Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.36
08/04/2022
Texto alterado em:
- 11/04/2022 - Atualizamos o texto publicado na matéria Geração do leiaute S-1299 .
Tarefas liberadas: 37
Administração de Pessoal
Descrição do cargo nos leiautes S-2200 e S-2206
Problema: quando a empresa está na simplificação do eSocial, ao gerar os leiautes S-2200 e S-2206 para um cadastro com o Tipo de Provimento igual a 2 - Nomeação exclusiva cargo comissão e Tipo de Regime Trabalhista igual a 2 - Jurídico, o nome do cargo era gerado incorretamente no leiaute.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente os leiautes S-2200 e S-2206 .
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Informação Complementar Contratual no leiaute S-1200
Problema: ao realizar a geração do leiaute S-1200 de um colaborador desligado com uma das categorias 201, 202, 304, 305, 308, 401, 410, 721, 722, 723, 731, 734, 738, 761, 771, 901 ou 902, a tag InfoComplem não era gerada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente a tag InfoComplem no leiaute S-1200.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Arquivo de retorno S-5002 na versão do eSocial simplificado
Problema: quando a empresa está no eSocial simplificado, ao obter o arquivo de retorno do leiaute S-5002 ocorria a mensagem no Log Receiver java.lang.RuntimeException: Não foi possível gravar o leiaute de retorno. Não foi possível gravar o arquivo no banco de dados. Mensagem: Violação de chave.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente o arquivo de retorno do S-5002.
Local: Motor eSocial
Geração do leiaute S-1200 para intermitente
Problema: quando colaborador intermitente possui mais de uma convocação na mesma competência, na geração do leiaute S-1200, ocorria a duplicação dos dias trabalhados para a tag infoInterm.
Correção efetuada: ajustamos a geração do xml do leiaute S-1200.
Importante
Após atualizar a versão, é necessário selecionar o leiaute S-1200 na tela de consulta pendências e enviar novamente ao eSocial utilizando a opção Regerar Pendência.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Convocação Intermitente (FR034INT)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Ajuste na Rotina de Exclusão de Pendências
Problema: ao realizar o processo de Exclusão de Pendências para os leiautes S-2299 ou S-2399, o sistema alterava o status do leiaute para 11 - Erro tratado, porém não realizava alguns ajustes internos nas tabelas do banco de dados. Com isso, ao tentar processar o novo leiaute na tela de gerar não periódicos ocorria a mensagem Não foi possível processar a pendência, pois existe um envio aguardando para ser enviado ou aguardando retorno do governo. Para os leiautes S-1200, S-1202, S-1207, S-1210, S-1260, S-1270 e S-1280 impactava somente quando o status estivesse como 1 - Erro retornado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de exclusão de pendências para realizar o processo corretamente, quando os leiautes estiverem com o status 1 - Erro Retornado, o sistema vai invalidar e alterar para o status 11 - Erro Tratado. Caso os leiautes S-2299 e S-2399 apresentem os status 7 - Processado com sucesso, 8 - Recibo Informado manualmente ou 16 - Recibo retornado com advertência será gerado o leiaute S-3000 para exclusão.
Local: eSocial >Eventos Periódicos > Exclusão de Pendências (FREXCPEN)
Arquivos XML dos leiautes S-2205, S-2230 e S-2300 para migração
Problema: ao efetuar o carregamento dos arquivos XML dos leiautes S-2205, S-2230 e S-2300, era exibida a mensagem: JSONObject[] is not a JSONObject , impedindo que o processamento das informações fossem carregados para a base temporária. Isso ocorria quando no arquivo XML as tags
Correção efetuada: ajustamos a rotina para efetuar o carregamento corretamente dos arquivos.
Local: eSocial > Migração > Carregar XMLs (FRIMPXML)
Filtro por vínculo na tela de Fechamento de Demissão
Problema: quando informado como filtro o vínculo na tela de Fechamento de Demissão e clicar no botão Mostrar, ocorria a mensagem Tabela não encontrada no comando: R038HVI.
Correção efetuada: ajustamos a tela de fechamento de demissão para realizar a busca com o filtro de vínculo corretamente.
Local: eSocial > Colaboradores > Fechamento de Demissão (FRFECDEM)
Log de processamento no carregamento dos arquivos XML para migração
Problema: ao efetuar o processo de carregamento dos arquivos XML, ocorria a mensagem value larger than specified precision allowed this column.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para realizar a gravação do log corretamente.
Local: eSocial > Migração > Carregar XMLs (FRIMPXML)
Geração do leiaute S-1299
Problema: quando a empresa está no eSocial simplificado, ao realizar o envio dos leiautes periódicos S-1200 e S-1210, o sistema gerava os registros na tabela Controle de Eventos Periódicos (R046CEP) incorretamente. Ao acessar a tela de Fechamento, não apresentava a possibilidade de realizar o envio do leiaute S-1299.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para gerar as informações da tabela de Controle de Eventos Periódicos (R046CEP) corretamente e possibilitar o envio do leiaute S-1299.
Importante
Após atualizar a versão, é necessário gerar novamente os leiautes periódicos para um colaborador. Com isso, será habilitado o leiaute S-1299 para realizar o fechamento da competência no eSocial.
Locais:
- eSocial > Eventos Periódicos> Fechamento (FRFECFOL)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Gravação de informações relacionadas ao leiaute S-1210
Problema: ao realizar a gravação dos registros do leiaute S-1210, ocorria a seguinte mensagem Cannot insert the value NULL into column SEQPAE, table R350PAE, impossibilitando o término da gravação das informações.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para efetuar a gravação corretamente.
Local: eSocial > Migração > Relacionar dados (FRIMPESOSEL)
Ajuste no log de geração dos eventos não periódicos
Problema: ao clicar no botão Log, da tela Gerar Não Periódicos era exibida a mensagem: Nenhuma mensagem de log gerada para este tipo de processamento. Ocorria pois, as variáveis não eram reiniciadas quando a rotina de cálculo era concluída.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de cálculos das variáveis para serem reiniciadas corretamente.
Locais:
- Colaboradores > Férias > Recibos > Coletivas (FRFERCOL)
- Colaboradores > Férias > Recibos > Individual (FEFERIND)
- Colaboradores > Férias > Recibos > Programadas (FRFERRPG)
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
- Colaboradores > Rescisões > Coletivas (FRRCSLOT)
- Colaboradores > Rescisões > Complementar > Individual (FRCALCPL)
- Colaboradores > Rescisões > Complementar > Coletiva (FRCPLLOT)
- Colaboradores > Rescisões > Excluir (FRRCSEXC)
- Colaboradores > Rescisões > Programadas > Cadastro (FRRCSPRG)
- Colaboradores > Rescisões > Programadas > Calcular (FRCALRPG)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Coletivas (FRLOTSIM)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Excluir (FRSIMEXC)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Individual (FRRCSSIM)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Programada (FRPRGSIM)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Segurança do Trabalho
Geração do leiaute S-2210 de reabertura de CAT
Problema: ao efetuar o processamento do leiaute S-2210, referente a reabertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), era exibida a mensagem Não foi encontrado o número de recibo da CAT de origem. Verifique se a CAT de origem já foi enviada e se possui número do recibo. Isso ocorria, quando a CAT Inicial era enviada e retornada com sucesso e posteriormente houvessem outras tentativas de envio da CAT com erros retornados pelo eSocial.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de processamento do leiaute para que não exiba a mensagem de consistência, quando o envio do leiaute S-2210 referente a CAT inicial tenha sido retornado com sucesso pelo governo.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Alteração de CAT enviada para o eSocial
Problema: ao processar o leiaute S-2210 ocorria mensagem Não foi encontrado o número de recibo da CAT de origem. Verifique se a CAT de origem já foi envada. Ocorria pois, o sistema permitia que a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) inicial que já foi enviada com sucesso para o eSocial fosse modificada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para não permitir modificar uma CAT inicial com recibo do eSocial.
Local: Segurança > Acidentes > Cadastro de Acidentes (eSocial)
Relatórios
Melhoria da documentação de Relatórios de Organograma
Complementamos a documentação de Organogramas - Relatórios, informando que:
- O sistema possui a limitação para não permitir listar em relatórios que contém quebras especiais (níveis de totais e quebras) duas empresas ou mais, que utilizam organogramas diferentes. Dessa forma, ao dar o tab no campo da tela de entrada do relatório, o sistema remove as empresas com organogramas diferentes.
Local: Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Organogramas > Conceitual > Relatórios
Relatórios de Provisão por Centro de Custo
Problema: ao listar os relatórios 003 - Provisão por Centro de Custo (FPNR003.PRV), 004 - Provisão por Centro de Custo Hierárquico (FPNR004.PRV) e 005 - Provisão por Centro de Custo \ Nat. Despesas (FPNR005.PRV), para um colaborador que possui troca de centro de custo, o centro de custo antigo era listado mesmo não possuindo valor de provisão.
Correção efetuada: ajustamos no sistema a abrangência do histórico de centro de custo dos relatórios.
Locais:
- Cálculos > Provisões > Listar > 003 - Provisão por Centro de Custo (FPNR003.PRV)
- Cálculos > Provisões > Listar > 004 - Provisão por Centro de Custo Hierárquico (FPNR004.PRV)
- Cálculos > Provisões > Listar > 005 - Provisão por Centro de Custo \ Nat. Despesas (FPNR005.PRV)
Abrangência de colaboradores ao listar relação de cadastros
Problema: ao listar o modelo 001 - Relação de Colaboradores (FPRE001.COL) ocorria inconsistência na abrangência, alguns colaboradores não estavam aparecendo na relação do seu gestor.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para buscar a abrangência corretamente.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastros > 001 - Relação de Colaboradores (FPRE001.COL)
RRA de pensão judicial normal e férias no Informe de Rendimentos de dependente
Problema: quando o colaborador possuía dissídio de RRA parcelado com valores de pensão judicial normal e férias, ao listar informe da Dirf para dependentes, os valores estavam incorretos ao comparar com o informe do colaborador.
Correção efetuada: ajustamos os valores de RRA de pensão judicial normal e férias no informe de dependentes para que sejam listados no Campo 6, Linha 1.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Gerar (FRGERANU)
Correção no arquivo da RAIS (ano-base 2021)
Problema: ao gerar o arquivo 001 - RAIS - Arquivo Texto (FPRT001.ANU), importar no programa GDRAIS 2021 e executar o assistente para verificar inconsistências da declaração era apresentada a mensagem 0040 - Campo categoria - Preenchimento com informação inválida para todos os colaboradores .
Correção efetuada: ajustamos o modelo 001 - RAIS - Arquivo Texto (FPRT001.ANU) para levar o formato correto do campo Categoria eSocial.
Atenção!
O prazo da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS teve início no dia 28 de março de 2022 e irá até o dia 29 de abril de 2022.
Leia a matéria Anuais - Prazo de envio para RAIS (ano-base 2021), publicada no nosso Portal de Exigências Legais, e verifique mais informações!
Local: Anuais > Rais > Listar > 001 - RAIS - Arquivo Texto (FPRT001.ANU)
Cálculos
Colaborador com múltiplos vínculos e um dos colaboradores com base de INSS zerada
Problema: ao calcular a ficha financeira para um colaborador com múltiplos vínculos, com um dos contratos com o valor da base zerado, era apresentada a mensagem: Colaborador: %0:d, Nome: %1:s. Não é possível realizar o cálculo, pois ainda há contratos pendentes de outra Empresa para calcular. Isso é necessário devido ao novo processo de outros contratos para envio dos Periódicos ao eSocial.
Solução: ajustamos a verificação do sistema para somente retornar a mensagem quando não existe o valor calculado, independente da base zerada.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Exceção de pagamento no cálculo de folha complementar
Problema: ao calcular folha complementar, o sistema não considerava as bases anteriores para o cálculo do IRRF, quando utilizado exceção de pagamento nas definições do cálculo mensal.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para respeitar a definição do cálculo.
Local: Cálculos > Efetuar Cálculo (FRROTCAL)
Colaboradores
Uso excessivo de memoria na admissão do Onboarding
Problema: ao realizar a admissão do colaborador via Onboarding o processo apresentava lentidão e excedia o limite de memória.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para realizar o processo de Onboarding corretamente.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Valor do salário na tela de Histórico Salarial após cadastro de registro preliminar
Problema: ao cadastrar um registro preliminar de trabalhador com valor de salário não arredondado, e acessar a Ficha Básica e inserir as informações do colaborador, quando era aberta a tela de Histórico Salarial (FRHISSAL), o valor do salário era apresentado arredondado.
Correção efetuada: ajustamos a busca do valor do salário na Ficha Básica para que seja apresentado conforme o valor informado no registro preliminar.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregado (FR034FUN)
Empresas
Ajuste na rotina de cadastro e alteração de processos
Problema: ao realizar cadastro ou alteração de processo judicial, onde a empresa selecionada era diferente da empresa ativa, o sistema apresentava a mensagem Nenhum registro disponível para consulta.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para consultar as informações conforme empresa selecionada.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Filial (FR038HFI)
- Empresas > Empresas > Liminar (FR030EMP)
Regras e Funções
Ajustes na função RetHorPrvTrb
Problema: na utilização da função RetHorPrvTrb, as horas previstas eram somadas incorretamente quando havia troca de horário pela saída.
Correção efetuada: ajustamos a função para somar as horas previstas corretamente, considerando horário pela saída.
Local: Função RetHorPrvTrb
Apuração do Ponto
Ajuste no cálculo da apuração
Problema: o cálculo da apuração apresentava erro se, nos logs Glassfish, estivesse habilitado o nível de log FINE. Nos logs de processamento do sistema, era apresentada a mensagem Can't find resource for bundle java.util.PropertyResourceBundle, key calculoApuracao.log.colaboradoresantesProcesso=. O problema ocorria somente nas versões 6.2.35.110, 6.10.1.31 ou posteriores.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para não apresentar mais o erro.
Local: Gestão do ponto > Apuração > Calcular
Sistema não gerava horas extras
Problema: o sistema não gerava hora extra em dia de feriado e em escala de revezamento, quando o colaborador tivesse no histórico de apuração o campo Apuração de Ponto preenchido com a opção 7 - Ponto por exceção.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que sejam geradas as horas extras corretamente.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Sistema gerava de forma incorreta os atrasos em vez de faltas
Problema: o sistema gerava faltas de atraso em vez de gerar faltas quando o colaborador tivesse realizado apenas marcações após o horário previsto e, ainda, possuísse programação de compensação de extras com prorrogação de expediente.
Correção efetuada: realizamos ajustes para que o sistema gere situação de horas faltas corretamente.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Atualização/Instalação
Sistema apresentava erro ao iniciar serviço do frontend
Problema: ocorria erro ao iniciar o serviço da instalação do frontend do Gestão do Ponto. O erro ocorria apenas para quem possui o Gestão do Ponto frontend desacoplado do backend.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o serviço do frontend do Gestão do Ponto execute normalmente.
Local: Nova interface > Serviço da instalação do frontend
Marcações
Ajuste na tela de Leitura de Marcações para processar corretamente a leitura dos arquivos de marcações
Problema: Na tela Leitura de Marcações, não era executada nenhuma ação ao clicar no botão Processar. O problema ocorria somente nas versões 6.2.35.110 e 6.10.1.31 ou posteriores.
Correção efetuada: ajustamos a tela para processar a leitura dos arquivos de marcações corretamente.
Local: Gestão do ponto > Apuração > Leitura de marcações
Login
Sistema apresentava problema ao tentar realizar login sem fazer a limpeza de cache do navegador
Problema: ao atualizar o sistema, era apresentada a mensagem: A versão do frontend esta diferente da versão do backend. Limpe o cache do seu navegador, caso não resolver contate o administrador do sistema.. Devido à essa mensagem, a limpeza de cache do navegador era obrigatória, para que fosse possível fazer o login no sistema.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a mensagem não seja mais exibida quando as versões do front-end e do back-end estiverem iguais.
Observação
- Front-end: é a parte visual do sistema. Neste caso, seria a tela do sistema, que possui as credenciais para realizar o login.
- Back-end: é a estrutura do sistema, que permite realizar as operações como, por exemplo: guardar as informações de login (usuário e senha).
Local: Gestão do Ponto > Login
Atendimentos
Conclusão de atendimento em aberto
Problema: ao abrir um atendimento o sistema apresenta a mensagem Existe(m) X atendimento(s) em aberto. Deseja concluir o(s) mesmo(s) , caso escolha a opção Sim e tenha uma regra customizada, que utiliza campo de usuário e que esteja vinculada a regra por processo 383, o sistema não encontrava o campo de usuário.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que as regras customizadas aceitem a utilização de campos de usuário.
Local: Medicina > Atendimentos > Agenda (FRAGENDA)
Gestão de GHE
Edição de histórico GHE de colaborador demitido
Problema: o sistema não permitia alterar o histórico de GHE de um colaborador demitido.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir a alteração de histórico de GHE.
Local: Colaboradores > Históricos > GHE
Abrangências
Controle de Estoque por abrangência de filial
Problema: quando o usuário tem abrangência definida para filial, e na tela de controle de estoque fosse informado o estoque a partir da filial 0000 (zerada), ocorria a mensagem Cadastro não disponível para esse usuário.
Correção efetuada: ajustamos o sistema realizar o processo de estoque corretamente.
Local: Segurança > EPI > Estoque (FE096SLD)
Relatórios
Melhoria na descrição dos modelos de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
Os relatórios 001 - Comunicação de Acidente de Trabalho (SMAC001.GER) e 011 - CAT - PORTARIA SEPRT/ME Nº 4.334 (SMAC011.GER) listavam os acidentes cadastrados, porém cada modelo apresentava dados de telas diferentes.
Melhoramos a descrição dos modelos, informando que:
- 001 - Comunicação de Acidente de Trabalho (SMAC001.GER): Esse relatório lista as informações da tela Cadastro de Acidente (CATWEB).
- 011 - CAT - PORTARIA SEPRT/ME Nº 4.334 (SMAC011.GER): Esse relatório lista as informações da tela Cadastro de Acidentes (eSocial).
Locais:
- Segurança > Acidentes > Listar > 001 - Comunicação de Acidente de Trabalho (SMAC001.GER)
- Segurança > Acidentes > Listar > 011 - CAT - PORTARIA SEPRT/ME Nº 4.334 (SMAC011.GER)
Formas de Acesso
Permissões na tela de nomeação de substitutos
Problema: na tela Nomear substituto, não estava validando as permissões de inclusão e exclusão corretamente, possibilitando que usuários com permissão somente para consulta pudessem incluir e excluir nomeações.
Correção efetuada: ajustamos a tela para validar as permissões da forma correta.
Local: Diversos > Usuários > Nomear substituto