Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.19
10/12/2021
Tarefas liberadas: 33
Segurança do Trabalho
Leiaute S-2220 não gera para colaboradores demitidos antes do início da vigência do SST
Problema: ao tentar realizar o fechamento do SST para colaboradores demitidos antes do início da vigência do SST em 13/10/2021, o sistema não efetuava o fechamento.
Correção efetuada: ajustamos da tela de Fechamento do SST para permitir realizar o fechamento para colaboradores demitidos na mesma data do início do SST.
Local: eSocial > Colaboradores > Fechamento SST (FRFECSST)
Administração de Pessoal
Ajuste de validação da Opção Simples nos leiautes S-1200 e S-2299
Problema:quando a classificação tributária era cadastrada como tipo 3 - Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída, e no cadastro da empresa ou filial a opção simples estivesse como Optante, ao gerar o leiaute S-1200, o sistema apresentava o seguinte erro no log: Indicativo simples não informado. Verificar Cadastro do Simples.
Correção efetuada: como o item 3 - Empresa não é mais utilizado, excluímos e adicionamos no sistema a validação para a opção 2, levando na tag indSimples = 1 - Contribuição Substituída Integralmente dos leiautes S-1200 e S-2299.
Locais:
- eSocial > Eventos Periódicos >Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Sistema apresentava erro ao processar a geração de leiautes periódicos
Problema: ao processar a geração dos leiautes periódicos ocorria o seguinte erro Erro de acesso ao Banco de dados: maximum open cursors exceeded!.
Correção efetuada: ajustamos a geração de periódicos para não ocorrer mais o erro.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Nova categoria opcional para o leiaute S-2300 (501)
Adicionamos a categoria eSocial 501 - Dirigente Sindical - Segurado Especial à lista de categorias opcionais do leiaute S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início, sendo agora considerada uma das opções para o cadastramento de uma nova competência na tela de Definições do eSocial (FR030DES). Sendo assim, para contemplar essa nova categoria, também realizamos o tratamento no envio da declaração mensal para o eSocial (leiaute S-1200 - Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social), quando a empresa estiver enquadrada na versão eSocial Simplificado (S-1.0).
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento da Admissão (FRFECADM)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Ajuste nas validações ao gerar leiaute S-2200
Problema: a validação do histórico de servidor público na geração do S-2200 não era realizada de forma correta, apresentando a mensagem [ERRO] Verifique se o colaborador possui Ficha Complementar, Informações Admissionais, Histórico de Categoria, Filial, Cargo, Sindicato, Vínculo e/ou Servidor Público (para características que o exigem) na data referência de dd/mm/yyyy indevidamente em algumas situações.
Correção efetuada: alteramos a validação da geração do S-2200, para que o histórico de servidor público seja obrigatório, caso o vínculo RAIS esteja enquadrado nos códigos 30, 31, 35, 95, 96 ou 97, que obrigam a necessidade de ter um histórico de servidor público na data de admissão.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Consistências para não permitir o processamentos de informações anteriores a migração
Problema: nas telas Ajustar Rubricas e Envio de Declaração Mensal era possível processar informações em competências anteriores ao período migrado.
Correção efetuada: adicionamos consistências nas telas para que não seja possível processar informações em períodos anteriores ao que foi migrado.
Locais:
- eSocial > Rubricas > Ajustar Rubricas (FRAJURUB)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Dependentes e pensões judiciais
Ajuste no sistema ao gerar pendências dos leiautes S-2200 e S-2205 para dependentes
Problema: ao cadastrar, alterar ou deletar um dependente cujo campo Tipo de Dependente eSocial era preenchido com a opção 00 - Não levar Dependente para eSocial, eram criadas pendências dos leiautes S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador e S-2205 - Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador para o colaborador.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, somente sejam criadas pendências dos leiautes S-2200 e S-2205 quando o campo Tipo de Dependente eSocial for diferente de 00.
Local: Colaboradores > Dependentes > Ficha Familiar (FR036DEP)
Colaboradores
Sistema sugere fornecedor inativo na ficha básica
Problema: ao realizar um cadastro de colaborador na tela de Empregados (FR034FUN), para este CPF vinculado a uma pessoa no ERP, ao passamos pelo campo Código Fornecedor, o sistema está sugerindo automaticamente o fornecedor Inativo no ERP.
Correção efetuada: ajustamos para o sistema sugerir sempre um fornecedor ativo.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Históricos
Ajuste ao abrir tela de Históricos Coletivos
Problema: ao ter o campo Utiliza Posto de trabalho preenchido com a opção N - Não em Assinalamentos Diversos (FR000ASS) e o campo Função eSocial estiver diferente de 2 e 4 em Definições do eSocial (FR030DES), e tentar acessar a tela de Históricos Coletivos (FRTRFCOL), ocorria o erro: Componente não localizado: LBFunEso1.
Correção efetuada: ajustamos a tela de Históricos Coletivos para que o erro não ocorra mais.
Local: Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTRFCOL)
Salários
Correção na rotina de criação de histórico salarial
Problema: quando o colaborador possui um dissídio e faz uma efetivação de vaga interna com aumento de salário para a mesma data do dissídio, o sistema não criava um novo registro de histórico salarial.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, caso tenha uma alteração salarial na mesma data do histórico salarial, o sistema crie um novo registro com número de sequência superior ao último registrado.
Local: Colaboradores > Salários > Salários > Individual
Integrações
Integração entre Colabbe e AP permite baixar fotos dos candidatos no módulo AP
Ajustamos o Gestão de Pessoas | HCM, para que no momento da importação de candidatos do Colabbe para o módulo de Administração de Pessoal | AP, as fotos dos candidatos que estão no módulo Colabbe, sejam baixadas no AP.
Observação
Ressaltamos que esta ação, somente é possível quando o módulo de Administração de Pessoal | AP está integrado com o módulo Colabbe. Para eventuais dúvidas sobre a integração entre os módulos, acesse a documentação Integração - Administração de Pessoal x Colabbe. E para mais informações dos processos de pré-admissões, acesse a documentação Processos de pré-admissão do Onboarding (Admissão Digital).
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados > Processos de pré-admissão do Onboarding (FRGERONB)
Impostos
Implementado o relacionamento entre alguns campos das telas do e-Sfinge (v1.07)
Implementamos o botão Lupa em alguns campos de telas relacionadas ao menu Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07). Desse modo, o usuário poderá trazer dessas telas as informações dos campos que sejam relacionados, sem a necessidade de preencher manualmente suas informações. As telas e campos são os seguintes:
Tela | Campo(s) | Informações trazidas de |
---|---|---|
Alteração da Posse (FR304ALT) | Código do Cargo ou Função | Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) |
Número do Edital | Concursos/Processo Seletivo (FR304CON) | |
Número da Especialidade | Especialidade (R304COE) | |
Tipo de Quadro | Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) | |
Documento do Concurso (FR304COD) | Número do Edital | Concurso/Processo Seletivo (FR304CON) |
Especialidade (FR304COE) | Código do Cargo ou Função | Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) |
Número do Edital | Concurso/Processo Seletivo (FR304CON) | |
Tipo de Quadro | Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) | |
Prorrogação do Concurso (FR304PRO) | Número do Edital | Concurso/Processo Seletivo (FR304CON) |
Resultado do Concurso (FR304COR) | Código do Cargo ou Função | Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) |
Número do Edital | Concurso/Processo Seletivo (FR304CON) | |
Número da Especialidade | Especialidade (R304COE) | |
Tipo de Quadro | Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) | |
Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD) | Código do Cargo ou Função | Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) |
Dados Provento/Desconto Servidor (FR304FOP) | Código do Componente | Componentes da Folha de Pagamento (FR304CFP) |
Ingresso Emprego Público (FR304EMP) | Código do Cargo |
Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) |
Número do Edital | ||
Ingresso Estatutário (FR304EST) | Código do Cargo |
Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) |
Número do Edital | ||
Documentos da Atualização do Cargo ou Função (FR304ACD) | Número do Texto Jurídico | Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) |
Quadro de Vagas (FR304QUA) | Código do Cargo ou Função | Atualização do Cargo ou Função (FR340ACF) |
Caso deseje, o usuário ainda poderá preencher manualmente as informações nos campos mencionados.
Locais:
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir V1.07) > Concursos > Alteração da Posse (FR304ALT)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir V1.07) > Concursos > Documento do Concurso (FR304COD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir V1.07) > Concursos > Especialidade (FR304COE)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir V1.07) > Concursos > Prorrogação do Concurso (FR304PRO)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir V1.07) > Concursos > Resultado do Concurso (FR304COR)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir V1.07) > Folha de Pagamento > Dados Provento/Desconto Servidor (FR304FOP)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Ingresso Emprego Público (FR304EMP)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Ingresso Estatutário (FR304EST)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir V1.07) > Planos de Cargos > Documentos da Atualização do Cargo ou Função (FR304ACD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir V1.07) > Planos de Cargos > Quadro de Vagas (FR304QUA)
Cálculos
Ajuste no campo Período de Validade Inicial para inserir uma data maior das alíquotas
Ajustamos a tela de Alíquotas para que, quando a alíquota for cadastrada com Tipo de Contribuinte = E - Empregador, a data no campo Período de Validade passa a ser de 12/2030.
Para verificar a documentação completa, acesse Alíquotas.
Local: Tabelas > Valores > Previdência > Alíquotas (FR026ALI)
Ajuste em Stored Procedure para banco de dados ORACLE 12
Problema: o tamanho de uma variável utilizada em Stored procedures do banco de dados estava maior que o tamanho aceito pelo banco de dados ORACLE 12. Com isso, a atualização do sistema não era finalizada e apresentava erro na criação do objeto no banco de dados.
Correção efetuada: atualizamos o tamanho da variável para ser aceita nesta versão de banco de dados.
Local: Atualizador
Vales individuais e coletivos
Situação de perda no módulo Benefício e Tarefeiros com integração com o Controle de Ponto e Refeitório
Quando o módulo Benefícios e Tarefeiros estiver integrado com o módulo Controle de Ponto e Refeitório, a rotina de Geração de Vales irá considerar as situações de perda também para a apuração do colaborador. Logo, ao calcular um beneficio, além da forma tradicional já existente no sistema, o colaborador também poderá perder o direito ao vale no período definido no campo Faltas Vales, da tela Definições de Cálculo (FR044CAL), de acordo com as situações de apuração.
Local: Benefícios > Vales > Vales Gerados > Gerar (FRGERVAL)
Apuração do Ponto
Sistema não apurava corretamente as horas extras e trabalho quando haviam marcações de parada obrigatória
Problema: não apurava corretamente as horas extras e trabalho de marcações de motorista quando haviam marcações de parada obrigatória no mesmo minuto.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para apurar corretamente as horas.
Local: Cálculos > Apuração > Calcular (FRCALAPU)
Acerto do Ponto
Mover marcações
Problema: o sistema não permitia mover uma marcação dois dias antes da data original em que ela havia sido realizada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para possibilitar mover a marcação até dois dias antes, visto que a tela de digitar marcações também permite digitar uma marcação até dois dias depois da data da apuração.
Locais:
- Gestão do Ponto > Apuração > Gestão > Gestores
- Nova interface > Acertos da minha equipe
- Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Apuração > Acertos > Colaborador (FRACECOL)
Regras e Funções
Ajuste na rotina de relatórios para não ocorrer erro em relatórios executados via processo automático
Problema: ao executar um relatório que utilizasse a função BuscaTotalizadoresSituacoes via processo automático, a função não retornava os valores, fazendo com que o relatório listasse as informações incorretas. A listagem de forma manual não era afetada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a função retorne o valor correto dos totalizadores, mesmo via processo automático.
Local: Controle de ponto e refeitório > Recursos > Processos automáticos > Relatórios (FR300REL)
Acerto do Ponto
Mover marcações
Problema: o sistema não permitia mover uma marcação dois dias antes da data original em que ela havia sido realizada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para possibilitar mover a marcação até dois dias antes, visto que a tela de digitar marcações também permite digitar uma marcação até dois dias depois da data da apuração.
Locais:
- Gestão do Ponto > Apuração > Gestão > Gestores
- Nova interface > Acertos da minha equipe
- Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Apuração > Acertos > Colaborador (FRACECOL)
Login
Sistema apresentava mensagem de usuário inválido quando havia tentativa de recuperação de senha
Problema: quando a política de esquecimento de senha estivesse definida como Gerar uma nova senha e enviar por e-mail e o usuário tentasse recuperar essa senha pela antiga interface, sempre mostrava a mensagem de usuário inválido.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que mostre a mensagem informando que o recurso não é suportado e para que o usuário contate o administrador do sistema.
Local: Gestão do Ponto > Login > Esqueci minha senha
Dados de login de usuários não eram criptografados
Problema: os dados de login do usuário não estavam criptografados nos Resquest Headers das chamadas do serviço de login.
Correção efetuada: criptografamos os dados de login.
Local: Nova interface > Login
Históricos e Programações
Ajuste no sistema para não apresentar erro ao excluir e editar afastamentos
Problema: depois de inserir um histórico de afastamento sem data final e que gere um histórico de estabilidade, o usuário não conseguia mais alterar a data final nem excluir o afastamento pois ocorria o erro NullPointerException.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o usuário consiga editar e excluir o afastamento para não ocorrer mais o erro.
Local: Nova interface > Historicos > Afastamento
Relatórios
Novos dados listados no relatório de registro de exame audiométrico
Adicionamos as informações de data nascimento e sexo do dono da ficha médica e nome, telefone, endereço, CEP e cidade do prestador de serviços do exame no relatório 002 - Ficha Registro exame Audiométrico (SMAU002.GER).
Local: Medicina > Audiometria > Listar > 002 - Ficha Registro exame Audiométrico (SMAU002.GER)
Inventário de Riscos
Modelo SMIR002.GER - Inventário de Riscos Ocupacionais trazia informações de forma incorreta
Problema: modelo SMIR002.GER - Inventário de Riscos Ocupacionais listava as atividades de risco do cargo vinculado ao inventário, e não do posto.
Correção efetuada: ajustamos a documentação do sistema adicionando essa informação e ratificando este comportamento.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
PPRA por GHE
Inconsistência ao carregar Históricos de GHE
Problema: ao efetuar o carregamento dos Históricos de GHE, através do botão Mostrar, o sistema não era realizava corretamente a consistência para verificar se o PPRA é valido em relação a data fornecida como referência na tela.
Correção efetuada: ajustamos a tela para exibir a mensagem de consistência: Cadastro PPRA não disponível para este usuário na data informada., quando o PPRA não for mais válido, tendo a data de referência
Local: Segurança > PPRA por GHE > Manutenção Coletiva de Históricos de GHE (FRMHIGHE)
Duplicação da revisão do GHE
Problema: ao realizar a duplicação da revisão do GHE, o sistema apresentava mensagem de erro de violação de chave.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para realizar duplicação da revisão do GHE corretamente.
Local: Segurança > PPRA por GHE > Cadastro de PPRA (FR583CAD)
Robô criticava o campo Código Agente Nocivo por estar zerado
Problema: ao executar a ação 050, o robô criticava o campo Código Agente Nocivo por estar vazio, contudo, isso é incorreto, pois o campo Considera no PPP está preenchido como N - Não.
Correção efetuada: ajustamos o robô para que, quando o campo Código Agente Nocivo estiver vazio e o campo Considera no PPP estiver preenchido como N - Não, o robô não irá criticar o campo.
Local: Tecnologia > Diagnóstico de Ambiente > Robô
Rotinas Auxiliares
Apresentação da informação referente ao campo Motivo do histórico de alterações dos artefatos
Problema: ao alterar determinados artefatos (regras e cubos), era apresentada o valor Desconhecido em vez de Edição no campo Motivo do histórico de alterações.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável por gravar as alterações dos artefatos para que a informação do motivo do histórico de alterações seja gravada corretamente.
Relatórios
Geração de relatório com vários locais informados na tela de entrada
Problema: ocorria exceções que impediam a execução de relatórios que possuía vários locais informados no campo Locais da tela de entrada: Erro na Geração do SQL da Seção Detalhe: Detalhe_1. Erro de acesso ao banco de dados: Banco de Dados: SQL Server 2014. Erro do Banco (0): [Microsoft][SQL Server Native Client 11.0]COUNT field incorrect or syntax error.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável pela montagem do comando SQL para que possa executar corretamente o relatório quando houver vários locais informados na tela de entrada.
Local: Gerador de Relatórios
Corrigida ordenação das informações apresentadas no relatório
Problema: o Gerador de Relatórios não executava corretamente a ordenação de nomes e duplicava a informação no relatório.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de ordenação do relatório.
Local: Gerador de Relatórios
Gerenciamento de Usuários
Mensagem customizada na política de esquecimento de senha
Problema: quando realizada a operação de recuperação de senha, as mensagens customizadas no Senior Gerenciador de Usuários não eram apresentadas ao usuário.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de recuperação de senha para retornar as mensagem customizadas para falar com o administrador.
Segurança da Informação
Segurança da informação no Front-end do Gestão do Ponto
Complementamos o Manual de Segurança da Informação com instruções e recomendações para a configuração do Front-end do módulo Gestão do Ponto, do sistema Gestão de Pessoas | HCM, visando a segurança das informações.
Local: Segurança da informação > Principais recomendações comportamentais e de processo de trabalho > Segurança da informação no Front-end
Segurança da informação no Front-end do Gestão do Ponto
Complementamos o Manual de Segurança da Informação com instruções e recomendações para a configuração do Front-end do módulo Gestão do Ponto, do sistema Gestão de Pessoas | HCM, visando a segurança das informações.
Local: Segurança da informação > Principais recomendações comportamentais e de processo de trabalho > Segurança da informação no Front-end
Integrações
Utilização do Integrador Wiipo na versão 2.0.34
Problema: ao utilizar a versão 2.0.34 do integrador utilizado para geração do Holerite Digital Wiipo, o integrador apresentava erro durante a execução do processo. Esse erro ocoreu ao realizar o processo, a partir das versões 6.10.1.17 ou 6.2.35.96 do Gestão de Pessoas | HCM.
Correção efetuada: orientamos para que os clientes com essa versão, revertam o integrador para a versão 2.0.33 seguindo o passo a passo abaixo:
- Interromper o serviço do integrador;
- Fazer o download da versão estável neste link;
- Copiar o arquivo baixado para pasta do integrador, que possivelmente está em C:/Senior/Wiipo, porém este caminho pode variar em determinados casos;
- Remover a pasta install de dentro da pasta do integrador, em geral fica dentro de C:/Senior/Wiipo (pode variar para alguns clientes)
- Iniciar o serviço do integrador.
Recomendamos que este passo a passo seja enviado para a área de tecnologia de sua empresa. Se precisar verificar qual a versão do integrador, siga o tutorial abaixo:
- Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo WiipoInstaller.exe e em seguida, clique em Propriedades;
- Na janela que abrir, clique na guia Detalhes;
- Verifique se a versão que aparece é 2.0.34. Se sim, realize o passo a passo acima. Do contrário, não é necessário.