Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.33
18/03/2022
Texto alterado em:
- 01/04/2022 - Incluímos que a liberação atende também os leiautes S-2399, S-1200, S-1202 e S-1207 na matéria Correção na geração dos leiautes S-2299, S-2399, S-1200, S-1202 e S-1207 .
Tarefas liberadas: 27
Atualização para clientes na Simplificação eSocial
Problema: para os clientes que entraram na simplificação eSocial no dia 10/03/2022, ao atualizar o sistema alterava a data de inicio da simplificação eSocial (zerando a data), ocorrendo inconsistências no envio ao eSocial.
Correção efetuada: ajustamos a atualização do sistema para os clientes que entraram na simplificação eSocial, a data de início dos leiautes na versão S-1.0 será 10/03/2022.
Local: Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
Administração de Pessoal
Leiaute S-1210 de devolução de férias na mesma competencia do IR de férias
Problema: ao realizar a geração do leiaute S-1210, o sistema apresentava a mensagem [ERRO] null. Isso ocorria pois, o colaborador teve devolução de IR, recibo de férias e ficha financeira na mesma competência.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para processar corretamente o leiaute S-1210.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Geração do leiaute S-1210 no tipo de envio 1 - Normal
Problema: o sistema permitia gerar o leiaute S-1210 de retificação, no tipo de envio 1 - Normal (Faz 1º enviou ou somente envia quem teve alteração), sem ter alteração de folha.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1210, para não permitir a geração no tipo de envio 1 - Normal (Faz 1º enviou ou somente envia quem teve alteração) quando não existir alteração.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Geração do leiaute S-2206 de alteração de escala
Problema: ao processar o leiaute S-2206 de alteração de escala retroativa a simplificação, ocorria a seguinte mensagem: É necessário informar Descrição Jornada eSocial Simplificado. Verifique o cadastro da escala do colaborador.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-2206.
Locais:
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- Colaboradores > Históricos > Escala (FR038HES)
Correção na geração dos leiautes S-2299, S-2399, S-1200, S-1202 e S-1207
Problema: após realizar o uso da rotina de exclusão de pendência nos leiautes S-2299, S-2399, S-1200, S-1202 ou S-1207 e efetuar o reprocessamento da pendência do respectivo leiaute, ocorria a mensagem: Violação de Chave.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para gerar corretamente os leiautes.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Geração das escalas para o eSocial Simplificado (S-1.0)
Adicionamos o campo Geração Intervalo à tela de geração das escalas para o eSocial Simplificado (S-1.0). Esse campo tem a função de formatar a descrição do campo Descrição Jornada eSocial Simplificação, da grade Escalas, conforme a opção selecionada. As descrições serão formatadas de acordo com as seguintes opções:
- Discrimina início e fim, junto ao horário;
- Demonstrando entradas e saídas;
- Demonstra quantidade horário de intervalo;
- Sem Intervalo.
Importante
O campo Geração Intervalo estará habilitado apenas quando o campo Geração Descrição estiver definido com a opção Gerada Pelo Sistema.
Local: eSocial > Utilitários > Gerar Informações Escala eSocial Simplificado (FRGRDESC)
Controle de Ponto e Refeitório
Sistema apresentava mensagem indevida para troca de escala
Problema: ao acessar a troca de escala o sistema exibia a mensagem de erro Escala não está compatível com a Simplificação do eSocial. Verifique os campos Tipo Jornada eSocial Simplificado e Descrição Jornada eSocial Simplificado no cadastro da escala. indevidamente quando o sistema não possuía o módulo do Administração de Pessoal.
Correção efetuada: ajustamos a validação para somente verificar quando o cliente possuir o módulo do Administração de Pessoal.
Local: Colaboradores > Históricos > Escala (FR038HES)
Colaboradores
Atualização do CEP no cadastro de Fornecedor do ERP
Problema: ao incluir ficha complementar, o web service de Integração de Fornecedor não atualizava o CEP no sistema Gestão Empresarial | ERP quando o fornecedor já existia.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para executar o web service novamente e atualizar o CEP no Gestão Empresarial | ERP.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar (FR034CPL)
Informações na indicação de módulos
Problema: ao efetuar a listagem dos colaboradores, era exibida a mensagem: Valor Inválido. Isso ocorria quando o centro de custo vinculado ao histórico do colaborador fosse um valor alfa-numérico.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para listar corretamente as informações do colaborador.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Indicação Módulos (FRMODASS)
Cálculos
Férias Interrompidas para recibo de férias coletivas com gozo em dois periodos aquisitivos
Problema: ao gerar a interrupção de férias para férias coletivas, quando o gozo compreende dois períodos aquisitivos diferentes, os valores não eram integrados corretamente na ficha financeira e a tela não permitia fazer alteração.
Correção efetuada: ajustamos a tela de alteração de gozo e o cálculo para gerar os valores corretamente.
Para clientes com essa situação, instruímos fazer a leitura da documentação de Férias interrompidas.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
Relatórios
Formato sintético do relatório IRRF Por Trabalhador
Problema: ao listar o relatório 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO) no campo Exibir em Colunas com a opção S - Sintético o mesmo era listado em branco, pois a opção apenas irá listar informações referente aos descontos de IRRF a qual não apresenta informações na versão simplificada.
Correção efetuada: ajustamos o relatório, quando não houver informações será exibida a mensagem: Não há informações a listar. Incluímos também na descrição que a opção S - Sintética não possui informações a serem listadas na simplificação.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO)
Anuais
Valores de 13º salário sobre RRA na Dirf
Problema: ao calcular a Dirf e o Informe de Rendimentos para colaboradores com valores de dissidio, e com valor de 13º salário de RRA, o valor era somado e informado indevidamente no item 5 - Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva (Rend.Líquido) de 13º salário.
Correção efetuada: ajustamos a geração da Dirf e do Informe de Rendimentos para exibir o valor referente ao 13º salário correto no item 5 - Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva (Rend.Líquido).
Importante
Após a atualização do sistema, os clientes que estão com essa situação devem gerar novamente a Dirf e o Informe de Rendimentos.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Gerar (FRGERANU)
Impostos
Ajuste na aplicação de liminar na relação de INSS
Problema: ao utilizar liminar por empresa para INSS parte patronal, e sempre aplicar a liminar zerando parte outras entidades, com o campo Apl Outras entidades com a opção N - Não, após cadastrar uma nova filial na empresa que não utilizaria desta liminar, foi informado data fim para liminar da empresa e cadastrado as liminares nas filiais para que continuasse aplicando a isenção de INSS. Porém, o relatório de relação de INSS passou a não aplicar isenção para outras entidades, demonstrando valor no campo Outras Entidades. Isso ocorria pois, o campo aplicação parte outras entidades não é demonstrado em tela para ser informado, assim de forma padrão é levado como S - Sim, sendo que ele somente pode ser utilizado ao realizar uma customização.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não seja levado em consideração as informações desses campos, caso o cliente não possua o funcionamento customizado, pois o funcionamento padrão é levar todos os três campos Aplic. Parte Empresa,Aplic. RAT e Apl Outras entidades com a opção S - Sim.
Local: Impostos > Previdência > Relação > Inss (FRLISINS)
Integrações
Melhoria nas documentações de Despesas Assistência Médica e Integração do módulo Benefícios e Tarefeiros
Adicionamos mais informações às documentações dos campos Parte do Colaborador (da tela de despesas assistência médica) e Assistência Médica (Despesas) (da tela de integração do módulo Benefícios e Tarefeiros), a fim de esclarecer que o campo Parte do Colaborador integra no evento indicado no campo Evento Titulares, da tela para cadastro de Planos de Saúde, que é o mesmo evento da integração da mensalidade do plano do titular. Nessa situação, caso o campo Duplos esteja definido como C - Considera Último, o valor de Mensalidade será sobrescrito pelo valor de Despesas.
Para mais informações, acesse as documentações de Integração dos Benefícios e Tarefeiros e Despesas Assistência Médica.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Benefícios e Tarefeiros > Benefícios > Assistência > Despesas
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Benefícios e Tarefeiros > Benefícios > Integrações
Assistência
Ajuste na documentação do campo Desc. Mês Exclusão
Ajustamos a documentação do campo Desc. Mês Exclusão, da tela Assinalamento Plano de Saúde (Individual) (FR164ASS), para clarificarmos que a parametrização desse campo só é possível quando for informada a Data Exclusão.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Benefícios e Tarefeiros > Benefícios > Assistência > Assinalamentos > Individual
Banco de Horas
Ajuste do saldo de banco de horas na tela de Acertos do colaborador
Problema: na visualização do saldo de banco de horas para períodos de folha diferente de 30 (trinta) dias, o terceiro mês da projeção poderia não ser demonstrado na aba Totais.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, independente da quantidade de dias na folha dos meses, o saldo seja demonstrado corretamente nas projeções.
Local: Gestão do Ponto > Acertos do colaborador
Abrangências
Ajuste na atualização de abrangência por hierarquia funcional
Problema: na atualização de abrangência por hierarquia de posto, o colaborador abaixo da hierarquia do usuário que deveria estar sendo visualizado, não aparece na listagem de colaboradores.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que os colaboradores sejam atualizados e exibidos corretamente nas telas de listagem de colaboradores.
Local: Gestão do Ponto > Apuração > Gestão > Gestores
Apuração do Ponto
Sistema considerava inválidas as marcações em dias com horário móvel
Problema: o sistema apurava indevidamente a situação de marcações inválidas em dias com horário móvel noturno, onde a marcação de entrada ocorresse exatamente à meia noite (00:00).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para apurar o dia corretamente.
Local: Nova interface > Apuração > Calcular
Analytics
Ajuste no sistema para considerar a porcentagem de eventos de crédito e débito no fechamento de banco de horas
Problema: no fechamento do banco de horas, quando os eventos de débito e crédito possuíssem uma porcentagem para considerar no valor de cálculo, a porcentagem não era considerada para a geração de evento de pagamento no fechamento.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a porcentagem do evento na geração de evento seja considerada para a demonstração do pagamento no Analytics.
Local: Gestão do Ponto > Analytics
Acerto do Ponto
Avisos não eram apresentados na inserção de ponte ou compensação de datas
Problema: na inserção de ponte ou compensação em datas em que já haviam avisos no sumário da tela de Acertos do colaborador, os avisos não eram apresentados.
Correção efetuada: ajustamos a visualização de avisos para que sejam mostrados corretamente quando houver inserção de ponte ou compensação.
Local: Gestão do Ponto > Acertos do Colaborador
Históricos e Programações
Ajuste no campo de Data Inicial na inserção de um histórico
Problema: na inserção de um novo histórico de afastamento, ao digitar uma data inicial com o dia maior que 12 (doze), a data ficava no formato incorreto.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de inserção de datas para consistir o afastamento corretamente.
Local: Gestão do Ponto > Históricos > Afastamentos
Candidato Externo
Documentação do campo Data Validade da tela de cadastro de candidato externo
Melhoramos a documentação do campo Data Validade da tela Candidato Externo (FR122CEX), a fim de esclarecer que, quando ocorrer o primeiro login do dia no módulo Recrutamento e Seleção, o sistema automaticamente irá alterar a situação do candidato para 7 - Expirado ou 1 - Ativo no Processo (dependendo da data cadastrada nesse campo) se baseando na data do login.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Recrutamento e Seleção > Candidatos > Cadastro
Relatórios
Ajuste na geração de inventário de risco
Problema: ao efetuar a geração do inventário de risco, ocorria a mensagem: Violação de Chave. Isso ocorria quando na revisão do GHE por PPRA, houvesse um mesmo EPI cadastrado duas vezes, sendo que uma ele estava vinculado à um agente de risco e no outro estava zerado.
Correção efetuada: ajustamos a geração do inventário de riscos.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Geração (FRGERINV)
Relatório PPRA por GHE - Parte Conceitual campos CNAE e Atividade
Problema: ao listar o relatório 001 - Parte Conceitual (SMGH001.GER), o campo CNAE aparecia em branco, e quando o campo Atividade era muito grande demonstrava cortado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema, para que os campos CNAE e Atividade sejam listados corretamente.
Local: Segurança > PPRA por GHE > Listar > 001 - Parte Conceitual (SMGH001.GER)
Rotinas de Banco de Dados
Corrigido processo responsável pelas condições de abrangência do usuário
Problema: quando o usuário possui mais de uma abrangência, ocorria um erro ao buscar o código do usuário: Cadastro não disponível para este usuário.
Correção efetuada: corrigimos o processo responsável por montar as condições de abrangência do usuário para respeitar a definição.
Relatórios
Execução de web services de relatório do tipo arquivo de texto
Problema: ao executar o web service de relatórios com.senior.g5.rh.xx.relatorios, e o tipo de relatório era um arquivo de texto, ocorria erro durante a requisição: O campo cbRadFileFmt não está disponível na tela FGenParVis.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração de relatórios para que não ocorram erros ao gerar os relatório do tipo arquivo de texto quando executados via web service.
Regras e Funções
Uso de aspas simples ao utilizar a função ExecSP
Problema: na documentação sobre a função ExecSP não especificava a necessidade da utilização de aspas simples quando valores são informados para a Stored Procedure através dos nomes dos parâmetros.
Correção efetuada: complementamos a documentação da função ExecSP com a informação sobre a necessidade de uso das aspas simples ao passar valores para a Stored Procedure.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Funções > Execução de Stored Procedures nas Regras > ExecSP