Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Informações adicionais > Informações técnicas > Aplicativos Integra e Replica > Integra > Tratamentos Especiais da Rotina de Integração

Tratamentos Especiais da Rotina de Integração

O aplicativo Integra foi descontinuado a partir da versão 6.10.4.

Atualmente, o campo tabOrg tem um limite de 4 dígitos (9999) apenas para os usuários que utilizam o banco de dados SQL Server. Para os usuários que utilizam o banco de dados Oracle, o limite do campo tabOrg é de 3 dígitos (999). Para esses usuários, a rotina de organograma com 4 dígitos está em desenvolvimento, com previsão para ser liberada em 29/09/2023.

Integração de Locais Segundo o Organograma Hierárquico

A integração de locais para a nova estrutura de organograma (presente no Gestão de Pessoas a partir da versão 5.3.1) através do aplicativo Integra deverá seguir uma sintaxe especial. Esta sintaxe indica ao aplicativo que ele deverá tratar a integração deste registro diferenciadamente.

No caso da integração de locais, os dados necessários são os utilizados na tabela lógica R016ORNL, que possui a seguinte estrutura:

R016ORNL:

TABORGNUMBER(4)NOT NULL
CODLOCVARCHAR2(32)NOT NULL
DATREFDATENOT NULL
LOCPAIVARCHAR2(32) 
NOMLOCVARCHAR2(60) 
CODRATNUMBER(6) 
DATCRIDATE 
DATEXTDATE 
TABFEDNUMBER(4) 
TABFENNUMBER(4) 
FEROFDNUMBER(4) 
FEROFNNUMBER(4) 

A rotina de integração necessita somente destes dados para importar a definição do local. O restante dos dados serão automaticamente calculados e inseridos pelo aplicativo. Isto é necessário, pois algumas informações são criadas pelo próprio sistema, não sendo possível uma integração comum deste tipo de dado.

Um exemplo de como deverão ser disponibilizados estes dados está na tabela de exemplos citada no item 3.3.2, entre as linhas 21 e 27. O mesmo acontece quando deverá ser indicado o local do colaborador. Ao invés de informar o valor do campo R034FUN.NUMLOC, o mesmo informará o CODLOC do colaborador. Desta forma, o aplicativo fará a procura do respectivo NUMLOC para inserir na tabela R034FUN. Mais informações sobre a estrutura hierárquica de locais poderão ser encontradas na ajuda on-line do Gestão de Pessoas.

Integração de Usuários / Colaborador

A integração de usuários/colaboradores é utilizada para criar através da integração, os usuários do Gestão de Pessoas. Através desta opção poderão ser criados usuários e grupos de usuários para todos os colaboradores cadastrados no sistema, permitindo que os mesmos possuam acesso às suas informações. Para tanto, foi definida uma tabela lógica que permita este tipo de integração. Esta tabela é a R999USUL, que tem a seguinte estrutura:

R999USUL:

NUMEMP NUMBER(10) NOT NULL
TIPCOL   NUMBER(1) NOT NULL
NUMCAD NUMBER(9) NOT NULL
LOGCOL VARCHAR2(255)  
SENCOL VARCHAR2(030)  
CRIUSU NUMBER(1)  
CODFIL NUMBER(4) (Opcional)
ASSGRP VARCHAR2(1) (Opcional)
NOMGRP VARCHAR2(30) (Opcional)

Para cada usuário integrado, ele é criado (se não existir) e associado automaticamente ao colaborador informado. A forma como ele será associado dependerá do parâmetro informado no campo CRIUSU. Este campo é uma lista e os valores podem ser verificados através da consulta de tabelas existente no sistema (F8), visualizando o campo CRIUSU na tabela R034USU.

Um exemplo desta natureza poderá ser observado na tabela de exemplos do item 3.3.2, entre as linhas 27 e 29. A utilização da criação de usuários do Gestão de Pessoas pelo aplicativo Integra facilita muito o trabalho do administrador de sistema. Poderá ser definido qualquer login e qualquer senha para o novo usuário.

Para evitar que a senha seja visualizada pelas pessoas que possuem acesso à base de dados, esta poderá ser criptografada. Esta criptografia será de responsabilidade do cliente, sendo que o mesmo deverá fornecer uma maneira de acesso à função de descriptografia para que o aplicativo integra obtenha a senha correta (para maiores detalhes, consulte o ítem. 3.2.2)

Ainda utilizando esta tabela lógica, existe a possibilidade de criar grupos de usuários através da integração. Para isso, basta informar juntamente com o usuário a ser criado, o código da filial. Assim, o sistema irá criar um grupo de usuários baseado no nome inicial do grupo de usuários (informado na tela de assinalamentos) mais o número da empresa e mais o código da filial.

Este artigo ajudou você?