Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.44
04/06/2022
Texto alterado em:
- 30/06/2022 - Removemos a matéria Sistema não considerava os afastamentos gerados pelo Gestão do Ponto, pois havia sido divulgada na versão incorreta.
Tarefas liberadas: 23
Atenção!
A partir do dia 24 de junho de 2022, alguns web services serão descontinuados, ou seja, não terão mais evolução, suporte e manutenção. Mas, todos eles possuem alguma porta equivalente no web service com.senior.g5.rh.xx.persistencia.
com.senior.g5.rh.sm.tiposepi, porta TiposEPI | com.senior.g5.rh.sm.persistencia, porta TipoEPI |
com.senior.g5.rh.sm.epi, porta EPI | com.senior.g5.rh.sm.persistencia, porta EPI |
com.senior.g5.rh.rs.dadosRequisicao, porta RequisitosGerais | com.senior.g5.rh.rs.persistencia porta RequisitosGerais |
com.senior.g5.rh.rs.dadosRequisicao, porta DadosRequisicao | com.senior.g5.rh.rs.persistencia, porta Requisicao. |
com.senior.g5.rh.fp.ferias, porta Programacao | com.senior.g5.rh.fp.persistencia, portaa ProgramacaoFerias |
com.senior.g5.rh.xx.centrosDeCustos , porta CentroDeCustos | com.senior.g5.rh.xx.persistencia, porta CentroDeCustos |
com.senior.g5.rh.xx.historicos, porta CentroCusto | com.senior.g5.rh.xx.persistencia, porta HistoricoCentroDeCusto |
com.senior.g5.rh.xx.atendente, porta IntegraAtendente | com.senior.g5.rh.xx.persistencia, porta Atendentes |
com.senior.g5.rh.xx.historicos, porta Afastamento | com.senior.g5.rh.xx.persistencia, porta Afastamentos |
Quando colocamos xx no nome de web service, é para indicar que ele está disponível em todos os módulos (fp, sm, rs, bs, cs, jr, ql, plr, hr e tr).
A partir de janeiro de 2023, os web services mencionandos terão seu funcionamento completamente interrompido.
Para mais informações, acesse o Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas / Web services do Gestão de Pessoas | HCM.
Administração de Pessoal
Geração do leiaute S-2206 no término de contrato
Problema: ao ter um colaborador com término de contrato no dia anterior à data atual (data de hoje), e prorrogação em período anterior, o sistema não gerava o leiaute S-2206 com a data de alteração de hoje e a data de prorrogação, gerando a pendência no dia posterior à data atual.
Correção efetuada: ajustamos a geração da pendência para realizar a verificação na data correta, e fazer a geração da pendência na data subsequente à data do término do primeiro contrato e gerar a prorrogação quando houver.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Arquivos XML dos leiautes S-1200 e S-2299
Problema: ao efetuar o carregamento dos arquivos XML dos leiautes S-1200 e S-2299, o sistema apresentava a mensagem Erro ao inserir registro na tabela R350OP0: Erro ao atribuir parâmetros.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para efetuar corretamente o carregamento dos arquivos.
Local: eSocial > Migração > Carregar XMLs (FRIMPXML)
Melhoria da documentação do envio de Resultado de Exame no leiaute S-2220
Complementamos a documentação do campo Enviar Resultado Exame S-2220, informando que:
O campo indResult não é de preenchimento obrigatório e somente pode ser informado com autorização do trabalhador, em virtude do sigilo médico. Caso preenchido, devem ser adotadas as seguintes diretrizes:
- concluir, no primeiro momento, se o exame está normal ou alterado;
- em uma segunda avaliação, se concluído que o exame continua alterado, informar se o mesmo se manteve estável ou se houve agravamento.
Para verificar a documentação completa, acesse Definições do eSocial.
Local: Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Definições do eSocial
Geração da tag HorNoturno nos leiautes S-2200 e S-2206
Problema: ao realizar a troca de escala com horário noturno para uma escala que não tem horário noturno, o sistema considerava nos leiautes S-2200 e S-2206 a tag HorNoturno indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para considerar corretamente a informação de horário noturno nos leiaustes S-2200 e S-2206.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Colaboradores
Inserir cessão do tipo 2 - Mandato Sindical
Problema: o sistema não permitia inserir um histórico de Tipo Cessão com a opção 2 - Mandato Sindical, quando o colaborador já possui um histórico com a opção 1- Cessão. Por isso, era apresentada a mensagem Não é permitido inserir um histórico de cessão para este colaborador, pois o mesmo já está nesta empresa através de uma cessão.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir cadastrar somente quando o colaborador não tiver histórico de cessão de mandato sindical, e for inserido um histórico do tipo 2 - Mandato Sindical.
Local: Colaboradores > Históricos > Cessão (W) (FR038HCE)
Ajuste ao gravar um novo período licença especial
Problema: ao cadastrar um período de licença especial, onde o início do período era anterior a data de admissão do colaborador e salvar, o sistema mudava a situação do período para 1- Quitado Normal e zerava o restante dos campos indevidamente. Ocorria pois, o sindicato do colaborador não era encontrado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para respeitar o sindicato corretamente.
Local: Colaboradores > Históricos > Licença Especial > Períodos (FR204PER)
Relatórios
Melhoria na descrição do relatório 011 - Históricos
Problema: ao gerar o relatório 011 - Históricos (FPHI011.COL), informando na tela de entrada a abrangência de situação para considerar demitidos, o sistema continuava considerando. Isso ocorria pois, o relatório se refere a situação do afastamento do histórico de afastamento do colaborador e não da situação que o colaborador se encontra.
Correção efetuada: adicionamos a descrição do relatório para explicar o comportamento da abrangência Situação:
A abrangência Situação do relatório de históricos (FPHI011.COL) se refere a situação do afastamento do histórico de afastamento do colaborador e não da situação que o colaborador se encontra, além de que irá funcionar somente quando a abrangência Tipo Histórico estiver informada como 3 - Afastamentos, pois o restante das opções não possuem situação do afastamento no histórico.
Ou seja, se informado na abrangência Situação o valor 7 - Demitido, irá buscar e listar os históricos de afastamentos que o colaborador possui essa situação, isso se no cadastro da situação em Tabelas > Gerais > Situações (FR010SIT) ela estiver com o campo Ficha Registro com valor S - Sim.
Local: Colaboradores > Históricos > Listar > 011 - Históricos (FPHI011.COL)
Ajuste no modelo Checklist de implantação do Painel de Gestão
Problema: ao efetuar a emissão do relatório 014 - Checklist para implantação do Painel de Gestão (FPCO014.HCM), eram listados somente os postos de trabalho fora da hierarquia que tinham mais de um ocupante.
Correção efetuada: ajustamos a emissão do modelo para listar todos os postos que estiverem fora da hierarquia.
Local: Tabelas > Postos de Trabalho > Hierarquia > Hierarquia de Postos > 014 - Checklist para implantação do Painel de Gestão (FPCO014.HCM)
Cálculos
Correção na diferença de valor entre a ficha financeira e a pensão judicial
Problema: o valor do evento 285 - Difer.Pensão Jud.Férias estava com uma diferença de 0,01 centavo, quando comparado na ficha financeira e na pensão judicial, guia Pagamentos.
Correção efetuada: ajustamos a gravação dos pagamentos da pensão judicial para que o valor do evento seja ajustado corretamente.
Local: Colaboradores > Dependentes > Pensão Judicial (FR036PJU)
Exclusão das informações de sindicato do cálculo de dissídio
Problema: ao tentar excluir as informações sobre o sindicato de um cálculo de dissídio, o sistema não permitia a exclusão mesmo quando a informação não era obrigatória.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que seja possível efetuar a exclusão.
Local: Cálculos > Definir Cálculo (FR044CAL)
Geração indevida de horas normais para colaborador com afastamentos
Problema: quando um colaborador mensalista no mês de 31 dias esteve afastado por licença remunerada, logo após por licença maternidade e na Definição Previdência Social (FR026DEF) o campo Afastamento INSS Mensalista estava com a opção 2 - Mês 30 dias, o sistema calculava alguns minutos de horas normais indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo do mensalista para as seguintes situações de afastamento 3 - Auxilio Doença, 4 - Acidente de Trabalho, 6 - Licença Maternidade, 19 - Licença Maternidade INSS e 24 - Licença Maternidade Empresa Cidadã.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Rescisões
Ajuste no cálculo salarial no período de demissão com projeção de aviso prévio
Problema: o sistema não considerava mais de duas alterações salariais para realizar o cálculo proporcional, quando as alterações correspondiam ao período de demissão com a projeção do aviso prévio.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para os tipos de cálculo de salário 3 - Sal.Aviso Previo Indenizado, 10 - Sal.Aviso Previo Reavido, 11 - Sal. Estabilidade, 12 - Sal. Complementar Aviso Prévio e 13 - Sal. Complementar Aviso Prévio Reavido.
Local: Colaboradores > Rescisões > Complementar > Individual (FRCALCPL)
Impostos
SEFIP para categoria 19, 20 e 21 causava inconsistência no validador
Colaboradores com categoria Sefip 19 - Agente Político, 20 - Servidor Público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão e, Servidor Público ocupante de cargo temporário ou 21 - Servidor Público titular de cargo efetivo, magistrado, membro do Ministério Público e do Tribunal e Conselho de Contas com afastamentos de retorno Z5 - Outros retornos de afastamento temporário e/ou licença seguidos de afastamentos de auxílio maternidade, o sistema não considerava os valores de remuneração sem 13º e no validador Sefip ocorria inconsistência 301002 - Quando os campos remuneração sem 13º salário e remuneração com 13º salário não forem informados não deverá existir valor descontado para o segurado. Ajustamos a geração da Sefip para considerar a remuneração sem 13º para colaboradores com categoria Sefip 19,20 e 21 e afastamentos de retorno Z5 seguidos de afastamentos auxílio maternidade.
Local: Impostos > Fundo Garantia > SEFIP > Gerar (FRLISFIP)
Avaliação de desempenho e resultados
Pré-requisitos para utilizar o botão Concluir na tela FRCONAVF
Melhoramos a documentação da tela Consulta e Manutenção de Avaliações (FRCONAVF) a fim de esclarecermos que, para utilizar o botão Concluir, nas avaliações de resultados, é necessário que sejam cumpridos os seguintes pré-requisitos:
- Na tela Definições de Avaliação (FR077DGE), é necessário que o campo Restrição Avaliação esteja definido como 1 - Sem restrição ou que o usuário logado seja um Avaliador, Avaliador Coordenador ou Coordenador;
- O campo Situação da avaliação (localizado na grade da tela) precisa estar definido como 2 - Avaliação; e
- Na tela Cadastro de Ciclos de Avaliação (FR101CIC), o campo Conhecimento Avaliação, da guia Tipos avaliação de resultados (da avaliação correspondente), deve estar definido como N - Não.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Cargos e Salários > Avaliações > Consulta e Manutenção
Integrações
Ajuste geração de eventos no cálculo da integração
Problema:ao realizar acerto retroativo, depois de ter feito o cálculo de apuração do mês, o cálculo da integração desconsiderava os dias já apurados após a data desse último acerto retroativo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração de eventos para que o cálculo da integração considere todos os dias apurados do mês corretamente, mesmo com acerto retroativo.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Integração > Calcular (FRGEREVE)
Incidentes do Ponto
Sistema não enviava e-mails de pendências de incidentes corretamente aos Gestores
Problema: ao tentar enviar as notificações de pendências do ponto ao Gestor via e-mail, ocorria o erro Can't find resource for bundle java.util.PropertyResourceBundle, key notificacaoGestoresPonto.log.fimServicoNotificaca.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para enviar os e-mails corretamente.
Local: Gestão do ponto > Gestão de incidentes > Gestão dos incidentes
Atendimentos
Melhoria na documentação da tela de Atendentes
Melhoramos a documentação relacionada à tela Atendentes Médicos (FR108TAT). Esclarecemos que, caso o usuário tente inserir um novo atendimento na agenda médica sem antes ter preenchido devidamente a guia Atendimento, o sistema irá abrir a tela em modo de inserção. Nesse modo, ao selecionar outra guia, o sistema naturalmente cancelará o novo cadastro e abrirá a guia no primeiro cadastro realizado.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Gerais > Atendentes Médicos
Requisição e abertura de vagas
Tipo vaga inválido ao alterar requisição
Problema: ao efetuar o processo de alteração de requisição de vagas, o sistema permitia alterar indevidamente o Tipo Vaga, quando no cadastro de empresa (FR030EMP) o campo Controle Vagas estava com a opção N - Não.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para respeitar o campo no cadastro da empresa.
Local: Seleção > Requisição (FR126RQU)
Relatórios
Ajuste no modelo Invetário de Riscos Ocupacionais
Problema: ao gerar o relatório 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER) com o campo Listar Demitidos como N - Não na tela de entrada, o sistema listava os demitidos indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para respeitar o campo da tela de entrada.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
Central de Configurações
Conexão do banco de dados na Central de Configurações Senior
Problema: erro de teste de conexão do banco de dados na Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: alteramos para que um ajuste realizado anteriormente referente às requisições HTTP não afete outros tipos de chamadas do mesmo método.
Rotinas Auxiliares
Atualização das bibliotecas log4j e compatíveis
Problema:ocorria erro na integração, retornando a mensagem Connection Reset.
Correção efetuada: atualizamos as dependências do Apache log4j, correspondente a versão 1.0, para a versão atual a fim de evitar problemas das bibliotecas antigas.
Melhoria na documentação de web service da ficha básica
Melhoramos a documentação do parâmetro possBHHsi , informando que quando não informado, o web serfice com.senior.g5.rh.xx.fichaBasica considera o valor N - Não.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services do Gestão de Pessoas | HCM > Módulo > com.senior.g5.rh.xx.fichaBasica