Precisa de apoio?
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Teste de Funcionamento de Web Services via Depuração

Teste de Funcionamento de Web Services via Depuração

Atenção

O parâmetro -mcdebug deve ser utilizado apenas para testes e depuração de web services. Sendo assim:

Ao acessar um sistema Senior utilizando o modo -mcdebug, esta tela é apresentada. Ela tem a finalidade de realizar testes de funcionamento de web services publicados para cada produto, de acordo com as permissões existentes na proprietária de cada cliente. A listagem apresenta o nome de cada web service, sendo possível realizar a busca inclusive com expressões regulares, como * ou ?, para facilitar a localização.

Eventualmente, os web services podem conter portas versionadas. Quando isso ocorrer, é necessário selecionar a versão adequada para realizar o teste. Para visualizar as versões disponíveis da porta, clique no botão . Será apresentada uma lista com todas as versões existentes:

Também é possível acessar esse conteúdo ao clicar duas vezes sobre um web service ou selecioná-lo e clicar no botão de execução .

Ao clicar sobre a versão escolhida, será exibida a tela com os parâmetros correspondentes à porta e ao web service. Cada web service apresentará informações diferentes de acordo com os parâmetros que possui. Entretanto, todos apresentam um cabeçalho para seleção e configuração das seguintes opções:

Botões

Carregar XML

Permite carregar um arquivo XML com os parâmetros a serem utilizados para a execução da requisição ao web service. Esta opção deve ser utilizada quando for necessário carregar um arquivo XML salvo por meio da opção "Salvar entrada / XML".

Parâmetros / XML

Permite visualizar todos os parâmetros digitados na grade da guia Entrada de Dados da Nota Fiscal no formato de arquivo XML.

Salvar entrada / XML

Permite salvar um arquivo XML com todas as informações digitadas na grade da guia Entrada de Dados da Nota Fiscal. Esta opção é útil quando for necessário realizar vários testes utilizando os mesmos parâmetros.

Salvar resposta / XML
Permite salvar um arquivo XML com todas as informações retornadas pelo web service da requisição solicitada. Basicamente, corresponde ao resultado obtido após a execução da solicitação enviada ao web service (registrado na guia Saída de dados da nota fiscal).

Modo de Execução

Os parâmetros adicionais, que são iguais para todos os web services dependendo do modo de execução selecionado, podem ser visualizados na documentação ao clicar no botão Ajuda de um web service selecionado na tela do Editor de web services:

Tipo de Execução Funcionamento Permite uso em LSP? O ambiente em que o sistema Senior está instalado deve possuir o Middleware?
Local Modo utilizado apenas para realizar testes e, no caso de web services customizados, para a depuração de regras LSP. O processamento da requisição ocorre na mesma instância do aplicativo, diretamente dentro do sistema, e é executado no mesmo momento da chamada. Sim Não
Síncrono Ao executar, é enviada uma solicitação do servidor WildFly que gera uma instância do sistema Senior para processar a requisição. O processamento tem início no momento da chamada e o retorno é realizado pelo servidor WildFly. Sim Sim
Assíncrono Ao executar, é enviada uma solicitação do servidor WildFly que gera uma instância do sistema Senior para processar a requisição. O processamento tem início no momento da chamada e não há retorno sobre o processamento da requisição. Sim Sim
Agendado A solicitação de execução será direcionada ao Middleware Senior, porém não ocorrerá no momento da requisição; ela será agendada para execução no Middleware.

Os web services agendados ficam armazenados no WildFly, com o agendamento sendo gerido pelo web service ScheduledService. Esse serviço controla os agendamentos e mantém todas as informações criptografadas dos web services agendados.

Neste modo de execução, não há retorno da execução para o solicitante.
Não, pois não é possível informar a periodicidade na regra. Sim

Nota

Para mais informações sobre o Editor de web services, acesse o manual da Tecnologia, selecione sua respectiva versão do Gestão de Pessoas | HCM na seção Tecnologia | XT e, no menu lateral, acesse Ferramentas de Apoio > Editor de web services.

Execução do teste

Quando o teste é executado com sucesso, o campo Tipo Retorno é preenchido com “1” (processado com sucesso), e o campo Mensagem Retorno é preenchido com “Processamento efetuado com sucesso”. Isso indica que a requisição foi recebida e processada pelo Middleware Senior com sucesso. Além disso, é possível verificar os dados retornados pelo web service da requisição enviada ao Middleware Senior.

Este artigo ajudou você?