Precisa de apoio?

Orçamento por Cenário - Eventos em Horas da Folha

Esse tipo de item será gerado pela tela de Geração de Itens Baseados em Eventos da Folha e poderá ser alterado pela tela de Manutenção de Itens Baseados dos Eventos da Folha. Também poderão sofrer atualizações na tela de Atualizar Itens Baseados em Eventos da Folha. Ao cadastrar itens deste tipo, deve-se informar uma base de cálculo na pasta "Itens" e os eventos na pasta "Eventos".

Será permitido informar na pasta Eventos deste tipo de item somente eventos de horas da folha, com as seguintes características:

01A 01B 01C 01D 01E 01F 01G 01H 01I 01J 01K 01L 01M 01N 01O 01P 01Q 01R 01S 01T 01U 01V 01W 01X 01Y 01Z
02A 02B 02C 02D 02E 02F 02G 02H 02I 02J 02K 02L 02M 02N 02O 02P 02Q 02R 02S 02T 02U 02V 02W 02X 02Y 02Z
05A 05B 05C 05D 05E 05F 11B 11C 11D 11E 11F 11M 12A 12B 12C 13A 13B 13C 13D 14B 14C 14K 15B 16B 17B 18B
19A 19B 19C 20A 20B 20C 21A 21B 22A 22B 22C 23A 23B 23C 24A 24B 24C 25A 25B 25C 26A 26B 26C 27B 27C 31A
39A 39B 39C 39H 39K 39L 39M 39N 39R 39S 39T 49G 49H 51A 51B 51C 51D 51E 51F 51G 51H 51I 51J 51K 51L 51M
51N 51O 51P 51Q 51R 51S 51T 51U 51V 51W 51X 51Y 51Z 61A 62A                      

O campo Valor Cálculo deve ser preenchido com percentual desejado sobre o valor das horas. Caso não seja informado, será considerada a quantidade de horas sem acréscimo de percentual.

O campo Considerar %, da tela de cadastro de itens de orçamento pode ser informado pelo usuário, mas não terá relevância no cálculo do orçamento para este tipo de item.

O cálculo do orçamento por cenário calculará o tipo do item 20-Eventos em Horas da Folha da seguinte forma:

Antes de calcular os colaboradores e a variação do quadro de vagas será verificado se existem itens baseados em eventos da folha (20-Eventos em Horas da Folha), e para cada centro de custo/local encontrado buscará a quantidade de colaboradores previstos para aquele local/centro de custo e cargo e faz o rateio das horas extras. Esse rateio é salvo na própria tabela R195PCC, R195PLC ou R195PPC no campo VALRAT, que não está disponível para o usuário, pois serve apenas para facilitar o cálculo dos itens.

Para cada colaborador serão calculados os itens 20-Eventos em Horas da Folha, se existir para o centro de custo/local e cargo do colaborador horas previstas. Será feita a leitura na tabela R195PCC, R195PLC ou R195PPC do item que está calculando, do centro de custo/cargo, local/cargo ou posto de trabalho do colaborador, no mês de cálculo.

Quando for calcular um item do tipo de item 20-Eventos em Horas da Folha, buscará a base de cálculo para este item, que está definida na pasta "Itens" do cadastro do item. Depois de encontrar a base de cálculo é calculado o valor do salário hora do colaborador, que seria a base de cálculo divido pelas horas mês da escala do colaborador. Sobre as horas encontradas é aplicado o percentual de horas extras definidos no campo "Valor Cálculo" do item de tipo de item 20. Depois o salário hora calculado é multiplicado pelas horas acrescidas do percentual de horas extras. O valor calculado será gravado para o item.

Observar que os valores calculados para os itens de tipo de item 20 serão proporcionalizados para férias, se estiver assinalado que o item deve proporcionalizar férias.

Os itens do tipo de item 20 também serão calculados na variação do quadro de vagas, sendo que, este tipo de item (20) já é calculado sobre uma base de cálculo e essa base de cálculo servirá como salário hora e, portanto, já deve estar considerando a quantidade de variação do quadro de vagas. Por exemplo, se houver um aumento de 2 vagas, o item de salário já estará multiplicado por 2 e portanto o item do tipo de item 20 também já estará sendo calculado considerando essas 2 vagas.

Este artigo ajudou você?