Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.4
28/08/2021
Tarefas liberadas: 45
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Administração de Pessoal
Ajuste no processamento do leiaute S-2200 com nacionalidade estrangeira
Problema: ao realizar alteração de nacionalidade, o sistema não processava a pendência do leiaute S-2200, apresentado o erro É necessário informar a data de chegada do trabalhador ao Brasil. Verifique a Ficha Básica do Empregado, guia Estrangeiro.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do leiaute S-2200 para levar as informações corretamente.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Sistema gerava leiaute S-1070 indevidamente
Problema: na simplificação do eSocial, o sistema gerava o leiaute S-1070, quando a matéria dos processos estava definida como 99 - Não Env. Simplificação eSocial- Outros assuntos.
Correção efetuada: ajustamos a geração de tabelas para somente gerar o leiaute S-1070 quando o tipo de matéria for 1 -Exclusivamente tributária ou tributária e FGTS ou 7 - Exclusivamente FGTS e/ou Contribuição Social Rescisória (Lei Complementar 110/2001).
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Geração dos eventos S-2400 e S-2405 e fechamento de admissão das categorias 9995 e 9996
Habilitamos a geração dos seguintes leiautes não periódicos no sistema:
- S-2400 - Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos - Início
- S-2405 - Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos - Alteração
Também habilitamos a rotina de Fechamento de admissão para colaboradores que tenham estas categorias do eSocial:
- 9995 - Beneficiário Ente Público
- 9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício
As categorias acima estavam disponíveis para cadastro no sistema desde a versão 6.2.35.74 - agora, elas também fazem parte do fechamento da admissão e da geração dos eventos.
Para saber mais sobre os eventos S-2400 e S-2405, e também como o sistema usa as categorias 9995 e 9996 para gerá-los, veja esta documentação:
- Documentação do leiaute S-2400 (Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos - Início)
- Documentação do leiaute S-2405 (Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos - Alteração)
- Documentação do processo de cadastro de Beneficiário e Benefícios - Órgãos Públicos
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar (FR034CPL)
- Colaboradores > Dependentes > Ficha Familiar (FR036DEP)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento da Admissão (FRFECADM)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Implementações referentes às exigências legais do eSocial Simplificado (S-1.0)
A fim de mantermos o sistema atualizado segundo as exigências legais do eSocial Simplificado (S-1.0), realizamos as seguintes implementações:
- Em relação ao leiaute S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador, adicionamos o preenchimento da tag da Data de Ingresso do Servidor no Cargo (dtIngrCargo), do grupo infoContrato, para envio ao eSocial;
- Em relação ao leiaute S-2200, adicionamos a validação para a data de entrada do servidor. Esta data de entrada em exercício do servidor não poderá ser enviada ao eSocial caso seja superior a 30 (trinta) dias da data atual.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Geração do evento S-2231: Cessão/Exercício em Outro Órgão
Habilitamos a geração do leiaute S-2231, que é composto pelas informações de cessão/exercício do trabalhador em outro órgão.
Veja algumas mudanças que ocorreram por conta desta atualização:
- As informações de cessão passam a ser geradas pelo leiaute S-2231 quando a versão 1.0 do eSocial estiver em uso. Nas versões anteriores, elas eram enviadas por meio do evento S-2230 (Afastamento Temporário).
- Quando existirem, as pendências do S-2231 aparecerão na tela Gerar Não Periódicos, junto com os demais leiautes de não periódicos.
Da mesma forma, será possível consultar os detalhes dessas pendências, pela tela Detalhes da Pendência eSocial (FRDETPEN). - A tela de mudança do CPF pela RFB passa a tratar o S-2231 da mesma forma que os demais leiautes, quando o tipo de alteração do CPF selecionado for 2 - Alterar pelo Administração de Pessoal.
Nota
Os declarantes que encaminharam afastamento por cessão usando o evento S-2230 podem manter esse afastamento em duas situações:
- até que ocorra seu encerramento; ou
- até que seja necessário o envio de informação de início de afastamento do trabalhador por outro motivo, como por exemplo, doença ou férias. Nesse caso, deve ser informado o término do afastamento por cessão (S-2230) e enviado este evento (S-2231), com data de início no dia seguinte ao término já referido.
Locais:
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- eSocial > Colaboradores > Mudança de CPF pela RFB (FR038CPF)
Atualização das validações dos motivos de afastamento do leiaute S-2230
Atualizamos as validações para consistir a compatibilidade dos motivos de afastamento (Tabela Tabela 18 - Motivos de Afastamento) com as respectivas categorias eSocial para quando a versão eSocial Simplificado (S-1.0) estiver vigente. Os motivos de afastamento em questão são:
- 05 - Afastamento/licença de servidor público prevista em estatuto, sem remuneração;
- 06 - Aposentadoria por invalidez;
- 10 - Afastamento/licença de servidor público prevista em estatuto, com remuneração;
- 12 - Cargo eletivo - Candidato a cargo eletivo - Art. 25, parágrafo único, da Lei 7.664/1988 - Celetistas em geral;
- 13 - Cargo eletivo - Candidato a cargo eletivo - Art. 1°, inciso II, alínea "l" da Lei Complementar 64/1990 - Servidor público, estatutário ou não, dos órgãos ou entidades da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos Territórios, inclusive das fundações mantidas pelo Poder Público;
- 24 - Mandato sindical - Afastamento temporário para exercício de mandato sindical;
- 26 - Participação de empregado no Conselho Nacional de Previdência Social - CNPS - Art. 3º da Lei 8.213/1991;
- 27 - Qualificação - Afastamento por suspensão do contrato de acordo com o art. 476-A da CLT;
- 28 - Representante sindical - Afastamento pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro;
- 31 - Servidor público em disponibilidade;
- 34 - Inatividade do trabalhador avulso (portuário ou não portuário) por período superior a 90 dias;
- 35 - Licença maternidade - Antecipação e/ou prorrogação mediante atestado médico;
- 36 - Afastamento temporário de exercente de mandato eletivo para cargo em comissão;
- 37 - Suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos da Lei 14.020/2020 (conversão da MP 936/2020);
- 38 - Impedimento de concorrência à escala para trabalho avulso.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Cessão (W) (FR038HCE)
- Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- Medicina > Atendimentos > Atendimento (FR110MAT)
- Medicina > Atendimentos > Atestado Externo (FR110MAM)
Implementações baseadas nos leiautes S-2410, S-2416, S-2418 e S-2420 do eSocial Simplificado (S-1.0)
Com o propósito de adequarmos o sistema às exigências legais relacionadas aos leiautes S-2410, S-2416, S-2418 e S-2420 do eSocial Simplificado (S-1.0), realizamos as seguintes implementações:
- Na tela Manutenção de Benefícios (FR034BEN), alteramos o nome do campo Matrícula eSocial e ajustamos sua respectiva descrição. O campo agora passa a se chamar Matrícula Servidor e se referir à matrícula do servidor/militar no Sistema de RH do órgão cujo vínculo deu ensejo ao benefício;
- Na tela Gerar Não Periódicos (FRGERNPE), criamos uma mensagem a ser exibida ao processar uma pendência de S-2410 com outro benefício ainda ativo no eSocial: Esta pendência não pode ser processada, pois o colaborador já possui um envio válido para este evento, que não pode ser duplicado. Neste caso, a pendência será exibida na cor marrom;
- Na tela, Detalhes da Pendência eSocial (FRDETPEN), acessível através da tela eSocial > Consulta Pendências (FR350STA), campo Resumo, implementamos a consulta de detalhes de pendências para os leiautes S-2410, S-2416, S-2418 e S-2420;
- Está garantido, via conversor, a inicialização das definições do eSocial para empresas do Grupo 4 - órgãos públicos e organizações internacionais. A inicialização correta das datas de Início de Não-Periódicos e dos Periódicos são, respectivamente, 22/11/2021 e 22/04/2022;
- Criamos o campo Manutenção Benefícios Ente Público na tela de Definições eSocial (FR030DES). O campo apresenta as opções 1 - Tela de Manutenção de Benefícios e 2 - Customização (Tabelas R347) e oferece ao usuário a opção de escolher entre as duas formas de manutenção de benefícios: a tela Manutenção de Benefícios (FR034BEN) ou a customização por meio das novas tabelas R347. As tabelas em questão são:
- Auxiliar de S-2410 - Cadastro de Benefício - Entres Públicos - Início (R347BEI);
- Auxiliar de S-2416 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Alteração (R347BEA);
- Auxiliar de S-2418 - Reativação de Benefício - Entes Públicos (R470BER);
- Auxiliar de S-2420 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Término (R347BET).
Além disso, o sistema agora pode gerar e validar os seguintes leiautes:
S-2410 - Cadastro de Benefício - Entres Públicos - Início
Este leiaute só poderá ser processado caso o leiaute S-2400 do respectivo beneficiário com categoria 9995 - Beneficiário Ente Público tiver sido enviado ao eSocial e possuir recibo. Com exceção de colaboradores com categoria 9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício. Para buscar as informações para a geração do leiaute S-2410, será considerada a opção definida no campo Manutenção Benefícios Ente Público:
- Se o campo estiver definido como 1 - Tela de Manutenção de Benefícios, serão considerados os benefícios cadastrados com o tipo de registro 1 - Início da tela de Manutenção de Benefícios (FR034BEN);
- Se o campo estiver definido como 2 - Customização (Tabelas R347), serão considerados os benefícios cadastrados na tabela Auxiliar de S-2410 - Cadastro de Benefício - Entres Públicos - Início (R347BEI).
Para que seja possível processar a exclusão do S-2410, não pode existir um envio válido e posterior para o mesmo benefício para os leiautes S-2416, S-2418 ou S-2420.
S-2416 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Alteração
Este leiaute somente será gerado para empresas enquadradas na simplificação do eSocial e que possuírem benefícios enviados através do leiaute S-2410. Para buscar as informações para a geração do leiaute S-2416, será considerada a opção definida no campo Manutenção Benefícios Ente Público:
- Se o campo estiver definido como 1 - Tela de Manutenção de Benefícios, serão considerados os benefícios cadastrados com o tipo de registro 2 - Alteração da tela de Manutenção de Benefícios (FR034BEN);
- Se o campo estiver definido como 2 - Customização (Tabelas R347), serão considerados os benefícios cadastrados na tabela Auxiliar de S-2416 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Alteração (R347BEA).
Para que seja possível processar a exclusão do leiaute S-2416, não pode existir um envio válido e posterior para o mesmo benefício para os leiautes S-2418 ou S-2420.
S-2418 - Reativação de Benefício - Entes Públicos
Este leiaute somente será gerado para empresas enquadradas na simplificação do eSocial e que possuírem benefícios enviados através do leiaute S-2410 com o grupo infoBenTermino ou o leiaute S-2420. Para buscar as informações para a geração do leiaute S-2418, será considerada a opção definida no campo Manutenção Benefícios Ente Público:
- Se o campo estiver definido como 1 - Tela de Manutenção de Benefícios, serão considerados os benefícios cadastrados com o tipo de registro 4 - Reativação e 5 - Reativação (sobre novo cadastro) da tela de Manutenção de Benefícios (FR034BEN);
- Se o campo estiver definido como 2 - Customização (Tabelas R347), serão considerados os benefícios cadastrados na tabela Auxiliar de S-2418 - Reativação de Benefício - Entes Públicos (R470BER).
Para que seja possível processar o leiaute S-2418 com o tipo de registro 4 - Reativação, o leiaute S-2410 do benefício deve:
- Já ter sido enviado com data de término; ou
- Ter sido enviado um leiaute S-2410 sem data de término e existir um leiaute S-2420.
Para que seja possível processar a exclusão do leiaute S-2418, não pode existir um envio válido e posterior para o mesmo benefício para o leiaute S-2420.
S-2420 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Término
Este leiaute somente será gerado para empresas enquadradas na simplificação do eSocial e que possuírem benefícios enviados através do leiaute S-2410. Para buscar as informações para a geração do leiaute S-2420, será considerada a opção definida no campo Manutenção Benefícios Ente Público. Para que seja possível processar o leiaute S-2420, o leiaute S-2410 do benefício deve ter sido enviado sem data de término.
Para que seja possível processar a exclusão do leiaute S-2420, não pode existir um envio válido e posterior de S-2418.
Importante
As informações a seguir são relevantes para empresas que se encaixam nos envios de órgãos públicos ao eSocial.
Ao fechar a admissão do eSocial das categorias 9995 - Beneficiário Ente Público ou 9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício, serão criadas pendências para os benefícios já cadastrados para o beneficiário. As pendências serão buscadas considerando o campo Manutenção Beneficiário Ente Público, na tela Definições do eSocial (FR030DES). Caso a opção seja 1 - Tela de Manutenção de Benefícios, o sistema irá buscar as pendências da tela de Manutenção de Benefícios (FR034BEN), sendo:
- 1 - Inicio: S-2410 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Início;
- 2 - Alteração: S-2416 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Alteração;
- 3 - Término: S-2420 - Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos - Término;
- 4 - Reativação: S-2418 - Reativação de Benefício - Entes Públicos;
- 5 - Reativação (sob novo cadastro): S-2418 - Reativação de Benefício - Entes Públicos.
Caso a opção seja “2 - Customização (Tabelas R347)”, o sistema irá buscar as pendências das tabelas de customização, sendo:
- R347BEI - Início - S-2410;
- R347BEA - Alteração - S-2416;
- R347BET - Término - S-2420;
- R347BER - Reativação - S-2418.
Serão geradas as pendências tanto de carga inicial (data de referência antes do início dos não periódicos) quanto as pendências posteriores (data de referência igual ou posterior ao início dos não periódicos).
Locais:
- Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
- Colaboradores > Históricos > Filial (FR038HFI)
- Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento da Admissão (FRFECADM)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Melhorias relacionadas ao eSocial Simplificado (S-1.0)
Caso o usuário rodasse um script para alterar as datas de entrada do eSocial (Início Tabelas, Início Periódicos, Simplificação etc.) através da tela Atualização eSocial (FRATUESO) e depois tentasse acessar a tela Definições do eSocial (FR030DES), era retornada a mensagem As datas informadas estão incorretas. Deseja ajustá-las de acordo com os prazos oficiais?. Sendo assim, realizamos ajustes no sistema para que a mensagem em questão não seja mais retornada, permitindo que o usuário possa acessar normalmente a tela Definições do eSocial (FR030DES) no cenário mencionado.
Locais:
- Diversos > Utilitários > Atualização do eSocial (FRATUESO)
- Empresas > Definições do eSocial > Wizard (FRWIZARDESOCIAL)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Nova tela para cadastro de Escalas do eSocial
Com a finalidade de facilitar o processo de cadastro das escalas de Simplificação do eSocial, disponibilizamos a tela Gerar Informações Escala Simplificação eSocial. Essa tela, por sua vez, possui a finalidade de ajudar clientes que possuem muitas escalas e possuem a necessidade de cadastrá-las, para isso, a tela irá sugerir o campos Tipo Jornada eSocial Simplificado e Descrição Jornada eSocial Simplificado do cadastro de Escala realizado na tela de Escalas, e facilitar o preenchimento deles.
Importante
A tela é somente uma facilitadora, a decisão final fica por conta do usuário e, sendo assim, o usuário deverá conferir se os valores estão de acordo antes de gravar as informações no sistema.
Precisa de mais informações sobre a tela? Acesse a documentação Gerar Informações Escala Simplificação eSocial.
Além de implementarmos a nova tela, inserimos o campo Tipo Jornada eSocial Simplificado e Descrição Jornada eSocial Simplificado na guia Turmas da tela Cadastro de Escalas (FR006ESC) com a finalidade de levar as informações corretamente ao eSocial. Caso sejam realizadas alterações nesses campos na guia Cadastro, deverá ser feita a alteração na guia Turmas e, caso seja feita alteração na guia Turmas, deverá ser feita a alteração na guia Cadastro.
Local: eSocial > Utilitários > Gerar Informações Escala Simplificação eSocial (FRGRDESC)
Ajusta na geração do leiaute S-1005
Problema: ao gerar o leiaute S-1005, o sistema levava a tag infoTrab indevidamente, pois não havia informações para serem enviadas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para quando não houver informações no grupo infoTrab, essa tag não seja gerada.
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Nova forma de informar o FAP no leiaute S-1005
Adicionamos a opção de mouse Carregar FAP no botão Enviar da tela Consulta Pendências, ela é habilita apenas para o leiaute S-1005 com o status 1 - Erro retornado pelo Governo e mensagem de erro for 1801 - O FAP do estabelecimento não foi localizado na base. Ação sugerida: reenviar o evento informando o FAP no campo [fap]. Após realizar o processo, o sistema atualiza o status do leiaute para 5 - Aguardando envio automático.
Local: eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
Ajuste na tela de Manutenção de Benefícios
Problema:na tela de Manutenção de Benefícios , ao alterar a informação do campo Data Publicação de um tipo de registro 2 - Alteração, estava gerando uma pendência para o leiaute S-2416, contudo, o campo Data Publicação não é gerado neste leiaute.
Correção efetuada: ajustamos a tela de Manutenção de Benefícios quando o campo Tipo de Registro for igual a 2 - Alteração.
Apenas os campos abaixo ficam habilitados nesta opção:
- Tipo Benefício;
- Plano Segregação;
- Instrumento Benefício;
- Tipo de Pensão por Morte;
- Suspensão Benefício;
- Motivo Suspensão; e
- Observação Suspensão.
Além disso, implementamos um bloqueio para que não seja possível incluir um registro de alteração quando o registro de inclusão do benefício possuir uma data de término informada e não existir um registro de reativação cadastrado. Também não será possível incluir uma alteração quando já existir cadastrada uma outra alteração com data posterior para o mesmo benefício.
Local: Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
Adequação do Gestão de Pessoas | HCM ao envio correto dos leiautes do Grupo 24
Para adequação do Gestão de Pessoas | HCM ao envio correto dos leiautes do Grupo 24, realizamos alguns ajustes no sistema. Confira, abaixo, as mudanças realizadas:
- Adicionamos uma validação para o campo Categoria na tela de Histórico de Categoria, para se caso houver uma categoria 9996 com admissão fechada e houver um colaborador com mesmo CPF com a categoria 9995, seja ela com admissão fechada ou não, não deve permitir mudar a categoria 9995;
- Incluímos o leiaute S-2400 - Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos - Início, como leiaute elegível para Exclusão de Colaborador e está disponível na tela de Exclusão de Colaborador (FREXCADM);
- Na tela de Mudança de CPF pela RFB, também ajustamos para que não seja permitido realizar a troca de CPF para Colaboradores com categorias de beneficiários 9995 e 9996.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Categoria eSocial (FR038CAT)
- eSocial > Colaboradores > Exclusão de Colaborador (FREXCADM)
- eSocial > Colaboradores > Mudança de CPF pela RFB (FR038CPF)
Ajuste na tela de Manutenção de Benefícios para não permitir realizar reativação de benefícios antes da data de término
Problema: o sistema de Gestão de Pessoas | HCM, permitia realizar uma reativação de beneficio para entes públicos pela tela de Manutenção de Benefícios com data de efeito anterior a data de término do encerramento do benefício.
Correção efetuada: ajustamos a tela Manutenção de Benefícios, para permitir cadastrar um registro de reativação de benefício somente com data de efeito posterior ao último registro de término.
Local: Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
Consistência de regra do eSocial ao alterar/cadastrar um benefício
Problema: o sistema não considerava a regra do eSocial REGRA_ALTERA_TIPO_BENEFICIO ao cadastrar uma alteração de um benefício.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir cadastrar a alteração de um benefício somente se atender à regra do eSocial REGRA_ALTERA_TIPO_BENEFICIO, que consiste a alteração do campo Tipo do Benefício. Caso a alteração não for permitida, será apresentada a mensagem Conforme regra do eSocial REGRA_ALTERA_TIPO_BENEFICIO, o Tipo do Benefício é incompatível com o registro anterior. Verifique!.
Locais:
- Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Formas de Acesso
Ajuste na plataforma seniorX para atualizar o certificado corretamente
Problema: no seniorX, o certificado da plataforma não estava sendo atualizado ao tentar gerar holerites.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que atualize o certificado corretamente.
Local: Web 5.0
Relatórios
Melhoria na descrição do relatório Absenteísmo e Turnover - Sintético
Adicionamos na descrição do relatório 009 - Absenteísmo e Turnover - Sintético (FPGE009.GER) que o filtro de competência somente irá considerar os locais válidos, com data de criação menor ou igual ao início da competência.
Local: Empresas > Listar > Gerenciais > 009 - Absenteísmo e Turnover - Sintético (FPGE009.GER)
Ajuste no tamanho do campo nome da mãe no relatório de Termo de Quitação
Problema: quando o nome da mãe era cadastrado todo com letras maiúsculas, ao listar o relatório 016 - TRCT - Termo de Quitação/Homologação (FP00016.RCS) o nome era apresentado incompleto.
Correção efetuada: aumentamos o tamanho do campo nome da mãe do relatório.
Local: Colaboradores > Rescisões > Listar > Recibo Rescisão > 016 - TRCT - Termo de Quitação/Homologação (FP00016.RCS)
Ajuste na apresentação da assinatura no relatório de aviso prévio
Problema: quando se possuía colaborador com nome em letra maiúscula com quase 40 caracteres, o nome da assinatura no modelo 007 - Aviso Prévio - Rescisões Calculadas ou Não (FPDR007.COL) era listado cortado.
Correção efetuada: ajustamos o campo de assinatura do relatório para listar o nome corretamente.
Local: Colaboradores > Rescisões > Listar > Doctos Rescisão > 007 - Aviso Prévio – Rescisões Calculadas ou Não (FPDR007.COL)
Recursos
Correção para abrir a tela Processo de Regra
Problema: ao abrir a tela Processo de Regra (FR300REG), se houvesse um campo customizado, o sistema exibia o erro br.com.senior.asas.rtcontrols.TRtLabel cannot be cast to br.com.senior.asas.codcop.TSDBText.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para abrir a tela normalmente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Regras (FR300REG)
Históricos
Cálculo estabilidade gerada para colaboradores com redução de jornada em períodos com sobreposição
Problema: ao gerar reduções de jornada em que o período de estabilidade gerado teria sobreposição de dias, o cálculo das datas de início/fim poderiam ficar incorretas.
Correção efetuada: ajustado o período de estabilidade gerado a partir do cadastro de redução de jornadas quando ocorre sobreposição de períodos.
Locais:
- Colaboradores > COVID-19 > Ajustar Estabilidade (FRAJUEST)
- Colaboradores > COVID-19 > Redução Jornada (FR038HRJ)
Informações adicionais para os campos CID e Subgrupo CID
Melhoramos a documentação dos campos CID e Subgrupo CID da página Histórico Afastamento. Adicionamos informações para esclarecer que, para que os campos CodDoe e CodSub não sejam demonstrados na tela de consulta para determinados usuários/grupos, é necessário retirar as permissões desses campos via CBDS.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Históricos > Afastamentos
Contabilização
CLCs de convênios deduzindo liminar de terceiros
Problema: os CLCs de convênios eram gerados com valores incorretos, pois estava deduzindo da base de cálculo o valor de liminar de terceiros.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para quando executar a rotina contabilização não descontar liminar de terceiros dos valores de convênios.
Local: Cálculos > Contabilização > Calcular (FRROTCON)
Controle de compromissos
Correção na liberação da rotina de compromissos
Problema: quando a proprietária não é GO UP e possui indicação do módulo de Calendário de Compromissos, a rotina não fica habilitada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para habilitar a rotina Calendário de Compromissos, neste cenário. E não habilitar o módulo de Calendário de Compromissos, quando o cliente for GO UP.
Local: Empresas > Controle de Compromissos > Compromissos (FR050COM)
Colaboradores
Melhoria na tela de Manutenção de Benefícios
Problema: na tela Manutenção de Benefícios (FR034BEN), o sistema permitia cadastrar um benefício apenas informando o Tipo de Registro sem fazer corretamente as consistências dos campos obrigatórios.
Correção efetuada: corrigimos a possibilidade de cadastrar um benefício sem informar o Tipo de Registro e também ajustamos as validações sobre os campos referentes a CNPJ e CPF na tela mencionada. Além disso, implementamos uma nova consistência para que somente seja possível informar um cadastro com as categorias 9995 - Beneficiário Ente Público e 9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício na tela Manutenção de Benefícios (FR034BEN).
Local: Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
Correção na tela Manutenção de Benefícios
Problema: na tela de manutenção de benefícios, o sistema permitia cadastrar mais de um benefício ativo para o mesmo colaborador/beneficiário.
Correção efetuada: alteramos a tela de manutenção de benefícios para permitir inserir apenas um único benefício ativo por colaborador. Também incluímos consistências para impedir a exclusão do início do benefício quando houver alterações e términos.
Local: Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
Relatórios
Correção na emissão do relatório TICKET - Arq. Exportação
Problema: ao efetuar a emissão do relatório 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS000005.VAL), o sistema listava as linhas vinculadas a escala de vale-transporte, cadastradas como exceção e com data fim.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para não listar as linhas cadastradas em exceção, com data fim de utilização preenchida.
Local: Benefícios > Vales > Listar > 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS000005.VAL)
Acerto do Ponto
Ajuste na tela de Colaborador para realizar a troca de situação corretamente
Problema: ao realizar uma troca de situação que pertence ao banco de horas para uma situação que não pertence, o lançamento não era removido do banco de horas. Esse cenário só ocorria quando empresa utiliza rateio.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para excluir o lançamento de banco de horas corretamente.
Local: Cálculos > Apuração > Acertos > Colaborador (FRACECOL)
Analytics
Ajuste na rotina de projeção de BH do analytics
Problema: quando havia um cálculo de apuração com data de competência durante o mesmo período da folha e posterior ao mês de vencimento do banco de horas, a projeção de horas no analytics duplicava os lançamentos de pagamento e desconto.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a totalização dos lançamentos não repita em meses diferentes.
Local: Gestão do Ponto > Analytics > Projeção de horas
Espelhos do Ponto
Ajuste no sistema para não duplicar as pendências de assinatura de espelho caso sejam enviadas ao mesmo tempo
Problema: ao enviar os espelhos de ponto para assinatura, as pendências eram duplicadas caso coincidentemente, dois usuários enviassem as pendências exatamente no mesmo horário.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para evitar duplicação das pendências de assinatura do espelho de ponto.
Local: Nova interface > Espelho de ponto > Gestão das assinaturas
Marcações
Ajuste na tela de Acertos da minha equipe para consistir as alterações de marcações corretamente
Problema: ao utilizar uma regra para consistir alterações de marcações, através do dataset DsMarcacao, a rotina considerava a exclusão de marcações de origem diferente de E - Eletrônica como alteração, fazendo com que a regra fosse disparada indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para identificar corretamente as operações de exclusão e alteração de marcações que não sejam eletrônicas, para que a regra seja executada somente quando necessário. Marcações eletrônicas nunca são apagadas da base, por isso, a operação sempre será reconhecida como alteração.
Local: Nova interface > Acertos da minha equipe
Incidentes do Ponto
Ajuste de inconsistência na tela Gestão de Justificativas
Problema: na Nova Interface do Gestão do Ponto no menu Gestão de Justificativas, não permitia abrir a tela de detalhes do colaborador com a permissão da tela de Incidentes do Colaborador negada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para o menu funcionar normalmente quando a permissão da tela Incidentes do colaborador estiver negada.
Local: Nova Interface > Gestão de Incidentes > Gestão de justificativas
Usuários
Ajuste na rotina de autenticação do perfil de Gestor
Problema: no acesso ao Gestão do Ponto nova interface com um usuário de perfil de Gestor, sem abrangência e sem colaborador associado, era exibido de forma incorreta o menu Incidentes do colaborador.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de autenticação do usuário para que sejam mostrados os menus corretos para cada tipo de perfil.
Local: Gestão do Ponto > Gestão de Incidentes > Incidentes do colaborador
Atendimentos
Ajuste no botão Inserir da tela de cadastramento do ASO
Problema: ao entrar na tela de inclusão do ASO, quando a tela ainda está em modo de inclusão, o botão Inserir já estava habilitado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o botão Inserir só fique habilitado após o cadastro ser realizado em todos os campos, seguindo o padrão de comportamento dos sistemas da Senior.
Local: Medicina > Atendimentos > Agenda (FRAGENDA)
Centro de custo
Escala ao realizar uma admissão coletiva no Orçamento
Problema: ao realizar uma admissão coletiva, o sistema sugeria uma escala diferente da definida no cenário ativo.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao realizar uma admissão coletiva, seja sugerida a escala definida no cenário ativo.
Local: Orçamento > Cenário > Manutenção do Quadro (FRCENQCC)
Currículo WEB
Melhoria no upload do Currículo Web
Atualizamos o Currículo Web para que seja possível fazer o upload somente de arquivos que tenham o conteúdo de imagem.
CIPA
Correção ao alterar data de término do mandato CIPA
Problema: ao tentar alterar a data de término de um mandato CIPA, ocorria um erro de acesso ao banco de dados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que seja possível alterar a data de término de um mandato CIPA.
Local: Segurança > CIPA > Mandatos (FR100MAN)
Empresas
Implementação no sistema para geração de eventos SST eSocial
Implementamos, na tela Definições do eSocial (FR030DES), melhorias relacionadas à geração de eventos de Saúde e Segurança do Trabalho para o envio ao eSocial. Agora, o usuário pode definir, por empresa, quais eventos de SST devem ou não ser gerados pelo sistema. Os eventos podem ser gerados:
- Sempre. A partir do momento em que a data de início de SST for informada, o respectivo evento será gerado para todos colaboradores;
- Quando obrigatório. Irá gerar o evento nos casos onde o envio deste não é opcional para o colaborador, conforme abaixo:
- S-2210: No caso de servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, o envio da informação é opcional e, portanto, não serão gerados os leiautes;
- S-2220: No caso de servidores públicos não celetistas, o envio da informação é opcional e, portanto, não serão gerados os leiautes;
- S-2240: No caso de servidores vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, o envio da informação é opcional e, portanto, não serão gerados os leiautes.
- Nunca. Mesmo que a data de início de SST seja informada, o respectivo evento nunca será gerado, independentemente do colaborador.
Além disso, há agora a possibilidade de enviar o evento S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho pelo módulo Administração de Pessoal, mesmo que este módulo esteja integrado com o Segurança e Medicina.
Locais:
- Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Instalador e Atualizador
Obtenção de Proprietária durante processo de instalação ou atualização do sistema
Problema: ao fazer o download da Proprietária durante o processo de instalação ou atualização do sistema, ocorria erro Access violation at address 42369A00 in module 'RtBase02.bpl'. Read of address 0000003C.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável por fazer o download da Proprietária on-line, para que seja possível obter uma nova Proprietária no momento da instalação/atualização.
Relatórios
Ajustada execução de relatórios via web services
Problema: durante a execução de relatórios via web service, o relatório indicava que não havia informações a listar, porém haviam informações.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável por atribuir os valores do parâmetros da tela de entrada para respeitar a máscara configurada no campo/modelo, assim como na execução normal do relatório através do sistema.
Execução de relatórios via web service com função CancelarRelatorio
Problema: ao executar relatórios via web service, a função CancelarRelatorio não era respeitada.
Correção efetuada: ajustamos a execução dos relatórios via web services para respeitar a função CancelarRelatorio.
Formas de Acesso
Atualização da chave de certificado da senior X Platform
Problema: ao realizar uma autenticação pela web 5.0, na qual a aplicação necessitava atualizar a chave de certificado da instalação ( com.senior.g7.certificate.key), ocorria um erro que impossibilitava a atualização da chave.
Correção efetuada: ajustamos as rotinas para que a chave de certificado seja atualizada corretamente em requisições web 5.0.
Abrangências
Validações no campo de abrangência para não permitir caracteres especiais e espaços indevidos
Problema: ao informar uma abrangência, o sistema não consistia a separação por vírgula. Isso ocorria porque não existia uma validação de caracteres e nem espaços indevidos.
Correção efetuada: ajustamos o campo de abrangência para ter uma consistência de não permitir caracteres especiais e espaços indevidos.