Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.5
09/09/2021
Tarefas liberadas: 33
Administração de Pessoal
Ajuste no leiaute S-2190 para não demonstrar campos inválidos na migração
Problema: ao efetuar o relacionamento das informações do leiaute S-2190 - Registro Preliminar de Trabalhador, eram exibidos de forma incorreta os campos TIPCOL e NUMCAD.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para não exibir os campos de forma incorreta no leiaute.
Local: eSocial > Migração > Relacionar dados (FRIMPESOSEL)
Informações adicionais sobre a geração do leiaute S-1280
Problema: a documentação da página Simples - Atividades Concomitantes não explicava o processo do eSocial para envio do leiaute S-1280, e a documentação da página S-1280 - Informações Complementares aos Eventos Periódicos não apresentava o processo de geração do leiaute S-1280.
Correção efetuada: melhoramos a documentação das páginas mencionadas a fim de fornecermos mais informações sobre os processos de envio e geração do leiaute S-1280. Esclarecemos que, para gerar o leiaute S-1280, o usuário deve verificar as seguintes condições relacionadas à tela Filiais (FR030FIL):
- O campo Desoneração Folha, da guia Gps, fica habilitado somente se a filial for do tipo M - Matriz, E - Empregador eSocial ou O - Obra;
- O campo Classificação Tributária, da guia Empregador eSocial, deve estar definido como 3 - Empresas enquadradas no regime de tributação Simples com tributação previdenciária substituída e não substituída;
- O campo Opção Simples, da guia Simples/FGTS, deve estar definido como 8 - Optante - Atividades concomitantes;
- O leiaute S-1280 é gerado somente se o campo Tipo Filial, da guia Cadastro, estiver definido como M - Matriz, E - Empregador eSocial.
Serão levados apenas os valores da filial com Tipo Filial igual a M - Matriz. Caso não haja valores informados, o sistema irá procurar pelas filiais do tipo E - Empregador eSocial.
Locais:
- Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Periódicos > S-1280 - Informações Complementares aos Eventos Periódicos
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Administração de Pessoal > Terceiros > Atividade Concomitante > Simples - Atividades Concomitantes
Ajuste na rotina Gerar Não Periódicos conforme o leiaute S-2299 do eSocial
Problema: ao processar o leiaute S-2299 - Desligamento e verificar o xml, o campo pensAlim era apresentado mesmo quando o colaborador com o Tipo de Regime Trabalhista era 2 - (RJU). Conforme o leiaute do eSocial, esse campo só é levado quando o Tipo de Regime Trabalhista é 1 - (CLT).
Correção efetuada: ajustamos a rotina do sistema conforme o leiaute do eSocial.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos
Análise de Impacto eSocial
Correção na consistência 65 da ferramenta de análise de impacto eSocial
Problema: na ferramenta de análise de impacto eSocial a consistência 65 - (S-1010) - (Obrigatório) Eventos com ass. para "Incidência de IPE" era inválida, demonstrando inconsistências que não eram verdadeiras.
Correção efetuada: ajustamos a consistência 65 da ferramenta de análise de impacto eSocial para que não demonstre inconsistências incorretamente.
Local: Robô eSocial > DG00113.DGN
Web services
Melhorias no retorno das informações devolvidas pelo web service de consultar pendências
Implementamos um novo comportamento para a porta ConsultarPendencias, versão 2, do web service com.senior.g5.rh.fp.integracoes, onde caso os campos que originaram a pendência, estiverem cadastrados todos como exceção, esta informação não seja retornada na resposta do web service.
Local: Recursos > Web services
Cálculos
Cálculo de evento de anuidades para Órgão Público com período de suspensão da contagem
Problema: o cálculo do evento de Anuidades não considerava os dias totais do mês de apuração quando utilizada a opção Suspensão Contagem, na guia Órgão Público, do cadastro da empresa e afastamentos de licenças.
Correção efetuada: ajustamos o período considerado para o evento de Anuidade quando a empresa tiver cadastrado informações de Período Suspensão Contagem na guia Órgão Público.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- Cálculos > Efetuar Cálculo (FRROTCAL)
Documentação do tipo de Cálculo 91- Adiantamento Salarial
Criamos a documentação referente ao tipo de cálculo 91 - Adiantamento Salarial, para esclarecer que os eventos lançados manualmente não possuem características de adiantamento e, logo, o desconto também deve ser feito manualmente pelo usuário. Além disso, caso seja utilizado um evento com incidência de INSS, ao gerar a relação de cálculo, com campo Consolidar definido como S - Sim, as informações não serão geradas.
Para o cálculo do tipo 91 - Adiantamento Salarial, o usuário deve utilizar eventos com características e regra de adiantamento.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Definições de Cálculos > Tipo de Cálculo 91 - Adiantamento Salarial
IR de férias era calculado indevidamente quando haviam outros contratos em empresas diferentes
Problema: na integração das férias na folha, caso exista mais de um contrato para o mesmo colaborador mas em empresas diferentes, o sistema desconsiderava o parâmetro Diversos > assinalamento > IR Outro Contrato / Terceiro e considerava o IR da outra empresa, calculando o valor do IR de férias de forma incorreta.
Correção efetuada: ajustamos a geração do IR de Férias para somente ser considerado caso as empresas se adequem a parametrização do valor do IR e retorne o valor correto.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Eventos
Exclusão de eventos associados à totalizadores
Problema: o sistema permitia que um evento fosse excluído, mesmo quando ele estava associado em um cadastro de totalizador. Esta ação poderia gerar inconsistências na base de dados e se utilizado o integrador Senior X, as pendências poderiam retornar com erro.
Correção efetuada: alteramos a rotina de exclusão do cadastro de eventos (R008EVC) para verificar os registros de totalizadores (R008TOB), deletando junto quando excluir um evento com esta associação.
Local: Inicialização do sistema
Relatórios
Melhoria na descrição do relatório Valores FGTS - SEFIP
Adicionamos na descrição do relatório 011 - Valores FGTS - SEFIP (FPRE011.FGT)) a seguinte informação: Caso o colaborador possua uma rescisão calculada com a opção FGTS do Mês Anterior como tipo 3 (FGTS Mês Anterior), para verificar os valores de FGTS Mês Anterior deverá ser gerado o modelo (10 - Relação GRRF modelo (FPRF010.FGT)) em Colaboradores > Rescisões > Listar > FGTS GRRF > Modelo 010 - Relação GRRF, pois estes valores rescisórios recolhidos em GRRF constam separadamente no Resumo da Folha.
Local: Impostos > Fundo Garantia > Listar > 011 - Valores FGTS - SEFIP (FPRE011.FGT)
Inclusão de informação na documentação de Formatos salvos e enviados pelo Gerador de Relatórios quanto à exportação de tabelas
Com a finalidade de auxiliar os usuários quanto à exportação de tabelas do Excel no sistema, na documentação de Formatos salvos e enviados pelo Gerador de Relatórios, incluímos a informação de que, relatórios com muitas colunas podem ficar desconfigurados ao escolher os formatos XLS, XLSX.
Locais:
- Empresas > Listar > Gerenciais > 003 - Absenteísmo e Turnover - Analítico (FPGE003.GER)
- 009 - Absenteísmo e Turnover - Sintético (FPGE009.GER)
Ajuste na tela de INSS para não apresentar valores indevidos na coluna Retenção
Problema: a Relação do INSS lista informação de INSS Retenção quando o valor do auxílio maternidade é maior que a base INSS do mês.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para não apresentar os valores do INSS Retenção na Relação do INSS, em casos que o valor do auxílio maternidade do colaborador é maior que a base INSS do mês.
Local: Impostos > Previdência > Relação > Inss (FRLISINS)
Posto de Trabalho
Ajuste na tela de Postos para inserir corretamente um Centro de Custo em um Posto de Trabalho
Problema: ao inserir um Centro de Custo no cadastro de um novo posto de trabalho ocorre a mensagem Não é possível incluir um CC já extinto.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, caso o centro de custo tenha data de criação superior à data início da característica do posto de trabalho, seja retornada a mensagem Não é possível incluir um centro de custo já extinto ou com uma data de criação superior à data de início da característica do posto.
Local: Tabelas > Postos de Trabalho > Postos
Históricos
Ajuste na rotina de histórico coletivo de sindicato
Problema: ao realizar alterações de históricos de sindicato no modo coletivo, ao alterar o campo Possui bando de horas e o colaborador já encontrar-se no sindicato em questão, mesmo que o histórico seja em outra data de início, o sistema apresentava a mensagem sindicato informado igual ao atual no log.
Correção efetuada: alteramos a Rotina de Histórico Coletivo de Sindicato para somente exibir a mensagem de erro quando já existir um cadastro com o sindicado ifual (campos Sócio Sindicatos e Possui bando de horas iguais e a alteração na mesma data).
Local: Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTRFCOL)
Regras e Funções
Correção na documentação da função VerificaNumeroAlfa
Problema: no Manual do Usuário, o índice e o nome da página da documentação VerificaNumeroAlfa estava incorreto. Era apresentado o nome ExportaMarcacao.
Correção efetuada: ajustamos o Manual do Usuário para apresentar o nome correto da função VerificaNumeroAlfa.
Local: Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Customizações > Funções > VerificaNumeroAlfa
Colaboradores
Campo de %Acordo não aparece valor no lugar correto na tela de consulta
Problema: na tela Redução Jornada (FR038HRJ) o valor do campo % Acordo não aparece no lugar correto na tela de consulta
Correção efetuada: ajustamos a tela de consulta para ser exibido o valor do campo no local correto.
Local: Colaboradores > COVID-19 > Redução Jornada (FR038HRJ)
Relatórios
Nova opção no campo Tipo de Saldo do relatório de Banco de Horas (HRBH009.GER)
Adicionamos a opção D - Diferente de 00:00 no campo Tipo de Saldo do relatório 09 - Banco de Horas Sintético, que ao ser selecionado irá listar apenas os colaboradores que possuem o saldo de horas com algum valor, seja ele positivo ou negativo. O relatório não irá listar somente se o saldo estiver zerado.
Local: Cálculos > Banco de Horas > Listar > 09 - Banco de Horas Sintético (HRBH009.GER)
Ajuste no Relatório 001 - Lançamentos do Colaborador
Problema: no Controle do Ponto, ao listar o relatório 001 - Lançamentos do Colaborador, o campo Saldo Final retornava o saldo do próximo período se a data final informada fosse igual a data final do período do banco de horas.
Correção efetuada: ajustamos o relatório do sistema para mostrar o saldo total de vencimento em outro campo.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Banco de Horas > Listar > 001 - Lançamentos do Colaborador (HRBH00.GER)
Históricos
Complemento de informação na documentação de Transferência de Filial
Com a finalidade de complementar as informações do item Transferência de filial com troca de cadastro do colaborador e/ou Troca de empresa, inserimos a seguinte informação: em determinadas combinações entre período de cálculo e a data da transferência, o cadastro destino poderá ficar sem histórico de filial e não conseguirá efetuar os acertos do período anterior a data de transferência.
Para ver mais informações desse item, acesse a documentação de Transferência de Filial.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Históricos > Transferência de Filial
Adequação do Controle de Ponto | CP para permitir realizar alterações nos históricos de situações
Com a finalidade de auxiliar os usuários a realizar as mudanças nas situações de horas, por motivo de mudança na convenção coletiva que impacta nos percentuais de horas, migração para o Gestão do Ponto e/ou mudança em alguma política da empresa. A partir desta versão, no Controle de Ponto | CP, é possível realizar as mudanças e, para isso, incluímos o campo Data Alteração na tela Situações da Apuração, que tem por finalidade, incluir uma data de início da vigência da mudança da situação.
Importante
- Para os registros padrões utilizados antes da implementação do campo Data Alteração, serão mantidos com a data padrão de 01/01/1901.
- A partir dessa versão, essa definição agora pode ser tratada de forma histórica e, tendo o conhecimento de que são informações que em muitos casos são manipuladas/tratadas tanto no Controle de Ponto quanto Gestão do Ponto, é de suma importância no caso de você desejar informar novos históricos, rever eventuais customizações e tratamentos nas regras de apuração.
Para ter mais informações sobre o campo, acesse a documentação de Situações da Apuração. E atualize sua solução Senior para ter acesso à essa nova implementação!
Local: Cálculos > Apuração > Definições > Situações (FR060DSI)
Regras e Funções
Ajuste na documentação de FimPrj inserindo a variável correta no exemplo
Problema: na documentação da variável FimPrj, o exemplo estava com uma variável incorreta, portanto, não era possível fazer a consulta de período corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a documentação, inserindo a variável correta no exemplo.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Variáveis > FimPrj
Integrações
Ajuste na rotina de Calcular
Problema: ao calcular o fechamento do banco de horas, o lançamento de fechamento do banco era gerado com a data do afastamento do colaborador caso ele estivesse afastado no período de fechamento.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar o lançamento na data correta do período de fechamento.
Local: Cálculos > Integração > Calcular (FRGEREVE)
Web 5.0
Ajuste no campo Código de Justificativa para seguir corretamente as limitações da abrangência
Problema: no Rondaweb, na tela de Individuais, o campo Código de Justificativa não seguia as limitações da própria abrangência.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o campo Código de Justificativa siga corretamente as limitações da própria abrangência.
Local: Web 5.0
Incidentes do Ponto
Ajuste no filtro avançado da tela Gestão de Justificativas
Problema: na Nova Interface do Gestão do Ponto, na tela Gestão de Justificativas, não funcionava o filtro avançado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para funcionar corretamente o filtro nessa tela.
Local: Nova Interface > Gestão do Ponto > Gestão de Incidentes > Gestão de Justificativas
Instalador e Atualizador
Atualização correta dos arquivos em estação de trabalho
Problema: quando instalada aplicação LGPD em estação e ocorria a atualização do ambiente, os arquivos da estação não eram atualizados.
Correção efetuada: ajustamos o processo de atualização da aplicação para que as estações também sejam atualizadas corretamente.
Inicialização
Mensagem sobre assinalamentos pendentes na base de dados ao inicializar aplicação
Problema: quando houvessem assinalamentos na base de dados, ao tentar abrir a aplicação da LGPD, uma mensagem de erro não era exibida ao usuário e o sistema não inicializava.
Correção efetuada: ajustamos as mensagens exibidas durante a inicialização da aplicação, para que, caso existam assinalamentos pendentes, eles sejam exibidos ao usuário.
Geração de cenários
Ajuste ao abrir a tela de seleção de abrangência no cálculo do orçamento
Problema: ao clicar no botão Seleção, o sistema apresentava a mensagem Erro ao abrir DataSet CON_R024CAR, Erro nos Campos de ordenação informados: O layout não possui um campo com nome EstCar, impedindo o uso da rotina.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que seja possível utilizar a rotina de seleção de abrangência normalmente.
Local: Orçamento > Cenário > Cálculo (FRCALCEN)
Ajuste nos campos da guia Movimentações coletivas
Problema: alguns campos da guia Movimentações coletivas estavam com suas funcionalidades incorretas, impedindo sua utilização.
Correção efetuada: ajustamos a tela para todos os campos possam ser utilizados.
Local: Orçamento > Cenário > Cadastro > Cadastro (FR195CEN)
EPI
Melhoria de performance da tela de distribuição de EPI por colaborador
Otimizamos a performance do carregamento dos EPIs que serão distribuídos para o colaborador.
Local: Segurança > EPI > Distribuição > Coletiva > Por Colaborador (FRCOLDIE)
Atualização da tabela R096DIE na distribuição coletiva de EPIs
Problema: ao realizar uma alteração na distribuição de EPI coletiva por colaborador, o campo CodUsu da tabela Distribuição de EPI (R096DIE) não era alterado para o usuário atual logado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a rotina de alteração leve em consideração o código do usuário ativo e não o usuário que realizou o cadastro do EPI.
Local: Segurança > EPI > Distribuição > Coletiva > Por Colaborador (FRCOLDIE)
Inventário de Riscos
Ajuste na tela de Gerar Inventário de Risco para banco de dados Oracle
Problema: na tela de Geração de Inventário de Riscos ao clicar no botão Mostrar ocorria um erro Erro ORA 01799: a column may not be outer-joined to a subquery. Isso ocorria para clientes que utilizam o banco de dados Oracle.
Correção efetuada: ajustamos a tela para apresentar informações corretamente, nesta situação.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Geração (FRGERINV)
Rotinas Auxiliares
Alterada inicialização do Analytics devido ao consumo elevado de memória
Problema: quando iniciado o Analytics, eram executadas várias instâncias simultaneamente da aplicação, o que gerava um alto consumo de memória.
Correção efetuada: alteramos a forma de inicialização do Analytics para que a aplicação não seja executada quando uma instância estiver em execução.
Rotinas de Banco de Dados
Alteração das bibliotecas de conexão com o banco de dados SQL Server
Problema: quando utilizada base de dados SQL Server, ocorriam situações em que as threads do banco ficavam travadas em memória, o que ocasionava um alto consumo de memória.
Correção efetuada: alteramos as bibliotecas de conexão com o banco SQL Server para que as threads do banco não fiquem travadas em memória.
Administração de Pessoal
Melhorias no retorno das informações devolvidas pelo web service de consultar pendências
Implementamos um novo comportamento para a porta ConsultarPendencias, versão 2, do web service com.senior.g5.rh.fp.integracoes, onde caso os campos que originaram a pendência, estiverem cadastrados todos como exceção, esta informação não seja retornada na resposta do web service.
Local: Recursos > Web services