Individual - Média em Horas
Faz a média de horas dos eventos da ficha financeira, aplica um percentual sobre esta média e multiplica o resultado por uma base formada por outros itens de orçamento.
Busca dos valores na ficha financeira
Determina os meses que deve buscar os valores na ficha financeira. Para isto
considera o campo meses média do cadastrado do item. Retroage a quantidade de
meses, partindo da data base de cálculo para identificar o período da busca dos
valores. Observar que pode ser informado para considerar apenas um mês como
média, neste caso a busca será realizada no mês da base de cálculo.
Considera os eventos informados no cadastro do item na pasta eventos. Para cada evento, busca nas fichas financeiras as horas que devem ser consideradas. Divide a quantidade de horas encontradas pelo valor informado no campo meses média do cadastro do item.
Montagem da média deste item
Soma da média das horas de cada evento relacionado na pasta eventos.
Montagem da base de cálculo deste item
Considera os valores de todos os itens informados no cadastro do item na pasta
itens.
Portanto este item será calculado somente após o cálculo de todos os itens que
servem como base para ele.
Observar que na montagem da base os valores não são proporcionalizados, ou seja
considera sempre o valor integral.
Observar que na montagem da base quando se tratar de horista e fizer parte da base o item de cálculo salário mensal, exclusivamente para este item o valor integral é calculado conforme os dias do mês e neste caso o valor é ajustado para 30 dias.
Aplicação do Percentual
Multiplica a média das horas pelo percentual cadastrado. Estes percentuais podem
ser cadastrados em: \Orçamento\Definições\Percentuais (por Empresa, Filial,
Sindicato, Local, C.Custo ou Posto de Trabalho), e caso não encontre nenhum percentual cadastrado
nas tabelas de percentuais, irá buscar a informação do próprio item, no campo
Valor Cálculo.
Sobre a média das horas corrigidas com o percentual é multiplicada pela base de
cálculo do item.
Observar que para este tipo de item, caso quiser considerar a média de horas
multiplicada pela base de cálculo do item deverá informar um percentual de 100%
e, se não cadastrar nenhum percentual esse item não será calculado. Obs.: quando
quiser calcular horas extras com 50%, 75%, 100% deverá ser informado nas tabelas
de percentuais, no campo percentual ou no cadastro do ítem, no campo Valor
Cálculo, os percentuais de 150%, 175% e 200%.
Outras considerações sobre este item
Para identificar o ponto de partida para retroagir na identificação do mês
da busca dos valores dos eventos, é verificado se o colaborador estava em uma
das situações de afastamento, descritas abaixo, no mês base (iniciando ou
finalizando naquele mês).
Caso o colaborador se encontre numa destas situações, será retrocedido até
localizar um mês ideal para tomar como base de partida para retroagir a
quantidade de meses de média.
Este tratamento foi dado, pois neste tipo de item pode ser calculado valores
cuja média seja apenas 1 mês, ou seja iria buscar exatamente no mês da base,
onde o colaborador poderia estar numa situação de férias, em que o valor que se
pretende buscar foi proporcionalizado ou sequer consta naquele mês.
2-Férias
3-Auxílio-doença
4-Acidente Trabalho
6-Licença Maternidade
12-Férias coletivas
14-Auxílio-doença 15 Dias
19-Licença Maternidade INSS
23-Acidente Trabalho 15 Dias
24-Maternidade Empresa Cidadã
Horas Extras 50%
Horas Extras 75%
Horas Extras 100%
Horas de sobre aviso
Observar que se houver percentuais distintos de horas extras, a própria folha de pagamento deve estar tratando isto com eventos distintos. Portanto seria o caso de criar itens de orçamentos distintos, onde na pasta evento, deve-se informar os eventos correspondentes ao percentual que se pretende utilizar. Sendo que na pasta itens a formação da base seria a mesma para os diversos itens.
Caso o valor da somatória de todos os eventos cadastrados na pasta eventos do item (que utiliza este tipo de item) gerar um valor negativo, o item será zerado e não calculado. Portanto deve-se verificar que a seqüência como são colocados os eventos torna-se importante, pois se for colocar um evento Y com sinal negativo, e um evento X com sinal positivo, onde o valor negativo for maior, o item terá um valor negativo e nesse caso será zerado.
No cadastro do item, pasta eventos:
Evento Y = R$200 sinal Negativo(-)
Evento X = R$150 sinal Positivo(+)
Resultado calculado pelo orçamento = R$ 50- Nesta situação o item não
será calculado.
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