Transferência de Filial

Através da tela de Histórico de Filial, em Colaboradores > Históricos > Filial, o colaborador pode ser transferido para outra filial, dentro da mesma empresa ou para outra empresa, trocando ou não de código de cadastro. Este procedimento também pode ser feito de forma Coletiva, através da opção Colaboradores > Históricos > Coletivos, pasta Filial.

Quando o colaborador for transferido com um cadastro diferente para outra filial de CNPJ diferente ou for transferido para outra empresa, será criado automaticamente um histórico de anotação na empresa/filial origem informando para qual filial foi transferido, a data da transferência e o número de registro que passou a ter. Sendo que na empresa/filial destino será criado um histórico de anotação informando a filial origem, a data da transferência e sob qual número estava registrado.

Quando o colaborador for transferido para outra filial com um cadastro diferente ou for transferido para outra empresa, todas as suas informações, como históricos, lançamentos, ficha financeira, apuração, entre outros, são transferidas também para a nova empresa e/ou novo cadastro. Na filial/empresa antiga permanecerão as informações até o mês da transferência.

Nota

O sistema não possui funcionalidade nativa para realizar transferência entre empresas para a categoria eSocial “9995 - Beneficiário Ente Público”.

Transferência de filial com troca de cadastro do colaborador e/ou Troca de empresa

Na apuração, as marcações e os acertos do período da transferência serão transferidos para o novo cadastro.

Exemplo:

Um período de 26/05/1999 a 25/06/1999; a transferência foi realizada no dia 10/06/1999; toda a apuração realizada a partir do dia 26/05/1999 será transferida para o novo cadastro; o cadastro antigo terá apuração até o dia 25/05/1999.

A rotina dará baixa no histórico de crachá do cadastro antigo com data de 25/05/1999 e abrirá um novo histórico com o mesmo crachá para o novo cadastro com a data inicial de 26/05/1999.

Para zerar o saldo do cadastro anterior será feito um lançamento inverso com origem “T” no dia 25/05/1999. Para o novo cadastro também haverá um lançamento dessas horas com origem “T”, de transferência. Os lançamentos realizados a partir de 26/05/1999 pertencerão ao novo cadastro.

Se houver programações com data futura ao período da transferência, estas serão transferidas para o novo cadastro.

Será gerado um histórico de afastamento de demissão para o cadastro antigo na data da transferência (10/06/1999) e a data da sua última apuração será alterada para o último dia do período anterior (25/05/1999). Se o cadastro antigo for calculado novamente, ele será processado até a data da demissão. O novo cadastro pode ser calculado em períodos anteriores, pois a rotina de apuração tem como limite a data de admissão e demissão.

Observação

As informações de provisão de 13º salário do cadastro anterior não são automaticamente transferidas para o novo cadastro quando há transferência com troca de cadastro. Isto ocorre por design do sistema para evitar duplicação de provisões na transição entre registros. Recomenda-se validar e reconciliar os saldos de provisão do cadastro antigo antes de executar uma transferência com troca de cadastro, especialmente se houver adiantamentos ou parcelas de 13º já processadas.

Antes de realizar uma transferência de filial, é interessante que seja recalculado o saldo (Diversos/ Utilitários/ Recalculo do Saldo). Também é recomendado verificar se existem programações com datas futuras e, neste caso, excluí-las e cadastrá-las para o novo cadastro.

Nota
  • No mês da transferência, é necessário utilizar o relatório 001 - Cartão Ponto Simples - Transferência de Filial (HRCP001.APU) na nova filial/empresa.
  • Na exclusão de uma transferência de filial ou empresa com troca de cadastro é necessário efetuar o cálculo de Apuração tipo “0” novamente, pois o sistema não associa as marcações ao cadastro anterior.
  • Em determinadas combinações entre período de cálculo e a data da transferência, o cadastro destino poderá ficar sem histórico de filial e não conseguirá efetuar os acertos do período anterior a data de transferência.

Cálculo de apuração e o cálculo da folha são em meses diferentes à data de transferência do saldo

Na empresa antiga é gravado um mês antes do mês “correto”.

Exemplo:

Os códigos de cálculo das duas empresas são os mesmos.Cálculo 10 (Folha: 01.11.00 a 30.11.00 - Apuração:

  • 01.10.00 a 31.10.00);Cálculo 11 (Folha: 01.12.00 a 31.12.00 - Apuração: 01.11.00 a 30.11.00);
  • Cálculo 12 (Folha: 01.01.01 a 31.01.01 - Apuração: 01.12.00 a 15.12.00);
  • Cálculo 13 (Folha: 01.02.01 a 28.02.01 - Apuração: 16.12.00 a 31.01.01).
Observação

A data da transferência foi 08/12/2000. Portanto a data do lançamento do saldo na empresa 04 deve ser dia 30/11/2000, o último dia de apuração do cálculo anterior. Mas o sistema está gravando o lançamento na data 31/10/2000.).

Isto está correto?

Sim. Pois, a transferência é feita no dia 08/12/2000, o código de cálculo com a competência de 12/2000 é o cálculo 11, que tem o período de apuração: 01/11/2000 a 30/11/2000; o lançamento de transferência para o colaborador da empresa antiga deve ser feito no último dia do período de apuração do cálculo anterior, pois os lançamentos do cadastro da empresa nova serão feitos a partir do início do período de apuração do cálculo correspondente a data da transferência.

Ou seja, o lançamento de transferência do cadastro da empresa antiga é feito no dia 31/10/2000, e o lançamento inicial do cadastro da empresa nova é feito no dia 01/11/2000.

Nota
  • Quando existir integração do Controle de Ponto e Refeitório com o módulo Administração de Pessoal, o sistema irá considerar o período de competência para identificar qual período de apuração deverá ser processado;
  • Quando não existe essa integração, apenas o período de apuração da data de transferência é processado.
Exemplo:

Competência 01/2014
Período da Folha
01/01/2014 a 31/01/2014
Período de Apuração
16/12/2014 a 15/01/2014

Competência 02/2014
Período da Folha
01/02/2014 a 28/02/2014
Período de Apuração
16/01/2014 a 15/02/2014
—> Transferência dia 18/01/2014

  • Com integração: O período de apuração da competência 01/2014 (16/12/2014 a 15/01/2014) será transferido para que a nova empresa/filial possa calcular a folha corretamente.
  • Sem integração: Somente o período de apuração a partir da competência 02/2014 (16/01/2014 a 15/02/2014) será transferido para que a nova empresa/filial.

Transferência de Empresa/Filial com troca de cadastro e colaborador com Banco de Horas

O sistema transfere todas as informações de um cadastro para outro mantendo o banco original.

Exemplo:
  • Banco 1 com abrangência de Filial 1.
  • Banco 2 com abrangência de Filial 2.

Colaborador 1 que está na filial 1 e possui lançamentos no banco de horas 1 foi transferido para o cadastro 100, na filial 2 que tem abrangência apenas para o banco 2.

Neste caso, o sistema irá duplicar todos os lançamentos do banco de horas 1 do cadastro de código 1 (colaborador origem) para o cadastro 100 (colaborador destino) para que as informações do banco de horas antigo possam ser consultadas através de relatórios ou pagas/descontadas através da integração.

A transferência não faz a troca de banco de horas para o banco 2, por exemplo, pois as situações do banco no cadastro de origem podem ser diferentes do banco de destino.

Os ajustes relacionados a essa situação não tratada no sistema devem ser realizados manualmente ou através de regra especial.

As tabelas referentes a Banco de Horas que tem suas informações copiadas na transferência são as seguintes:

Para transferências de filial com troca de cadastro e novo Crachá, o sistema terá o seguinte comportamento

Exemplo:

Uma empresa trabalha com períodos de apuração do dia 26 de um mês ao dia 25 do mês seguinte. No dia 10/09/05 é cadastrada uma transferência de filial para o empregado 25, cujo crachá atual é 25, com troca de cadastro para 255 e com o novo número de crachá 255. Os históricos de crachá deste colaborador ficarão conforme abaixo:

  • Histórico antigo: finalizado com data final 25/08/05;
  • Histórico intermediário (incluído pelo sistema): crachá 25, cadastro 255, data inicial 26/08/05 e data final 09/09/2005;
  • Novo histórico: crachá 255, cadastro 255 e data inicial 10/09/2005.

Exclusão de Transferência de Filial com troca de cadastro e colaborador com Afastamento antes da transferência

Após efetuada uma Transferência de Filial para um colaborador afastado, em que a transferência se deu antes do Término do Afastamento, se excluir esta transferência o sistema fará o seguinte tratamento com o Histórico de Afastamento, em Colaboradores > Históricos > Afastamentos:

Tabelas tratadas na Transferência e os respectivos procedimentos feitos pela rotina

Nota

Embora o nome da tabela seja PPP - Assinatura digital (R035AS), esta tabela se refere à assinatura eletrônica do colaborador.

Nota

Transferência para filial de outra empresa:

  • Alimenta os campos Foco da avaliação e Cadastro avaliador com zero.

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Efetua * update* nos registros onde o campo Cadastro avaliador é igual ao cadastro antigo do colaborador, atualizando para o novo cadastro.
Nota

Transferência para filial de outra empresa:

  • Zera os campos Tipo superior, Cadastro superior, Tipo substituto e Cadastro substituto.

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Efetua update nos registros com o cadastro antigo do colaborador, atualizando para o novo cadastro. Trata os campos cadastro substituto, cadastro superior.
Nota

Tabela Movimento p/ Folha (R044MOV)

Transferência para filial de outra empresa:

  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador, em que o código de cálculo da empresa de origem tenha um código de cálculo correspondente na empresa de destino, para a nova empresa e o novo cadastro;
  • Se a rotina encontrar dois ou mais códigos de cálculo da empresa de origem, que sejam semelhantes, e tenham o mesmo código de cálculo correspondente na empresa de destino, somente irá tratar os registros do primeiro código de cálculo encontrado, para os demais, será gravada mensagem no log, e os registros serão desconsiderados;
  • Se na empresa de destino não existirem códigos de cálculo correspondentes às competências que possuem cálculo na empresa de origem para o colaborador transferido, não será possível calcular as Fichas Financeiras na empresa de destino referentes às competências anteriores à data da transferência.
  • Para alguns tipos de cálculo, a consistência se dá por Data de Pagamento. Tipos de cálculo: 12, 13, 14, 15, 22, 31, 32, 91, 92, 93, 94.
Exemplo:
Para que um cálculo do tipo 31 seja transferido corretamente, é necessário que na Empresa destino haja um código de cálculo do tipo 31 com a mesma Data de Pagamento.

Tabela Movimento p/ Folha - Contas Financeiras (R044MOF)

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro.
  • F icha Financeira c/ Rateio - – Contas Financeiras (R046FRF)

Transferência para filial de outra empresa:

  • Somente duplica os registros se a empresa de destino estiver assinalada com Contabilização com Conta Financeira = “S”;
  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador, em que o código de cálculo da empresa de origem tenha um código de cálculo correspondente na empresa de destino, para a nova empresa e o novo cadastro;
  • Se a rotina encontrar dois ou mais códigos de cálculo da empresa de origem, que sejam semelhantes, e tenham o mesmo código de cálculo correspondente na empresa de destino, somente irá tratar os registros do primeiro código de cálculo encontrado, para os demais, será gravada mensagem no log, e os registros serão desconsiderados.

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro.
Notas

Transferência para filial de outra empresa:

  • Se o código de impedanciômetro do registro vinculado à ficha médica do cadastro antigo do colaborador estiver cadastrado na empresa destino, o registro é duplicado para a ficha
    médica da nova empresa e do novo cadastro; se o código de impedanciômetro não estiver cadastrado na empresa destino, é emitida mensagem no log, e o registro é desconsiderado.

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros vinculados à ficha médica do cadastro antigo do colaborador, para a ficha médica do novo cadastro.
Nota

Transferência para filial de outra empresa:

  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador, em que o código de cálculo da empresa de origem tenha um código de cálculo correspondente na empresa de destino, para a nova empresa e o novo cadastro;
  • Exclui os registros com o cadastro antigo do colaborador, e com código de cálculo com competência a partir da competência da transferência.

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro;
  • Exclui os registros com o cadastro antigo do colaborador, e com código de cálculo com competência a partir da competência da transferência.
  • R044MOF – Movimento p/ Folha – Contas Financeiras

Transferência para filial de outra empresa:

  • Somente duplica os registros se a empresa de destino estiver assinalada com Contabilização com Conta Financeira = S;
  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador, em que o código de cálculo da empresa de origem tenha um código de cálculo correspondente na empresa de destino, para a nova empresa e o novo cadastro;
  • Exclui os registros com o cadastro antigo do colaborador, e com código de cálculo com competência a partir da competência da transferência.

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro;
  • Exclui os registros com o cadastro antigo do colaborador, e com código de cálculo com competência a partir da competência da transferência.
Nota

Transferência para filial de outra empresa:

  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador, em que o código de cálculo da empresa de origem tenha um código de cálculo correspondente na empresa de destino, para a nova empresa e o novo cadastro;
  • Exclui os registros com o cadastro antigo do colaborador, e com código de cálculo com competência a partir da competência da transferência.

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros do cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro;
  • Exclui os registros com o cadastro antigo do colaborador, e com código de cálculo com competência a partir da competência da transferência.
Nota

Transferência para filial de outra empresa:

  • Se a empresa de destino estiver assinalada com Usa Férias Interrompidas = S, duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para a nova empresa e o novo cadastro.

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro.
  • R034FUN Ficha Básica Colaborador
    Duplica o registro com o cadastro antigo do colaborador para a nova empresa e o novo cadastro. No registro com o novo cadastro, atualiza o campo filial com a nova filial do histórico.
  • R161PAR BS Parcelas Empréstimos

Transferência para filial de outra empresa:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para a nova empresa e o novo cadastro, quando o registro tiver código de cálculo informado, este campo será alimentado com o código de cálculo correspondente na empresa destino;
  • Efetua * update* nos registros com o cadastro antigo do colaborador, onde o campo Status é igual a 0 - Aguardando, alterando este campo para 5 - Transferência.

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro;
  • Efetua * update* nos registros com o cadastro antigo do colaborador, onde o campo Status é igual a 0 - Aguardando, alterando este campo para 5 - Transferência.
  • R038HOC Histórico de outros contratos
    Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para a nova empresa e o novo cadastro. Efetua update nos registros em que a empresa do outro contrato é igual à empresa de origem e o cadastro do outro contrato é igual ao cadastro antigo do colaborador, atualizando para a nova empresa e o novo cadastro.
  • R083FUN PGR Atividades específicas do colaborador
  • R083EXC PGR Exceção das Atividades
    Os registros desta tabela somente são tratados quando o colaborador é transferido para filial da mesma empresa.

Registros com data inicial a partir da data da transferência:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro, e exclui os registros do cadastro antigo.

Registros com data inicial menor que a data da transferência, e data de término maior ou igual à data da transferência ou igual a zero:

  • Encerra o registro, alimentando a data de término com o dia anterior à transferência, e duplica o registro para o novo cadastro, e data inicial igual à data da transferência.
Nota

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica os registros com o cadastro antigo do colaborador, e competência a partir da competência da transferência, para o novo cadastro.

Transferência para filial de outra empresa:

  • Emite mensagem no log se houver registro com o cadastro antigo do colaborador, e competência a partir da competência da transferência, e desconsidera.
  • R038LEE Local de Entrega por Colaborador
  • R047DFI CIF Cadastro de Filial (Dependentes)

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro.

Transferência para filial de outra empresa:

  • Emite mensagem no log se houver registro com o cadastro antigo do colaborador, e desconsidera.
  • R049COL Empréstimo Consignado Colaboradores
  • R049EMP Empréstimo Consignado Empréstimos

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro.

Transferência para filial de outra empresa:

  • Verifica se o banco está cadastrado na empresa destino, se estiver, duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para a nova empresa e o novo cadastro; se não estiver, emite mensagem no log e desconsidera o registro.
  • R049PAR Empréstimo Consignado Parcelas

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador, que estiverem relacionados aos registros transferidos da tabela R049EMP, para o novo cadastro.

Transferência para filial de outra empresa:

  • Registros com código de cálculo: verifica se o código da ocorrência da empresa de origem está cadastrado na empresa destino, se estiver, duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador, que estiverem relacionados aos registros transferidos da tabela R049EMP, em que o código de cálculo da empresa de origem tenha um código de cálculo correspondente na empresa destino, para a nova empresa e o novo cadastro; se o código da ocorrência não existir na empresa destino, emite mensagem no log e desconsidera o registro;
  • Registros sem código de cálculo: verifica se o código da ocorrência da empresa de origem está cadastrado na empresa destino, se estiver, duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador, que estiverem relacionados aos registros transferidos da tabela R049EMP, para a nova empresa e o novo cadastro; se o código da ocorrência não existir na empresa destino, emite mensagem no log e desconsidera o registro.
  • R046IRF Imposto de Renda Retido
  • R067DEM Demonstrativo de Médias

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro.

Transferência para filial de outra empresa:

  • Registros com código de cálculo: duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador, em que o código de cálculo da empresa de origem tenha um código de cálculo correspondente na empresa destino, para a nova empresa e o novo cadastro;
  • Registros sem código de cálculo: duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador, para a nova empresa e o novo cadastro.
  • R162GER BS Vales Diários Gerados
    Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador, com data a partir do primeiro dia do mês anterior à transferência, para a nova empresa e o novo cadastro.
  • R184QCO PLR Questionário do Colaborador

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro;
  • Efetua * update* nos registros com cadastro avaliador igual ao cadastro antigo do colaborador, atualizando para o novo cadastro.

Transferência para filial de outra empresa:

  • Verifica se existe registro com o cadastro antigo do colaborador no campo colaborador ou colaborador avaliador, se existir, emite mensagem no log e desconsidera.
  • R038HFU Histórico Funções

Transferência para filial da mesma empresa:

  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador para o novo cadastro;
  • Efetua * update* nos registros com cadastro substituído igual ao cadastro antigo do colaborador, atualizando para o novo cadastro.

Transferência para filial de outra empresa:

  • Verifica se existe registro com o cadastro antigo do colaborador no campo colaborador ou colaborador substituído, se existir, emite mensagem no log e desconsidera.
Nota

Transferência para filial de outra empresa:

  • Verifica se o centro de custo dos históricos do colaborador existe na empresa destino, caso não encontre, grava mensagem no log e não efetua a transferência dos históricos.
  • Duplica todos os registros com o cadastro antigo do colaborador, para a nova empresa e o novo cadastro. Se a empresa destino não estiver assinalada com Contabilização com Conta Financeira = S, o campo conta financeira será alimentado com zero.
  • Se o centro de custo for alterado (pasta Cadastro), cria registro para a nova empresa, o novo cadastro, na data da transferência, com o centro de custo informado.
  • R038HFI – Histórico Filial
    Cria um histórico para a nova empresa e o novo cadastro do colaborador, com as informações das pastas Cadastro e Demais Históricos.
  • R038HCH Histórico de Crachás de Colaboradores
    Somente trata os registros desta tabela quando o sistema estiver integrado com o Controle de Ponto e Refeitório.
    A data de referência utilizada para o tratamento desta tabela é a data de início do período apuração ponto do cálculo mensal da competência da transferência.

Tratamento para crachás titulares:

  • Fecha o histórico do cadastro antigo do colaborador, alimentando o campo data final com o dia anterior à data de referência;
  • Cria histórico para o novo cadastro, com o número do crachá antigo, data inicial igual à data de referência, e data final igual ao dia anterior à data da transferência;
  • Cria outro histórico para o novo cadastro, com o novo crachá, e data inicial igual à data da transferência.

Tratamento para crachás provisórios:

  • Fecha o histórico do cadastro antigo do colaborador, alimentando o campo data final com o dia anterior à data de referência;
  • Cria histórico para o novo cadastro, com o número do crachá antigo, data inicial igual à data de referência, mantendo a data final do histórico.
Observação

Para os históricos com crachá provisório, apenas troca o cadastro do colaborador nos históricos do período, mantendo o número do crachá provisório.

Quando a empresa estiver assinalada com Escalas de Horários = S:

Transferência de filial no Gestão do Ponto

Quando integrado ao módulo Gestão do Ponto, a rotina de transferência de filial também realiza a transferência dos incidentes do colaborador para o novo cadastro. Sendo, que, pendências de incidentes do ponto que não estiverem finalizadas, ignoradas ou inválidas serão apagadas.

Nota

No processo de transferência de filial somente são migrados os incidentes do ponto, e não as pendências.

Este artigo ajudou você?