Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.11
15/10/2021
Tarefas liberadas: 26
Administração de Pessoal
Opção marcar todos na tela de Gerar Não Periódicos ajustada
Problema: na tela de Gerar Não Periódicos (FRGERNPE), ao listar as pendências de envio existe a opção marcar todos os leiautes, o sistema permitia marcar os leiautes com status na cor cinza com a mensagem Possui dependência com evento(s) de exclusão, ocasionando envios indevidos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para não permitir essa seleção.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Ajuste data de Início SST nas Definições eSocial
Problema: ao trocar a opção do campo Gerar Eventos de 2 - Somente eventos da folha para 1 - Eventos da folha e de SST, o sistema preenche o campo Início SST automaticamente, não deixando ser alterado pelo usuário. O sistema comparava a data do Início de Tabelas/Não Periódicos/Periódicos para encontrar qual grupo o cliente pertencia, porém não estava comparando o mês, mas o dia.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que quando o usuário preencher o campo Gerar Eventos para 1 - Eventos da folha e de SST, ao buscar o grupo que o cliente pertence comparar o mês, dessa forma trazendo corretamente o Início SST.
Para os clientes que já fizeram essa alteração do Gerar Eventos e o Início SST ficou com data errada, pode ser utilizado o Script de atualização na tela Diversos > Utilitários > Atualização eSocial (FRATUESO):
egodEjVERF4DKDYgelIkI15kRVtpKgU2DSZTQGV/SSVrTFtyVG1lVSxAY2RRTXIILTUJHmVGZVltXiRFQkksWUhQYWFODRkEP1BNfERMQixMR0EFQ2xaQHJZIREBNQIoCSYmdUF6SGh7DgwWJVoBCmFuRHlkWwshHglTJS95WF1lKiQ3LQdBaFVNIgEFD1JtYXFoKiw6DSYVGCIxPC4yHDgZInkgLAYLfEVZQW1PIyw+CX4AA1x1eEEvLTohDkxPdQ4lJCt3RWxUQScNFyQvGS5cdAUMLyJaPxc3PS4BMiwKFxABEDkYFQYFLSonVh80PBkPAR4kKh0pNBEQOSoBCSYHU0B4KgESKVckK01KSVtTdS8hGykLHTcHNBgvOx0WNAcscQwKdVkMCnU=
A tela apenas irá executar o script para empresas que:
- sejam do Grupo 1;
- estejam com o tipo ambiente eSocial 1 - Produção;
- estejam com o campo Gerar Eventos com valor 1 - Eventos da folha e de SST;
- tenham Início Periódicos em 05/2018, em qualquer dia, que caracteriza Grupo 1.
Caso não tenha sido feito ainda o processo de fechamento de SST, após os passos acima o mesmo pode ser realizado para começar a enviar os eventos de SST. Porém, caso passou pelo problema da data de início de SST incorreta e mesmo com a data errada executou a rotina de fechamento de SST será necessário entrar em contato com o suporte da senior, através do Zendesk.
Local: Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
Local: Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
Geração pendência dos leiautes S-2200 / S-2200
Problema: ajustamos o sistema para gerar um S-2200 de retificação da correção, e se existisse o envio de algum S-2205 posterior a correção, o sistema iria gerar retificações para os leiautes S-2205 e S-2200.
Correção efetuada: para tabelas com histórico (R038NOT e R110HDF), o sistema vai assumir a data informada para definir se será um novo envio do leiaute S-2205 ou uma retificação do leiaute S-2200. Isso é definido pela data informada no registro, caso seja data menor ou igual data de admissão gera retificação do S-2200. Caso esta data seja maior, será gerada uma pendência do leiaute S-2205. Tendo envido S-2205 com data posterior a data de alteração este será retificado.
Para tabelas sem histórico, o comportamento definido é observar a data corrente, se esta for menor ou igual a admissão gera-se uma pendência do leiaute S-2200 e a observa o campo alterado, exemplo um campo que não é notificado somente no S-2200, será gerada uma pendência para o S-2205. Essa pendência do leiaute S-2205 somente deverá ser processada se existir algum envio posterior do S-2205 afim de retificá-lo. Agora, se a data corrente é maior que a admissão e é uma informação notificada no leiaute S-2205, será gerada uma pendência para o leiaute S-2205 e este deverá ser processado, e se existir envios posteriores, serão redificados.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Colaboradores
Reordenar campos da grade da tela de Lotes
Problema: ao alterar a configuração da grade na tela de lotes para ordenação de cadastro, ao tentar incluir um novo colaborador ocorria mensagem Registro não existe. Selecione outro.
Correção efetuada:ajustamos a tela para que a reordenação e edição dos campos da grade sejam bloqueados, pois é padrão do sistema que os cadastros sejam realizados na ordem TipCol (Tipo do Colaborador) - NumCad (Número do Cadastro).
Local: Colaboradores > Lotes (FR034LOT)
Ajuste nos relatórios de relação rateio de mão-de-obra
Problema: os modelos 085 - Relação Rateio de Mão-de-Obra - Colaborador (FPRE085.COL) e 087 - Relação Rateio de Mão-de-Obra - Cálculo da Folha (FPRE087.COL) não eram listados para colaboradores admitidos em data superior ao primeiro dia do mês.
Correção efetuada: ajustamos os modelos para listarem todos os colaboradores que possuam rateio na competência independentemente da data de admissão.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 085 - Relação Rateio de Mão-de-Obra - Colaborador (FPRE085.COL)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 087 - Relação Rateio de Mão-de-Obra - Cálculo da Folha (FPRE087.COL)
Rescisões
Melhoria na documentação do campo Aviso Prévio de Rescisão Complementar Individual
Complementamos a documentação do campo Aviso prévio da tela Rescisão Complementar - Individual (FRCALCPL), informando que:
- A opção 4 - Trabalho Parcial (Novo Emprego) somente levará o campo Remuneração do Mês se a GRRF Eletrônica for de uma rescisão normal.
- Ao selecionar as opções 4 - Trabalho Parcial (Novo Emprego), 5 - Trabalho Parcial (Iniciativa Empregador) ou 6 - Outras Hipóteses de Cumprimento Parcial, o campo do arquivo GRRF Eletrônica será considerado como 1 - Trabalhado.
Local: Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Rescisões (AP) > Complementar > Individual
Relatórios
Ajuste valor total de convênios na Relação de INSS
Problema: ao listar a Relação de INSS com mais de um colaborador, o sistema demonstrava os valores totais de liminar terceiros incorretamente.
Correção efetuada: ajustada a relação de INSS para listar os valores totais de liminar terceiros convênio corretamente.
Local: Impostos > Previdência > Relação > 001 - Relação INSS (FRLISINS)
Relatório de Conferência CAGED
Problema: ao informar o valor 8 - Versão ACI 1.0 no campo Versão do Validador e gerar o relatório 004 - Caged Relatório de Conferência, ocorria o erro Cannot focus a disabled or invisible window.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar o relatório 004 - Caged Relatório de Conferência corretamente.
Local: Cálculos > Relatórios > Operacionais > CAGED (FRLISCAG)
Dependentes e pensões judiciais
Valores de férias de rescisão complementar na tela de pagamento de pensão judicial
Problema: ao calcular rescisões complementares, a tela de pagamentos da Pensão Judicial apresentava valores indevidos de diferença de pensão judicial de férias.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do cálculo da rescisão complementar para não gerar a diferença de pensão judicial de férias, quando este valor estiver quitado pela rescisão normal.
Local: Colaboradores > Dependentes > Pensão Judicial (FR036PJU)
Impostos
Ajuste nos botões de marcar e desmarcar todos da tela Consulta/Envio dos layouts eSfinge
Problema: ao acessar a tela de Consulta/Envio dos layouts eSfinge os botões Marcar Todos e Desmarcar Todos não realizavam nenhuma ação.
Correção efetuada: ajustamos os botões Marcar Todos e Desmarcar Todos para funcionarem corretamente.
Local: Impostos > Gestão pública > Santa Catarina (A partir V.1.07) > Consulta Envio dos Layouts (FR304STA)
Dependentes
Ajustado as validações da mensagem de advertência que aparecia na guia de comprovantes dos dependentes
Problema: ao informar um comprovante de vacina com o ano de referência 2021 e a data de nascimento do dependente fosse no mesmo ano (2021), ao clicar em Alterar, o sistema emitia uma mensagem de advertência: Esta data de vacinação pertence ao período 11/2020 a 11/2021. Deve ser informada para o ano referência 2020!, sendo que a criança ainda nem havia nascido neste ano.
Correção efetuada: ajustamos as validações da mensagem de advertência para que o ano de nascimento do dependente seja levado em consideração também.
Local: Colaboradores > Dependentes > Ficha Familiar (FR036DEP)
Relatórios
Relatório 005- TICKET ajustado em relação aos colaboradores com afastamento
Problema: ao efetuar a emissão do relatório 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS000005.VAL), o sistema listava os colaboradores afastados no período e sem direito ao vale- transporte.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para não listar colaboradores afastados.
Local: Benefícios > Vales > Listar > 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS000005.VAL)
Biometria
Sistema não permitia inserir digital para colaboradores
Problema: não era possível inserir digital para colaboradores que tinham o número de cadastro muito grande, e com isso, gerava o erro de violação de chave.
Problema: ajustamos o aplicativo para inserir corretamente a digital do colaborador.
Local: Captura Ponto Portaria 373 > Biometria
Abrangências
Ajuste na abertura da página de Ajuda
Problema: ao acessar o menu Abrangências do Sistema e clicar em F1 após selecionar Colaboradores, era aberta a página de Ajuda incorreta.
Correção efetuada: ajustamos a tela de Ajuda para que a página correta seja aberta.
Local: Diversos > Usuários > Abrangências (FRABRLOC) > Colaboradores
Cálculos
Disponibilizada nova permissão de cálculo no Gestão do Ponto
No Gestão do Ponto, disponibilizamos uma nova permissão de cálculos chamada Permite visualizar CID/SUBGrupo em afastamentos. Essa nova permissão tem a finalidade de permitir configurar a exibição dos campos CID e Subgrupo na tela de afastamentos por usuário.
Nota
No Controle de Ponto, o tratamento permanece o mesmo, utilizando das permissões de tabela e/ou campo que é possível tratar via ferramentas de tecnologia.
Históricos e Programações
Ajuste na tela de Afastamento para poder gerar, alterar ou excluir corretamente um afastamento
Na tela de Afastamento ao realizar uma inclusão, alteração ou exclusão de um afastamento com situação que gera estabilidade, o histórico de estabilidade não era gerado/consistido. Com isso, ajustamos a tela para que o histórico de estabilidade seja gerado, alterado ou excluído corretamente.
Local: Gestão do Ponto > Históricos > Afastamento
Mensagem de erro ao reapurar dia
Problema: ao recalcular a apuração de algum colaborador que possuísse faltas no dia, ocorria o erro query navigation returned more than one record. O problema ocorria quando a rotina de histórico de faltas para perda de férias estava habilitada, e existia uma regra de consistência para bloquear a inclusão manual de afastamentos na situação de falta. O erro fazia com que essa mensagem genérica fosse apresentada na tela, em vez da mensagem da regra de consistência.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para apresentar a mensagem de erro correta.
Locais:
- Nova interface > Apuração > Calcular
- Nova interface > Apuração > Recalcular
Banco de Horas
Ajuste no fechamento do banco de horas
Problema: o fechamento do banco de horas não considerava colaboradores admitidos após o primeiro dia do período informado em tela.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para considerar todos os colaboradores até o último dia do período do fechamento.
Local: Nova interface > Banco de horas > Fechamento
Web services
Serviço de geração de hierarquia de colaboradores não gerava para todos os tipos de rotinas cadastradas
Problema: a rotina do sistema que gera as hierarquias dos colaboradores e gestores não gerava para todos os tipos de rotinas cadastradas para a empresa.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a hierarquia de todos os tipos de rotinas cadastradas sejam geradas corretamente.
Atendimentos
Correção na consulta de Atendimentos
Problema: ao realizar a consulta de Atendimentos ocorria o erro Index: 151, Size: 151.
Correção efetuada:ajustamos o sistema para que, independente do tamanho do Subgrupo CID informado no cadastro do Atendimento, seja possível realizar a consulta de Atendimentos.
Local: Medicina > Consultas > Atendimentos > Histórico (FRCONMAT)
Relatórios
Disponibilizado o relatório 017 - Conversão Fator de Risco x Agente Nocivo (SMGH017.GER)
Disponibilizamos o relatório 017 - Conversão Fator de Risco x Agente Nocivo (SMGH017.GER). Esse relatório auxilia no processo de conversão do campo Agente Nocivo dos laudos existentes, da tela Laudo do Agente de Risco (FR583LAU), utilizando como base a informação fornecida no campo Fator Risco, também da tela Agente de Risco (FR583LAU) .
Local: Segurança > PPRA por GHE > Listar > 017 - Conversão Fator de Risco x Agente Nocivo (SMGH017.GER)
Relatório Inventário de Riscos Ocupacionais repete os cargos dos GHEs anteriores
Problema: ao listar o relatório 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER) sem informar um GHE específico, o sistema repetia as informações de cargo do GHE anteriormente impresso no mesmo relatório.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente as informações dos cargos do GHE.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002 – Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
Correção no relatório Protocolo Individual de Entrega de EPI
Problema: o relatório não respeitava a configuração da tela Segurança > Definições por Empresa (FR086DEF) campo Apresentação CA.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para respeitar a configuração definida.
Local: Segurança > EPI > Listar > 004 - Protocolo Individual de Entrega de EPI (SMEP004.GER)
EPI
Distribuição relaciona EPI não vinculado ao uso do colaborador
Problema: ao efetuar a distribuição de EPI por colaborador, eram relacionados EPIs que não possuíam vínculo com o uso do colaborador.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para listar apenas os EPIs que estão diretamente relacionados ao uso do colaborador.
Local: Segurança > EPI > Distribuição > Coletiva > Por Colaborador (FRCOLDIE)
Administração de Pessoal
Execução do web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasicaTerceiros
Problema: ao executar o web com.senior.g5.rh.fp.fichaBasicaTerceiros, porta FichaBasicaTerceiros da versão 2, ocorria o seguinte erro O campo "Possui banco" não está disponível.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o web service seja executado corretamente.
Local: Recursos > Web services
Descrição da troca de empresa ou cenário ativo
Problema: ao trocar de cenário ativo ou de empresa ativa, o sistema não atualizava a descrição da empresa ou cenário ativo, dando a impressão que a troca não foi realizada .
Correção efetuada: ajustamos o sistema para ao trocar de cenário ou empresa, atualize as informações de empresa e cenário ativo.