Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.47
24/06/2022
Tarefas liberadas: 54
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Administração de Pessoal
Ajuste no processamento do leiaute S-1200
Problema: ao processar o leiaute S-1200, ocorria a mensagem de Lotação não encontrada. Ocorria pois, o sistema não estava encontrando o Histórico de Centro de Custo (R038HCC) do colaborador para a competência.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para buscar corretamente o Histórico de Centro de Custo.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Exclusão do leiaute S-1080
Problema: o sistema não considerava a filial empregadora corretamente ao deletar a pendência do leiaute S-1080 .
Correção efetuada: ajustamos a rotina para deletar de acordo com a filial empregadora.
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Geração do leiaute S-1210 de estagiário
Problema: o sistema gerava o leiaute S-1210 com informações da competência incorreta, quando o colaborador era desligado com categoria eSocial 901 - Estagiário.
Correção efetuada: ajustamos a geração dos leiautes S-1200 e S-1210.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Geração do leiaute S-1005 de Obras iniciadas entre 01/11/2013 a 30/11/2015
Problema: ao gerar o leiuate S-1005 para obras iniciadas entre 01/11/2013 a 30/11/2015, o sistema estava gerando o indicativo de substituição com valor incorreto, gerando no log a mensagem Para obras iniciadas entre 01/11/2013 a 30/11/2015 o indicativo de Substituição deve ser obrigatoriamente Contribuição Patronal Substituída.
Correção efetuada: ajustamos no sistema para em obras iniciadas entre 01/11/2013 a 30/11/2015, o indicativo de substituição deve ser obrigatoriamente Contribuição Patronal Substituída.
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Adequação do Histórico de Funções para envio ao eSocial
Adicionamos o campo Data de Início do eSocial na tela Histórico Funções. Neste campo, é possível informar qual a data de início de eSocial para o histórico de função, quando o colaborador possui mais de uma função na filial cadastrada.
Local: Colaboradores > Históricos > Funções (FR038HFU)
Geração dos leiautes S-1200 e S-1210 de Folha Complementar
Ajustamos o sistema para gerar corretamente os leiautes S-1200 e S-1210 para colaborador demitido, que possui folha complementar vinculada a folha do tipo 92 - Participação nos Lucros.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Transferência de colaborador de filial ou empresa com base descentralizada
Na transferência de empresa ou de filial com troca de cadastro e com base descentralizada, o cadastro de destino apresentava a mensagem A raiz do CNPJ do empregador anterior não pode ser a mesma do empregador. Verifique as Informações Admissionais no envio de leiautes não periódicos. Ajustamos o sistema para permitir o envio dos leiautes S-2205 e S-2206, após a transferência do colaborador.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Cadastro do estabelecimento eSocial para empresa na simplificação do eSocial
Problema: quando a empresa está na versão simplificada do eSocial, no cadastro de Estabelecimento eSocial (FR030FIL) campo Ind. Contratação Aprendiz, o sistema realizava validações incorretas, impossibilitando a gravação do processo ou das entidades educativas para envio do leiaute S-1005.
Correção efetuada: retiramos as validações para clientes que estão na simplificação, será enviada a informação de acordo com o que foi enviado no processo ou entidades educativas.
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Alteração na validação ao excluir colaborador
Alteramos a rotina de exclusão do colaborador, retirando a validação que a data de fechamento da admissão do colaborador ocorreu na competência de até dois meses anteriores à competência atual.
Local: eSocial > Colaboradores > Exclusão de Colaborador (FREXCADM)
Adequação no envio do leiaute S-1200 de empresa com base descentralizada
Alteramos o sistema para verificar através do CPF se já existe no RET - Registro de Eventos Trabalhistas do eSocial para definir o envio das informações do grupo infoComplCont no leiaute S-1200, quando o campo Base Descentralizada estiver com a opção 2 - Empregador possui mais de um cadastro nesta base de dados nas Definições do eSocial (FR030DES) e possuir pendências do leiaute S-2300 enviadas com uma categoria do eSocial opcional.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Alteração na geração do leiaute S-2200
Alteramos a geração do leiaute S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador. Agora, o sistema verifica qual pendência está sendo executada antes de processar as pendências da tabela Anotações da Ficha Registro (R038NOT). Sendo assim, primeiramente, será verificado se há pendências na tabela Histórico Vínculo (R038HVI). Em seguida, caso haja pendências nessa tabela, elas serão processadas antes do processamento padrão da tabela Anotações da Ficha Registro (R038NOT).
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Anotações (FR038NOT)
- Colaboradores > Históricos > Vínculo (FR038HVI)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Implementações com base na NOTA TÉCNICA S-1.0 Nº 04/2021
Realizamos as seguintes implementações para manter o sistema em concordância com o que dispõe a Nota Técnica S-1.0 Nº 04/2021:
- Adicionamos o campo Transformada em Sociedade de Fins Lucrativos à guia Empregador eSocial, da tela de cadastro de Filiais (FR030FIL). Nessa campo, o usuário deverá informar se a empresa está ou não sendo transformada de entidade beneficente para sociedade de fins lucrativos, nos termos da Lei 11.096/2005. Esse campo apenas estará habilitado se a Classificação Tributária informada for igual a 99 - Pessoas Jurídicas em Geral. Além disso, quando esse campo estiver definido como S - Sim, será gerado o campo dtTrans11096 no XML do leiaute S-1000. A data gerada será a data informada no campo Data Alteração, da guia Empregador eSocial;
- Criamos a guia Transf. Soc. de Fins Lucrativos, na tela de cadastro de Filiais (FR030FIL). Essa guia possui o campo Percentual de contribuição social devida, onde usuário pode informar o percentual de contribuição social devida em caso de transformação em sociedade de fins lucrativos, com base na Lei 11.096/2005. A guia estará disponível somente se, na guia Empregador eSocial (da mesma filial), o campo Transformada em Sociedade de Fins Lucrativos estiver definido como S - Sim.
Notas
Ao definir o campo Transformada em Sociedade de Fins Lucrativos como S - Sim, o usuário deverá:
- enviar o evento S-1000 ao eSocial;
- informar a alíquota no campo Percentual de contribuição social devida, da guia Transf. Soc. de Fins Lucrativos, para que o percentual definido seja levado no leiaute S-1280.
Observação: na primeira geração dos leiautes S-1000 e S-1280, esses leiautes devem ser gerados com a mesma competência. Porém, ao alterar o valor do campo Percentual de contribuição social devida, será necessário reenviar apenas o leiaute S-1280.
Após gerar os eventos S-1000 e S-1280, será verificado se:
- há um evento S-1000 anterior ou igual à data de competência informada, que esteja com número do recibo preenchido e que seja um envio válido com o campo dtTrans11096 preenchido;
- caso exista um evento S-1000 com número do recibo preenchido e seja um envio válido com o campo dtTrans11096 preenchido, será necessário que também haja um Percentual de contribuição social devida informado para gerar o evento S-1280.
Locais:
- Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
- eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Adequação na geração do leiaute S-1070
Incluímos o tratamento para quando informar uma data de encerramento no cadastro do processo, sejam feitas validações para garantir que nenhum outro cadastro esteja utilizando o processo em data/competência posterior à data de encerramento que está sendo informada.
Caso esteja sendo utilizado, será exibida uma mensagem de bloqueio e será necessário criar um registro de nova data/competência na referida tela sem utilizar o processo, ou utilizando um número de processo diferente.
A seguir veja o comportamento:
Tela > Campo | Mensagem |
---|---|
Empresas (FR030EMP) > guia Liminar > campo Processo | Não é possível alterar a data de término, pois este processo está sendo utilizado no cadastro de Liminar válido na data de término informada. Verifique! |
Empresas > Filiais (FR030FIL) > guia Liminar > campo Processo | |
Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL) > guia GPS > campos:
|
Não é possível alterar a data de término, pois este processo está sendo utilizado no cadastro de GPS válido na data de término informada. Verifique! |
Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL) > guia GPS > campo > Processo Judicial (Grade Convênios) | Não é possível alterar a data de término, pois este processo está sendo utilizado no cadastro Convênios de GPS válido na data de término informada. Verifique! |
Cálculos > Lançamentos > Processos > Individual (FRPJCEMP) > campo Processo | Não é possível alterar a data de término, pois este processo está sendo utilizado no cadastro de Processos do colaborador válido na data de término informada. Verifique! |
Cálculos > Terceiros > Comercialização de Produção (FRPRDCOP) > campo Número Processo Judicial | Não é possível alterar a data de término, pois este processo está sendo utilizado no cadastro de Comercialização de Produção válido na data de término informada. Verifique! |
Locais:
- Cálculos > Lançamentos > Processos > Individual (FRPJCEMP)
- Cálculos > Terceiros > Comercialização de Produção (FRPRDCOP)
- Empresas > Empresas (FR030EMP)
- Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL)
Retenção Sest/Senat de contribuinte individual
Conforme alteração (item 12.2) do Manual de Orientação do eSocial (MOS) publicado em 17/05/2022 - Na contratação de contribuinte individual transportador autônomo, as retenções referentes ao ISS, SEST e SENAT, devem ser informadas pelo contratante no campo código de incidência tributária para o IRRF {codIncIRRF} com a opção: [9] - “Verba transitada pela folha de pagamento de natureza diversa de rendimento ou retenção/isenção/dedução de IR" (exemplo: desconto de convênio farmácia, desconto de consignações, etc).
Para a geração correta do leiaute S-1010, no cadastro de Terceitos deve preencher o campo Retenção Sest/Senat com a opção S - Calcula e não deduz da base de IRRF.
Importante
Para os clientes que utilizam a opção I - Calcula e deduz da base de IRRF conforme seu entendimento, orientamos consultar sua área jurídica para realizar a alteração para a opção S - Calcula e não deduz da base de IRRF.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Terceiros (FR034TER)
- eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Medicina Ocupacional
Ajuste no sistema para envio de colaboradores sem vínculos ao eSocial
Ajustamos o Gestão de Pessoas | HCM para que seja possível cadastrar e/ou importar registros de matrícula para colaboradores sem vínculo informando, ou não, um número de matrícula do eSocial.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Matrículas eSocial (FR034MAT)
Adequação no sistema para pagamentos via PIX
Adequamos o sistema Gestão de Pessoas | HCM para que seja possível o cadastro das informações do PIX.
Para isso, criamos a opção P - Pix no campo Modo Pagto na guia Básica do cadastro de empregados (FR034FUN), na guia Cadastro da tela de terceiros (FR034TER) e na guia Cadastro da tela Pensão Judicial (FR036PJU).
Funcionamento para empresa que utilizam histórico de conta bancária
As empresas que possuem o valor S - Sim no campo Histórico Contas Bancárias no cadastro da empresa, o sistema habilita a guia Pix nas telas cadastro de empregados (FR034FUN), terceiros (FR034TER) e Pensão Judicial (FR036PJU). Nessa guia, serão apresentados os seguintes campos:
- Data Alteração: campo responsável para indicar a data da alteração do histórico do PIX;
- Tipo Chave PIX: seleção do tipo da chave do PIX, podendo ser: telefone, e-mail, CPF/CNPJ, chave aleatória e conta bancária. Atenção, quando selecionado o tipo conta bancária, o sistema considera as informações inseridas na guia Contas Bancárias/Dados bancários.
- Descrição Tipo Chave: apresenta a descrição da chave selecionada no campo anterior.
- Chave PIX: deve ser informada a chave, nesse campo são realizadas algumas consistências de acordo com o tipo selecionado.
- Percentual: informe o percentual do pagamento que deve ser realizado nesse PIX. Lembrando, a informação de todos os cadastros deve somar 100%.
Além disso, criamos a porta ChavePix no web service com.senior.g5.rh.xx.fichaBasica (nos módulos Administração de Pessoal, Benefícios e Participação nos Lucros e Resultados).
Adequamos as telas Aprovar Créditos Bancários (FRAPRPAG) e Gerar Créditos Bancários (FRGERPAG) para o PIX.
Funcionamento para empresa que NÃO utilizam histórico de conta bancária
As empresas que possuem o valor N - Não no campo Histórico Contas Bancárias no cadastro da empresa, o sistema habilita alguns campos logo após o campo Modo Pagto nas telas cadastro de empregados (FR034FUN), terceiros (FR034TER) e Pensão Judicial (FR036PJU):
- Tipo Chave PIX: seleção do tipo da chave do PIX, podendo ser: telefone, e-mail, CPF/CNPJ, chave aleatória e conta bancária. Atenção, quando selecionado o tipo conta bancária, o sistema considera as informações inseridas os campos dos dados bancários.
- Chave PIX: deve ser informada a chave, nesse campo são realizadas algumas consistências de acordo com o tipo selecionado.
Para essas empresas, adequamos os web services com.senior.g5.rh.xx.FichaBasica e com.senior.g5.rh.xx.fichaBasicaTerceiros, adicionando os parâmetros tpcPix e chvPix na porta FichaBasica.
Cadastro de Pessoas
Para esse cadastro, não importa se a empresa usa ou não histórico de contas bancárias, ele sempre apresentará a guia Pix e nela, serão informadas os campos Data Alteração, Tipo Chave PIX, Descrição Tipo Chave e Chave PIX.
Funcionamento para todas as empresas
Adequamos algumas rotinas no sistema para considerar os dados do PIX:
- Na integração do cadastro de pessoas e do cadastro do colaborador, quando for informado/alterado os dados do PIX no cadastro do colaborador será replicado para o cadastro de pessoas. A exclusão dos dados do PIX no cadastro de colaborador não exclui do cadastro de pessoas;
- Na integração da pensão judicial e do cadastro do colaborador, as informações do PIX da pensão judicial também serão replicadas no cadastro de pessoas;
- Durante o cadastro de colaboradores, após selecionar uma pessoa, caso ela possua mais de uma conta PIX, o sistema apresentará uma tela para seleção de qual conta que será gravada;
- No processo de readmissão do colaborador, o sistema buscará as informações do PIX do colaborador;
- Ao duplicar um colaborador, serão considerados os dados do PIX;
- Ao cadastrar nova pensão judicial (FR036PJU) e o dependente informado estiver vinculado a cadastro de pessoa, serão considerados os dados do PIX ao trazer os dados da pessoa.
Relatórios
Criamos o relatório 054 - Padrão FEBRABAN CNAB 240 - Pix com a finalidade de gerar remessa de envio dos pagamentos dos colaboradores e pensões judiciais, através do PIX.
Importante
Esse relatório foi implementado conforme leiaute 033 - Santander, versão YLEC_2403 V11.4_03/2020. Para outros bancos/leiautes, os clientes devem encaminhar o leiaute através de um chamado para o Suporte Senior.
Nos relatórios a seguir, disponibilizamos a opção P - Pix no campo Modo Pgto da tela de entrada:
- 001 - Líquido Férias Colaborador (FPRL001.OPE)
- 002 - Líquido Férias Pensão Judicial (FPRL002.OPE)
- 003 - Líquido Folha Colaboradores (FPRL003.OPE)
- 004 - Líquido Folha Pensão Judicial (FPRL004.OPE)
- 005 - Líquido Rescisão Colaboradores (FPRL005.OPE)
- 006 - Líquido Rescisão Pensão Judicial (FPRL006.OPE)
- 007 - Líquido Folha Colaboradores - C. Custo (FPRL007.OPE)
- 008 - Líquido Folha Colaboradores - C. Custo Hierárquico (FPRL008.OPE)
- 001 - Relação de Notas Colaborador (FPRN001.OPE)
- 002 - Relação de Notas Pensão Judicial (FPRN002.OPE)
- 002 - Envelope Modelo Tecnoformas (FGETENTRANCE.ENV)
Leiautes de Importação
Criamos o tipo de registro 15 - Contas Pix para o leiaute de importação 00015 - Colaborador. Além disso, no mesmo leiaute, adicionamos os campos TPCPIX (Tipo de Chave Pix) e CHVPIX (ChavePix) no registro tipo 1.
No leiaute importação 00036 - Pensão Judicial, foram adicionados os campos TPCPIX (Tipo de Chave Pix) e CHVPIX (ChavePix) no registro tipo 1 e o tipo de registro 5 (contas Pix).
Locais:
- Cálculos > Pagamentos > Controle de Créditos Bancários > Aprovar Créditos Bancários (FRAPRPAG)
- Cálculos > Pagamentos > Controle de Créditos Bancários > Gerar Créditos Bancários (FRGERPAG)
- Cálculos > Relatórios > Operacionais > Envelope > Texto > 002 – Envelope Modelo Tecnoformas (FGETENTRANCE.ENV)
- Cálculos > Relatórios > Operacionais > Relação de Notas > 001 – Relação de Notas Colaborador (FPRN001.OPE)
- Cálculos > Relatórios > Operacionais > Relação de Notas > 002 – Relação de Notas Pensão Judicial (FPRN002.OPE)
- Colaboradores > Dependentes > Pensão Judicial (FR036PJU)
- Colaboradores > Férias > Listar > Relação Líquidos > 001 – Líquido Férias Colaborador (FPRL001.OPE)
- Colaboradores > Férias > Listar > Relação Líquidos > 002 – Líquido Férias Pensão Judicial (FPRL002.OPE)
- Colaboradores > Férias > Listar > Relação Líquidos > 003 – Líquido Folha Colaboradores (FPRL003.OPE)
- Colaboradores > Férias > Listar > Relação Líquidos > 004 – Líquido Folha Pensão Judicial (FPRL004.OPE)
- Colaboradores > Férias > Listar > Relação Líquidos > 005 – Líquido Rescisão Colaboradores (FPRL005.OPE)
- Colaboradores > Férias > Listar > Relação Líquidos > 006 – Líquido Rescisão Pensão Judicial (FPRL006.OPE)
- Colaboradores > Férias > Listar > Relação Líquidos > 007 – Líquido Folha Colaboradores – C. Custo (FPRL007.OPE)
- Colaboradores > Férias > Listar > Relação Líquidos > 008 – Líquido Folha Colaboradores – C. Custo Hierárquico (FPRL008.OPE)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Terceiros (FR034TER)
- Empresas > Empresas (FR030EMP)
- Pessoas > Cadastro de Pessoas (FR033PES)
- Pessoas > Gerar Pessoas (FRGERPES)
- Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação (FRIMPEXP)
- Resursos > Implementações > Web services
Vale-transporte
Geração de vale-transporte com exceção cadastrada
Problema: o sistema não gerava o vale-transporte para um colaborador quando teve troca de escala de vale-transporte, e tinha cadastrado exceção de vale-transporte na mesma competência.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente o vale-transporte conforme exceção cadastrada.
Local: Colaboradores > Vale Transporte > Gerar (FRGERVTR)
Cálculos
Validação na tela de Lançamentos Variáveis Coletivos
Problema: o sistema não permitia a inclusão de um evento quando o cálculo era do tipo 13 - Complementar de dissídio.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para permitir a inclusão do evento.
Local: Cálculos > Lançamento > Variáveis > Coletivo (FRLANCOL)
Adicionada consistência ao informar data de encerramento do processo
Problema: quando a data de encerramento (FR030PRO) era menor do que a data de início da liminar (FR010SER) não havia nenhuma validação quando selecionado o processo.
Correção efetuada: adicionamos uma consistência para que ao selecionar um processo com data de encerramento menor do que a data de início da liminar, o sistema realize o bloqueio e apresente uma mensagem.
Local: Cálculos > Terceiros > Tipos de Serviços (FR010SER)
Ajuste na rotina de pagamentos de terceiros
Ajustamos a tela Pgtos Física (FR032TPG) para que não seja possível incluir pagamentos com data anterior à data de admissão de um terceiro. Com isso, será retornada uma mensagem de validação sempre que for informada uma data de pagamento menor que a data de admissão do terceiro em questão.
Mensagem incluída: A data de pagamento é menor do que a data de admissão do terceiro.
Local: Cálculos > Terceiros > Pagtos Física (FR032TPG)
Opção do campo Tipo de Acordo da tela de cálculo de dissídio
A fim de mantermos o sistema em concordância com o que dispõe o Manual de Orientação do eSocial (MOS), versão S-1.0, ajustamos a descrição de uma das opções do campo Tipo de Acordo, da tela Cálculo Dissídio (FRCALDIS):
De: 2 - Comissão de Conciliação Prévia - CCP
Para: 2 - Legislação federal, estadual, municipal ou distrital
Nota
A tela para cálculo de dissídio (FRCALDIS) pode ser acessada apenas quando o campo Tipo de Cálculo, da tela Definições de Cálculos (FR044CAL), estiver definido como 14 - Pagamento de Dissídio.
Local: Cálculos > Definir Cálculo > Cálculo Dissídio (FRCALDIS)
Integrações
Melhora na documentação sobre integrações de consulta via pendência
Melhoramos a documentação relacionada às integrações de consulta via pendência. Adicionamos as seguintes informações sobre a regra de integração ao sexto passo do tópico Como configurar a integração:
- A regra não possui recurso para acessar ou manipular os registros das tabelas monitoradas;
- A regra não possui variáveis globais para identificar o Identificador da integração;
- Não é possível realizar o De/Para de registros via regra.
Para mais informações, acesse Integrações de consulta via pendência.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Recursos > Web services > Cadastro Integrações > Consultar Pendências
Cadastros
Troca de cadastro de colaborador enviado ao eSocial
Problema: quando o colaborador já possui leiautes enviados ao eSocial, ao tentar alterar o cadastro o sistema apresentava a mensagem violação de chave.
Correção efetuada: adicionamos a consistência no sistema quando o colaborador possui o leiaute S-2200 gerado, a alteração de cadastro será cancelada e apresentará a mensagem Não é possível alterar o cadastro pois o colaborador já possui leiautes do eSocial gerados.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Trocar Cadastros (FRALTCAD)
Preenchimento do campo CNPJ Resp. Cad. de Obras para filial obra
Problema: ao cadastrar uma filial de tipo O - Obra, com tipo de inscrição CPF, o sistema não permitia o cadastro da guia estabelecimento eSocial, exigindo o preenchimento do campo CNPJ Resp. Cad. De Obras.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para permitir o campo CNPJ Resp. Cad. De Obras em branco.
Local: Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL)
Contabilização
Ajuste na contabilização da folha
Problema: na contabilização o sistema não considerava o centro de custo ativo e apresentava a mensagem Erro: O rateio XXXXX não está vinculado a nenhum centro de custo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de contabilização para considerar corretamente o centro de custo ativo.
Local: Cálculos > Contabilização > Folha (FRROTCON)
Rescisões
Cálculo do aviso prévio quando existe duas sequências de alteração salarial com a mesma data
Problema: ao calcular o aviso prévio quando existe duas sequências de alteração salarial na mesma data, o aviso prévio não era gerado corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a verificação de salário quando tiver mais de uma alteração na mesma data, mas com sequências diferentes, será considerada sempre a última sequência cadastrada.
Local: Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
Estabilidade no cálculo de rescisão programada
Alteramos a rescisão programada para que o cálculo não seja interrompido caso o campo Checar estabilidade, na tela Causas Demissão (FR042CAU), esteja definido como N - Não. Contudo, caso o colaborador esteja em estabilidade para a data de demissão ou data de aviso, será retornada uma mensagem solicitando confirmação do cadastro da rescisão desse colaborador.
Locais:
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
- Colaboradores > Rescisões > Informar (FRCALRCS)
- Colaboradores > Rescisões > Programadas > Cadastro (FRRCSPRG)
- Colaboradores > Rescisões > Programadas > Calcular (FRCALPRG)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Individual (FRRCSSIM)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Programada (FRPRGSIM)
Relatórios
Ajuste no Relatório Valores FGTS - SEFIP
Problema: ao listar o modelo 011 - Valores FGTS - SEFIP (FPRE011.FGT), o sistema apresentava os valores de Total a Recolher (Rubi) e Total a Recolher (Sefip) com uma diferença de um centavo.
Correção efetuada: ajustamos o modelo para corrigir o valor Total a Recolher (Sefip) corretamente.
Local: Impostos > Fundo Garantia > Listar > 011 - Valores FGTS - SEFIP (FPRE011.FGT)
Colaboradores
Data dos históricos do colaborador são iguais às datas de admissão
Atualizamos as datas de históricos de Contratos, Servidor Público e Contrato Temporário para que, caso a data de admissão do colaborador seja alterada, essas datas de históricos sejam automaticamente preenchidas com a mesma data da admissão do colaborador.
Além disso, incluímos a mensagem Colaborador possui informações na guia Estatutário. Deseja excluir essas informações? para casos em que o tipo de vínculo do colaborador seja alterado de estatutário (30, 31, 35, 95, 96 ou 97) para qualquer outro tipo diferente de estatutário.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar (FR034CPL)
- Colaboradores > Históricos > Contratos (FR038HCT)
- Colaboradores > Históricos > Servidor Público (FR038HPU)
Melhorias na rotina de benefícios de entes públicos
A fim de aprimorarmos a rotina de manutenção dos benefícios para beneficiários de órgãos públicos, realizamos as seguintes implementações:
- Adicionamos tratamento à tela Manutenção de Benefícios (FR034BEN) para desabilitar o campo Data Término. Dessa maneira, caso o tipo de registro seja 3 - Término, a data de término será automaticamente definida com a mesma data do campo Data Referência;
- Adicionamos o botão Duplicar à tela Manutenção de Benefícios (FR034BEN). Após a duplicação do registro, será feito o controle de quais campos devem ser mantidos ou apagados, conforme o novo tipo de benefício escolhido;
- Adicionado um bloqueio à tela de transferência de Filial (FR038HFI), impedindo a transferência de empresa caso ocorram simultaneamente os três pré-requisitos a seguir:
- o colaborador seja da categoria eSocial 9995 - Beneficiário Ente Público ou 9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício;
- as empresas de origem e de destino tenham o campo Manutenção Benefícios Ente Público, da tela Definições do eSocial (FR030DES), definido com informações diferentes; e
- as empresas de origem e de destino estejam no eSocial Simplificado (S-1.0).
- Agora, na tela Manutenção de Benefícios (FR034BEN), ao ser informado um benefício com data de referência anterior à data de admissão do colaborador, será retornada a mensagem de confirmação Data Referência menor que a admissão do beneficiário. Deseja continuar?. Caso a resposta seja Sim, o sistema prosseguirá com a inclusão do registro. Caso a resposta seja Não, o cadastro será interrompido;
- Ajustamos para que, na tela Fechamento de Admissão (FRFECADM), caso não tenha sido fechado o cadastro do colaborador com categoria eSocial igual a 9995 - Beneficiário Ente Público, seja retornada uma mensagem de confirmação para efetuar o fechamento de admissão de colaborador com categoria eSocial igual a 9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício em uma base descentralizada.
Notas
- Quando houver uma base descentralizada, a mensagem de confirmação será retornada apenas como forma de lembrete, para que o usuário verifique se o colaborador com categoria 9995 - Beneficiário Ente Público foi enviado ao eSocial por outra base ou sistema. Caso não tenha sido enviado, será retornado um erro do eSocial durante o envio dos leiautes de benefícios;
- Quando houver uma base não descentralizada, será retornada a mensagem de confirmação e a operação será bloqueada.
Além disso, adicionamos tratamento para que, quando um campo-chave seja alterado em uma das tabelas R347XXX, o sistema gere uma pendência de exclusão (leiaute S-3000).
Locais:
- Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
- Colaboradores > Histórico > Filial (FR038HFI)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento de Admissão (FRFECADM)
- eSocial > Gerar não Periódicos (FRGERNPE)
Exclusão de admissões antes de envio ao eSocial
Na tela de ficha cadastral de funcionários (FR034FUN), como padrão, o sistema retorna uma mensagem informando o usuário que não é possível excluir o colaborador quando houver o envio processado do leiaute S-2200 ou do S-2300 e status igual a 4 - Aguardando envio manual, 5 - Aguardando envio automático ou 6 - Aguardando retorno. Sendo assim, melhoramos essa mensagem a fim de esclarecer ao usuário que utilize, primeiramente, a rotina de exclusão de colaborador, no menu eSocial > Colaborador > Exclusão do Colaborador (FREXCADM), para que em seguida possa excluir o colaborador pela ficha básica.
Mensagem: Não é possível excluir o colaborador, pois ele possui envios do eSocial aguardando retorno. Para prosseguir, acesse a tela Exclusão de Colaborador para excluir esses envios e tente novamente.
Local: Colaboradores > Empregados > Ficha Cadastral (FR034FUN)
Aumento no tamanho do campo Endereço
Aumentamos o tamanho do campo Endereço (EndRua) das tabelas Ficha Complementar (FR034CPL) e Cadastro de pessoas (FR033PES) para 100 caracteres, conforme orientação do eSocial. Com isso, adequamos o campo Endereço das telas Ficha Complementar, Contrato Temporário e Cadastro de Pessoas.
Importante
Para a geração do Sefip, não sofrerá alteração, respeitando os 50 caracteres permitidos no arquivo.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar (FR034CPL)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar > Contrato Temporário (FR034CTR)
- Impostos > Fundo Garantia > SEFIP > Gerar (FRLISFIP)
- Pessoas > Cadastro de pessoas (FR033PES)
Usuários
Log de processamento das atualizações de históricos do colaborador para a ficha básica
Foi criada a chave com.senior.vetorh.atualizacaohistoricos.usuario para informar o usuário do log de processamento das atualizações de históricos do colaborador para a ficha básica.
Local: Diversos > Log > Processamentos (FRCONLOG)
Impostos
Ajustes relacionados à versão 1.16 do e-Sfinge
A fim de mantermos o sistema compatível com a versão 1.16 do e-Sfinge, lançada em 20/04/2022, alteramos as descrições das seguintes opções:
- campo Tipo de Parecer da tela Parecer do Controle Interno (FR304PAR):
- De 6 - Pela irregularidade por descumprimento dos requisitos para ingresso no cargo ou emprego para 6 - Pela irregularidade por descumprimento dos requisitos para ingresso no cargo, emprego ou função;
- De 7 - Pela irregularidade por acumulação de cargos ou empregos públicos para 7 - Pela irregularidade por acumulação de cargos, empregos públicos ou função;
- campo Tipo de Movimentação da tela Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD):
- De 2 - Reintegração/Readaptação/Reversão/Recondução/Aproveitamento para 2 - Reintegração/Readaptação/Reversão/Recondução/Aproveitamento/Redistribuição.
Locais:
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Parecer do Controle Interno (FR304PAR)
Empresas
Melhoria na rotina de cadastro de filiais
Realizamos algumas melhorias na tela de Filiais (FR030FIL), para que quando seja informada uma data no campo Encerramento Atividades, na guia Rais, a geração dos leiautes S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos e S-1020 - Tabela de Lotações Tributárias não seja realizada automaticamente. Agora, será retornada uma mensagem ao usuário questionando se deve ser gerada ou não uma pendência ao eSocial. Caso a resposta seja Sim, serão geradas as pendências para os leiautes S-1005 e S-1020.
Mensagem: A data de encerramento pode ser enviada ao eSocial para desativar a filial e encerrar as lotações válidas, originárias desta filial. Não será mais permitida a alteração desta data. Deseja enviar ao eSocial?
Local: Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL)
Ajuste na guia Empregador eSocial da tela de cadastro de filiais
Problema: quando o módulo Segurança e Medicina não possui integração com o módulo Administração de Pessoal, a guia Empregador eSocial da tela Filiais (FR030FIL) é habilitada, e deveria exibir apenas os campos Data Alteração e Natureza Estabelecimento. Porém, o campo Trib. Contribuição Prev. também estava sendo exibido na guia.
Correção efetuada: ajustamos para que o campo Trib. Contribuição Prev. não seja exibido na guia Empregador eSocial da tela de cadastro de filiais quando o módulo Segurança e Medicina não possuir integração com o módulo Administração de Pessoal.
Local: Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL)
Proprietária
Quantidade de colaboradores referente ao Painel de Gestão com a proprietária HCM GOUP
Problema: a visualização da proprietária com HCM GOUP exibia o valor para quantidade de colaboradores do módulo de Painel de Gestão de acordo com a quantidade definida para o módulo Administração de Pessoal.
Correção efetuada: ajustamos a visualização das informações da proprietária para exibir a quantidade de colaboradores do módulo do Painel de Gestão quando só possui a proprietária com HCM GOUP.
Local: Diversos > Proprietária (FPROPIETARIA)
Relatórios
Ajuste no Relatório Resumo de compra - Fornecedor Wiipo
Problema: ao listar o modelo 026 - Resumo de compra - Fornecedor Wiipo (BS00026.VAL), o sistema não descontava as faltas do colaborador na competência anterior.
Correção efetuada: ajustamos o modelo 026 - Resumo de compra - Fornecedor Wiipo (BS00026.VAL) para descontar as faltas corretamente e removemos a abrangência por empresa para listar apenas para a empresa ativa.
Local: Beneficios > Vales > Listar > 026 - Resumo de compra - Fornecedor Wiipo (BS00026.VAL)
Cadastros
Ajustes no campo CPF do Controle de Ponto e Refeitório
De acordo com as exigências legais do Governo, informar o CPF do Colaborador passa ser obrigatório na Ficha Cadastral. Como posteriormente todas as marcações de ponto serão registradas por esse dado, na tela de Colaboradores/Terceiros/Parceiros quando o campo CPF for deixado em branco no momento de inserir ou atualizar o registro, será exibida a mensagem: Ao usar o produto de Marcação Ponto Mobilidade, deve ser informado o número do CPF.
Observação
Mensagem é exibida apenas quando possuir o módulo de Marcação de Ponto Mobilidade.
Além disso, acrescentamos um log de envio de colaboradores no processo automático do sistema, quando enviado colaboradores e/ou usuários para a plataforma sem CPF cadastrado. Caso não seja encontrado o CPF do colaborador, será exibida a mensagem via log dentro do sistema (agendador): Número do CPF não cadastrado para o colaborador "Nome do colaborador".
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Web services
Web service para efetivação de propostas por posto de trabalho
Implementamos a porta EfetivarPosto no web service com.senior.g5.rh.ql.Proposta, para realizar a efetivação de propostas por posto de trabalho.
Local: Lotação x Posto > Propostas > Efetivar (FREFEPOS)
Administração de vagas
Correção ao efetivar posto de trabalho
Problema: quando possuíam alterações e novos postos na tela de efetivar propostas de alteração do quadro, ao selecionar os itens para efetivação e o último marcado era uma proposta de alteração, o sistema não deixava editar a coluna de Posto de Trabalho. Com isso, ao efetivar a proposta era executada a rotina para evitar conflitos de nomes de postos, era apresentada a mensagem Field Posto Trabalho cannot be modified na tela e o processo não era concluído.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de validação para que, ao tentar editar o nome do posto de trabalho quando a proposta for de criação de postos, seja permitida a alteração.
Local: Lotação x Posto > Propostas > Efetivar (FREFEPOS)
Colaboradores
Ajustes relacionados à integração do nome do colaborador entre módulo AP e Colabbe
Para que o nome do candidato seja integralmente mantido na integração entre o módulo Administração de Pessoal e a Colabbe, realizamos os seguintes ajustes:
- Criamos o campo Nome Completo na tela Candidato Externo (FR122CEX), para que seja possível informar o nome do candidato com até 80 caracteres. Com isso, quando o colaborador for efetivado, a partir da integração com a Colabbe, o sistema preencherá o campo Nome Completo, da tela Ficha Complementar (FR034CPL).
Além disso, em relação ao nome completo do candidato, adicionamos:
- o campo Nome Completo ao web service com.senior.g5.rh.rs.dadosCurriculo@DadosCurriculo_3;
- o campo NOMCOM à tela de Importação de Dados (FIMPEXP);
- a informação do nome completo, que aceita até 80 caracteres, ao relatório 001 - Relatório Candidato Externo Selecionado (RSCA001.GER).
Nota
Na tela de cadastro da Ficha Básica do Colaborador (FR034FUN), o campo Nome ainda possui um limite de 40 caracteres.
Locais:
- Candidatos > Cadastro (FR122CEX)
- Candidatos > Listar > 001 - Relatório Candidato Externo Selecionado (RSCA001.GER)
- Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação > Definir (FIMPEXP)
Relatórios
Descrição da Medida de Proteção no relatório Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
Problema: ao listar o modelo 001 - Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) (SMPF001.GER) o texto de Medida de Proteção estava incorreto.
Correção efetuada: ajustamos o texto para Foi tentada a implementação de medidas de proteção coletiva, de caráter administrativo ou de organização do trabalho, optando-se pelo Equipamento de Proteção Individual - EPI por inviabilidade técnica, insuficiência ou interinidade, ou ainda caráter complementar ou emergencial?.
Local: Segurança > PPP > Listar > 001 - Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) (SMPF001.GER)
Inventário de Riscos
Implementações no módulo SM com base na NR01 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais
A fim de mantermos o sistema em concordância com o que dispõe a NR01 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, vigente desde janeiro de 2022, realizamos as seguintes implementações:
- Ajustamos o web service com.senior.g5.rh.sm.LaudoDoAgenteDeRisco, criando uma nova aba (Medidas de Controle) com a grade para seleção das medidas. Além disso, o campo Outras Medidas de Controle foi transferido para essa mesma aba;
- Adicionamos o Registro 7 ao modelo de importação 072 - PPRA por GHE - Laudo Agente Risco (SMIM00072.SCF);
- Alteramos a descrição do campo Resultado para Nível, nas telas de Manutenção do Inventário de Risco (FR584MIR) e Laudo do Agente de Risco (FR583LAU), adicionando também a essas telas um novo campo Resultado. Esse campo é definido automaticamente com o resultado da multiplicação dos valores definidos nos campos Probabilidade e Severidade;
- Criamos a tela Tipos de Hierarquia de Medidas de Controle (FR583HMC). Essa tela permite cadastrar previamente os tipos de hierarquia de medidas de controle, para que possam ser vinculados às telas Medidas de Controle (FR583MCR) e Laudo do Agente de Risco (FR583LAU);
- Criamos a tela Medidas de Controle (FR583MCR). Essa tela permite cadastrar previamente os tipos de medidas de controle, para que possam ser vinculados à tela Laudo do Agente de Risco (FR583LAU);
- Implementamos a guia Medidas de Controle na tela Laudo do Agente de Risco (FR583LAU). Nessa guia, o usuário poderá relacionar as medidas de controle previamente cadastradas e/ou descrever manualmente as informações sobre essas medidas. Também ajustamos essa nova guia para que o usuário possa adicionar campos personalizados, a partir da tabela R583MCA, à sua grade;
- Disponibilizamos a possibilidade de incluir campos de usuários nas grades da tela de Manutenção do Inventário de Riscos (FR584MIR). As grades e suas respectivas tabelas para criação de campos são:
- EPIs | Tabela R584EPI;
- EPCs | Tabela R584EPC;
- Fontes Geradoras | Tabela R584FGL;
- Medidas de Controle | Tabela R584MCR;
- Planos de Ação | Tabela R584PLA;
- Possíveis Danos | Tabela R584PDS;
- Riscos | Tabela R584RIS;
- Ajustamos o relatório 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER) para que, no campo Controles existentes da seção Riscos, seja listado o conteúdo da guia Medidas de Controle, da tela de Manutenção do Inventário de Risco (FR584MIR). Ainda, adicionamos o campo Resultado à seção Riscos do relatório.
Além disso, corrigimos a tela Geração do Inventário de Riscos (FRGERINV) para que o campo Resultado, da guia Inventário de Riscos (em Laudo do Agente de Risco (FR583LAU)), seja automaticamente definido conforme as informações do campos Probabilidade e Severidade.
Locais:
- Recursos > Gerador Importação/Exportação > Executar > 072 - PPRA por GHE – Laudo Agente Risco (SMIM00072.SCF)
- Segurança > Gestão de GHE > Laudo do Agente de Risco (FR583LAU)
- Segurança > Inventário de Riscos > Geração (FRGERINV)
- Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
- Segurança > Inventário de Riscos > Manutenção (FR584MIR)
- Tabelas > Segurança > Medidas de Controle (FR583MCR)
- Tabelas > Segurança > Tipos de Hierarquia de Medidas de Controle (FR583HMC)
Gestão de GHE
Implementações relacionadas à Gestão de GHE
Realizamos as seguintes implementações relacionadas à Gestão de GHE:
- Alteramos a tela de Cadastro de Ambientes (FR583AMB), para verificar se a empresa utiliza rotina de rateio de mão de obra. Caso utilize a rotina, os campos Outra Empresa, Número de Inscrição e Tipo de Inscrição serão habilitados. Essa verificação será feita apenas quando o campo Localização estiver definido como 1 - Estabelecimento do próprio empregador.
- Alteramos a geração do leiaute S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos para verificar se o agente de risco utiliza ou não o indicador NEN (Nível de Exposição Normalizado). Caso utilize, o leiaute S-2240 será gerado com a tag intConc, definida com o mesmo valor do campo NEN. Caso não utilize o indicador, a tag continuará sendo definida da forma como era anteriormente. Além disso, ao alterar valor do campo NEN, o sistema irá gerar a pendência para o leiaute S-2240.
Locais:
- Segurança > Gestão de GHE > Agentes de Risco (FR082AGT)
- Segurança > Gestão de GHE > Cadastro de Ambientes (FR583AMB)
- Segurança > Gestão de GHE > Laudo do Agente de Risco (FR583LAU)
- Segurança > Gestão de GHE > Revisão do GHE (FR583REV_3)
Implementações com base na Norma Regulamentadora No. 1 (NR-1) - Gestão de GHE
A fim de mantermos o sistema em concordância com o que dispõe a Norma Regulamentadora No. 1 (NR-1), realizamos as seguintes implementações e ajustes relacionados à Gestão de GHE:
- Adicionamos o campo Considera no PPRA à tela Laudo do Agente de Risco (FR583LAU). Esse campo permite que o usuário informe se o agente de risco em questão deve ou não ser considerado no PPRA. Além disso, também adicionamos esse campo (emPPRA) ao web service com.senior.g5.rh.sm.LaudoDoAgenteDeRisco e ao modelo de importação 072 - Gestão de GHE - Laudo Agente Risco (SMIM00072.SCF);
- Alteramos os seguintes Relatórios dos Quadros do PPRA para listar somente os agentes cujo o campo Considera no PPRA esteja definido como S - Sim:
- 003 - Quadro II - Reconhecimento Riscos Ambientais (GHE) (SMGH003.GER);
- 004 - Quadro III - Aval. Riscos/Exposição Trab. (SMGH004.GER);
- 005 - Quadro IV - Medidas de controle para adotar (SMGH005.GER);
- 006 - Quadro V - Distribuição dos EPI's (SMGH006.GER);
- 007 - Quadro VI - Planejamento das Ações (SMGH007.GER).
- Ajustamos o sistema para que, quando um local seja informado em um registro na guia Filiais, da tela de Cadastro de PPRA (FR583CAD), o sistema automaticamente considere que o PPRA vinculado à filial seja válido para esse local e seus respectivos sub-locais. Com isso, o sistema passará a permitir que seja cadastrado dois PPRAs diferentes para uma mesma filial, mas para locais diferentes do organograma. Sendo assim, o usuário não precisará informar individualmente cada um dos locais.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > GHE (FR038GHE)
- Recursos > Implementações > Gerador de Importação e Exportação > Definir > 072 - Gestão de GHE - Laudo Agente Risco (SMIM00072.SCF)
- Segurança > Gestão de GHE > Cadastro de PPRA (FR583FIL)
- Segurança > Gestão de GHE > Históricos de GHE do Posto (FR017GHE)
- Segurança > Gestão de GHE > Laudo do Agente de Risco (FR583LAU)
- Segurança > Gestão de GHE > Listar > 003 - Quadro II - Reconhecimento Riscos Ambientais (GHE) (SMGH003.GER)
- Segurança > Gestão de GHE > Listar > 004 - Quadro III - Aval. Riscos/Exposição Trab. (SMGH004.GER)
- Segurança > Gestão de GHE > Listar > 005 - Quadro IV - Medidas de controle para adotar (SMGH005.GER)
- Segurança > Gestão de GHE > Listar > 006 - Quadro V - Distribuição dos EPI's (SMGH006.GER)
- Segurança > Gestão de GHE > Listar > 007 - Quadro VI - Planejamento das Ações (SMGH007.GER)
PPP
Adequação do Gestão de Pessoas | HCM à INSTRUÇÃO NORMATIVA PRES/INSS Nº 133
Devido a publicação da INSTRUÇÃO NORMATIVA PRES/INSS Nº 133, DE 26 DE MAIO DE 2022 tornou-se vigente o novo modelo PPP e, ainda, foram realizadas correções no modelo em relação à esta normativa. Com isso, realizamos ajustes no modelo/ relatório de PPP de acordo com essa normativa, alterando cadastros, configurações e funções do sistema para viabilizar o atendimento a requisitos legais, suportando e flexibilizando regras para eventuais customizações realizadas pelos canais e parceiros Senior. Confira, abaixo, as alterações realizadas:
Relatório 001 - Perfil Profissiográfico Profissional:
Alteramos o nome do campo:
- de: NIT do Representante Legal;
- para: CPF do Representante Legal.
Observação
O texto padrão do cabeçalho do relatório, bem como, o texto complementar, somente serão listados, se o campo Listar texto INSS no Cabeçalho da tela de entrada estiver preenchido com a opção S - Sim.
Cabeçalho:
Alteramos o texto padrão do cabeçalho do relatório para: INSTRUÇÃO NORMATIVA PRES/INSS Nº 133, DE 26 DE MAIO DE 2022
O texto que existia abaixo do texto referente a instrução normativa (Substitui o Anexo I da IN Nº 85/PRES/INSS, de 18 de fevereiro de 2016) por padrão não será mais apresentado.
Incluímos o campo Texto complementar Instrução Normativa na tela de entrada do relatório, caso seja necessário listar algum texto complementar do relatório.
Observação
O uso desse campo é opcional.
Tela Gerar por GHE e Manutenção
Ajustamos a tela de Manutenção do PPP, na aba de Empresa. Nessa guia, adicionamos o campo CPF do Representante Legal.
Além disso, ajustamos a tela de Geração do PPP para que o campo CPF do Representante Legal já venha preenchido com o CPF do responsável, não havendo a necessidade de preenche-lo manualmente.
Na guia Empresa da tela de Manutenção de PPP (FR035CAB) também será listada a informação de CPF no campo CPF do Representante legal.
Observação
Ressaltamos que, na tela de Manutenção de PPP o campo NIT do Representante Legal continuará disponível, no entanto, não será mais utilizado no relatório Relatório 001 - Perfil Profissiográfico Profissional.
Web service com.senior.g5.rh.sm.manutpppcolaborador:
Inserimos o parâmetro CpfRRH, confira os detalhes:
Nome | Preenchimento | Tipo | Descrição |
---|---|---|---|
CpfRRH | Opcional | Integer | Informar o CPF do responsável pelo PPP. Máscara: 11 |
Locais:
- Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Segurança e Medicina > Com.senior.g5.rh.sm.manutpppcolaborador
- Segurança > PPP > Listar > 001 - Perfil Profissiográfico Profissional - SMPF001.GER
- Segurança > PPP > Gerar por GHE (FRPPPGHE)
- Segurança > PPP > Manutenção (FR035CAB)
Regras e Funções
Utilização da função ICalDefConteudo via regra LSP
Problema: ao agendar um evento ou compromisso via regra LSP, função ICalDefConteudo, a descrição não era apresentada no corpo do e-mail.
Correção efetuada: ajustamos o método de envio do e-mail de agendamento para conter a descrição do evento ou compromisso corretamente.
Local: Função ICalDefConteudo
Componentes Visuais
Troca de ampulheta do Windows de crSql
Problema: ocorria erro no momento em que trocava a ampulheta do Windows de crSql para crDefault, dando a impressão de que executava algum comando SQL quando na realidade não estava executando.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável por esta troca.
Local: Recursos de Interface
Cursos
Tratamento na tela de Cursos de Aperfeiçoamento (FR128CUA)
Realizamos tratamento na tela de Cursos de Aperfeiçoamento (FR128CUA) para que seja permitido informar os códigos de treinamento eSocial 1006, 1207 e 3719 quando, no cadastro do Assunto, o campo eSocial estiver definido como S-Sim.
Local: Tabelas > Cursos > Cursos Aperfeiçoamento (FR128CUA)
Execução do web service com.senior.g5.rh.fp.dependentes
Problema: ao realizar a inserção de um registro que já exista na base através do web service com.senior.g5.rh.fp.dependentes, o sistema apresentava a mensagem Os campos Idade Limite Sal.Família, Data Vacinação e Aviso Impresso foram desabilitados, pois o grau de parentesco do dependente é diferente de Filho(a), Filho(a) Adotivo(a), Pensionistas, Tutelado, Menor sob Guarda, Curatelado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para ao incluir um dependente que já esteja cadastrado na base, será apresentada a seguinte mensagem Problemas na inclusão. Registro já existe.
Local: Recursos > Web services