Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.64
21/10/2022
Tarefas liberadas: 21
Administração de Pessoal
Alteração de cargo/função de colaborador de empresa Órgão Público
Problema: ao fazer uma alteração em um cadastro de cargo/função na tela Cargos (FR024CAR), guia Órgão Público, vinculado a um colaborador com categoria e-Social 9995-Beneficiário Ente Público ou 9996- Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício, o sistema gerava uma pendência indevida do leiaute S-2306 para esse colaborador.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a pendência do leiaute S-2306 não seja criada.
Observação
Para os clientes que possuem essa situação, após atualização é necessário invalidar o leiaute S-2306. Orientamos entrar em contato com o Suporte da Senior, através do Zendesk.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Alteração do cadastro do histórico de servidor público
Problema: ao alterar na tela Histórico Servidor Público (FR038HPU) o preenchimento do campo Tipo de Regime Trabalhista, que estava definido como 1 - CLT - Consolidação das Leis de Trabalho e legislações trabalhistas específicas, para 2 - RJU - Regime Jurídico Único, ao recarregar as informações o sistema bloqueava a tela e gerava a mensagem A Data da Entrada em exercício pelo servidor é obrigatória para empregados com o Tipo de regime trabalhista RJP. Verifique as Informações Admissionais.. Além disso, quando na tela Postos adicionais (FR038HPO) o campo Função eSocial era igual a S - Sim, o sistema gerava as mensagens O Nome da Função é obrigatório. Verifique o cadastro da Função. e A Classificação Brasileira de Ocupação - CBO da Função é obrigatória. Verifique o cadastro da Função.
Correção efetuada: ajustamos o processamento da alteração dos leiautes S-2200, S-2206, S-2300 e S-2306 para que, no caso de alteração do cadastro do histórico de servidor público do colaborador, o sistema carregue corretamente as informações admissionais e as informações do histórico de cargo/função de acordo com o tipo de regime trabalhista e categoria do eSocial do empregado.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Ajuste na rotina de exclusão de pendências
Problema: ao realizar o processo de exclusão de pendências da folha de pagamento para colaboradores com mais de um vínculo empregatício na mesma empresa e com um único envio de periódicos, selecionando todos os cadastros desse mesmo vínculo, o sistema gerava indevidamente dois leiautes S-3000 para o mesmo recibo, e um deles retornava, na tela Consulta Pendências eSocial (FR350STA), a mensagem Informações de Empregador, trabalhador e/ou período de apuração incompatíveis. Ação Sugerida: O Empregador, trabalhador e/ou período de apuração informados no evento de exclusão deverão ser os mesmos que constam do evento a ser excluído.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de exclusão de pendências para não gerar o leiaute S-3000 em duplicidade.
Observação
Para os clientes que possuem essa situação, onde ainda consta o leiaute S-3000 com erro retornado, orientamos entrar em contato com o Suporte da Senior, através do Zendesk.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Exclusão de Pendências (FREXCPEN)
Ajuste no processamento do leiaute S-1299
Problema: ao enviar o leiaute S-1299 sem movimento para uma empresa MEI com Classificação Tributária igual a 4 - MEI - Micro Empreendedor Individual, configurada na guia Empregador eSocial da tela Cadastro (FR030FIL), o campo transDCTFWeb não era gerado no arquivo XML e o eSocial retornava a mensagem Campo de preenchimento obrigatório: Solicitação de transmissão imediata da DCTFWeb. na tela Consulta Pendências eSocial (FR350STA).
Correção efetuada: ajustamos o processamento do leiaute S-1299 para que o campo transDCTFWeb seja preenchido corretamente.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Fechamento - Empresa Sem Movimentação (FR046CEP)
Melhoria da documentação da Ferramenta de Análise de Impacto (Robô eSocial)
Complementamos a documentação da Ferramenta de Análise de Impacto (Robô eSocial), informando o usuário e senha de acesso ao FTP da Senior.
Para verificar a documentação completa, acesse Ferramenta de Análise de Impacto.
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Soluções da Senior para o eSocial > Ferramenta de Análise de Impacto
Medicina Ocupacional
Cadastro de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
Problema: o sistema permitia indevidamente o cadastro de mais de um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) na mesma data para o mesmo colaborador na tela Atestado Externo e retornava a crítica 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, com o mesmo Tipo de Inscrição, Número de CPF do Trabalhador, Matrícula, Tipo do Exame Médico Ocupacional, Data de Emissão do ASO na tela Consulta Pendências eSocial (FR350STA), pois gerava duas pendências com indret = 1 (Original) no leiaute S-2220.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-2220 para realizar uma consistência de verificação e identificar a existência de atestado na mesma data para um mesmo colaborador, e a tela Atestado Externo para impedir a realização de dois cadastros irá apresentar a mensagem Já existe um ASO cadastrado para esta mesma ficha médica em XX/XX/XXXX.
Locais:
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- Medicina > Atendimentos > Atestado Externo (FR110MAM)
Segurança do Trabalho
Menu Migração não aparece mais indevidamente no módulo SM
Problema: quando o usuário acessava o módulo Segurança e Medicina (SM) sem possuir integração com o módulo Administração de Pessoal (AP), o menu eSocial > Migração era indevidamente apresentado dentro do menu eSocial.
Correção efetuada: ajustamos para que, quando o módulo Segurança e Medicina (SM) não esteja integrado com o módulo com o módulo Administração de Pessoal (AP), o menu eSocial > Migração somente seja apresentado caso o usuário tenha informado a senha para liberar o acesso ao Migrador eSocial.
Geração de pendências para o leiaute S-2240
Problema: ao realizar uma inclusão, alteração ou exclusão na tela Históricos de GHE do Posto, o sistema não gerava pendências para o leiaute S-2240.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que as pendências sejam geradas corretamente.
Local: Segurança > Gestão de GHE > Históricos de GHEs do Posto (FR017GHE)
Relatórios
Ajuste de relatórios de provisão
Problema: ao listar os modelos 001 - Provisão por Rateio (FPNR001.PRV), 002 - Provisão por Local (FPNR002.PRV) e 003 - Provisão por Centro de Custo (FPNR003.PRV) com colaboradores que haviam sido transferidos de empresa e filial e que não possuíam Saldo Transferido e Prv. Mês, a linha de INSS não era listada caso informada a abrangência de Filial.
Correção efetuada: ajustamos os modelos, adicionando outra condição para validar o Ajuste de provisão do mês, para que os dados do colaborador sejam listados corretamente.
Locais:
- Colaboradores > Provisões > Listar > 001 - Provisão por Rateio (FPNR001.PRV)
- Colaboradores > Provisões > Listar > 002 - Provisão por Local (FPNR002.PRV)
- Colaboradores > Provisões > Listar > 003 - Provisão por Centro de Custo (FPNR003.PRV)
Integrações
Alteração no valor de título na integração
Problema: após realizar uma alteração no valor de um título, na integração para o Gestão Empresarial | ERP o sistema não integrava o valor correto.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o título seja integrado corretamente.
Local: Integração ERP > Integração Financeira > Consultar (FRCONPEN)
Férias
Cálculo do período de férias
Problema: ao acessar a tela Recibo de Férias Individual, selecionar o colaborador e preencher os campos Período e Data Início, quando ele tem mais de um período de férias em aberto, e antes de selecionar o botão Calcular, clicar em Listar para gerar algum relatório, ao voltar à tela do recibo para calcular o período de férias o sistema gravava as férias em período diferente do selecionado.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que, após executar Listar, os botões e campos sejam desabilitados e o usuário deverá passar por todos os campos novamente, com auxílio da tecla Enter, para carregar as informações internas corretamente e, assim, não gerar erro de gravação dos períodos. Os dados informados anteriormente não serão apagados.
Local: Colaboradores > Férias > Recibos > Individual (FRFERIND)
Colaboradores
Ajuste nas informações referentes ao nome social de um colaborador
Problema: na documentação referente à Ficha Básica (FR034FUN), era mencionado que, para que o nome social de um colaborador fosse integrado para aparecer no módulo Painel de Gestão, o usuário deveria definir o campo Nome da Pessoa da tela Cadastro de Pessoas (FR033PES), com o respectivo nome social desse colaborador. No entanto, essa orientação estava incorreta, uma vez que a informação do campo Nome, da ficha básica do colaborador, irá sobrepor o nome que consta na tela de cadastro de pessoas, sendo também a informação que será levada no módulo Painel de Gestão.
Correção efetuada: ajustamos a documentação do campo Nome, da tela Ficha Básica (FR034FUN), a fim de esclarecer que a informação desse campo é a que será levada para o Painel de Gestão. Logo, caso o usuário deseje que o nome social de um colaborador seja exibido nos módulos Painel de Gestão, Mobilidade e Gestão de Departamento Pessoal, o campo Nome deve ser preenchido com esse respectivo nome social.
Além disso, realizamos alguns ajustes referentes ao nome social nas documentações das telas Cadastro de Pessoas (FR033PES) e Ficha Complementar (FR034CPL).
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Ficha Cadastral - Empregados
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Pessoas > Cadastro de Pessoas
Cadastros
Sistema permitia cadastrar horários flexíveis que as jornadas ultrapassavam 24h
Problema: o sistema permitia cadastrar um horário flexível cuja jornada ultrapassava 24 (vinte e quatro) horas.
Correção efetuada: ajustamos o cadastro do horário para não permitir cadastrar com jornada superior a 24 horas.
Local: Tabelas > Horários > Horários (FR004HOR)
Apuração do Ponto
Ajuste no sistema para gerar as situações de interjornadas corretamente
Problema: o sistema gerava uma situação de violação de interjornada indevida quando tinham 4 (quatro) dias consecutivos com horários de DSR e com marcações em alguns dias.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar a situação de interjornada corretamente.
Local: Nova Interface > Meus Acertos de Ponto
Afastamento de faltas para perda de férias
Problema: ao configurar o sistema para gerar o afastamento de faltas para perda de férias durante o cálculo da apuração, os campos Considerar demissão p/ cálculo do turn-over e Exame de Retorno ficavam com os valores nulos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para preencher corretamente os campos com o valor N - Não, assim como já é feito pelo módulo Controle de Ponto e Refeitório.
Local: Gestão do Ponto > Apuração > Calcular
Históricos e Programações
A tela Troca de centro de custo não possibilitava a pesquisa do centro de custo corretamente
Problema: a tela Troca de centro de custo não buscava o centro de custo digitado pelo usuário, enquanto o centro de custo ainda não tivesse sido carregado pela rotina.
Correção efetuada: ajustamos a tela para possibilitar a pesquisa do centro de custo corretamente.
Local: Gestão do ponto > Programações > Troca de centro de custo
Ficha Médica
Listagem de ficha médica
Problema: ao informar uma ficha médica na tela Prontuário Clínico e clicar no botão Mostrar o sistema retornava a mensagem Erro de acesso ao banco de dados: Banco de Dados: Erro do Banco (904): ORA-00904: R110MAM. CODCID11: invalid indentifier.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que as fichas médicas sejam listadas corretamente.
Local: Medicina > Ficha Médica > Prontuário Clínico (FRFICMED)
Definições de orçamento
Eliminação do campo Proposta Salarial da tela Versão do Orçamento
Problema: as rotinas do Orçamento Coletivo e do Orçamento Individual foram descontinuadas e o campo Proposta Salarial, que consta na guia Revisão, da tela Versão do Orçamento, ainda aparecia elegível para preenchimento no sistema indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema desabilitando o campo.
Local: Orçamento > Definições > Versão/Revisão (FR185VER)
Relatórios
Melhoria na descrição do modelo Inventário de Riscos Ocupacionais
O modelo 002- Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER), em sua seção 5.1.2-Caracterização da força de trabalho, trazia a mensagem Nenhum cargo encontrado. quando não havia colaboradores alocados no respectivo GHE. Esse é um comportamento esperado do sistema, mas causava dúvidas.
Melhoramos a Descrição do modelo, informando que:
- São apresentadas algumas informações dos cargos/postos dos colaboradores que estão associados no GHE, ou seja, esta seção não irá demonstrar nenhuma informação dos cargos/postos caso não houver colaboradores alocados no respectivo GHE.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002- Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
SESMT
Inclusão de participante do SESMT com mais de um engajamento
Problema: ao tentar inserir, na guia Participantes, um colaborador que possui mais de um engajamento cadastrado na tela Grupos (FR102GRU), o sistema retornava a mensagem Colaborador inválido. A Data Saída é anterior à Data do Trabalho e impedia essa inclusão.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do SESMT para possibiltar essa inclusão.
Local: Segurança > SESMT > Trabalhos do SESMT (FR102TRA)
CBDS
Índices com pesquisas textuais em consistências de base de dados
Problema: erro ao consistir base ou atualizar o sistema, alertando já existir índice único para determinado campo em SQLServer.
Correção efetuada: corrigimos a rotina onde teria que ignorar índices com pesquisas textuais na consistência de base para não dar conflito com índices únicos do mesmo campo.