Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.10
08/10/2021
Tarefas liberadas: 33
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Administração de Pessoal
Ajuste no leiaute S-2206 gerado antes da simplificação
Problema: o colaborador teve alteração contratual antes da simplificação, após ativar a simplificação do eSocial e tentar processar a pendência do leiaute S-2206, o sistema apresentava mensagem O Nome do Cargo é obrigatório. Verifique o cadastro do Cargo do Empregado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente o leiaute S-2206, nessa situação.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Correção na geração do leiaute S-1210 para colaborador com múltiplos vínculos
Problema: na geração do leiaute S-1210, o sistema duplicava o evento de devolução de IRRF de férias para colaborador com múltiplos vínculos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente o leiaute S-1210.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Segurança do Trabalho
Geração do evento S-2240 agora pode associar o ambiente de trabalho diretamente ao colaborador
Alteramos a geração do leiaute S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos para gerar as informações do ambiente de trabalho relacionando o histórico de ambiente de trabalho vigente com o colaborador quando o campo Ligação Ambiente Trabalho, da tela de Configuração de Segurança do Trabalho - GHE (FR000SEG), estiver definido com a opção 2 - Diretamente por colaborador.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Importante
As alterações abaixo se aplicam a todos os módulos do Gestão de Pessoas | HCM.
Ajuste no sistema para permitir selecionar os registros da tela de Abrangência
Problema: não era permitido selecionar registros na tela de seleção de abrangência apresentando a mensagem Nenhum registro disponível para consulta.
Nota
Este erro ocorria em todas as telas do sistema que chamam a tela de seleção de abrangência, estando presente em todos os módulos do Gestão de Pessoas | HCM.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir selecionar corretamente os registros.
Local: Todas as telas que chamam a tela de seleção de abrangência
Integrações
Tipo de conta do favorecido por pensão judicial não informado nos títulos financeiros integrados com ERP
Problema: ao integrar títulos de pensão judicial com o sistema Gestão Empresarial | ERP, o sistema não informava o tipo de conta bancária do favorecido.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de integração financeira para informar o tipo de conta bancária do favorecido dos títulos C04 - Pensão Judicial na integração com o ERP.
Local: Integração ERP > Integração Financeira > Integração Financeira (FRINTFIN)
Log de inconsistência demonstrava mensagem genérica ao gerar fornecedor na integração com o ERP
Problema: o log da tela Geração do Fornecedor ERP não demonstrava a inconsistência ocorrida na inclusão do fornecedor no sistema Gestão Empresarial | ERP, para possível ajuste de cadastro no sistema.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de exibição do log da tela Geração do Fornecedor ERP para demonstrar o motivo da inconsistência ocorrida na inclusão do fornecedor no processo de integração com o sistema ERP.
Local: Integração ERP > Geração Fornecedor (FRGERFOR_1)
Efetivação de candidatos
Ajuste ao criar dependentes no AP de colaboradores cadastrados na Colabbe
Problema: quando os nomes dos pais não estavam cadastrados na ficha familiar do sistema Collabe, o sistema não criava os dependentes no módulo Administração de Pessoal.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, caso o pai e a mãe não tenham sido cadastrados na ficha familiar, apenas nos dados pessoais, o sistema crie os dependentes normalmente.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Relatórios
Relatórios de recibo de rescisão ajustados para que sejam listados corretamente
Problema: ao listar os relatórios 012 - Recibo Rescisão por Eventos - Portaria 302 MTE (FGETENTRANCE), 013 - Formulário Contínuo - Portaria 302 MTE (FGETENTRANCE), 015 - TRCT - Portaria 1621 MTE (FGETENTRANCE) e 016 - TRCT - Termo de Quitação/Homologação (FGETENTRANCE), com o cálculo do tipo 11 - Cálculo Mensal ativo e o campo Tipo de Rescisão com valor C - Complementar , o sistema apresentava o erro Invalid argument to date encode.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do sistema para que os relatórios sejam listados corretamente com todas as opções do campo Tipo de Rescisão, independentemente do tipo do cálculo que esteja ativo.
Locais:
- Colaboradores > Rescisões > Listar > Recibo Rescisão > 012 - Recibo Rescisão por Eventos - Portaria 302 MTE (FGETENTRANCE)
- Colaboradores > Rescisões > Listar > Recibo Rescisão > 013 - Formulário Contínuo - Portaria 302 MTE (FGETENTRANCE)
- Colaboradores > Rescisões > Listar > Recibo Rescisão > 015 - TRCT - Portaria 1621 MTE (FGETENTRANCE)
- Colaboradores > Rescisões > Listar > Recibo Rescisão > 016 - TRCT - Termo de Quitação/Homologação (FGETENTRANCE)
Históricos
Habilitados os campos de banco de horas
Problema: ao acessar as telas de Histórico Sindicato (FR038HSI), Ficha Cadastral (FR034FUN) e Históricos Coletivos (FRTRFCOL) os campos Possui banco de horas, Utiliza banco de horas e Banco de horas não eram apresentados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que demonstre os campos quando possui integração com o módulo Controle de Ponto.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Sindicato (FR038HSI)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTRFCOL)
Impostos
Consistência na tela Dados Provento/Desconto Servidor (FR304FOP)
Problema: na tela Dados Provento/Desconto Servidor (FR304FOP) era possível cadastrar um novo registro mesmo que não houvesse nenhum outro registro com status Pendente ou Erro Envio na tela Dados Bancários para Crédito dos Proventos (FR304DBA). Por isso, o novo registro não era vinculado a algum envio do leiaute 14 - Folha de Pagamento.
Correção efetuada: implementamos uma consistência para que não seja permitido inserir um registro na tela Dados Provento/Desconto Servidor (FR304FOP), caso não haja um registro com as mesmas informações na chave na tela Dados Bancários para Crédito dos Proventos (FR304DBA) e esse registro ainda não tenha sido enviado ao Governo.
A consistência se aplica tanto para inclusão pela tela Dados Provento/Desconto Servidor (FR304FOP) quanto por customização.
Local: Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Folha de Pagamento > Dados Provento/Desconto do Servidor (FR304FOP)
Assistência
Assinalamento proporcionaliza mês inclusão/exclusão não está disponivel no cadastro do plano
Problema: o assinalamento Proporc. Mês Inclusão/Exclusão não estava disponível na tela de cadastro do plano.
Correção efetuada: disponibilizamos o assinalamento na tela.
Local: Benefícios > Assistência > Planos (FR164PLA)
Relatórios
Geração dos relatório de relação de vales
Problema: ao efetuar a emissão dos relatórios de vales, era exibida a mensagem Erro na chamada da função: valor "VALEMP" (número) para o parâmetro "VALEMP" (número) não pode ser variável de aplicação, impossibilitando a geração dos modelos.
Correção efetuada: alteramos o sistema para gerar os modelos de vales normalmente.
Locais:
- Benefícios > Vales > Listar > Relação de Vales por Local (BS000001.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > Relação de Vales por C. Custo (BS000002.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > Relação de Vales - Solicitados (BS000003.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > Relação de Vales - Assinalamentos (BS000004.VAL)
- Benefícios > Vales > Listar > Relação de Vales (BS000008.VAL)
Postos de trabalho
Correção na exclusão de Cargos e Postos de Trabalho
Problema: ao efetuar a exclusão das estruturas de cargo e/ou posto de trabalho, não eram removidas as informações referente ao grupo de requisitos. Desta forma, a base permanecia inconsistente e impactava os fluxos do Integrador HCM, apresentando o erro {"errorCode":"400.missing-param","message":"missing param 'workstationGroup'","locale":"en-US"} .
Correção efetuada: ajustamos a rotina para efetuar corretamente a exclusão dos registros.
Locais:
- Cargos > Estrutura (FR024EST)
- Cargos > Cargos > Cadastro (FR024CAR)
- Tabelas > Postos de Trabalho > Estruturas (FR017EST)
Refeitórios
Ajuste no relatório Histórico de Afastamentos para ordenar corretamente as informações
Problema: o relatório de Histórico de Afastamentos não listava corretamente as informações de colaboradores que possuíam o mesmo nome quando a ordenação era por nome.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para listar/ordenar corretamente as informações.
Local: Colaboradores > Listar > 006 - Histórico de Afastamentos (HRCL006.GER)
Acertos do Ponto
Sistema duplicava marcações de ponto existentes
Problema: ao clicar em inserir previstas, quando já havia uma marcação inserida no dia, o sistema duplicava a marcação existente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não duplique mais as marcações, inserindo apenas as marcações faltantes quando for usado o botão de inserir previstas.
Local: Gestão do Ponto > Meus acertos de ponto
Abrangências
Sistema não respeitava definição configurada nos filtros avançados do Ponto
Problema: sistema não estava respeitando o campo Somente liderados diretos no filtro avançado nas telas do gestão do ponto, trazendo todos os liderados de todos os postos abaixo.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o filtro seja respeitado e mostre apenas os liderados dos postos diretamente abaixo do gestor.
Locais:
- Nova interface > Acertos da minha equipe
- Senior X > Analytics da equipe > Ponto
Analytics
Valores duplicados no gráfico de projeção de horas no Analytics
Problema: os gráficos do Analytics que mostram informações de banco de horas não eram atualizados corretamente quando o período de referência (R011LAN.PerRef) era alterado. Em alguns casos, os valores eram apresentados de forma duplicada no período antigo e no novo.
Correção efetuada: ajustamos o Analytics para que os gráficos do banco de horas sejam atualizados corretamente quando o período de referência dos lançamentos mudarem.
Local: Nova interface > Analytics
Banco de Horas
Ajuste de erro no fechamento do banco de horas
Problema: ao calcular o fechamento do banco de horas para algum colaborador que possuísse algum lançamento em uma situação que não fazia parte do banco de horas, ocorria o erro Null, que era exibido nos logs de processamento, porém, sem informar onde o erro ocorria, dificultando assim, a identificação da causa do problema.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para exibir nos logs a informação de que a situação não faz parte do banco de horas processado.
Local: Nova interface > Banco de horas > Fechamento
Usuários
Mensagem ao sair da tela Manutenção dos Termos de Uso e Privacidade (FR510TUP)
Problema: ao sair da tela de Manutenção de Termos de Uso e Privacidade (FR510TUP) era retornada a mensagem Erro de Sistema. Havia transações abertas em FR510TUP. Isso ocorria caso o usuário tentasse sair da tela depois de ter realizado os seguintes passos:
- Clicar no botão Publicar;
- Marcar as opções Confirmo que li e aceito as informações acima e Desejo bloquear o acesso aos dados dos candidatos externos, até que eles aceitem os novos termos na tela de confirmação;
- Clicar no botão Publicar; e
- Selecionar a opção Não na mensagem de confirmação.
Correção efetuada: ajustamos para que não seja retornada mensagem erro caso o usuário saia da tela Manutenção de Termos de Uso e Privacidade (FR510TUP) seguindo os passos anteriormente mencionados.
Local: Recrutamento e Seleção > Seleção > Definições > Manutenção dos Termos de Uso e Privacidade (FR510TUP)
PPRA por GHE
Adicionada a documentação do campo Situação da tela Laudo do Agente de Risco
Problema: não existia documentação do campo Situação da tela Laudo do Agente de Risco.
Correção efetuada: adicionamos a documentação do campo Situação, informando que ele está relacionado ao Conceito de Hierarquia de Controles que é a ordem que deve ser seguida em determinado risco. Para controlar os riscos, possui as opções: Eliminação, Substituição, Controles de engenharia, Controles administrativos e EPI.
Local: Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > PPRA por GHE > Laudo do Agente de Risco
CIPA
Correção no cadastro de novo membro da CIPA
Problema: o sistema permitia indevidamente o cadastro de um membro eleito que já havia sido eleito nos últimos dois anos consecutivos.
Correção efetuada: ajustamos a tela para não permitir o cadastro de um membro eleito mais de duas vezes consecutivas.
Local: Segurança > CIPA > Membros (FR100MEB)
EPI
Documentação do campo Fornecedor da página Distribuição Coletiva de EPI (por Colaborador)
Adicionamos maiores informações sobre o funcionamento do campo Fornecedor, da página Distribuição Coletiva de EPI (por Colaborador). Esclarecemos que o preenchimento do campo é obrigatório quando o controle de saldo do EPI estiver relacionado ao fornecedor. Além disso, ao alterar o fornecedor de uma distribuição de EPI, será ajustado tanto o saldo de seu estoque quanto do estoque de EPI de outro fornecedor ou EPI sem fornecedor.
O preenchimento do campo Fornecedor não será obrigatório caso o fornecedor esteja inativo e com data de término de fornecimento.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > EPI > Distribuição > Coletiva > Por Colaborador
SGI
Recurso de filtro de tabela do SGI específico na tabela que está configurado
Adicionamos na página sobre as tabelas do SGI, a informação que o recurso de filtro de tabela permite especificar um filtro apenas para a tabela na qual ele é configurado.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Telas - SGI > Guia de Referência > Elementos do SGI > Interface > Tabelas
Instalador e Atualizador
Permissões do usuário em uma estação cliente-servidor
Criamos a página Permissões necessárias em uma estação cliente-servidor, para indicar quais são as permissões fundamentais que o usuário autenticado precisa possuir nos diretórios de uma estação cliente-servidor: Ler e executar, Listar conteúdo da Pasta e Leitura.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Instalação > Instalar uma estação cliente-servidor > Permissões
Criação do tenant durante a instalação e atualização do sistema
Possibilitamos a criação e configuração das informações do tenant e de acesso à plataforma dentro do Instalador/Atualizador.
A partir de agora, ao instalar o sistema será apresentada uma tela de integração com a senior X Platform para indicação do ambiente (produção ou homologação) e, em seguida, a tela com o formulário para criação do domínio na plataforma. Após receber o nome do tenant e as chaves de acesso por e-mail, basta informar os dados na tela Validar chave de acesso.
Na atualização do sistema, a tela Integrar com Senior X somente será apresentada se não existir a informação do tenant no ambiente, que já é configurado na Central de Configurações Senior.
Locais:
- Instalador > Configuração de tenant
- Atualizador > Integração com Senior X
Criação do tenant durante a instalação e atualização do sistema
Problema: quando realizada a criação de um tenant através do Instalador ou Atualizador, o processo de criação não era concluído. O aviso Erro ao executar requisição HTTP (POST): [EldHTTPProtocolException] HTTP/1.1 400 Bad Request era apresentado após preencher dos dados e clicar em Avançar na tela criação de domínio.
Correção efetuada: ajustamos a criação de tenants para que seja possível integrar com a plataforma.
Atenção!
Clientes que baixaram a mídia dessa versão até às 8h do dia 11/10/2021, precisam realizar o download novamente para resolver esse problema na criação do tenant.
Locais:
- Instalador > Integração com Senior X
- Atualizador > Integração com Senior X
Personalização do sistema
Campos das grades carregados incorretamente após configuração
Problema: ao configurar os campos das grades e reiniciar o sistema, os campos das grades não eram carregados corretamente com esta configuração.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável por carregar as informações de configuração das grades, para que os campos apresentados estejam de acordo com a configuração realizada pelo usuário.
Local: Grades do sistema
Abrangências
Corrigido acesso à tela de abrangências por módulo
Problema: ao clicar em F1 na tela de abrangências por módulo, o erro 404 - File or directory not found era apresentado.
Correção efetuada: ajustamos a tela para apresentar corretamente a página de documentação sobre abrangências por módulo ao clicar em F1.
Cubos
Regra Proporção para representar valores percentuais
Na página Virtuais Totalizadores, adicionamos informação complementar na fórmula sobre a regra de Proporção indicando que a regra representa valores percentuais.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Cubos > Apresentação do Gerador de Cubo > Criando colunas virtuais > Virtuais Totalizadores
Middleware
Quantidade máxima de instâncias por sessão de usuário
Complementamos o tópico Por sessão de usuário, da página Balanceamento de carga, com informações sobre a quantidade máxima de instâncias por servidor e por sessão de usuário ao utilizar o Middleware, e como deve ser configurado.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Central de Configuração > Middleware > Central de Configuraçõe - Balanceamento de carga
Formas de Acesso
Corrigido filtro da tela de entrada do relatório na web 5.0
Problema: ao tentar executar um relatório na web 5.0, pesquisando por um valor nos filtros da tela entrada, quando clicava para consultar o relatório, era apresentada a mensagem Não houve informações a listar. Isso ocorria em virtude do sistema adicionar indevidamente uma máscara especial (por exemplo "10.100","10.100.100").
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável pela busca (tela de pesquisa) para retornar o valor correto para a tela de entrada, onde nestes casos, o valor deve estar sem a máscara para a correta execução do relatório (por exemplo "10100","10100100").
Local: Web 5.0
Componentes Visuais
Campos das grades carregados corretamente após configuração
Problema: ao configurar os campos das grades e reiniciar o sistema, os campos das grades não eram carregados corretamente com esta configuração.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável por carregar as informações de configuração das grades, para que os campos apresentados estejam de acordo com a configuração realizada pelo usuário.
Administração de Pessoal
Execução do web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasica, porta FichaBasica da versão 6, ocorria o seguinte erro O campo "Possui banco" não está disponível.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o web service seja executado corretamente.
Local: Recursos > Web services