo somente envia um e-mail quando o processo for iniciado através de um processo automático e o campo de e-mail do responsável estiver preenchido.
Configuração recomendada para utilização
Para a utilização do processo de escalabilidade com maior eficácia existem algumas configurações que podem ser levadas em consideração:
- Máximo de conexões: entre 10 e 15 lotes por domínio do servidor de aplicação;
- Mínimo de colaboradores por lote: entre 100 e 150 colaboradores no mínimo por lote.
Essas configurações são dicas baseadas em testes realizados no produto, portanto podem variar de acordo com o ambiente utilizado.