Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.56
26/08/2022
Tarefas liberadas: 26
Administração de Pessoal
Transferência de colaborador entre filiais
Problema: após transferência de colaborador entre filiais com troca de cadastro, ao gerar o fechamento de admissão o sistema gerava novamente o leiaute S-2220 na nova matrícula para envio, e ele retornava do eSocial com a crítica 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF do Trabalhador, Matrícula, Tipo do Exame Médico Ocupacional, Data de Emissão do ASO.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar o leiaute S-2200 somente quando tiver alteração.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Filial (FR038HFI)
- eSocial > Consulta Pendências (FR030STA)
Melhoria na documentação do Leiaute S-2399
Complementamos a documentação do Leiaute S-2399 informando que:
- o grupo verbasResc não é gerado quando o motivo de desligamento for 07 - Rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregado ou a data término for anterior anterior ao início de obrigatoriedade dos eventos periódicos para o empregador ou o código de categoria no RET - Registro de Eventos Trabalhistas for diferente de 721 - Contribuinte individual - Diretor não empregado, com FGTS, nos demais casos é ocasional.
Para verificar a documentação completa, acesse S-2399 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término.
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos de Folha > S-2399 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término
Ajuste da geração do leiaute S-2230
Problema: ao cadastrar um afastamento através da CAT em Cadastro de Acidentes (eSocial) (FR086ACT_2) quando o colaborador possui escala de revezamento, com hora inicial do afastamento fora da escala, ao gerar o leiaute S-2230 o sistema não respeitava a data fim do afastamento retornando as seguintes críticas do eSocial 1553 - O trabalhador deve estar cedido/em exercício em outro órgão na data definida [dtTermCessao] para o vínculo identificado e 1550 - A data deverá ser maior ou igual à data de início da cessão/exercício em outro órgão.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-2230 para gerar os dias corretamente.
Importante
Após atualizar a versão, é necessário excluir o afastamento e inclui-lo novamente para geração correta do leiaute S-2230.
Locais:
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
Correção de lentidão no acesso à tela Gerar Não Periódicos
Problema: para bases com muitas empresas enviadas ao eSocial, o sistema apresentava lentidão na alteração do cadastramento de escala e a impressão de congelamento quando clicado o botão para acesso à tela Gerar Não Periódicos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que essas duas ações sejam processadas corretamente.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Exclusão de colaborador transferido com troca de cadastro
Problema: na transferência de filial, após excluir um colaborador e, na sequência, alterar a categoria eSocial e efetuar o fechamento de admissão, a matrícula original desse colaborador não era mantida.
Correção efetuada: após efetuar a troca de filial de um colaborador e o fechamento de admissão, agora será possível excluir do eSocial esse mesmo colaborador. Caso seja feita novamente a admissão, a matrícula original será mantida.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Categoria eSocial (K) (FR038CAT)
- Colaboradores > Históricos > Filial (FR038HFI)
- eSocial > Colaboradores > Exclusão de Colaborador (FREXCADM)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento da Admissão (FRFECADM)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Ajuste no processamento do leiaute S-2300
Problema: ao processar o leiaute S-2300, ocorria o erro String or binary data would be truncated. Isso ocorria porque o campo Endereço da tela Ficha Complementar (FR034CPL) possuía 100 caracteres, enquanto a tabela do eSocial para o leiaute S-2300 possui apenas 80.
Correção efetuada: ajustamos para que, caso haja um colaborador com logradouro com mais de 80 caracteres cadastrados no campo Endereço, sejam considerados no máximo 80 caracteres durante o processamento do leiaute S-2300.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar (FR034CPL)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Ajuste de rotina de Exclusão de Pendência
Problema: ao gerar um processo de Exclusão de Pendência para os leiautes S-1200, S-1202, S-1207, S-1210, S-1260, S-1270, S-1280, S-2299 e S-2399 onde o status era 1 - Erro retornado e era o primeiro envio, o procedimento de exclusão não era executado de maneira correta e gerava um leiaute S-3000 sem informações.
Correção efetuada: ajustamos o processo de exclusão para gerar o leiaute S-3000 quando existe envio do leiaute ao eSocial. Ajustamos também o processamento dos leiautes Periódicos, será gerado como envio original quando não possui envio ou como retificação do ultimo leiaute enviado.
Locais:
- eSocial > Eventos Periódicos > Exclusão de Pendências (FREXCPEN)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Segurança do Trabalho
Ajuste da tela Agentes de Risco
Problema: ao cadastrar um agente de risco na tela Agentes de Risco, com o campo Utiliza NEN bloqueado, o sistema inseria o valor desse campo com um espaço na tabela, impactando a geração do leiaute SST S-2240.
Correção efetuada: ajustamos a tela Agentes de Risco para inserir o campo Utiliza NEN com valor padrão N - Não caso o campo esteja bloqueado.
Local: Segurança > Gestão de GHE > Agentes de Risco (FR082AGT_2)
Relatórios
Exportação do relatório Provisão por Centro de Custo
Problema: ao executar o modelo 003 - Provisão por Centro de Custo (FPNR003.PRV) e clicar no botões Gerar Layouts para Exportação e depois Exportar arquivo para Excel para exportar o relatório em Excel, a coluna Saldo não apresentava valor algum.
Correção efetuada: ajustamos o processo de exportação do relatório para Excel para que o documento gerado apresente todas as informações das colunas.
Local: Cálculos > Provisões > Listar > 003 - Provisão por Centro de Custo (FPNR003.PRV)
Férias
Ajuste em validações e mensagens de férias
Problema: ao solicitar as férias pelo Painel de Gestão para colaboradores terceiros era apresentada a mensagem Não houve colaboradores selecionados na abrangência, pois as férias eram validadas no Gestão de Pessoas l HCM. Na tela de programação individual era possível programar as férias para terceiros, mas na tela de Gerar Programações Férias utilizada pela plataforma não gerava a programação e também não gerava um log informando o motivo. Isso ocorria pois, era validado no cadastro do vínculo o campo Calcula Folha, onde tinha que estar como S - Sim, senão as férias não eram geradas. Ocorria também, quando o colaborador terceiro só possuía períodos de férias pois foi informado no campo Período Férias com a opção S - Sim no vínculo, onde deveria estar informado como N - Não pois se trata de um terceiro, e o mesmo não possui direito de férias.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que as telas de programação individual de férias e programação coletivas de férias verifiquem o assinalamento do campo Período Férias, onde o mesmo deve estar igual a S - Sim no cadastro do vínculo para poder gerar as férias, caso contrário será apresentada a mensagem O campo Período Férias deve estar igual a S - Sim no cadastro do vínculo do colaborador para que seja possível realizar a geração de férias. Favor verificar. e não poderá ser seguido com a geração de férias, além de que foi ajustado a tela de gerar programação de férias também, para que a mesma passe a olhar esse mesmo assinalamento.
Adicionamos as mensagens de aviso nas seguintes situações:
- ao alterar o campo Período Férias de N - Não para S - Sim no cadastro do Vínculo quando algum colaborador terceiro possuir esse vínculo que está sendo alterado: Existem colaboradores terceiros utilizando este vínculo, não é recomendado que seja alterado o campo Período Férias. Ao prosseguir com a alteração problemas futuros poderão ocorrer!;
- ao informar um vínculo com o campo Período Férias igual a S - Sim para um terceiro no Histórico de Vínculo: O vínculo informado possui o campo Período Férias igual a Sim, não é recomendado a utilização de terceiros com este vínculo. Ao prosseguir, erros futuros poderão ocorrer.
Locais:
- Colaboradores > Férias > Programação > Cadastro > Individual (FR040PRG)
- Colaboradores > Férias > Programação > Cadastro > Coletivas (FR040PRC)
- Colaboradores > Férias > Gerar (FRGERPRG)
- Tabelas > Gerais > Vínculos (FR022VIN)
- Colaboradores > Históricos > Vínculo (R038HVI)
Colaboradores
Correção na rotina de Manutenção de benefícios - Órgão Público
Problema: ao excluir as informações do término dos benefícios da tela Manutenção de benefícios - Órgão Público de um colaborador com categoria 9995 - Beneficiário Ente Público com rescisão calculada, o sistema alterava a situação dele, que era de 007 - Demitido, para 001 - Trabalhando, pois o afastamento de demissão do colaborador era excluído indevidamente e, consequentemente, a situação retornava para 001 - Trabalhando.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao excluir as informações do término dos benefícios, ele elimine somente o afastamento criado pela rotina e a situação do colaborador permaneça como 007 - Demitido.
Local: Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
Professores
Acesso à Grade de Atividades
Problema: após atualização do sistema para a versão 6.10.1.53, ao tentar abrir a tela Grade de Atividades ele retornava a mensagem Não foi possível abrir R171APF: R171DPF: Cannot perform this operation on a closed dataset, o que impedia o seu acesso.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a tela seja aberta corretamente.
Local: Colaboradores > Professores > Professor > Grade de Atividades (FRINCADP)
Formas de Acesso
Permissão do menu ESO no Rubiweb
Problema: o sistema na versão web não respeitava a permissão de tela definida no módulo desktop para o menu ESO.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para respeitar corretamente a permissão de tela.
Local: Web 5.0
Vales individuais e coletivos
Ajuste no lançamento de faltas
Problema: a partir da versão 6.10.1.36 do sistema, ou superiores, quando lançadas faltas manualmente na aba Faltas para um colaborador que possuía escala de vale transporte do tipo Fixo, o desconto gerado e informado no campo Valor Total, localizado no canto inferior direito do Demonstrativo de Afastamentos no Período de Faltas, era maior do que deveria ser.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente o desconto de faltas.
Local: Benefícios > Vale Transporte > Digitar Passes (FRDIGPVT)
Relatórios
Ajuste do relatório Relação de planos por local
Problema: ao processar o modelo 004 - Relação de planos por local (BS00004.ASS) com o dependente sem data de nascimento cadastrada na Ficha Familiar (FR036DEP), o sistema informava a mensagem Erro na Execução do Evento: Antes Imprimir do Controle: Detalhe_DEP. Erro Reportado. Valores para formação da data inválidos: Dia: 0, Mês: 1, Ano: 1900.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para listar o relatório corretamente.
Local: Benefícios > Assistência > Listar > 004 - Relação de planos por local (BS00004.ASS)
Formas de Acesso
Acesso a Avaliação de Desempenho
Realizado melhorias no tratamento das mensagens na tela de avaliação de desempenho e competências para não mostrar informações do banco de dados.
Local: Web 5.0
Gerenciamento de Horários
Ajuste cadastramento de horário
No cadastro de um horário com jornada maior que 24 horas, a faixa de horário de acesso era considerada como iniciando e terminando no mesmo dia por padrão. Implementamos na rotina de cadastramento de horário o campo Faixa Horária Acesso para permitir o assinalamento que a faixa de horário inicia e termina em dias iguais ou diferentes.
Local: Tabelas > Horários (FR004HOR)
Relatórios
Ajuste no Relatório de Ocorrências na Apuração
Problema: o modelo 004 - Ocorrências na apuração (HRAU004.GER) listava indevidamente ocorrências de intervalo com menos de 1 hora, mesmo quando o par de marcações não representava um intervalo.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para listar as informações corretamente.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Apuração > Listar > Auditoria Apuração > 004 - Ocorrências na apuração (HRAU004.GER)
Web services
Envio de e-mail com Marcações Ímpares
Problema: a rotina que enviava e-mail para os colaboradores que tivessem marcações ímpares estava enviando mesmo se o colaborador tivesse marcações pares no dia.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para enviar e-mail apenas aos colaboradores com marcações ímpares.
Local: Envio de e-mail
Usuários
Login no Gestão do Ponto
Problema: ao realizar o login ocorria a mensagem Não foi possível efetuar a autenticação. Verifique se o usuário e a senha informados estão corretos. Ocorria no Google Chrome, quando a opção Limpar cookies e dados de sites quando você fechar todas as janelas estava habilitada nas configurações do navegador.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para acessar corretamente o sistema.
Local: Nova interface > Tela de login
Incidentes do Ponto
Ajuste incidente limite de horas extras
Problema: ao ter no cadastro do Sindicato (FR014SIN) tempo máximo de jornada diária acima de 10 horas, o motorista que tivesse horas extras acima de 2 horas gerava incidente de limite de horas diários mesmo com o assinalamento do sindicato e jornada abaixo do limite cadastrado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração de incidente para que considere somente o total diário quando o colaborador for motorista.
Local: Nova interface > Acertos de minha equipe > Acertos do colaborador
Marcações
Ajuste movimentação de marcação com uso 21 - Marcação de Espera
Problema: na movimentação de uma marcação com uso 21 - Marcação de Espera após uma outra marcação de uso 2 - Marcação de Ponto ou 4 - Ponto + Refeitório, para o dia posterior, ocorria a mensagem Somente é possível mover a última marcação do dia mesmo sendo a última já selecionada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de movimentação de marcação para o dia posterior, para considerar os tipos de uso corretamente.
Local: Nova interface > Acertos da minha equipe > Acertos do colaborador
Relatórios
Ajuste no modelo Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) para adequação de normativa
Problema: ao gerar o relatório 001 - Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) (SMPF001.GER), o título, subtítulo, o texto dos campos 1 e 15.9 e a descrição que consta na *Legenda do campo 15.9 estavam incorretos.
Correção efetuada: atualizamos no PPP o título para INSTRUÇÃO NORMATIVA PRES/INSS Nº 133, DE 26 DE MAIO DE 2022 e subtítulo (Altera o Anexo XVII da Instrução Normativa PRES/INSS nº 128, de 28 de março de 2022.), além dos textos dos campos 1 - CNPJ do Domicílio Tributário/CEI/CAEPF/CNO e 15.9 - Atendimento aos requisitos das NR-06 e NR-01 do MTP pelos EPIs informados (*) e a descrição que consta na *Legenda do campo 15.9: Medida de Proteção: Foi tentada a implementação de medidas de proteção coletiva, de caráter administrativo ou de organização do trabalho, optando-se pelo Equipamento de Proteção Individual - EPI por inviabilidade técnica, insuficiência ou interinidade, ou ainda em caráter complementar ou emergencial? para adequação à Instrução Normativa PRES/INSS nº 128, de 28 de março de 2022.
Local: Segurança > PPP > Listar > 001 - Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) (SMPF001.GER)
Web 5.0
Utilização do sistema pela Web 5.0
Problema: ao utilizar telas da Web 5.0 era notada uma grande lentidão ao processar as ações de usuários.
Correção efetuada: ajustamos a performance do sistema na utilização da Web 5.0.
Local: Formas de Acesso > Web 5.0
Cursos
Cadastro de Auxílio para Curso de Aperfeiçoamento
Problema: ao realizar o cadastro de curso para um colaborador na aba Cursos de Aperfeiçoamento preenchendo todos os campos e, em seguida, cadastrar um auxílio para esse curso, na aba Auxílio, algumas das informações cadastradas no curso eram apagadas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, quando cadastrado auxílio para um curso, as informações cadastradas anteriormente não sejam eliminadas.
Local: Colaboradores > Cursos > Histórico (FR124HCR)
Correção na documentação dos web services
Problema: algumas documentações do web service utilizavam a nomeclatura do parâmetro iniciando em maiúsculo, como a rotina é case sensitive, ocorriam erros na execução dos web services.
Correção efetuada: revisamos as documentações dos web services e ajustamos a nomeclatura dos parâmetros.
Local: Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services do Gestão de Pessoas | HCM