Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.65
28/10/2022
Tarefas liberadas: 27
Administração de Pessoal
Geração do leiaute S-2300
Problema: ao gerar o leiaute S-2300 de colaborador com categoria 410 - Trabalhador cedido/exercício em outro órgão/juiz auxiliar - Informação prestada pelo cessionário/destino quando o colaborador tem os dados do cargo informados, mas não tem de função, o sistema retornava a mensagem O campo Nome da Função é obrigatório para colaboradores com categoria eSocial 410 quando o Nome do Cargo não estiver informado. Verifique o cadastro da Função do Empregado e bloqueava a ação.
Correção efetuada: ajustamos a validação do campo Nome do Cargo para que o leiaute S-2300 seja gerado corretamente quando somente existir essa informação, e caso constarem as duas informações, de cargo e função, o sistema priorizará a da função.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Registro Preliminar de Trabalhador com Estrutura Salarial
Problema: na tela Registro Preliminar de Trabalhador, ao informar uma Estrutura configurada com formato Lista e tentar realizar o preenchimento do campo Nível Salarial, o sistema retornava a mensagem Nível Salarial não existe. Selecione Outro.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que o preenchimento do campo ocorra normalmente.
Locais:
- Colaboradores > Salários > Estrutura > Cadastro (FR076EST)
- eSocial > Colaboradores > Registro Preliminar de Trabalhador > Cadastro (FR034PRL)
Correção do sistema para processamento de retificação do leiaute S-2300
Problema: ao ter um colaborador com categoria eSocial igual a 701- Contribuinte individual - Autônomo em geral, exceto se enquadrado em uma das demais categorias de contribuinte individual, 721 - Contrib. Individual - Diretor não empregado com FGTS, 722 - Contribuinte Individual - Diretor não empregado sem FGTS, 771 - Contribuinte individual - Membro de conselho tutelar, nos termos da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e 906 - Beneficiário do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário, onde o leiaute S-2300 havia sido enviado corretamente, mas ocorreu alteração de alguma informação nele, o sistema bloqueava o processamento e exibia a mensagem É necessário informar o tipo de salário. Verifique o Histórico Salarial do Empregado.
Correção efetuada:ajustamos o processamento dos leiautes S-2300 e S-2306 para que os valores sejam gerados corretamente.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Segurança do Trabalho
Leiaute S-2240 com estabelecimento CNO
Problema: ao realizar o envio do leiaute S-2240 ao eSocial, retornava com a crítica 272 - A inscrição informada deve corresponder a um estabelecimento/CNO/CAEPF do empregador, devidamente cadastrado e com período de vigência válido por todo o contrato informado. No caso de empregador doméstico, o S-1000 deve ter vigência por todo período do contrato. Ocorria pois, no leiaute S-2240 estava informado uma inscrição de CNPJ no lugar do CNO, que foi enviado no leiaute S-1005.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-2240 para informar o CNO conforme gerado no leiaute S-1005.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Relatórios
Totais por local do relatório Provisão por Local
Problema: ao listar o relatório 002 - Provisão por Local (FPNR002.PRV) os totais por local da linha Total apresentavam valores incorretos por conta das quebras realizadas pelo modelo.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que ele seja listado corretamente.
Local: Colaboradores > Provisões > Listar > 002 - Provisão por Local (FPNR002.PRV)
Ajuste no relatório Relação Cálculo - Organograma
Problema: ao definir na tela de entrada do modelo 001 - Relação Cálculo - Organograma (FPRF001.OPE) os campos Nível Totais, Nível de Quebra iguais ou superiores aos níveis do local associado ao colaborador, e o Tipo de Relação com a opção Resumo Sintético, o sistema cortava a descrição do campo Local.
Correção efetuada: ajustamos o tamanho do campo para que a descrição seja listada corretamente.
Local: Cálculos > Relatórios > Operacionais > Relação Cálculo > 001 - Relação Cálculo - Organograma (FPRF001.OPE)
Listagem de DARF de valores de férias
Problema: ao tentar gerar a DARF de valores de férias quando a Data Inicial era superior ao primeiro dia do mês, o sistema não fazia a listagem para os relatórios 001 - Darf Colaboradores (Contínuo) (FPDE001.IRF), 002 - Darf Colaboradores (Pré Impresso) (FPDE002.IRF) e 003 - Darf Colaboradores (Contínuo) 2 (FPDE003.IRF).
Correção efetuada:ajustamos os relatórios para gerarem as DARFs corretamente.
Local: Impostos > Imposto Federal > DARF > Emitir DARF> Empregados > Gerar (FRGERDAR)
Melhoria na descrição do relatório S-5011 - Contribuições sociais por contribuinte
Complementamos a descrição do modelo 003 - S-5011- Contribuições sociais por contribuinte (FPAR003.ESO) informando que:
- Total de débitos apurados: é retornado pela leitura do XML tag vrCpSeg. Quando for de uma empresa com base descentralizada, o valor, como é apurado pelo eSocial agrupando por Inscrição, o retorno será o mesmo valor para todas as empresas. (Tabelas gravadas R349CSE, R349CCR). Portanto será sempre gerado o mesmo valor independente da empresa informada, para casos de empresas descentralizadas.
- Total de Créditos Vinculados: é retornado pela leitura do XML tag vrSalFam e vrSalMat. O governo gera o retorno pela lotação, dependendo da informação inserida no filtro referente a Empresa/ Filial o relatório será gerado considerando nesse campo, com as informações respectiva ao da Empresa/Filial correspondente de cada lotação enviada. (Tabela gravada R349BCR).
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 003 - S-5011- Contribuições sociais por contribuinte (FPAR003.ESO)
Relatórios
Ajuste no relatório de Ocorrências na apuração para exibir corretamente as ocorrências de intervalo de refeição
Problema: o relatório de Ocorrências na apuração não listava corretamente as ocorrências de intervalo de refeição com menos de 1h.
Correção efetuada: realizamos ajustes no relatório para listar essa ocorrência.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Cálculos > Apuração > Listar > Auditoria Apuração > 004 - Ocorrências na apuração (HRAU004.ger)
Apuração do Ponto
Mensagem de erro na leitura de marcação de arquivo AFD não era clara
Problema: o log de leitura de marcação de arquivo AFD não exibia uma mensagem clara do erro quando o problema era referente ao cadastro incorreto do campo Identificação REP definido no cadastro do coletor na tela de Coletores (FR058RLG).
Correção efetuada: realizamos a mensagem para ficar mais clara, ficando da seguinte maneira: Não encontrado o número fiscal do coletor no arquivo de marcações.
Local: Cálculos > Apuração > Calcular > Cálculo Apuração (FRCALAPU)
Apuração do Ponto
As marcações não obrigatórias não eram geradas
Problema: em alguns momentos, o sistema não gerava as marcações não obrigatórias do dia.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para que sejam geradas as marcações não obrigatórias se assim estiver definido no horário previsto.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Históricos e Programações
Mensagens de erro não eram apresentadas aos usuários
Problema: o sistema não exibia para o usuário as mensagens de erro que eram lançadas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que essas mensagens sejam apresentadas ao usuários.
Local: Nova interface > Apuração > Gerenciar Horários
Acerto do Ponto
Sistema apresentava mensagem de erro ao mover marcação para o dia seguinte
Problema: ao tentar mover uma marcação para o dia posterior, ocorria o erro Erro ao apurar o acerto. Operação apurar realizada com erro. O problema ocorria quando haviam três ou mais dias seguidos com horário de DSR, e o primeiro destes dias fosse a data destino da marcação movida.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para possibilitar mover a marcação corretamente.
Local: Gestão do Ponto > Acertos da minha equipe
Relatórios
Correção no Relatório Analítico do PCMSO
Problema: ao listar o 019 - Relatório Analítico do PCMSO (SMPC019.GER) e filtrar na tela de Entrada para buscar somente um determinado Local e tendo o Tipo de Agrupamento igual a L- Local, o sistema listava as mesmas informações diversas vezes quando no Cadastro (FR016HIE) de Locais do Organograma existiam vários períodos para o mesmo Local.
Correção efetuada: ajustamos a geração do modelo para que ele seja listado corretamente.
Local: Medicina > PCMSO > Listar > 019 – Relatório Analítico do PCMSO (SMPC019.GER)
Atendimentos
Agendamento de atendimento por meio da tela Agenda
Problema: ao agendar um atendimento para um candidato com data anterior à data de efetivação dele, as colunas Local e Descrição do Local não eram listados na Agenda após a admissão desse candidato.
Correção efetuada: ajustamos o processamento da consulta para que ela carregue os dados corretamente.
Local: Medicina > Atendimentos > Agenda (FRAGENDA)
Ficha Médica
Inserção de documentos na Ficha Médica de colaborador
Problema: na guia Documentos, ao inserir uma sequência de anexos na Ficha Médica do colaborador, o sistema apresentava a mensagem de erro Java Heap Space.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o cadastro ocorra normalmente.
Local: Medicina > Ficha Médica > Cadastro (FR110FIC)
Requisição e abertura de vagas
Alteração de Situação de requisição
Problema: ao alterar o campo Situação da requisição de 3 - Finalizada para 1 - Em andamento, o sistema retornava a mensagem Não é permitido reabrir esta requisição. Existem candidatos dessa requisição participando de outro(s) processo(s) seletivo(s). indevidamente, pois não existia outra requisição com os mesmos candidatos.
Correção efetuada: ajustamos a consistência para que a requisição seja reaberta normalmente.
Local: Seleção > Requisição (FR126RQU)
Históricos
Consulta aos históricos de totalizadores
Problema: ao consultar os históricos de totalizadores através dos campos Competência e Local o sistema duplicava as informações.
Correção efetuada: ajustamos a seleção de registros dos campos para que as informações sejam listadas corretamente.
Local: Segurança > Acidentes > Histórico de Totalizadores (FR016TOT)
Relatórios
Geração do relatório LTCAT Ordem Serviço (GHE)
Problema: ao executar o relatório 011 - LTCAT Ordem Serviço (GHE) (SMSG011.GER), o sistema retornava a mensagem Ao carregar os dados para este relatório o tamanho da seção: Adicional_Medidas ficou maior que o tamanho da Página. Aumente o tamanho da página, diminua esta seção ou verifique os controles do relatório que podem estar aumentando o tamanho da seção automaticamente, ultrapassando o tamanho da página.. Isso ocorria porque na tela Laudo do Agente de Risco, guia Medidas de Controle, campo Outros Controles Existentes, o sistema considerava o texto excedente, apesar de não existir um limite de cadastro de caractere no campo.
Correção efetuada: ajustamos a geração do relatório para que ele seja executado corretamente.
Locais:
- Segurança > Gestão de GHE > Laudo do Agente de Risco (FR583LAU)
- Segurança > Listar > 011 - LTCAT Ordem Serviço (GHE) (SMSG011.GER)
PPP
Adequadação do modelo Perfil Profissiográfico Previdênciário (PPP) à normativa
Problema: ao listar o relatório SMPF001.GER - Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), os nomes dos campos Seções de Registros Ambientais e Seção de Dados Administrativos e as descrições da Legenda do Item 15.9 e do campo Responsável pelas Informações estavam incorretos.
Correção efetuada: alteramos os nomes dos campos para Registros Ambientais e Dados Administrativos, a descrição da Legenda do Item 15.9 de PV - Prazo de Validade do EPI: Foi observado o prazo de validade, conforme Certificado de Aprovação - CA do MTE? para PV - Prazo de Validade do EPI: Foi observado o prazo de validade, conforme Certificado de Aprovação - CA do MTP? e na descrição do campo Responsável pelas Informações foi incluído o texto de 13 de abril de 1995 para que o relatório seja listado em conformidade com a Instrução Normativa PRES/INSS nº 133, de 26 de maio de 2022.
Local: Segurança > PPP > Listar > 001- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) (SMPF001.GER)
FormCenter
Inserção de mais de 50 registros numa grade sem paginação
Problema: ao inserir mais de 50 registros numa grade sem paginação na interface, ocorria erro ao adicionar os registros no final da grade.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que caso o tamanho máximo da grade seja alcançado e não tenha paginação, o registro seja inserido corretamente no final da grade.
Rotinas de Banco de Dados
Realização do cálculo de provisão de férias ou 13º salário
Problema: ao realizar o cálculo da provisão de férias ou 13º salário, apresentava a mensagem List Index out of bounds (X), por causa de um erro na rotina InternalLocate do sistema.
Correção efetuada: corrigimos a rotina InternalLocate para que o cálculo ocorra corretamente.
Eventos
Ajustes na tela Definir Eventos
Problema: na guia Programação, ao inserir um novo instrutor e abrir a tela para cadastrar os Cursos do Instrutor (R128INP), ao clicar na grade Cursos o sistema retornava a mensagem WMT128INP: Field ' CodCua' not found. e impedia a ação e ao tentar Inserir/Alterar o registro sem passar pelo campo Formação o sistema retornava a mensagem Erro do Banco (8152): String or binary data would be truncated.. O sistema ainda permitia indevidamente informar mais do que 255 caracteres no campo Formação e retornava igualmente a mensagem Erro do Banco (8152): String or binary data would be truncated..
Correção efetuada: ajustamos o sistema para acessar corretamente a guia de Programação.
Local: Treinamento > Eventos > Definir Eventos (FR234EVN)
Melhoria na documentação Web service com.senior.g5.rh.fp.fichaBasicaTerceiros
Problema: ao realizar o cadastro de terceiro via web service com.senior.g5.rh.xx.fichaBasicaTerceiros, quando o campo Natureza de despesa não estava configurado, o sistema retornava a mensagem Ocorreu um erro ao executar o serviço AP- Ficha Básica Terceiros: Quando Desconto INSS for igual a 0 - Nenhum ou a Categoria Contribuição for D o campo % Desconto INSS não deve ser informado.
Correção efetuada: acrescentamos na documentação do web service com.senior.g5.rh.xx.fichaBasicaTerceiros texto orientando que o preenchimento do campo natDesHna é opcional somente quando o parâmetro Usa Natureza Contábil for igual a N - Não. Para verificar as informações completas acesse a documentação:
Local: Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.fichaBasicaTerceiros
Menu
Pesquisa em Buscar no menu
Problema: ao clicar em Buscar no menu e realizar pesquisa sobre item ao qual o usuário não tinha permissão de acesso, o sistema informava indevidamente resultados.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a pesquisa seja processada somente quando o usuário tem permissão para acesso.