Precisa de apoio?

Individual - Regra Especial

Permite que o cliente construa sua própria regra, definindo como o item de orçamento deve ser calculado. Disponibilizado para situações em que os tipos de itens não atenderiam, como gratificação quando completa 10 anos de empresa, por exemplo.

Outras considerações sobre este item
É importante indicar no cadastro do item de orçamento, na pasta itens, os itens que necessitam estar calculados quando este for calculado.

Conceitos para Utilizar Regra Especial

Variável Tipo Conteúdo
TIPCALIND SByte 1 - Tipo de orçamento individual por local
2 - Tipo de orçamento individual por centro de custo
3 - Tipo de orçamento individual variação da mão de obra por local
4 - Tipo de orçamento individual variação da mão de obra por centro de custo.
    5 - Tipo de orçamento individual por posto de trabalho.
    6 - Tipo de orçamento individual variação da mão de obra por posto de trabalho.
VALORCINT SDouble Valor do orçamento individual integral, sem proporcionalidade de férias.

As tabelas disponíveis em cada situação são


A tabela R034FUN sempre estará disponível na regra.

Como funcionam os processos de execução da regra Se um item de orçamento possuir, além do tipo do item, uma regra especial, será informado na variável TIPCALIND o tipo de orçamento para utilizar a tabela correta e na variável VALORCINT o valor integral do item, sem a proporcionalidade das férias, para que possa se utilizar também do valor integral, pois no campo Tabela.VALORC está sendo passado o valor a ser gravado, ou seja o valor calculado já proporcionalizado pelas férias se tiver. Ao retornar da regra, o valor informado no campo Tabela.VALORC, será gravado e o valor retornado na variável VALORCINT será gravado em memória para ser utilizado posteriormente nos demais cálculos, podendo ser utilizado para formar a base de cálculo de outro item de orçamento.

Nota

É extremamente recomendado, para o correto funcionamento do cálculo, a regra devolver para o sistema os valores de AMBAS as variáveis: Tabela.VALORC e VALORCINT, caso faça alterações nos valores calculados.

Se for um item de orçamento que possui apenas uma regra especial e este item possuir uma base de cálculo na pasta itens, essa base será passada no campo Tabela.VALORC e repassado para a regra. A variável VALORCINT será passada zerada. Se o item de orçamento não tiver nada informado na pasta itens o campo Tabela.VALORC estará zerado.
Ao retornar da regra, se o valor do campo Tabela.VALORC for diferente daquele inicialmente passado para a regra, será gravado esse item com os valores calculados na regra.

Observações

No caso da variação do quadro, como o item de referência desse cálculo é o item que está nas definições gerais, com o campo tipo do item = 99, somente será executada a regra se esse item possuir uma regra de cálculo especial.

A palavra "Tabela." (como em Tabela.VALORC) deve ser substituída por uma das tabelas disponíveis em cada situação.

Este artigo ajudou você?