Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.66
04/11/2022
Tarefas liberadas: 24
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Administração de Pessoal
Ajuste no processamento do leiaute S-1200
Problema: ao ter o campo Geração Lotação configurado com a opção 2 - Rateio na tela Definições do eSocial (FR030DES), com a geração do leiaute S-1020 já processada e verificado que ele foi gerado com a Filial configurada errada nas telas Rateios (FR020RAT) e Assinalar Rateio (FRASSRAT), após regerar o leiaute S-1020, ao tentar gerar o leiaute S-1200 o sistema não considerava a filial do rateio para geração da lotação e vinculava a lotação errada.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do leiaute S-1200 pra gerar a lotação do rateio de acordo com a Filial configurada de acordo com a parametrização do campo Ordem Preferência Filial para Lotação da tela Definições do eSocial (FR030DES).
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Geração do leiaute S-1200 de dissídio
Problema: ao gerar o leiaute S-1200 de dissídio, quando na base a geração do leiaute S-1005 é de inscrição do tipo 3- CAEPF, o sistema gerava informações indevidas nos campos Tipo Inscrição e Número de Inscrição, diferente ao do enviado do leiaute S-1005, e retornava a mensagem É necessário realizar o envio do estabelecimento (leiaute S-1005) com tipo de inscrição XXX e número de inscrição XXXX.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do leiaute S-1200 para carregar a lotação e inscrição corretas, de acordo com a informação gerada no leiaute S-1005 quando o colaborador é transferido.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Medicina Ocupacional
Envio do leiaute S-2220 demissional
Problema: ao enviar o leiaute S-2220 demissional quando já existia um leiaute S-2220 admissional enviado para um mesmo colaborador, o sistema gerava a mensagem Este envio se refere a um exame médico admissional, porém já existe um envio do evento S-2220 para o mesmo trabalhador indevidamente, pois ele estava cadastrado como Tipo ASO 5- Demissional ou 2- Periódicona guia Cadastro da tela ASO Externo (FR110MAM) do módulo Segurança e Medicina.
Correção efetuada: corrigimos a validação para que o leiaute S-2220 demissional seja enviado corretamente.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Cálculos
Ajuste do cálculo do evento de INSS
Problema: o evento de INSS não era calculado para colaborador com Cargo de diretor informado na guia Básica da tela Empregados (FR034FUN), quando na guia Outro Contrato o campo Outro Contrato era igual a S - Outro Contrato Dentro do Sistema, no caso colaborador demitido na competência anterior, e que possuía valor Base INSS Mensal informado na guia Contribuições da tela Contribuições da Previdência (FR054CTD). Isso ocorria porque o sistema considerava o colaborador demitido para a base garantida, onde era encontrado o valor INSS mensal nas Contribuições da Previdência desse colaborador na competência anterior ao cálculo, e então o valor base do INSS ficava superior ao teto de contribuição.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o evento de INSS seja calculado corretamente.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Web services
Cadastro de dependente via web service
Problema: ao realizar o cadastro de um dependente via web service com.senior.g5.rh.fp.dependentes.Dependente_2 sem preencher o campo Data Nascimento o sistema retornava o erro Invalid variant type conversion.
Correção efetuada: ajustamos o web service para que ele realize o cadastro normalmente.
Local: Recursos > Web Services
Vales individuais e coletivos
Exclusão de vales gerados
Problema: ao realizar a exclusão de vales gerados de uma competência onde haviam faltas a descontar, os vales desse período das faltas eram excluídos indevidamente, e quando gerados novamente os vales da competência, os valores eram apresentados incorretamente na guia Faltas da tela Manutenção.
Correção efetuada: ajustamos a exclusão de vales gerados para que sejam excluídos somente os vales da competência informada, e os valores da competência de faltas sejam somente atualizados novamente com a informação anterior, ou seja, a coluna Descrição (Status) será igual a Entregue, para que, assim, ao gerar novamente os vales, sejam apresentados os valores corretos.
Locais:
- Benefícios > Vales > Vales Gerados > Excluir (FREXVGER)
- Benefícios > Vales > Vales Gerados > Gerar (FRGERVAL)
- Benefícios > Vales > Vales Gerados > Manutenção (FRALTVAL)
Portaria 671
Adequação dos produtos de Ponto da Senior para atender a Portaria 671
Realizamos ajustes nos produtos de Ponto da Senior, com o que rege a Portaria 671. Unificamos, neste Notas, os ajustes realizados nos módulos de Captura Ponto 373, Controle de Ponto e Refeitório e Gestão do Ponto.
Aqui, está registrada o ajuste que ocorreu somente no módulo de Captura Ponto.
Realizamos adaptações na aplicação de coleta de ponto do Captura Ponto 373 para atender a Portaria 671/2011. O aplicativo passa, obrigatoriamente, a gravar a marcação com o Fuso Horário, que já era possível configurar na aplicação. Como uma aplicação de coleta de marcações de ponto alternativa, o Captura Ponto se enquadrada como REP-A, e passa a gerar o Arquivo Fonte de Dados (AFD) e, também, o Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade (ATTR) da aplicação. Ambos os documentos são assinados eletronicamente com certificado digital da Senior como desenvolvedora do software.
Atenção!
- Os clientes que possuem o aplicativo Captura Ponto, devem efetuar um backup/cópia de segurança dos arquivos de marcações geradas pelo servidor de horas antes de atualizar a versão. Essa ação se faz necessária pois a base do aplicativo irá suportar um novo campo de fuso horário e será preciso manter a integridade de qualquer arquivo de marcação não lida ainda pelos sistemas de ponto.
- A atualização deverá ocorrer nos aplicativos Captura Ponto e Servidor de Horas (de forma conjunta), não serão compatíveis Captura e Servidor de Horas de versões diferentes.
- Ao tentar efetuar uma marcação já com uma versão atualizada do Captura Ponto, e então perceber marcações localmente salvas com versões anteriores, será exibida a mensagem: Não foi possível gravar marcação localmente devido a mudança do layout da Portaria 671. Será necessário primeiramente enviar para o Servidor as marcações pendentes., que exige a comunicação on-line entre os aplicativos e, dessa forma, permitindo a marcação normalmente.
- Essas alterações estão disponíveis nas versões 6.10.1 e HCM Ponto Go up.
Confira, abaixo, a alteração:
Configuração do Servidor de Horas
A tela de Configuração do Servidor de Horas passa a gravar as informações de fuso horário utilizado no aplicativo. As informações serão gravadas e mantidas tanto nas estações (arquivos locais), quanto no servidor de horas, para gravação do arquivo de marcações que é lido pelo sistema de Controle de Ponto | HCM. O fuso que será considerado nas marcações será o da estação e poderão ser visualizados tanto no Captura Ponto (local), quanto na pasta que é armazenada as marcações já registradas no servidor.
Verifique as informações completas dessa tela, acessando Configuração do Servidor de Horas.
Outros ajustes em decorrência da Portaria também se fizeram necessários. A Portaria nº 671/2021 que trata de diversos assuntos da área trabalhista e, de forma a destacar o Controle de Jornada, revogou dezenas de publicações anteriores, inclusive a Portaria nº 1510/2009 e Portaria nº 373/2011. Esta nova Portaria passa, então, a centralizar as normativas do registro e controle de ponto atualizando leiautes de documentos utilizados para fim de fiscalização e apresentando distinções e especificações das modalidades de Registros Eletrônicos de Ponto (REP-A, REP-C e REP-P).
Verifique as informações completas da portaria, acessando: PORTARIA/MTP Nº 671, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021.
Aqui, estão unificadas as informações dos módulos, pois, disponibilizamos a tela Assinar Modelos Fiscais, que tem por finalidade efetuar a assinatura dos documentos legais (AEJ, AFD e ATTR) da Portaria MTP nº 671/2021. Esta tela foi disponibilizada no módulo de Controle de Ponto e Refeitório, no entanto, para os outros módulos, o acesso à essa tela também deverá ser feito pelo Controle de Ponto.
Na tabela abaixo estão discriminados os módulos e quais documentos eles fazem a geração e a assinatura:
Módulo | AEJ | AFD | ATTR |
---|---|---|---|
Captura Ponto | X | X | |
Controle de Ponto | X | X | |
Gestão do Ponto | X | X |
- O Arquivo Fonte de Dados (AFD) traz todas as informações das marcações dos colaboradores antes de qualquer tratamento.
- Apenas serão exibidas as opções de geração do AFD e ATTR deste módulo se ele estiver configurado na proprietária.
Acesse a documentação Assinatura Modelos Fiscais e verifique como realizar o processo de geração da assinatura do AFD.
Os módulos Controle de Ponto e Gestão do Ponto fazem a geração e assinatura do Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ). O AEJ é um arquivo de texto que tem por finalidade compilar as informações da jornada dos colaboradores com seus respectivos acertos pós-tratamento das marcações.
Acesse a documentação Assinatura Modelos Fiscais e verifique como realizar o processo de geração da assinatura do AEJ.
Estes três módulos fazem a geração e assinatura do Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade (ATTR). Esse documento é gerado em arquivo no formato PDF que atesta que os produtos de ponto da Senior estão em conformidade com a Portaria nº671/2021.
Acesse a documentação Assinatura Modelos Fiscais e verifique como realizar o processo de geração da assinatura do ATTR.
Observações
- Para que seja possível realizar a assinatura dos documentos, é imprescindível selecionar uma pasta para gravação do modelo, pois esses documentos são assinados na plataforma senior X com certificado válido e podem ser baixados para disposição dos usuários;
- É possível consultar o log de processamento 227 - Geração de Modelos Fiscais. Para isso, basta clicar no botão Log, que filtra as informações durante os processos de geração dos arquivos. Para consultá-lo após o processo, acesse: Diversos > Log > Processamentos > Consulta de Log (FRConLog).
Se você utiliza o aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM, acesse HCM senior X - O que há de novo no Gestão do Ponto e Marcação de Ponto 2.0 e veja as mudanças que ocorreram no aplicativo devido a Portaria 671.
Locais:
- Captura Ponto Portaria 373 > Servidor de Horas Captura Ponto > Arquivo > Configurações > Configuração do Captura Ponto Portaria 373 (FrConfigSrv)
- Controle de Ponto e Refeitório > Diversos > Utilitários > Assinar Modelos Fiscais (FRMODFIS)
- Controle de Ponto e Refeitório > Diversos > Log > Processamentos > Consulta de Log (FRConLog)
- Controle de Ponto e Refeitório > Coletores > Modelos (FR058MOD)
Portaria 671
Adequação dos produtos de Ponto da Senior para atender a Portaria 671
Realizamos ajustes nos produtos de Ponto da Senior, com o que rege a Portaria 671. Unificamos, neste Notas, os ajustes realizados nos módulos de Captura Ponto 373, Controle de Ponto e Refeitório e Gestão do Ponto.
Aqui, está registrada o ajuste que ocorreu somente no módulo de Captura Ponto.
Realizamos adaptações na aplicação de coleta de ponto do Captura Ponto 373 para atender a Portaria 671/2011. O aplicativo passa, obrigatoriamente, a gravar a marcação com o Fuso Horário, que já era possível configurar na aplicação. Como uma aplicação de coleta de marcações de ponto alternativa, o Captura Ponto se enquadrada como REP-A, e passa a gerar o Arquivo Fonte de Dados (AFD) e, também, o Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade (ATTR) da aplicação. Ambos os documentos são assinados eletronicamente com certificado digital da Senior como desenvolvedora do software.
Atenção!
- Os clientes que possuem o aplicativo Captura Ponto, devem efetuar um backup/cópia de segurança dos arquivos de marcações geradas pelo servidor de horas antes de atualizar a versão. Essa ação se faz necessária pois a base do aplicativo irá suportar um novo campo de fuso horário e será preciso manter a integridade de qualquer arquivo de marcação não lida ainda pelos sistemas de ponto.
- A atualização deverá ocorrer nos aplicativos Captura Ponto e Servidor de Horas (de forma conjunta), não serão compatíveis Captura e Servidor de Horas de versões diferentes.
- Ao tentar efetuar uma marcação já com uma versão atualizada do Captura Ponto, e então perceber marcações localmente salvas com versões anteriores, será exibida a mensagem: Não foi possível gravar marcação localmente devido a mudança do layout da Portaria 671. Será necessário primeiramente enviar para o Servidor as marcações pendentes., que exige a comunicação on-line entre os aplicativos e, dessa forma, permitindo a marcação normalmente.
- Essas alterações estão disponíveis nas versões 6.10.1 e HCM Ponto Go up.
Confira, abaixo, a alteração:
Configuração do Servidor de Horas
A tela de Configuração do Servidor de Horas passa a gravar as informações de fuso horário utilizado no aplicativo. As informações serão gravadas e mantidas tanto nas estações (arquivos locais), quanto no servidor de horas, para gravação do arquivo de marcações que é lido pelo sistema de Controle de Ponto | HCM. O fuso que será considerado nas marcações será o da estação e poderão ser visualizados tanto no Captura Ponto (local), quanto na pasta que é armazenada as marcações já registradas no servidor.
Verifique as informações completas dessa tela, acessando Configuração do Servidor de Horas.
Outros ajustes em decorrência da Portaria também se fizeram necessários. A Portaria nº 671/2021 que trata de diversos assuntos da área trabalhista e, de forma a destacar o Controle de Jornada, revogou dezenas de publicações anteriores, inclusive a Portaria nº 1510/2009 e Portaria nº 373/2011. Esta nova Portaria passa, então, a centralizar as normativas do registro e controle de ponto atualizando leiautes de documentos utilizados para fim de fiscalização e apresentando distinções e especificações das modalidades de Registros Eletrônicos de Ponto (REP-A, REP-C e REP-P).
Verifique as informações completas da portaria, acessando: PORTARIA/MTP Nº 671, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021.
Aqui, estão unificadas as informações dos módulos, pois, disponibilizamos a tela Assinar Modelos Fiscais, que tem por finalidade efetuar a assinatura dos documentos legais (AEJ, AFD e ATTR) da Portaria MTP nº 671/2021. Esta tela foi disponibilizada no módulo de Controle de Ponto e Refeitório, no entanto, para os outros módulos, o acesso à essa tela também deverá ser feito pelo Controle de Ponto.
Na tabela abaixo estão discriminados os módulos e quais documentos eles fazem a geração e a assinatura:
Módulo | AEJ | AFD | ATTR |
---|---|---|---|
Captura Ponto | X | X | |
Controle de Ponto | X | X | |
Gestão do Ponto | X | X |
- O Arquivo Fonte de Dados (AFD) traz todas as informações das marcações dos colaboradores antes de qualquer tratamento.
- Apenas serão exibidas as opções de geração do AFD e ATTR deste módulo se ele estiver configurado na proprietária.
Acesse a documentação Assinatura Modelos Fiscais e verifique como realizar o processo de geração da assinatura do AFD.
Os módulos Controle de Ponto e Gestão do Ponto fazem a geração e assinatura do Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ). O AEJ é um arquivo de texto que tem por finalidade compilar as informações da jornada dos colaboradores com seus respectivos acertos pós-tratamento das marcações.
Acesse a documentação Assinatura Modelos Fiscais e verifique como realizar o processo de geração da assinatura do AEJ.
Estes três módulos fazem a geração e assinatura do Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade (ATTR). Esse documento é gerado em arquivo no formato PDF que atesta que os produtos de ponto da Senior estão em conformidade com a Portaria nº671/2021.
Acesse a documentação Assinatura Modelos Fiscais e verifique como realizar o processo de geração da assinatura do ATTR.
Observações
- Para que seja possível realizar a assinatura dos documentos, é imprescindível selecionar uma pasta para gravação do modelo, pois esses documentos são assinados na plataforma senior X com certificado válido e podem ser baixados para disposição dos usuários;
- É possível consultar o log de processamento 227 - Geração de Modelos Fiscais. Para isso, basta clicar no botão Log, que filtra as informações durante os processos de geração dos arquivos. Para consultá-lo após o processo, acesse: Diversos > Log > Processamentos > Consulta de Log (FRConLog).
Se você utiliza o aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM, acesse HCM senior X - O que há de novo no Gestão do Ponto e Marcação de Ponto 2.0 e veja as mudanças que ocorreram no aplicativo devido a Portaria 671.
Locais:
- Captura Ponto Portaria 373 > Servidor de Horas Captura Ponto > Arquivo > Configurações > Configuração do Captura Ponto Portaria 373 (FrConfigSrv)
- Controle de Ponto e Refeitório > Diversos > Utilitários > Assinar Modelos Fiscais (FRMODFIS)
- Controle de Ponto e Refeitório > Diversos > Log > Processamentos > Consulta de Log (FRConLog)
- Controle de Ponto e Refeitório > Coletores > Modelos (FR058MOD)
Relatórios
Disponibilizado novo modelo para a emissão do Espelho de Ponto
Com a finalidade de adequar o Controle de Ponto e Refeitório para atender ao Art. 84 da Portaria MTP nº 671/2021 que trata do Espelho de Ponto Eletrônico e define algumas informações mínimas a serem disponibilizadas neste relatório, disponibilizamos o modelo 012 - Cartão Ponto - Portaria 671/2021 para a emissão do Espelho de Ponto com todas as informações especificadas na Portaria 671/2011. Pode ser utilizado tanto para colaboradores, quanto para envio ao auditor fiscal em caso de fiscalização do Ministério do Trabalho e Previdência. Confira dos detalhes do modelo:
- Identificação do empregador contendo nome, CNPJ/CPF e CEI/CAEPF/CNO, caso exista;
- Identificação do trabalhador contendo nome, CPF, data de admissão e cargo/função;
- Data de emissão e período do relatório Espelho de Ponto Eletrônico;
- Horário e jornada contratual do empregado;
- Marcações efetuadas no REP e marcações tratadas (incluídas, desconsideradas e pré-assinaladas) no Programa de Tratamento de Registro de Ponto;
- Duração das jornadas realizadas.
Este modelo conta com 3 (três) opções diferentes para impressão das informações:
- Listar Marcações Não Obrigatórias (Portaria 671): exibe as marcações de Ponto por exceção e marcações pré-assinaladas no intervalo.
- Listar Origem das Marcações (Portaria 671): exibe a origem das marcações conforme especificação da Portaria. A origem das marcações é representada pela seguinte legenda (Comparativo entre a legenda da Tela de Acerto e Impressão do Espelho de Ponto):
- E: Marcações Eletrônicas = - O marcação original do REP;
- D: Marcações Digitadas= I marcação incluída manualmente;
- G: Marcações Geradas = P marcação pré-assinalada;
- R: Marcações Regularizadas = I marcação incluída manualmente;
- I: Marcações inseridas por regra ou W inseridas via web service = T outras fontes de marcação.
- Listar Marcações Desconsideradas: Exibe marcações que foram desconsideradas no acerto do ponto e, portanto, não consideradas na apuração. São exibidas até 3 (três) marcações nesta coluna.
Observação
- O modelo 012 - Cartão Ponto - Portaria 671 exibe marcações pré-assinaladas e de ponto por exceção, conforme especifica a Portaria 671/2021. No entanto, em telas de manutenção e acerto de ponto são exibidas apenas marcações eletrônicas realizadas pelo coletor de ponto e as incluídas manualmente pelo colaborador.
- Modelo disponível para versão 6.10 e HCM Ponto GoUp.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Cartão Ponto > 012 - Cartão Ponto - Portaria 671/2021 (FGETENTRANCE)
Analytics
Definição de filtro
Problema: ao definir um filtro e acessar algum gráfico, e após clicar no botão para Acertar algum colaborador e voltar a tela anterior o sistema mostrava uma quantidade maior de registros pois o filtro do usuário não era mais respeitado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que mantenha o filtro do usuário salvo durante a navegação entre os gráficos e colaboradores.
Local: Nova interface > Analytics
Acerto do Ponto
Lentidão na tela de acerto de ponto
Problema: o sistema apresentava lentidão para executar qualquer ação na tela de acertos. Ocorria se a empresa possuísse exceção de código de cálculo e tivessem várias empresas cadastradas no sistema.
Correção efetuada: ajustamos a performance do sistema na tela de acertos.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Apuração do Ponto
Horas de trabalho em dia com afastamento de tempo integral
Problema: para colaboradores com apuração por exceção e que possuíssem uma programação de compensação prorrogando o fim do expediente, com horário noturno, se o mesmo tivesse inserido um afastamento de dia todo o sistema estava apurando horas de afastamento e de trabalho, referente a prorrogação de fim de expediente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para apurar corretamente as horas de afastamento.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Ajuste na Apuração do Ponto
Problema: ao realizar o cálculo ou recálculo da apuração para um volume muito grande de dias e quantidade de colaboradores, poderia gerar um gargalo de memória causando Java Heap Space no domínio, sendo necessário reiniciá-lo para que volte a funcionar.
Correção efetuada: efetuamos ajustes de performance para que não ocorra o problema novamente.
Local: Nova interface > Apuração > Calcular
Função getHorasInterjornadaRealizada
Problema: a função getHorasInterjornadaRealizada() não retornava a interjornada de colaboradores com histórico de apuração do tipo 7 - Ponto por exceção, quando o colaborador não possuía marcações realizadas no dia calculado ou no dia anterior.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para retornar corretamente a quantidade de horas de interjornada dos colaboradores com este tipo de histórico de apuração.
Local: Nova Interface > Apuração > Calcular
Alocação incorreta de marcações em DSR
Problema: ao calcular a apuração de vários colaboradores o sistema não estava respeitando o parâmetro para utilizar marcações pares na folga, alocando algumas marcações em dias errados.
Correção efetuada: ajustamos para que o sistema respeite o parâmetro e aloque corretamente as marcações.
Local: Nova interface > Apuração > Calcular
Portaria 671
Adequação dos produtos de Ponto da Senior para atender a Portaria 671
Realizamos ajustes nos produtos de Ponto da Senior, com o que rege a Portaria 671. Unificamos, neste Notas, os ajustes realizados nos módulos de Captura Ponto 373, Controle de Ponto e Refeitório e Gestão do Ponto.
Aqui, está registrada o ajuste que ocorreu somente no módulo de Captura Ponto.
Realizamos adaptações na aplicação de coleta de ponto do Captura Ponto 373 para atender a Portaria 671/2011. O aplicativo passa, obrigatoriamente, a gravar a marcação com o Fuso Horário, que já era possível configurar na aplicação. Como uma aplicação de coleta de marcações de ponto alternativa, o Captura Ponto se enquadrada como REP-A, e passa a gerar o Arquivo Fonte de Dados (AFD) e, também, o Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade (ATTR) da aplicação. Ambos os documentos são assinados eletronicamente com certificado digital da Senior como desenvolvedora do software.
Atenção!
- Os clientes que possuem o aplicativo Captura Ponto, devem efetuar um backup/cópia de segurança dos arquivos de marcações geradas pelo servidor de horas antes de atualizar a versão. Essa ação se faz necessária pois a base do aplicativo irá suportar um novo campo de fuso horário e será preciso manter a integridade de qualquer arquivo de marcação não lida ainda pelos sistemas de ponto.
- A atualização deverá ocorrer nos aplicativos Captura Ponto e Servidor de Horas (de forma conjunta), não serão compatíveis Captura e Servidor de Horas de versões diferentes.
- Ao tentar efetuar uma marcação já com uma versão atualizada do Captura Ponto, e então perceber marcações localmente salvas com versões anteriores, será exibida a mensagem: Não foi possível gravar marcação localmente devido a mudança do layout da Portaria 671. Será necessário primeiramente enviar para o Servidor as marcações pendentes., que exige a comunicação on-line entre os aplicativos e, dessa forma, permitindo a marcação normalmente.
- Essas alterações estão disponíveis nas versões 6.10.1 e HCM Ponto Go up.
Confira, abaixo, a alteração:
Configuração do Servidor de Horas
A tela de Configuração do Servidor de Horas passa a gravar as informações de fuso horário utilizado no aplicativo. As informações serão gravadas e mantidas tanto nas estações (arquivos locais), quanto no servidor de horas, para gravação do arquivo de marcações que é lido pelo sistema de Controle de Ponto | HCM. O fuso que será considerado nas marcações será o da estação e poderão ser visualizados tanto no Captura Ponto (local), quanto na pasta que é armazenada as marcações já registradas no servidor.
Verifique as informações completas dessa tela, acessando Configuração do Servidor de Horas.
Outros ajustes em decorrência da Portaria também se fizeram necessários. A Portaria nº 671/2021 que trata de diversos assuntos da área trabalhista e, de forma a destacar o Controle de Jornada, revogou dezenas de publicações anteriores, inclusive a Portaria nº 1510/2009 e Portaria nº 373/2011. Esta nova Portaria passa, então, a centralizar as normativas do registro e controle de ponto atualizando leiautes de documentos utilizados para fim de fiscalização e apresentando distinções e especificações das modalidades de Registros Eletrônicos de Ponto (REP-A, REP-C e REP-P).
Verifique as informações completas da portaria, acessando: PORTARIA/MTP Nº 671, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021.
Aqui, estão unificadas as informações dos módulos, pois, disponibilizamos a tela Assinar Modelos Fiscais, que tem por finalidade efetuar a assinatura dos documentos legais (AEJ, AFD e ATTR) da Portaria MTP nº 671/2021. Esta tela foi disponibilizada no módulo de Controle de Ponto e Refeitório, no entanto, para os outros módulos, o acesso à essa tela também deverá ser feito pelo Controle de Ponto.
Na tabela abaixo estão discriminados os módulos e quais documentos eles fazem a geração e a assinatura:
Módulo | AEJ | AFD | ATTR |
---|---|---|---|
Captura Ponto | X | X | |
Controle de Ponto | X | X | |
Gestão do Ponto | X | X |
- O Arquivo Fonte de Dados (AFD) traz todas as informações das marcações dos colaboradores antes de qualquer tratamento.
- Apenas serão exibidas as opções de geração do AFD e ATTR deste módulo se ele estiver configurado na proprietária.
Acesse a documentação Assinatura Modelos Fiscais e verifique como realizar o processo de geração da assinatura do AFD.
Os módulos Controle de Ponto e Gestão do Ponto fazem a geração e assinatura do Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ). O AEJ é um arquivo de texto que tem por finalidade compilar as informações da jornada dos colaboradores com seus respectivos acertos pós-tratamento das marcações.
Acesse a documentação Assinatura Modelos Fiscais e verifique como realizar o processo de geração da assinatura do AEJ.
Estes três módulos fazem a geração e assinatura do Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade (ATTR). Esse documento é gerado em arquivo no formato PDF que atesta que os produtos de ponto da Senior estão em conformidade com a Portaria nº671/2021.
Acesse a documentação Assinatura Modelos Fiscais e verifique como realizar o processo de geração da assinatura do ATTR.
Observações
- Para que seja possível realizar a assinatura dos documentos, é imprescindível selecionar uma pasta para gravação do modelo, pois esses documentos são assinados na plataforma senior X com certificado válido e podem ser baixados para disposição dos usuários;
- É possível consultar o log de processamento 227 - Geração de Modelos Fiscais. Para isso, basta clicar no botão Log, que filtra as informações durante os processos de geração dos arquivos. Para consultá-lo após o processo, acesse: Diversos > Log > Processamentos > Consulta de Log (FRConLog).
Se você utiliza o aplicativo Marcação de Ponto 2.0 | HCM, acesse HCM senior X - O que há de novo no Gestão do Ponto e Marcação de Ponto 2.0 e veja as mudanças que ocorreram no aplicativo devido a Portaria 671.
Locais:
- Captura Ponto Portaria 373 > Servidor de Horas Captura Ponto > Arquivo > Configurações > Configuração do Captura Ponto Portaria 373 (FrConfigSrv)
- Controle de Ponto e Refeitório > Diversos > Utilitários > Assinar Modelos Fiscais (FRMODFIS)
- Controle de Ponto e Refeitório > Diversos > Log > Processamentos > Consulta de Log (FRConLog)
- Controle de Ponto e Refeitório > Coletores > Modelos (FR058MOD)
Relatórios
Preenchimento do campo PPRA do modelo Quadro III NR 7 - Relatório Anual
Problema: ao gerar o modelo 011 - Quadro lll NR 7 - Relatório Anual (SMPC011.GER), a descrição do campo PPRA era listada incorretamente quando o campo Ligação do Colaborador com o GHE estava configurado como 1- Diretamente pelo Colaborador na tela Configurações de Segurança (FR000SEG).
Correção efetuada: ajustamos o modelo para que o sistema busque as informações e preencha o campo PPRA corretamente.
Local: Medicina > PCMSO > Listar > 011 - Quadro lll NR 7 - Relatório Anual (SMPC011.GER)
Acidente de Trabalho
Preenchimento de CAT de Comunicação de Óbito
Problema: quando já existe uma CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho do tipo 1 - Inicial e é necessário inserir um novo histórico de CAT tipo 3 - Comunicação de Óbito para o mesmo colaborador, o sistema retornava a mensagem Existe, para este acidente, uma CAT cadastrada anteriormente à data XX/XX/XXXX. Deseja carregar as informações dessa CAT como sugestão de preenchimento dos campos? e as opções Sim e Não. Ao clicar em Não, o sistema preenchia indevidamente o campo Data Afastamento na guia CAT.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o campo Data Afastamento não seja preenchido ao ser selecionada a opção Não, e se optado por Sim, quando a CAT for do tipo 3 - Comunicação de Óbito, o sistema zere o campo Data Afastamento.
Local: Segurança > Acidentes > Cadastro de Acidentes (eSocial) (FR086ACT)
PPP
Ajuste na máscara dos campos de CNPJ
Problema: ao listar o modelo 001 - Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) (SMPF001.GER), os campos 1 - CNPJ do Domicílio Tributário/CEI/CAEPF/CNO e 13.2 - CNPJ/CEI/CNO/CAEPF apresentavam inconsistências na máscara e eram impressos indevidamente no formato xx.xxx.xxx/xxxx.xx, quando o correto seria o formato xx.xxx.xxx/xxxx-xx. Isso também ocorria quando informado CNPJ no campo Número da Inscrição da guia Empresa da tela Manutenção.
Correção efetuada: ajustamos a máscara dos campos para que os CNPJs apresentem o formato correto.
Locais:
- Segurança > PPP > Listar > 001 - Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) (SMPF001.GER)
- Segurança > PPP > Manutenção (FR035CAB)
Regras e Funções
Alteração na função HttpPost com content-type x-www-form-unlercoded
Problema: quando eram realizadas requisições Rest, a rotina não disponibilizava suporte para o tipo de conteúdo da resposta (Content-Type) application/x-www-form-urlencoded informado no cabeçalho.
Correção efetuada: ajustamos o envio de requisições Rest em rotinas auxiliares para ter suporte para o tipo de conteúdo da resposta (Content-Type) application/x-www-form-urlencoded.
Local: Função HttpPost
Processos Automáticos
Envio de e-mail com anexos utilizando método de autenticação OAuth2
Problema: quando utilizado o envio de e-mail com o método de autenticação OAuth2 e o e-mail possuía anexos com espaços no nome do arquivo, ocorria erro ao enviar o e-mail.
Correção efetuada: ajustamos o envio de e-mail com anexos no método de autenticação OAuth2 para que os anexos sejam adicionados no e-mail, independente do formato e nome do arquivo.
Instalador e Atualizador
Execução de arquivo DLL assinado digitalmente
Problema: quando gerava os arquivos que iriam na mídia, as DLLs de terceiros eram assinadas digitalmente, ocasionando erro no momento em que eram executadas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável pela geração de mídia para não assinar os arquivos .dll de terceiros.
Visualizador de Eventos
Apresentação de logs dos eventos Grupo de eventos de personalização da base no Visualizador de Eventos
Problema: alguns logs dos eventos Grupo de eventos de personalização da base não eram apresentados corretamente no aplicativo Visualizador de Eventos.
Correção efetuada: ajustamos a geração das informações referente aos logs dos respectivos eventos para que eles sejam apresentados corretamente.
Local: Vislog
Central de Configurações
Configuração de conexão de e-mail com o provedor Gmail
Problema: quando realizava a configuração de e-mail pela Central de Configuração Senior com o provedor Gmail da Google, ocorria erro ao solicitar permissão para o aplicativo da Senior.
Correção efetuada: ajustamos a solicitação de permissão para utilizar o aplicativo Senior, publicado no Google, para respeitar as novas políticas de uso do provedor.
SGI
Criação de campos na interface de telas SGI com valor vazio
Problema: quando criava um campo na interface da tela SGI, adicionava numa tela com o valor vazio, ocorria erro ao validar o campo pois ele não estava vinculado a nenhuma tabela.
Correção efetuada: ajustamos a validação dos campos criados na interface e que não possuem vínculo com campos das tabelas.
Local: Gerador de Telas
Relatórios
Correção do relatório Respostas da Avaliação de Eficácia
Problema: ao listar o relatório 035 - Respostas da Avaliação de Eficácia (TRTU035.GER), quando configuradas várias perguntas a serem exibidas, o sistema gerava respostas incorretas para a pergunta O treinamento foi considerado eficaz?.
Correção efetuada: corrigimos o relatório para mostrar corretamente uma das respostas: Sim - Justifique, Não Eficaz, Parcialmente Eficaz, Observações.
Observação
Este modelo de relatório não tem o leiaute/conteúdo regulamentado por uma exigência legal. Caso o relatório não atenda exatamente às necessidades da empresa, ele pode servir de exemplo para o desenvolvimento de um modelo customizado pelo cliente.
Local: Treinamento > Turmas > Listar > 035 - Respostas da Avaliação de Eficácia (TRTU035.GER)