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Definição da Replicação - Tabelas e Campos

O aplicativo Replica foi descontinuado a partir da versão 6.10.4.

Nesta tela são selecionadas as tabelas que serão replicadas, além das tabelas padrões da replicação. Podemos dizer que esta tela é um auxiliar para a criação das triggers da replicação, já que a replicação em si somente é possível devido ao fato de existirem triggers ligadas as tabelas que deverão ser replicadas. Para mais informações sobre triggers, consulte o manual do seu banco de dados.

Para selecionar as tabelas que se deseja replicar, clique com o botão direito do mouse sobre a tabela. Ao clicar, será mostrado um novo menu de opções:

Replicar Marca a tabela selecionada para replicação.
Não Replicar Desmarca uma tabela que já tenha sido marcada para replicação.
Desmarcar Tabelas   Desmarca todas as tabelas já marcadas para replicação.
Marcar Tabelas Marca todas as tabelas para replicação.

As tabelas que serão replicadas possuem o símbolo Replicar.jpg (760 bytes), e as tabelas que não serão replicadas possuem o símbolo NaoReplicar.jpg (788 bytes).

Quando uma tabela for selecionada para replicação, poderão ser escolhidos quais campos desta tabela serão replicados. Para fazer isto, basta clicar sobre o campo com o botão direito do mouse e escolher se deseja ou não replicar este campo. Por padrão, todos os campos são selecionados para replicar quando a tabela é selecionada para replicação. No caso dos campos, quando clicado com o botão direito do mouse, o menu que é exibido possui uma opção adicional que é "Abrangências". Esta opção permite que sejam definidas algumas abrangências para o campo em questão que deverão ser verificadas quando selecionando as informações para a replicação. Para mais informações, consulte o tópico: Definição de Abrangências para Replicação.

Caso o assinalamento "Replica Tabelas Padrão" esteja marcado com a opção "3 - Seleciona Tabelas Padrão para Replicação" e esteja sendo configurado o aplicativo Replica em uma unidade da replicação que está enviando informações de retorno para a central, o botão "Avançado" será exibido no canto inferior direito da tela. Através deste botão será possível escolher quais das tabelas padrão da replicação que deverão ser atualizadas na unidade central.

Após a definição de todas as tabelas e campos, deve-se utilizar o botão Gravar que irá verificar as tabelas e gerar todas as triggers necessárias para a replicação. Para verificar as tabelas que serão replicadas, clique no botão Tabelas e será mostrado o arquivo Tabelas.txt gravado no diretório do Replica. As triggers que foram geradas podem ser vistas pelo botão Triggers, que irá abrir o arquivo Triggers.txt. Nestes arquivos texto estão informações sobre o que foi feito na criação das trigger e se ocorreu algum erro na criação de uma trigger.

Após geradas as triggers, estas podem ser verificadas através do item de menu Utilitários/Validade das Triggers.

Observação

Campos do tipo CHAR com mais de 4000 caracteres não são replicados pois são convertidos automaticamente em CBLOB.

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