Definição da Replicação - Tabelas e Campos
O aplicativo Replica foi descontinuado a partir da versão 6.10.4.
Nesta tela são selecionadas as tabelas que serão replicadas, além das tabelas padrões da replicação. Podemos dizer que esta tela é um auxiliar para a criação das triggers da replicação, já que a replicação em si somente é possível devido ao fato de existirem triggers ligadas as tabelas que deverão ser replicadas. Para mais informações sobre triggers, consulte o manual do seu banco de dados.
Para selecionar as tabelas que se deseja replicar, clique com o botão direito do mouse sobre a tabela. Ao clicar, será mostrado um novo menu de opções:
Replicar | Marca a tabela selecionada para replicação. |
Não Replicar | Desmarca uma tabela que já tenha sido marcada para replicação. |
Desmarcar Tabelas | Desmarca todas as tabelas já marcadas para replicação. |
Marcar Tabelas | Marca todas as tabelas para replicação. |
As tabelas que serão replicadas possuem o símbolo , e as tabelas que não serão replicadas possuem o símbolo .
Quando uma tabela for selecionada para replicação, poderão ser escolhidos quais campos desta tabela serão replicados. Para fazer isto, basta clicar sobre o campo com o botão direito do mouse e escolher se deseja ou não replicar este campo. Por padrão, todos os campos são selecionados para replicar quando a tabela é selecionada para replicação. No caso dos campos, quando clicado com o botão direito do mouse, o menu que é exibido possui uma opção adicional que é "Abrangências". Esta opção permite que sejam definidas algumas abrangências para o campo em questão que deverão ser verificadas quando selecionando as informações para a replicação. Para mais informações, consulte o tópico: Definição de Abrangências para Replicação.
Caso o assinalamento "Replica Tabelas Padrão" esteja marcado com a opção "3 - Seleciona Tabelas Padrão para Replicação" e esteja sendo configurado o aplicativo Replica em uma unidade da replicação que está enviando informações de retorno para a central, o botão "Avançado" será exibido no canto inferior direito da tela. Através deste botão será possível escolher quais das tabelas padrão da replicação que deverão ser atualizadas na unidade central.
Após a definição de todas as tabelas e campos, deve-se utilizar o botão Gravar que irá verificar as tabelas e gerar todas as triggers necessárias para a replicação. Para verificar as tabelas que serão replicadas, clique no botão Tabelas e será mostrado o arquivo Tabelas.txt gravado no diretório do Replica. As triggers que foram geradas podem ser vistas pelo botão Triggers, que irá abrir o arquivo Triggers.txt. Nestes arquivos texto estão informações sobre o que foi feito na criação das trigger e se ocorreu algum erro na criação de uma trigger.
Após geradas as triggers, estas podem ser verificadas através do item de menu Utilitários/Validade das Triggers.
Observação
Campos do tipo CHAR com mais de 4000 caracteres não são replicados pois são convertidos automaticamente em CBLOB.