Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.32
11/03/2022
Tarefas liberadas: 23
Ajuste na geração dos eventos não periódicos
Problema: ao carregar as pendências dos leiautes não periódicos, o sistema apresentava a mensagem Erro ao carregar lista de pendências .
Correção efetuada: ajustamos o sistema para demonstrar as pendências corretamente.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Excluídos tipos de anotações na versão S-1.0 do eSocial
Na versão eSocial S-1.0, os tipos de anotação 1 - Advertência, 2 - Suspensão, 3 - Aposentadoria e 9 - Outros foram excluídos. Por conta disso, adicionamos o texto [Não se aplica mais ao eSocial] no final da descrição desses tipos de anotações e eles não serão mais considerados nos envios ao eSocial.
Locais:
- Segurança do Trabalho > Tabelas > Segurança > Anotações (FR022NOT)
- Administração de Pessoal > Tabelas > Gerais > Anotações (FR022NOT)
Administração de Pessoal
Geração do leiaute S-2200 migrado
Problema: o leiaute S-2200 migrado não era processado, ocorria a seguinte mensagem: O Nome do Cargo é obrigatório. Verifique o cadastro do Cargo do Empregado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para buscar o nome do cargo do colaborador a partir do histórico de cargo.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Migração dos leiautes S-2200 e S-2206 com divergência para arquivos gerados na versão simplificada
Problema: ao efetuar a migração dos arquivos XML dos leiautes S-2200 e S-2206, que foram gerados na versão 1.0 (simplificação), a rotina não gravava corretamente as informações sobre o tipo de jornada e indicativo de horário noturno. Com isso, ao tentar retificar um envio migrado ocorria a mensagem de consistência: É necessário informar o tipo de Jornada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de migração dos leiautes S-2200 e S-2206, para gravar corretamente as informações sobre o tipo de jornada e indicativo de horário noturno.
Local: eSocial > Migração > Relacionar dados (FRIMPESOSEL)
Implementações com base na Nota Técnica Nº 23/2021 e Nota Técnica S-1.0 Nº 04/2021
A fim de adequarmos o sistema com base no que dispõem o item 3.3 da Nota Técnica Nº 23/2021 e a Nota Técnica S-1.0 Nº 04/2021, respectivamente nas versões 2.5 e S-1.0 do eSocial, realizamos as seguintes implementações:
- Implementamos o campo Cnpj do Responsável pela Obra, na guia Estabelecimento eSocial da tela Filiais (FR030FIL). O campo será habilitado para digitação obrigatória quando:
- a data de alteração na tela Filiais (FR030FIL) for maior ou igual a 04/2022; e
- a filial for do tipo Obra.
- Na tela Afastamentos (FR038AFA), adicionamos uma condição para validar o campo CNPJ Mandato Eletivo apenas quando a Nota Técnica S-1.0 Nº 04/2021 não estiver vigente. Além disso, adicionamos essa mesma condição ao envio do leiaute S-2230 - Afastamento Temporário;
- Na tela Informações Admissionais (FR034ADM), habilitamos os campos referentes ao Mandato Eletivo do colaborador quando o campo Categoria eSocial Origem estiver definido como 304 - Servidor público exercente de mandato eletivo, inclusive com exercício de cargo em comissão ou 305 - Servidor Público indicado para conselho;
- Na tela Manutenção de Benefícios (FR034BEN), retiramos a obrigatoriedade de preenchimento do campo CNPJ de Origem quando tipo de benefício for pertencente ao Grupo 06 - Pensão por Morte;
- Incluímos na tela de Fechamento de Eventos Periódicos (FRFECFOL), em Questionamentos, uma nova opção para que não sejam realizadas validações das regras de fechamento pelo eSocial, atendendo o campo naoValid do leiaute S-1299. Como padrão, o valor do campo será N - Não. A consistência das validações continuam sendo configuradas pela tela Definições do eSocial (FR030DES), no campo Consistir Fechamento Folha S-1299;
- Criamos o campo percTransf na tabela R350RES do leiaute S-1280 - Informações Complementares aos Eventos Periódicos, a fim de persistir a informação referente ao percentual de contribuição social devida, no caso de transformação em sociedade de fins lucrativos;
- Criamos o campo (de preenchimento não obrigatório) de classificação tributária ClaTri na tabela R349CSC, incluindo também esse campo no relatório 001 - S-5001 - Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO).
- Alteramos o relatório 003 - S-5011- Contribuições sociais por contribuinte (FPAR003.ESO) para que seja apresentado o campo Percentual de Contribuição eSocial.
Locais:
- Cálculos > Terceiros > Atividades Concomitantes Simples (FRPRDCON)
- Cálculos > Terceiros > Receita Desoneração Folha (FRPRDDES)
- Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Informações Admissionais (FR034ADM)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Diversos > Telas Especiais > Telas Windows > Informações Admissionais (FRADMFUN)
- Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 001 - S-5001- Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO)
- eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 003 - S-5011- Contribuições sociais por contribuinte (FPAR003.ESO)
- eSocial > Eventos Periódicos > Fechamento (FRFECFOL)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Segurança do Trabalho
Geração do leiaute S-2240 na distribuição do EPI previsto no GHE
Problema: ao realizar a distribuição de EPI e ele estivesse previsto no GHE do colaborador, não era gerado o leiaute S-2240.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para gerar corretamente o leiaute S-2240.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Provisões
Baixa de provisão de 13º salário para colaborador com afastamento
Problema: o sistema não calculava o valor de baixa do FGTS na provisão do 13º salário, quando o colaborador teve o ano inteiro afastamento por acidente de trabalho e o campo Calcular Provisão Mensal, da tela de definições de Provisões (FR146DEF), estava informado com a opção F - Sim, inclusive FGTS para afastados (acid. trabalho ou serv. militar).
Correção efetuada: ajustamos a geração da provisão do 13º salário para gerar os valores de baixa no momento do pagamento do 13º salário.
Local: Colaboradores > Provisões (FR146PRV)
Regras e Funções
Ajuste na documentação de Índice de Funções
Problema: a documentação relacionada à Sequência de Documentos estava incorretamente considerada na documentação de Funções, uma vez que a Sequência de Documentos não é uma função.
Correção efetuada: ajustamos para que a documentação referente à Sequência de Documentos não seja vinculada à opção de funções de customização do sistema.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Índice das Funções
Colaboradores
Pesquisa do registro preliminar na ficha básica
Problema: ao cadastrar um registro preliminar de trabalhador com data de inclusão e data de admissão diferentes (por exemplo, 03/02/2022 e 04/03/2022) e na ficha básica inserir as informações do colaborador, após informar a data de admissão, o sistema apresenta a tela de pesquisa de registro preliminar para fazer o vínculo e efetuava a busca comparando as datas de admissão e inclusão, como elas eram diferentes, o registro não era encontrado.
Correção efetuada: ajustamos a busca do registro preliminar na ficha básica, para que seja comparada a data de admissão informada na ficha com a data de admissão do registro preliminar.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Melhoria na documentação da tela de troca de cadastros
Melhoramos a documentação referente à tela Troca de Cadastros, a fim de esclarecer que quando houver uma Admissão Preliminar (S-2190) vinculada a uma Ficha de Registro (S-2200) para a versão do eSocial Simplificado (S-1.0), não será possível utilizar a rotina de alteração de cadastro do colaborador, pois a Admissão Preliminar gera uma matrícula que deve ser a mesma informada na Ficha de Registro.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Trocar Cadastros
Relatórios
Correção no relatório de demonstrativo de médias da rescisão
Problema: ao listar o modelo 014 - Demonstrativo de Médias (FPDR014.COL), não eram demonstrados os valores inseridos na tela de movimento da rescisão (FREVEMVT).
Correção efetuada: ajustamos a geração do relatório para exibir os valores dos eventos considerados para as médias.
Locais:
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
- Colaboradores > Rescisão > Listar > Doctos Rescisão > 014 - Demonstrativo de Médias (FPDR014.COL)
Ajuste ao listar o relatório demonstrativos de médias
Problema: ao listar o relatório 014 - Demonstrativos de Médias (FPDR014.COL), quando o código da empresa era maior que 999, o sistema apresentava a mensagem O controle Sistema003 possui a máscara 999 inferior ao valor 1138 que está sendo atribuído neste momento. Para corrigir altera a máscara do controle Sistema003 e salve a alteração no modelo .
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar corretamente o relatório quando a empresa possui código maior que 999.
Local: Colaboradores > Rescisões > Listar > Doctos Rescisão > 014 - Demonstrativos de Médias (FPDR014.COL)
Correção no Informe de Rendimentos conforme a IN nº 2.060 de dezembro de 2021
Problema: ao listar os modelos 001 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU) e 005 - Comprovante de Rendimentos Legal -Portal (FPIN005.ANU), a descrição no campo 8. Responsável pelas Informações, após o nome do responsável legal, listava a seguinte informação: Dispensada a assinatura de acordo com IN RFB 2.060/2021 art. 2.
Correção efetuada: ajustamos os modelos para listarem no item 8. Responsável pelas Informações, a descrição Aprovado pela Instrução Normativa RFB nº2.606, 13 de dezembro de 2021 conforme instrução do Governo.
Locais:
- Anuais > Informe/DIRF > Listar > 001 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU)
- Anuais > Informe/DIRF > Listar > 005 - Comprovante de Rendimentos Legal -Portal (FPIN005.ANU)
Integrações
Ajuste na documentação da tela de integração do módulo Benefícios e Tarefeiros
Melhoramos a documentação referente à tela Integração dos Benefícios e Tarefeiros, a fim de esclarecermos que, para que o Plano de Saúde seja gravado nas tabelas R051SAC e R051SAD, será necessário que o usuário utilize as variáveisRgrValRub e RgrDepRub, respectivamente, para Titular e Dependente.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Benefícios e Tarefeiros > Benefícios > Integrações
Relatórios
Melhoria na documentação do modelo Listagem da Margem de Consignação
Alteramos a descrição do relatório 003 - Listagem da Margem de Consignação (BS00003.EMP) incluindo a seguinte informação: O cálculo da Margem de Consignação identifica o cálculo anterior ao selecionado. Para o cálculo anterior, busca os eventos da ficha financeira que estão cadastrados para o banco (Benefícios > Empréstimo Consignado > Definições > Base de Cálculo (FR049DEF )) e soma os valores conforme a incidência informada.
Busca os eventos de deduções conforme cadastrados para o banco ( Benefícios > Empréstimo Consignado > Definições > Deduções(FR049DEF )). Multiplica o valor da base encontrada pelo percentual da margem de consignação cadastrada para o banco (Benefícios > Empréstimo Consignado > Definições (FR049DEF)), e em seguida, decrementa o valor de dedução. A função não trata acumuladores, apenas eventos que estão na ficha financeira.
Local: Empréstimo > Listar > 003 - Listagem da Margem de Consignação (BS00003.EMP)
Ajuste de acesso do Gestão do Ponto através da plataforma seniorX
Problema: ao acessar o sistema através da plataforma seniorX, ocorria o erro NullPointerException.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não ocorra o erro novamente.
Local: seniorX > Gestão do Ponto
Incidentes do Ponto
Ajuste no sistema para possibilitar informar o responsável na aplicação de penalidades corretamente
Problema: ao aplicar uma penalidade na tela de Gestão de Incidentes, o campo Responsável, não retornava colaboradores que não estavam indicados no módulo Gestão do Ponto. Por isso, gestores que tinham cadastro de ficha básica no sistema, mas que estavam com a opção Contador controle de ponto e refeitório preenchido com 4 - Não conta, não conseguiam selecionar a si próprio como responsável. O mesmo ocorria com o campo Responsável na tela de Histórico de Anotações.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar colaboradores sem indicação para o módulo Gestão do Ponto.
Local: Nova interface > Gestão de incidentes > Gestão dos incidentes
Banco de Horas
Ajuste na tela de Manutenção de lançamentos
Problema:na tela de Manutenção de lançamentos do banco de horas, quando havia mais de 50 (cinquenta) lançamentos para 1 (um) único colaborador em um período, os registros mais recentes do período que excedesse a 50ª (quinquagésima) posição da lista, não apareciam.
Correção efetuada: ajustamos a visualização da tela para que todos os lançamentos sejam visualizados, sem limite de registros.
Local: Gestão do Ponto > Banco de Horas > Manutenção de lançamentos
Cálculos
Ajuste no cálculo de apuração e log do cálculo
Problema: ao realizar o cálculo de apuração, o processo não era finalizado e nenhum log era gerado na tela.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o cálculo seja realizado corretamente e os logs sejam gerados na tela.
Local: Gestão do Ponto > Cálculos > Cálculo de apuração
Atendimentos
Melhoria na documentação da tela Gerar Solicitação de Vacina
Melhoramos a documentação referente à tela Gerar Solicitação de Vacina (FRGERVAC). Esclarecemos que, ao gerar a solicitação de vacina, o sistema automaticamente utiliza a mesma data do campo Data Solicitação para o campo Data de Aplicação. Caso a data de aplicação seja diferente da data de solicitação, será necessário que o usuário acesse a tela Aplicação da Vacina (FR111VAC) e defina o campo Data de Aplicação com a data desejada.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Medicina > Vacinação > Gerar Solicitação
Planos de Ação
Ajuste no cadastrar de executor do plano de ação
Problema: ao tentar cadastrar uma etapa de execução/acompanhamento de um plano de ação no sistema, não era possível cadastrar o campo Executor dependendo da empresa selecionada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para ser possível cadastrar o executor de uma etapa de execução/acompanhamento de um plano de ação.
Local: Segurança > Plano de Ação > Cadastro (FR084PLN)
PPRA por GHE
Correção na rotina de exclusão da revisão do GHE
Problema: ao tentar excluir a revisão do GHE ocorria a mensagem: Não é possível excluir esse registro pois ele está sendo referenciado por outro registro no banco de dados. R583IRO(CodPRA;CodGHE;RevGHE) -> R583REV(CodPRA;CodGHE;RevGHE).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para realizar o processo de exclusão da revisão do GHE corretamente.
Local: Segurança > PPRA por GHE > Revisão do GHE (FR583REV)
Plataformas Homologadas
Corrigida a data de fim do suporte ao GlassFish 4
Problema: na página Plataformas homologadas era informada erroneamente a data de fim do suporte ao GlassFish 4.0.89: maio de 2022.
Correção efetuada: corrigimos a informação sobre o fim do suporte ao GlassFish 4.0.89, que é dezembro de 2023.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Informações Técnicas > Plataformas homologadas