Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.54
12/08/2022
Tarefas liberadas: 40
Administração de Pessoal
Geração do leiaute S-1200 com informações de desligamento
Problema: ao processar o leiaute S-1200 de um trabalhador desligado com categoria sem vínculo e com a data de quarentena preenchida, o sistema não respeitava a informação da categoria e não gerava o XML do novo contrato com as informações da rescisão. Além disso, caso fosse calculada uma rescisão complementar por motivo C - Comissões Pendentes posterior a da demissão, o valor era gerado em duplicidade.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para gerar corretamente os valores referentes à demissão e também corrigimos a geração de comissão pendente para não gerar valores duplicados.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Geração do leiaute S-1200 para categoria eSocial 9997 ou 101
Problema: os colaboradores com categoria eSocial 9997 - Demitido com data anterior à Sucessão ou 101 - Empregado - Geral, o sistema considerava indevidamente a tag de sucessão no leiaute S-1200 quando o colaborador não possuía valores retroativos a receber.
Correção efetuada: ajustamos o leiaute S-1200 para considerar corretamente a tag de sucessão para colaboradores configurados com as categorias eSocial 9997 ou 101, apenas quando a competência possuir valores retroativos a receber
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Melhoria na documentação do leiaute S-1005
Alteramos o texto do menu Empresas > Filiais > Cadastro > guia Cadastro do campo cnaePrep para Empresas > Filiais > Cadastro > guia CNAE.
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Tabelas/Eventos Iniciais > S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos
Geração do leiaute S-2200 para retificar alteração de histórico de escala
Problema: ao ser realizada uma alteração no histórico de escala do colaborador na mesma data de admissão, o sistema não gerava o leiaute S-2200 de retificação para envio.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar as pendências para a tabela Pendências de Horário do eSocial (R350PHO) quando for realizada troca de escala.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Ajuste na geração dos leiautes S-2200 e S-2300
Problema: ao enviar uma retificação do leiaute S-2300, onde o último envio do mesmo leiaute foi na versão 2.5, as informações do cargo não eram carregadas pelo sistema, como deve ocorrer na versão da simplificação. Com Isso, gerava a mensagem [ERRO:] Foram encontradas inconsistências no envio do leiaute do Empregado - O campo Nome do Cargo é obrigatório. Verifique o cadastro do Cargo do Empregado.
Correção efetuada: ajustamos a geração dos leiautes S-2200 e S-2300 para carregar as informações de cargo e função quando o envio original for feito por meio da versão 2.5, que não considerava essas informações.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Segurança do Trabalho
Geração do leiaute S-2240 após desligamento do colaborador
Problema: ao inserir laudo na revisão GHE com data posterior a demissão, o sitema gerava uma pendência do eliaute S-2240 indevidamente para os colaboradores demitidos com leiaute S-2299 enviado. O laudo também era enviado com as datas e agentes incorretos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a pendência não seja gerada, e também para que quando seja inserido um laudo novo seja enviado no leiaute, somente as informações dos agentes correntes.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Medicina Ocupacional
Troca de ficha médica
Problema: ao efetuar a troca da ficha médica para um colaborador onde era alterado apenas o número da ficha, o sistema gerava uma pendência do leiaute S-3000 e não gerava a nova pendência para envio do leiaute S-2220.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ele não gere mais pendência alguma ao trocar a ficha médica onde a alteração seja apenas o número dela, pois não é necessário criar uma nova pendência do leiaute S-2220, já que a informação do número da ficha não é considerada para o eSocial.
Local: Medicina > Ficha Médica > Trocar (FRFICCOL)
Relatórios
Ajuste no Relatório Relação GRRF
Problema: ao listar o modelo 010 - Relação GRRF (FPFR010.FGT), o sistema calculava a multa dos 10% mesmo quando nas definições da Empresa (FR030EMP) não estava informado para ser calculado.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para respeitar os valores calculados de acordo com a configuração.
Local: Colaboradores > Rescisões > Listar > FGTS - GRRF > 010 - Relação GRRF (FPFR010.FGT)
Geração do envelope com evento de atestado
Problema: na geração do envelope, quando existe o evento de Atestado sem INSS com uma das características 61E - Horas Atestado sem INSS Diurnas, 62E - Horas Atestado sem INSS Noturnas ou 63E - Dias Atestado sem INSS, o valor das bases não era considerado e ao listar o Demonstrativo de Pagamento de Salário o sistema apresentava valor maior no campo Salário Contr. INSS. O correto seria deduzir o valor desse evento da base de cálculo do INSS.
Correção efetuada: ajustamos a geração do envelope para considerar o valor do evento para as bases de cálculo de INSS, FGTS e IPE.
Locais:
- Cálculos > Relatórios > Operacionais > Envelope > Gráficos > 004 - Envelope Modelo Senior Sistemas (FPEN004.ENV)
- Cálculos > Relatórios > Operacionais > Envelope > Gráficos > 005 - Envelope Modelo Senior Sistemas (2 envelopes) (EN005.ENV)
- Cálculos > Relatórios > Operacionais > Envelope > Gráficos > 006 - Gravação dos dados para demostração (EN006.ENV)
Impostos
Valores de terceiros para colaborador transportista
Problema: ao listar a Relação de INSS para uma empresa ativada com liminar, porém sem cadastro efetivo de liminar e com pagamento para pagamento de Pessoa Física do tipo Transportista, os valores referente a terceiros eram listados incorretamente.
Correção efetuada: ajustamos a geração da Relação de INSS para gerar os valores corretos de terceiros para colaborador do tipo 2 - Terceiro configurado como Transportista.
Local: Impostos > Previdência > Relação > Inss (FRLISINS)
Colaboradores
Cadastro de lote de colaboradores
Problema: ao realizar o cadastro de um lote de colaboradores o sistema permitia salvar o lote vazio, sem informar os nomes dos colaboradores e apresentava a mensagem Erro ao processar o web service: O cálculo atual já foi processado.
Correção efetuada: ajustamos o cadastro de lote para que só seja possível salvá-lo após informar os nomes dos colaboradores.
Local: Colaboradores > Lotes (FR034LOT)
Recursos
Correção no acesso a calculadora
Problema: ao acessar a Calculadora o sistema exibia alguns campos cortados.
Correção efetuada: ajustamos o tamanho da tela para que sejam exibidos os campos corretamente.
Local: Diversos > Calculadora (FRMCALC)
Rescisões
Cálculo de Rescisão Complementar de Comissão Pendente
Problema: ao calcular mais de uma Rescisão Complementar do tipo C - Comissão Pendente dentro da mesma competência, o sistema não deduzia o valor já descontado na Rescisão Complementar anterior e gerava um valor de dedução maior que o devido.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo de INSS para deduzir o valor de INSS caso já exista uma outra Rescisão Complementar dentro da mesma competência.
Local: Colaboradores > Rescisões > Complementar > Individual (FRCALCPL)
Cadastros
Admissão Digital - Colabbe
Problema: ocorria travamento na Base de Dados em momentos com um grande número de admissões simultâneas, quando um usuário abria a tela de Admissão Digital - Colabbe, era preciso aguardar o seu fechamento para o próximo usuário poder seguir utilizando o sistema.
Correção efetuada: ajustamos a performance do sistema com diversos acessos simultâneos.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Férias
Botão Cancelar da tela Alterar Gozo de Férias
Problema: após a seleção de uma data no campo Início Período da tela Alterar Gozo de Férias, o botão Cancelar permanecia inativo. Com isso, quando havia a necessidade de alterar essa informação, era preciso sair da tela e entrar de novo para cancelar a operação e escolher outro período.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ao passar o cursor pelo campo Início Período o botão Cancelar seja ativado.
Local: Colaboradores > Férias > Recibos > Alterar Gozo de Férias (FR040FEG)
Relatórios
Descrição do Relatório Resumo Compra - Fornecedor Wiipo
Melhoramos a descrição do modelo 026 - Resumo de Compra - Fornecedor Wiipo (BS00026.VAL) informando que, Fornecedor Wiipo é preciso criar um Tipo de vale onde a Fornecedora é Smart. Caso o vale não tenha este tipo, o relatório não é gerado.
Local: Benefícios > Vales > Listar - 026 - Resumo de Compra - Fornecedor Wiipo (BS00026.VAL)
Relatórios
As informações do relatório de Marcações do Colaborador não eram listadas corretamente
Problema: as informações do relatório Marcações do Colaborador não eram listadas quando informado o filtro de uso da marcação, para listar marcações de uso 1 - Acesso.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para listar as informações corretamente.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Listar > 036 - Marcações do Colaborador (HRCL036.GER)
Mobilidade
Não era possível exportar colaboradores do Controle de Ponto e Refeitório para o Marcação de Ponto 2.0 | HCM
Problema: os colaboradores não eram exportados para o aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM pois já existiam outros cadastrados com mesmo valor no campo CPF na base do Mobilidade.
Correção efetuada: realizamos ajustes para que os colaboradores sejam exportados ao Mobilidade 2.0, mesmo que já existam outros cadastros com mesmo CPF. Além disso, fizemos melhorias no log do agendador para informar se ocorrer erro com algum colaborador específico durante o processo de envio de colaboradores.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Mobilidade > Processo automático de mobilidade (FR300MOB)
Formas de Acesso
Atalho do módulo Controle de Ponto e Refeitório
Problema: após atualização da Versão 6.10.1.51 liberada no dia 22/07/2022, ou superiores, ao clicar no atalho do módulo Controle de Ponto e Refeitório abria o módulo Administração de Pessoal.
Correção efetuada: realizamos ajuste para que os atalhos abram seus respectivos sistemas corretamente.
Local: Atalho Controle de Ponto e Refeitório
Regras e Funções
Erro ao excluir lançamento de origem Regra na integração do banco de horas
Problema: ao realizar a integração do banco de horas e caso houvesse uma regra de fechamento que excluísse um lançamento do tipo R - Regra o sistema exibia a mensagem Não é permitido excluir os lançamentos com origem diferente de 'digitado'.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que permita excluir lançamentos de origem R - Regra.
Local: Nova interface > Banco de Horas > Fechamento
Atualização/Instalação
Sistema indicava versão incompatível ao tentar realizar login no sistema
Problema: após a atualização do sistema, ao tentar realizar o login, algumas vezes o sistema indicava que a versão do frontend era diferente da versão do backend e, após limpar a cache do navegador, era possível fazer o login normalmente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que as versões de frontend e backend fiquem sempre igual e seja possível realizar o login corretamente.
Local: Nova intercace > Login
Web Services
Web service de migração do banco de horas
Problema: ao executar o web service de migração de banco de horas do Gestão do Ponto através de algum módulo XT, ocorria o erro Illegal character in authority at index 7.
Correção efetuada: ajustamos o web service para não apresentar o erro.
Local: Gestão do Ponto > Banco de horas > Migrar
Cálculos
Abrangência de modelos de coletores não era respeitada
Problema: abrangência de modelo de coletor não era respeitada na tela de leitura de marcações, conforme definido nas abrangências de leitura no módulo Controle de Ponto e Refeitório. O problema era apenas no seletor do modelo. Apesar do seletor mostrar todos os modelos de coletores cadastrados na base, a abrangência era aplicada corretamente quando o usuário filtrava a tela para buscar os arquivos de marcações de modelos de coletores que não possuía abrangência.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para mostrar apenas os modelos de coletores que o usuário possui abrangência.
Local: Gestão do Ponto > Apuração > Leitura de marcações
Apuração do Ponto
A prorrogação das horas extras não eram calculadas para o período noturno
Problema: o sistema não calculava a prorrogação de horas extras para o período noturno quando horário fosse de descanso e com a escala definida para projetar horário.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para calcular corretamente a prorrogação das horas extras.
Local: Apuração > Calcular
Intervalo de refeição indenizada não era gerado
Problema: o sistema não gerava o intervalo de refeição indenizada quando o horário previsto terminava no próximo dia e o intervalo indenizado definido no cadastro do horário fosse no mesmo dia que está sendo apurado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para calcular o intervalo corretamente.
Local: Nova Interface
Sistema gerava horas de trabalho em dia com afastamento de tempo integral
Problema: para colaboradores com apuração por exceção e que possuíssem uma programação de compensação prorrogando o fim do expediente, se tivesse inserido um afastamento de tempo integral, o sistema apurava as horas de afastamento e de trabalho, referente a prorrogação de fim de expediente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que sejam apuradas apenas as horas de afastamento.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Paginação
Paginação na tela de leitura de marcações
Problema: a tela de seleção de arquivos de marcações para leitura exibia apenas os 10 (dez) primeiros arquivos, sem os botões de paginação para acessar os arquivos seguintes.
Correção efetuada: ajustamos a tela para apresentar os botões de paginação.
Local: Gestão do Ponto > Cálculos > Leitura de marcações
Relatórios
Ajuste no Relatório de Ações Trabalhistas
Problema: o modelo 010 - Ações Trabalhistas - Completo (JRJR010.JUR) não listava os dados do andamento, quando no cadastro de Ação (FR104PRJ) não estavam preenchidos os campos Tipo Preposto e Preposto.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para listar as informações corretamente.
Local: Jurídico > Listar > 010 - Ações Trabalhistas - Completo (JRJR010.JUR)
Relatórios
Correção no Relatório Quadro lll NR 7 - Relatório Anual
Problema: quando utilizada as opções C - Código do Local ou N - Nome do Local no filtro Tipo de Agrupamento, ao gerar o modelo 011 - Quadro lll NR 7 - Relatório Anual (SMPC011.GER) listava com o nome das colunas/cabeçalho após a impressão dos dados.
Correção efetuada: ajustamos a geração do relatório para impressão correta das informações.
Local: Medicina > PCMSO > Listar > 011 - Quadro lll NR 7 - Relatório Anual (SMPC011.GER)
Ajuste no relatório Consulta Dados Ficha Médica
Problema: ao listar o relatório 003 - Consulta Dados Ficha Médica (SMFI003.GER), as informações referentes à Data/Hora do atendimento eram geradas zeradas, apesar de constarem no cadastro do atendimento.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que as informações de data e hora do atendimento sejam listadas corretamente.
Local: Medicina> Ficha Médica> Listar > 003 - Consulta Dados Ficha Médica (SMFI003.GER)
PCMSO
Informações de próximos exames
Problema: após atualizar para a versão 6.10.1.51 do dia 22/07/2022, ou superiores, ao realizar a geração do relatório 008 - Relação de Próximos Exames (SMPC008.GER) e também consultar para a geração a tela de Próximos Exames, o sistema não estava trazendo as informações de próximos exames e apresentava a mensagem Nenhum registro encontrado para consulta.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para trazer as informações corretas, como era antes da atualização.
Locais:
- Medicina > PCMSO > Consultas > Próximos (FREXMPRO)
- Medicina > PCMSO > 008 - Relação de Próximos Exames (SMPC008.GER)
Relatórios
Relatório Quadro Comp. p/Cargo-Local (Comp/diário) com filtro de local
Problema: ao listar o relatório 006 - Quadro Comp. p/Cargo-Local (Comp/diário) (QLQL006.QUA) com filtro de local, o sistema limitava a quantidade de locais que poderiam ser informados no campo Local e gerava a mensagem Erro do Banco (8003): The incoming request has too many parameters. The server supports a maximum of 2100 parameters. Reduce the number of parameters and resend the request.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que seja possível informar quantidade ilimitada de locais no campo Local.
Local: Lotação x Local > Listar > 006 - Quadro Comp. p/Cargo-Local (Comp/diário) (QLQL006.QUA)
PPP
Ajuste na tela de Manutenção do PPP
Problema: na tela Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), guia Responsáveis, grade Registro Ambiental, os responsáveis importados estavam listados com o mesmo CPF do último responsável da lista.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não haja duplicação de CPF e a tela liste corretamente essa identificação de cada responsável importado.
Local: Segurança > PPP > Manutenção (FR035CAB)
Relatórios
Ajuste no campo 13.7 Código GFIP/eSocial do PPP
Problema: ao listar o modelo 001 - Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) (SMPF001.GER) o campo 13.7 estava somente com a palavra GFIP.
Correção efetuada: ajustamos o nome do campo para o texto Código GFIP/eSocial, conforme manda a IN 128/133.
Local: Segurança > PPP> Listar > 001 - Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) (SMPF001.GER)
Web Services
Execução de integração com BPM
Problema: quando era realizada integração com o BPM, o web service no modelo Bridge não era executado corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a execução de web services no modelo Bridge para que, quando seja feita integração com o BPM as chamadas de web service sejam executadas com sucesso
Internacionalização
Definição de valor padrão por tabela na tela Configurações internacionais de tabelas
Problema: ao realizar a definição do campo Valor padrão para preencher o campo ao incluir um registro por tabela, apresentava erro ao aplicar o valor nas grades.
Correção efetuada: ajustamos para ser aplicado o valor.
Local: Diversos > Configurações internacionais > Configurações internacionais de tabelas
Definição de valor padrão por tabela na tela Configurações internacionais de tabelas
Problema: ao realizar a definição do campo Valor padrão para preencher o campo ao incluir um registro por tabela, apresentava erro ao aplicar o valor nas grades.
Correção efetuada: ajustamos para ser aplicado o valor.
Local: Diversos > Configurações internacionais > Configurações internacionais de tabelas
Importação e Exportação
Alterado link da mensagem para download do arquivo de customizações
Problema: a mensagem apresentada ao usuário quando baixava um arquivo de customizações apresentava o link incorreto.
Correção efetuada: ajustamos a mensagem para conter o link correto para download dos arquivos de customização.