Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.51
22/07/2022
Texto alterado em:
- 26/07/2022 - Adicionamos a matéria Novo recurso para habilitar ou desabilitar o menu XTended.
Tarefas liberadas: 36
Novo recurso para habilitar ou desabilitar a camada xTended (nova interface)
Disponibilizamos o menu Recursos > Habilitar/Desabilitar xTended para que seja possível habilitar/desabilitar a camada xTended (nova interface) por estação de trabalho. Para que as alterações sejam realizadas, é necessário reiniciar o sistema.
Local: Recursos > Habilitar/Desabilitar xTended (FRDEFXTD)
Administração de Pessoal
Ajuste do sistema para processamento do S-1200
Problema: o sistema não processa o leiaute S-1200, não encontrava a lotação de um colaborador transferido na próxima competência de filial com data de pagamento das férias no último dia da competência e início de férias na próxima competência.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para enviar o S-1200 normalmente.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Ajuste do sistema para gerar a tag Informação Complementar Contratual de colaborador desligado
Problema: ao gerar o S-1200 de um colaborador demitido com as categorias eSocial (201, 202, 304, 305, 308, 401, 410, 721, 722, 723, 731, 734, 738, 761, 771, 901, 902) e categoria do cliente (722), a tag Informação Complementar Contratual não era gerada quando o status do envio da demissão retornava como tipo 16 - Retorno com advertência.
Correção efetuada: ajustamos para gerar a tag Informação Complementar Contratual no S-1200, validando o status correto.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Relatórios
Valores digitados de RRA não eram exibidos
Problema: ao fazer alterações na tela de Alterar DIRF para informações RRA e listar o relatório 001 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN0001.ANU), os valores não eram listados.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que sejam listados os valores de RRA mesmo quando forem digitados.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Listar > Informe > 001 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN0001.ANU)
Relatórios não listavam cargo e local do colaborador
Problema: ao listar os relatórios 009 - TCE_4820 - Cadastro de Funcionários (FPAF009.COL) e 033 - TCE_4820 - Cadastro de Funcionários - Volume VI (FPAF033.COL) para colaboradores reintegrados, os relatórios listavam o colaborador sem local e cargo.
Correção efetuada:ajustamos os modelos para não listarem os colaboradores quando eles não estiverem com cargo e local informardos.
Locais:
- Impostos > Arquivos Fiscalização > 009 - TCE_4820 - Cadastro de Funcionários (FPAF009.COL)
- Impostos > Arquivos Fiscalização > 033 - TCE_4820 - Cadastro de Funcionários - Volume VI (FPAF033.COL)
Data de início da competência no relatório de dependentes
Problema: ao listar o relatório 037 - DEPENDENTE - Cadastro de Dependentes - Vol. V - 05/2022 (FPAF037.COL) na linha do cabeçalho não era apresentada a data de início da competência
Correção efetuada: adicionamos a data de início da competência no cabeçalho do relatório.
Local: Impostos > Arquivos Fiscalização > 037 - DEPENDENTE - Cadastro de Dependentes - Vol. V - 05/2022 (FPAF037.COL)
Ajuste no relatório de relação do colaborador para aplicação de filtro do eSocial
Problema: ao listar o relatório 001 - Relação de Colaboradores (FPRE001.COL) com filtro de categoria do eSocial informado, ele não funcionava corretamente, listando todos os colaboradores, independentemente da categoria do eSocial.
Correção efetuada: corrigimos o relatório para que ele liste corretamente os registros quando o filtro por categoria do eSocial for informado.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 001 - Relação de Colaboradores (FPRE001.COL)
Web services
Ajuste no web service de histórico de cargos
Problema: o sistema executava o processo de alteração após efetuar a inserção via web service com.senior.g5.rh.fp.historicos, porta Cargos - versão 2.
Por conta dessa situação, a mensagem Ocorreu um erro ao executar o serviço "AP - Históricos - Cargos". Erro ao executar requisição HTTP (POST) era apresentada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para executar apenas uma vez as operações definidas no web service.
Local: Recursos > Web services
Férias
Ajuste da verificação dos dias para programação de férias
Problema: ao programar férias para um colaborador com uma programação já inserida e com recibo menor do que 14 dias, ao inserir uma nova programação com férias menor do que 14 dias, o sistema exibe indevidamente a mensagem Segundo o Art. 134 da CLT deve existir pelo menos um recibo com 14 dias ou mais. Deseja continuar? caso a soma dos dois recibos não resulte em um total maior que 16 dias e, no sindicado da categoria, o campo Consistência Fracionamento Férias igual esteja definido como 0 ou 1 - CLT (Art. 134 1º).
Correção efetuada: ajustamos a verificação dos dias para a contagem correta de acordo com as férias programadas com recibo e as férias que serão programadas.
Local: Colaboradores > Férias > Programação > Cadastro / Individual
Impostos
Ajuste em valores da Liminar Terceiros ao listar a Relação de INSS
Problema: ao listar a Relação de INSS com o campo GPS Única com o valor S - Sim, os valores da liminar de terceiros no total da empresa ficavam incorretos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que os valores das liminares sejam acumulados/somados corretamente.
Local: Impostos > Previdência > Relação > Inss (FRLISINS)
Contabilização
Ajuste ao duplicar contas totais de filiais contábeis
Problema: ao tentar copiar as contas de uma Filial Contábil ocorria a mensagem Filial inválida. Informe outra. Isso ocorria, pois o sistema realizava as buscas com o código da filial informada na tela ao invés do código da filial contábil.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que seja buscado o código da filial contábil a partir da filial informada na tela.
Local: Empresas > Contábil > Contas Contábeis > Totais (FRTOTDTO)
Cálculos
Ajuste da regra de pensão para cálculo de 13º salário
Problema: ao calcular dissídio com diferença no mês de dezembro, onde é apurada a diferença de 13º salário, o sistema não respeitava o valor mínino já calculado nas folhas de tipo 32 - Décimo terceiro salário - e no cálculo complementar do 13º salário gerado da folha mensal de dezembro, gerando assim o valor mínimo novamente.
Correção efetuada: ajustamos a regra de pensão para encontrar a diferença no cálculo complementar de 13º salário e, assim, gerar a diferença correta de acordo com o valor mínimo informado na pensão.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Ajuste no cálculo de médias quando há mais de uma licença maternidade
Problema: ao calcular a folha para um colaborador que possuía dois afastamentos por licença maternidade, onde havia 11 meses entre o início do último afastamento e o início do atual, os valores das médias referentes ao segundo afastamento não eram gerados.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para considerar o afastamento correto e assim gerar os valores de médias corretamente.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Cálculos
Evento de afastamento sem incidência de INSS
Problema: o evento de Afastamento Sem Incidência de INSS era integrado com valor incorreto.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para integrar o evento corretamente.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Integração > Calcular
Programações
Autorização de horas extras
Com a finalidade de esclarecer o funcionamento das aprovações e programações de horas extras, realizamos ajustes nas documentações de Autorização de Horas Extras e Filiais.
Na documentação de Autorização de Horas Extras, incluímos as seguintes informações:
- O parâmetro da tela de Filiais não é válido para o módulo Gestão do Ponto;
- A programação nunca é contínua independente do parâmetro na filial. Exemplo:
- Programação: 08/02/2022 às 18:00;
- 09/02/2022 às 19:00.
Nesse caso, estariam autorizadas as horas extras das 18:00 às 19:00 no dia 08/02, e das 18:00 às 19:00 no dia 09/02.
Já na documentação de Filiais, ela já possuía informações sobre a autorização de horas extras e, portanto, inserimos um link para redirecionar para a documentação de Autorização de Horas Extras para que se o usuário ainda tivesse dúvidas, poder sanar lendo a documentação completa do processo.
Acesse as documentações e confira as informações completas.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Programações (CP) > Autorização de Hora Extra
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Incidentes do Ponto
Incidente de falta de marcação era gerado quando colaboradores possuíam afastamento
Problema: em dias com horário noturno e horário com jornada pela saída, quando o colaborador não fizesse nenhuma marcação mas possuísse um afastamento, era gerado um incidente de falta de marcação.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não gere o incidente de falta de marcação quando houver afastamento.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Relatórios
Ajuste na geração de relatório pelo aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM
Problema: no acesso à tela de Meus acertos de ponto pelo aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM, o usuário não conseguia abrir os relatórios disponíveis na tela. Esse problema ocorre apenas para smartphones da Apple (Iphone), devido a uma limitação do sistema operacional IOS que impedia o sistema de abrir relatórios quando acessado uma página dentro de um iframe no próprio aplicativo.
Correção efetuada: realizamos ajustes para que, quando o usuário acesse as páginas do Gestão do Ponto pelo aplicativo, o sistema abra em um navegador externo ao aplicativo, possibilitando assim, que o usuário consiga utilizar os recursos disponíveis no Gestão do Ponto, como a abertura de relatórios, por exemplo. Para que essa alteração seja efetivamente aplicada, é necessário estar na versão 2.11.0 do aplicativo e com o Gestão do Ponto na versão 6.10.1.51 ou 6.2.35.130.
Local: Gestão do Ponto > Meus acertos de ponto
Atendimentos
Correção ao cadastrar atestado externo
Problema: ao acessar a tela de atendimento e cadastrar Atestado Externo através do botão, o sistema altera o nome do atendente interno que está lançado no ASO.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não alterar o atendente da tela de atendimentos para o atendente cadastrado na tela de atestado externo.
Local: Medicina > Atendimentos > Atendimento (FR110MAT)
Relatórios
Ajuste no relatório Quadro Comparativo por Posto de Trabalho
Problema: ao possuir um posto de trabalho com data de extinção informada e listar o relatório 005 - Quadro comparativo por posto de trabalho (QLPQ005.QUA), ele listava as informações zeradas.
Correção efetuada:ajustamos o relatório para que não liste mais postos de trabalhos que estão extintos a partir da data fim informada na entrada do relatório.
Local: Lotação x Posto > Listar > 005 - Quadro comparativo por posto de trabalho (QLPQ005.QUA)
Acidente de Trabalho
Melhoria na descrição do relatório CAT - Portaria SEPRT/ME Nº 4.334
Problema: a descrição do relatório 011 - CAT - Portaria SEPRT/ME Nº 4.334 (SMAC011.GER) não informada que o campo 6 não era gerado para a CAT de reabertura.
Correção efetuada: inserimos na descrição do modelo que a geração do campo 6 é feita apenas quando ocorre uma retificação ou exclusão da CAT.
Local: Segurança > Acidentes > Listar > 011 - CAT - Portaria SEPRT/ME Nº 4.334 (SMAC011.GER)
Cadastros
Inserida barraga de rolagem nos campos na tela Curso Aperfeiçoamento
Problema: ao cadastrar um texto grande no campo Público do cadastro de curso de Aperfeiçoamento, as informações eram apresentadas imcompletas. O mesmo ocorria com os campos Conteúdo, Objetivo eMetodologia.
Correção efetuada: ajustamos os campos Conteúdo, Objetivo, Metodologia e Público para exibirem uma barra de rolagem quando necessário.
Local: Tabelas > Cursos > Cursos Aperfeiçoamento (FR128CUA)
Relatórios
Correção no nome do campo da GFIP para o relatório de PPP
Problema: ao listar o relatório 001 - Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) (SMPF001.GER), o campo 13.7 apresentava somente a palavra GFIP.
Correção efetuada: ajustamos o nome do campo para Código GFIP/eSocial, conforme INSTRUÇÃO NORMATIVA PRES/INSS Nº 128, DE 28 DE MARÇO DE 2022.
Local: Segurança > PPP > Listar > 001 - Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) (SMPF001.GER)
Relatórios
Verificação e formatação de tamanho de campos com números inteiros em tabelas
Problema: ao acessar uma tabela com campo excedendo o tamanho máximo permitido em um número inteiro, ocorria o erro de tamanho inválido para conversão em string.
Correção efetuada: alteramos a rotina de verificação do tamanho da precisão do campo para que se adeque ao tamanho máximo permitido.
Geração de relatórios com diversos locais informados
Problema: falha impedia a geração de relatórios com um grande números de locais informados na tela de entrada do modelo.
Correção efetuada: adicionamos uma nova propriedade Usar valores na forma literal no Modelo Gerador de relatório para que o usuário possa alterar a forma de como esses filtros serão enviados ao comando SQL que carregará as informações. Caso o relatório tenha muitos locais no filtro, deverá ser alterado o valor dessa propriedade para Verdadeiro, assim o relatório será executado corretamente.
Formas de Acesso
Sistema não respeitava o clique em tabelas e abas quando acesso era feito por navegador
Problema: os cliques em tabelas e abas em todas as telas dos sistemas não eram respeitadas quando o acesso era realizado por Browser Access (acesso pelo navegador). Esse erro passou a ocorrer após uma atualização do navegador Google Chrome.
Correção efetuada: ajustamos a rotina onde são coletadas as coordenadas do clique do mouse no navegador para que se adeque às novas versões.
Local: BrowserAccess
Central de Configurações
Atualização de certificado plataforma senior X
Problema: apresentava a mensagem de erro HTTP/1.1 426 Upgrade Required ao atualizar o certificado da plataforma senior X quando habilitado o uso de rotinas auxiliares através da opção Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5) na Central de Configurações.
Correção efetuada: ajustamos o procedimento responsável por direcionar as requisições para rotinas auxiliares.
CBDS
Definição e gravação de tabelas temporárias por meio do CBDS
Problema: ao definir uma nova tabela temporária, havia um erro no CBDS que perdia a informação de tabelas temporárias definidas anteriormente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que salva as tabelas que são definidas como temporárias.
Regras e Funções
Ajuste no envio de e-mail por telas do sistema e funções LSP
Problema: ao realizar o envio de e-mail através de funções LSP ou outros locais do sistema, a configuração Permitir alterar remetente, disponível na Central de Configuração (SeniorConfigCenter), não era respeitada, fazendo com que o remente fosse alterado indevidamente e impedindo o envio do e-mail por consistência do servidor SMTP.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que as rotinas e as funções de envio de e-mail respeitem a definição Permitir alterar remetente.
Locais:
- Função EnviaEMail
- Função EnviaEmailHTML
A função ConverteCodificacaoString apresentava erro quando possuía caracteres especiais
Problema: ao executar uma regra LSP via requisição AJAX com a função ConverteCodificacaoString, a instância do middleware era encerrada inesperadamente.
Correção efetuada: foi ajustado o uso da função para conversão correta da cadeia de caracteres conforme passado como parâmetro.
Local: Regras e Funções > Funções
Componentes Visuais
Campo, em tabela, ao incluir registro numa grade
Problema: após criar um campo numa tabela e adicionar como a última coluna da grade, ficava em branco ao inserir registro e salvar.
Correção efetuada: corrigimos o método que traz a informação do banco de dados, ao carregar os registros, para não preencher o valor durante a inserção de dados no grade.
Segurança da Informação
Complementação sobre a norma ISO 27001 no Manual de Segurança da Informação
Complementamos o Manual de Segurança da Informação com as informações sobre a norma ISO 27001, referente à adoção de conjuntos de requisitos, processos e controles, com o objetivo de moderar e medir adequadamente os riscos de uma organização. Para mais informações, acesse a página Frameworks de segurança da informação.
Local: Segurança da informação > Conceitos > Frameworks
Web services
Disponibilizado mecanismo de atualização de web services customizados no Editor de web service
Implementamos uma função na tela de editor de web service chamada Publicar. Esta função torna possível que os web services customizados sejam publicados com novas alterações sem a necessidade de realizar novamente o deploy da aplicação no servidor JavaEE. Disponibilizamos melhorias na comunicação com aplicações de terceiros, adicionando informações de estrutura de dados nos cabeçalhos de respostas das aplicações.
Nota
Essa função só estará disponível em ambientes que utilizam o novo modelo de web services, que visa a otimização do servidor JavaEE.
Local: Editor de web service
Plano de desenvolvimento individual
Configurações aplicadas na versão web
Problema: na versão web, o sistema não desabilitava um campo conforme configuração na versão windows.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o módulo web respeite as configurações dos campos configurados na versão windows.