Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.29
19/02/2022
Tarefas liberadas: 34
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Ajuste na data do início do SST da tabela Datas eSocial e Definições do eSocial
Problema: a data do início do SST estava desatualizada para os grupos 2 e 3 na tabela Datas eSocial (R030DAT) e na tela Definições do eSocial (R030DES).
Correção efetuada: ajustamos o Atualizador para alterar a data do início do SST da tabela Datas eSocial (R030DAT) e na tela Definições do eSocial (R030DES).
Para versões anteriores a da liberação, disponibilizamos scripts para executar no menu Diversos > Utilitários > Atualização eSocial (FRATUESO). Eles irão funcionar para as bases com versão a partir de 6.2.35.99 ou 6.10.1.20.
Para alterar a tabela Datas eSocial (R030DAT)
egodEjVEQFEDDDsIUnYMLlNAZX9JJygyASN6QEFzaSVjc3xpVmYkREcgCDIAFgUnJAEKLQktDQ0kKAEICSgpLAUlI1o3Fh88IwEbLS8UHQw0FTAmKAkDVxMwFDQLKR4sLx8cDRo1Kw0AJikBACkBASgNDQwBASgNDQ5/YXAjARstdg0LYU5Jc3ZRCiEbKQsdNAIRFAMaMRY3AiFQUVEpKnA=
Para alterar nas Definições do eSocial (R030DES)
egodEjVERF4DKDYgelIkI15kRVtpKgU2DSZTQGV/SSVkbkBzcnwANCEzREphWn5QBQMECCIoCC0gLCwALCkJDC0oBAAmXElzbWxzJgwzLXMMD2hKZVJ2cCcAGiV6DA5QdX1MBykTAAtsbHhtDggEJ39sRHFtCwAeLAIRPQ8wOScTGR82KlF0CCkKIAEJBSkJAAEhBCQFKQAsCnobMx8xIiUyBCIUMAkxPRUOACAHfhc5ETwvKDIBIx8ZJR4QLwkJAiQsASgsIAgAKQQkBSkALAp/YHAqLDoMUiQjQEdAU1NxKgQaLQc0HSc4GSoaPRsWDiR5UXgNCn0=
Importante
A alteração das datas, independente se realizada pelo Atualizador ou pelo script executa o seguintes processos:
- Irá alterar a data do início do SST da tabela R030DAT dos grupos 2 e 3 para 10/01/2022.
- Na tabela das definições do eSocial (R030DES) irá alterar a data do início do SST para 10/01/2022, para as definições que estão com a data de 01/10/2022 no campo do início do SST.
Local: Diversos > Utilitários > Atualização eSocial (FRATUESO)
Prorrogado o período de convivência de versões do eSocial
Conforme divulgamos no Portal Exigências Legais, no dia 09 de fevereiro de 2022, o período de convivência foi prorrogado até 22/05/2022, dando mais tempo para os usuários que ainda não atualizaram seus sistemas para a nova versão (S-1.0), conforme comunicado do Governo.
Adicionamos uma consistência no campo Início Simplificação eSocial da tela de definições do eSocial para que não seja possível definir uma data posterior ao dia 23/05/2022 (primeiro dia que o Governo irá aceitar somente leiautes gerados com a versão S-1.0).
Atenção!
Clientes que não estão na versão simplificada do eSocial e querem continuar enviando os leiautes na versão 2.5.1, devem obrigatoriamente atualizar o sistema para essa versão. Pois, se não, a partir do dia 09/03, o sistema irá automaticamente enviar os leiautes na versão S-1.0.
Local: Empresas > Definições eSocial (FR030DES)
Administração de Pessoal
Geração do leiaute S-1005 de alteração do CNO
Problema: o sistema não gerava o leiaute S-1005 de alteração para todos os CNOs.
Correção efetuada: ajustamos a geração de tabelas para gerar corretamente o leiaute S-1005.
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Retificação do leiaute S-2190
Problema: ao realizar a alteração da data de admissão de um registro preliminar, na geração do leiaute S-2190 o mesmo não estava gerando como retificação e sim um novo envio ao eSocial.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente o leiaute S-2190 de retificação.
Locais:
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- eSocial >Colaboradores > Registro Preliminar de Trabalhador > Cadastro (FR034PRL)
Leiaute S-2299 de rescisão complementar com pagamento de Devolução de INSS
Problema: ao gerar o leiaute S-2299 de rescisão complementar quando possui Devolução de INSS, o valor para o evento gerava zerado retornando critica do eSocial: 285 - O valor informado deverá ser maior que zero.
Solução: ajustamos a geração do leiaute S-2299 quando possui pagamento somente com devolução.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Geração do leiaute S-3000 para exclusão do leiaute S-1210
Problema: ao utilizar a Exclusão de Pendências (FREXCPEN) para excluir o leiaute S-1210 incorreto sem simplificação de uma folha de 13º salário, o sistema gerava o leiaute S-3000 com o campo indApuracao (Indicativo de Apuração) com 0 e perApur (Período de Apuração) com máscara incorreta MM-AAAA.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar o leiaute S-3000 no indApuracao (Indicativo de Apuração) com valor diferente de 0 e perApur (Período de Apuração) com máscara igual a AAAA.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Exclusão de Pendências (FREXCPEN)
Valores rescisórios para estatutários agora são enviados pelo leiaute S-1202
Problema: as verbas rescisórias eram geradas nos leiautes S-2299 - Desligamento e S-2399 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término quando o campo Tipo de Regime Trabalhista, na tela Histórico Servidor Público (FR038HPU), estivesse definido como 2 - Estatutário/legislações específicas (servidor temporário, militar, agente político, etc.). Porém, as verbas rescisórias devem ser geradas nesses leiautes quando o campo Tipo de Regime Trabalhista estiver definido como 1 - CLT - Consolidação das Leis de Trabalho e legislações trabalhistas específicas.
Correção efetuada: corrigimos o envio dos leiautes de desligamento para que não sejam enviadas as informações de verbas rescisórias quando:
- o desligamento for anterior ao início dos periódicos;
- no leiaute S-2299, o colaborador for estatutário ou o motivo de desligamento não exigir o envio dos valores; e
- no leiaute S-2399, o colaborador não for da categoria eSocial 721 - Contribuinte individual - Diretor não empregado, com FGTS.
As verbas rescisórias serão geradas no leiaute S-1202 - Remuneração de Servidor vinculado ao Regime Próprio de Previd. Social quando o campo Tipo de Regime Trabalhista, na tela Histórico Servidor Público (FR038HPU), estiver definido como 2 - Estatutário/legislações específicas (servidor temporário, militar, agente político, etc.).
Local: eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
Cálculos
Ajuste no cálculo da ficha financeira para outros contratos
Problema: ao calcular a ficha financeira de dezembro de um colaborador ativo, que possui vinculo com outro contrato que já está demitido, o sistema considerava a base do outro contrato indevidamente.
Solução: ajustamos o calculo do outro contrato para buscar corretamente somente o calculo da competência, que corresponde ao mês de competência que está sendo calculado.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Relatórios
Alteração no relatório de Remessa Qualificação Cadastral
Alteramos o relatório 092 - Remessa Qualificação Cadastral (FPRE092.COL ) para não apresentar duplicados os colaboradores que possuem mais de um vínculo, para a correta validação no eSocial. A restrição é realizada pelo número do CPF, nome e data de nascimento.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 092 - Remessa Qualificação Cadastral (FPRE092.COL)
Contabilização
Correção nos relatórios de Contas Contábeis
Problema: ao emitir os relatórios 005 - Contas Contábeis por C. Custo (FPCO005.CAD) e 007 - Contas Contábeis por Total (FPCO007.CAD) com o campo de Integrar Empresa preenchido com Gera Pendência sem Integrar os relatórios não listavam a informação de Conta Reduzida.
Correção efetuada: ajustamos os relatórios para demonstrar a Conta Reduzida quando o campo Integrar Empresa estiver preenchido com Gera Pendência sem Integrar.
Locais:
- Empresas > Contábil > Listar > 005 - Contas Contábeis por C. Custo (FPCO005.CAD)
- Empresas > Contábil > Listar > 007 - Contas Contábeis por Total (FPCO007.CAD)
Integrações
Pendência de rateio de FGTS para o cálculo do Tipo 93 - Especiais
Problema: ao calcular a folha do Tipo 93 - Especiais, o sistema não gerava as informações de FGTS na pendência de Integração do ERP do Rateio.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar a pendência de rateio para o FGTS quando a folha for do Tipo 93 - Especiais.
Locais:
- Integração ERP > Integração Financeira > Recriar Pendências (FRRECPEN)
- Integração ERP > Integração Financeira > Consultar (FRCONPEN)
Anuais
Exceção de cálculo de Participação de Lucros na DIRF
Problema: ao gerar a DIRF não era considerada a data de pagamento da exceção de cálculo por filial para o cálculo do Tipo 92 - Participação de Lucros.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração de DIRF para verificar a exceção de cálculo por filial corretamente.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Gerar (FRGERANU)
Pensão Judicial de dissídio complementar no Informe de Rendimentos
Problema: o sistema considerava no Informe/DIRF indevidamente valores de pensão judicial de dissídio complementar em janeiro, com o pagamento efetivado em fevereiro.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração de Informe/DIRF, para não considerar valores de dissidio complementar para pensão judicial em janeiro de pagamentos efetuados em fevereiro.
Local: Anuais > Informe/DIRF > Gerar
Monitoramento da Ajuda Compensatória ao gerar a DIRF
Problema: ao verificar o monitoramento da DIRF, os eventos de Ajuda Compensatória não eram exibidos corretamente na linha que deveria corresponder no Informe de Rendimentos.
Solução: ajustamos o monitoramento para exibir no local correto os eventos de Ajuda Compensatória.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Gerar (FRGERANU)
Provisão
Valor de Provisão de Férias quando existe Rescisão Complementar
Problema: ao calcular a provisão de férias para um colaborador demitido, com rescisão complementar de dissídio, os valores não calculavam corretamente.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo da provisão de férias para calcular os valores de dissídio corretamente, quando existe rescisão complementar após a demissão.
Local: Cálculos > Provisões > Calcular (FRROTPRV)
Empresas
Pré-requisito para que a categoria 781 esteja disponível nas categorias opcionais do leiaute S-2300
Adicionamos à documentação da guia Categorias opcionais do leiaute S-2300, da tela de definições do eSocial, informações esclarecendo que, para que a categoria 781 - Ministro de confissão religiosa ou membro de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa do eSocial esteja disponível na lista de categorias opcionais do leiaute S-2300, é necessário que o usuário cadastre uma nova competência na tela Definições do eSocial (FR030DES).
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Definições do eSocial
Impostos
Implementações relacionadas ao eSfinge TCE/SC - v1.15
A fim de mantermos o sistema compatível com a versão 1.15 do eSfinge, liberada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em 10/02/2022, realizamos as seguintes implementações:
Campos
- Ajustamos o tamanho do campo Jornada de Trabalho Semanal, na tela Dados Funcionais do Agente Público (FR304DAD), para 5 dígitos, conforme novo formato exigido: hhhmm (3 dígitos para horas e 2 dígitos para minutos);
- Ajustamos a geração do campo Quantidade de Carga Horária para que também seja gerado conforme o novo formato (hhhmm) nos leiautes:
- Atualização do Cargo ou Função (FR304ACF);
- Ingresso de Emprego Público (FR304EMP); e
- Ingresso Estatutário (FR304EST).
Itens
Criamos os seguintes itens:
- 98 - Anexo de Edital de Licitação, utilizado no campo Natureza do Arquivo, das telas Documentos da Atualização do Cargo ou Função (FR304ACD) e Documentos do Concurso (FR304COD);
- 14 - Protocolo de Intenções, utilizado no campo Tipo do Texto Jurídico, da tela Atualização do Cargo ou Função (FR304ACF);
- 30 - Reforma Administrativa, utilizado no campo Tipo de Movimentação, da tela Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD).
Além disso, alteramos a descrição da opção 3, do campo Tipo de Movimentação, de Enquadramento/Transformação de Cargo ou Emprego para Enquadramento/Transformação de Cargo ou Emprego/Reforma Administrativa.
Para mais informações sobre as diferenças entre as versões 1.15 (10/02/2022) e 1.14 do e-Sfinge, acesse TCE/SC Confluence.
Locais:
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Concursos > Documento do Concurso (FR304COD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Ingresso Emprego Público (FR304EMP)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Ingresso Estatutário (FR304EST)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Planos de Cargos > Atualização do Cargo ou Função (FR304ACF)
Relatórios
Novo modelo de relatório no template da Wiipo
Disponibilizamos o novo modelo de relatório 026 - Resumo de Compra - Fornecedor Wiipo (BS00026.VAL), cujo objetivo é gerar as informações de vales por colaborador para serem integradas ao fornecedor Wiipo.
Local: Benefícios > Vale > Listar > 026 - Resumo de Compra - Fornecedor Wiipo (BS00026.VAL)
Refeitórios
Ajuste na consistência da tela de Manutenção do Refeitório
Problema: ao cadastrar refeições para um colaborador e, posteriormente, selecionar um colaborador diferente, clicando em Gravar com a grade principal vazia, ao clicar duas vezes no colaborador com as refeições, as informações não eram consistidas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de gravação de refeições, para permitir gravar somente quando a grade principal de cadastro estiver ativa.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Refeitórios > Manutenção (FRMNTREF)
Históricos
Ajuste nos campos da tela Histórico de Apuração
Problema: o sistema apresentava a mensagem de erro: br.com.senior.asas.costdp.TSLabel cannot be cast to br.com.senior.asas.codcop.TSDBText quando havia um campo customizado na tela de Histórico de Apuração (FR038APU). Além disso, o campo Definição das Situações ficava desalinhado em relação aos outros campos.
Correção efetuada: ajustamos os campos para que não seja apresentada a mensagem de erro.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Históricos > Apuração (FR038APU)
Marcações
Tipo de horário Flexível nos Intervalos considera hora extra em refeição
Na documentação Tipo de Horário 6 - Flexível nos Intervalos, inserimos informação referente à hora extra extras na refeição.
Para verificar a informação, acesse Tipo de Horário 6 - Flexível nos Intervalos.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Controle de Ponto e Refeitório > Marcações > Tipos de Horários > Tipo de Horário 6 - Flexível nos Intervalos
Apuração do Ponto
Ajuste cálculo de apuração do ponto apresentava lentidão e travamento
Problema: o sistema apresentava lentidão e travamento ao calcular a apuração quando havia alterações realizadas nas horas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de cálculo de apuração do ponto para que não ocorra lentidão ou travamento.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Apuração > Calcular (FRCALAPU)
Relatórios
Ajuste no relatório de Ocorrências na apuração
Problema: na geração do relatório de Ocorrências na apuração, as jornadas que não violavam a interjornada apareciam como violação no relatório.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de cálculo da diferença entre jornadas para que a violação de interjornada seja listada corretamente.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Apuração > Listar > Auditoria Apuração > 004 - Ocorrências na apuração (HRAU004.GER)
Ajuste em erro 500 no Gestão do Ponto
Problema: ocorria erro no Unknown Entity bean class no Deploy do Gestão do Ponto impossibilitado que os usuários utilizassem o sistema.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o erro não ocorra novamente.
Local: Deploy
Acerto do Ponto
Permissões de cálculos com nomeação de substituto
Problema: as permissões de cálculo não eram validadas corretamente quando o usuário autenticava no sistema como usuário substituto. O problema ocorria quando o usuário substituído era administrador, e havia algum grupo na qual esse administrador pertencia, que possuía as permissões negadas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para carregar corretamente as permissões de cálculo na nomeação de substituto.
Local: Nova interface > Acertos da minha equipe
Apuração do Ponto
Ajustes de performance no calculo da apuração
Problema: ocorria lentidão e alto consumo de CPU quando executado o cálculo da apuração para colaboradores que possuíam escala do tipo Busca Automática.
Correção efetuada: fizemos ajustes de performance no cálculo para aumentar seu desempenho e não consuma tanto CPU.
Local: Apuração > Calcular
Incidentes do Ponto
Incidente de intrajornada era gerado indevidamente
Problema: o sistema gerava indevidamente o alerta e situação de violação de intrajornada, em horários sem marcação de refeição previstas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para não gerar o alerta de forma indevida.
Local: Nova interface > Gestão de incidentes > Gestão dos incidente
Currículo WEB
Acesso ao portal do Currículo Web
Problema: ao tentar acessar o portal do Currículo Web ocorria o seguinte erro: Nenhuma instância disponível. Tente novamente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que seja possível acessar o portal do Currículo Web normalmente.
Inventário de Riscos
Ajuste na geração do inventário de riscos
Problema: ao gerar o inventário de riscos ocorria erro de acesso ao banco de dados, pois estava tentando inserir uma quantidade de caracteres maior que o campo DesAmb da tabela de Manutenção do Inventário de Riscos - GHEs (R584GHE) permitia.
Correção efetuada: ajustamos a tabela de Manutenção do Inventário de Riscos - GHEs (R584GHE) para permitir a inserção de uma descrição de ambientes com até 8000 caracteres.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Geração (FRGERINV)
Rotinas de Usuário
Permissões de acesso durante integração do Gestão de Pessoas | HCM com Gestão Empresarial | ERP
Problema: quando era realizada a integração com ERP e era realizado uma troca de usuário do HCM entre as integrações, as permissões de menu eram sobrescritas.
Correção efetuada: ajustamos as rotinas de autenticação para que quando exista integração em HCM e ERP não sejam sobrescritas as permissões de acesso dentro do modulo HCM.
Relatórios
Tratamento de caracteres na emissão de relatório
Problema: ao emitir relatório na versão web, o sistema retornava a mensagem Nenhuma instância disponível.
Correção efetuada: corrigimos o tratamento de caracteres cuja a conversão para UTF-8 causava a mensagem de erro.
Importação e Exportação
Exportação de relatório com campo de data DD/MM/YY para XLSX
Problema: ao exportar um relatório com campo de data com formato DD/MM/YY para XLSX, o Excel não preenchia o ano corretamente como 2020 ou 2021, mas como 1920 ou 1921, por exemplo.
Correção efetuada: mudamos a rotina para converter uma string com formato DD/MM/YY para data e para string novamente.