Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.7
17/09/2021
Tarefas liberadas: 22
Administração de Pessoal
Envios válidos descartados indevidamente pela migração
Problema: ao efetuar a migração, eram descartados os leiautes que possuíssem um envio original com recibo e retificador com erro no retorno.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para efetuar corretamente a gravação das informações.
Local: eSocial > Migração > Carregar XMLs (FRIMPXML)
Categoria do colaborador enviada no leiaute S-1200
Problema: na geração do leiaute S-1200, no envio de cálculos de dissídio, quando o colaborador possui troca de categoria entre o período do dissídio, estava levando a categoria fixa do colaborador.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para levar a categoria correta conforme a competência de cálculos.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Ajuste na geração do leiaute S-1200 para cálculos de pagamento de dissídio
Problema: na geração do leiaute S-1200, para cálculos do Tipo 14 - Pagamento de Dissídio, quando informados os dados na guia Inf. Sindicato os campos relativos aos processos do sindicato não estavam prevalecendo estas informações, gerando informações inconsistentes.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para buscar as informações da guia Inf. Sindicato quando estiverem presentes aqui.
Locais:
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
- Cálculos > Definir Cálculo (FR044CAL)
Ajuste na data de produção restrita dos eventos não periódicos
O Governo estipulou a data 05/2020 para início dos seguintes eventos:
- S-2231 - Cessão/Exercício em Outro Órgão;
- S-2400 - Cadastro de Beneficiários - Entes Públicos;
- S-2405 - Cadastro de Beneficiário - Entes Públicos - Alteração;
- S-2410 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Início;
- S-2416 - Cadastro de Benefício - Entes Públicos - Alteração;
- S-2418 - Reativação de Benefício - Entes Públicos;
- S-2420 - Cadastro de Benefícios - Entes Públicos - Término.
Como o início dos eventos não periódicos é em 03/2017, ajustamos o sistema para definir automaticamente a data de início como 05/2020 quando o eSocial estiver em produção restrita. Sendo assim, o usuário deve continuar informando a data de início como 03/2017, na tela Definições do eSocial (FR030DES), para os eventos não periódicos mencionados.
Locais:
- Colaboradores > Entes Públicos > Manutenção de Benefícios (FR034BEN)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento da Admissão (FRFECADM)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Ajuste na tela de Gerar Não Periódicos
Problema: na tela Gerar Não Periódicos, ao realizar a exclusão de uma cessão são gerados 2 (dois) leiautes S-3000 - Exclusão de Eventos quando a data de término está informada (um referente o início e outro referente o término). Contudo, o término deve ficar habilitado e o início desabilitado, para envio correto ao eSocial.
Correção efetuada: ajustamos o tratamento na ordenação de envio das pendências de exclusão (S-3000) do leiaute S-2231 - Cessão/Exercício em Outro Órgão. A exclusão do início pode ser enviada quando a exclusão do término possuir recibo (caso exista um S-2231 de término enviado).
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Implementação com base na mensageria da eSfinge TCE/SC - v1.08
A fim de darmos continuidade às implementações referentes ao Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) - 2021, realizamos a seguinte melhoria no sistema com base na mensageria da eSfinge TCE/SC - v1.08:
Disponibilizamos a tela Consulta/Envio dos Layouts (FR304STA), que permite realizar a consulta e envio dos leiautes do e-Sfinge para o TCE. A tela também permite cancelar leiautes que possam ter sido enviados com informações incorretas. Caso o usuário deseje cancelar o envio de um leiaute, é necessário cadastrar uma nova Sequência para o leiaute que se pretende cancelar.
Além disso, criamos a página Leiautes do e-Sfinge, onde é possível acessar a documentação referente a todos os leiautes do e-Sfinge.
Importante
Os usuários que já tenham cadastrado informações nas telas/tabelas referentes ao e-Sfinge (a partir v1.07) deverão excluir as informações e cadastrá-las novamente. Desse modo, as pendências de envio ficarão disponíveis na nova tela de consulta/envio dos leiautes, liberada nesta versão. Esta exclusão pode ser realizada através do botão Excluir Dados, disponível na tela de Definições eSfinge (a partir v1.07) (FR304AUT).
Locais:
- Diversos > Definições eSfinge (A partir v1.07) (FR304AUT)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (A partir v1.07) > Consulta/Envio dos Layouts (FR304STA)
Ajuste no hiperlink do Menu Ajuda - Notas da Versão
Problema: ao acessar o Notas da Versão, através do menu Ajuda > Notas da Versão, ocorria o erro 500 - Internal server error. There is a problem with the resource you are looking for, and it cannot be displayed.
Correção efetuada: ajustamos o hiperlink para que o site seja apresentado corretamente.
Local: Ajuda > Notas da Versão
Integrações
Log de integração ERP agora traz o usuário que alterou/inseriu o colaborador
Problema: quando era realizada a admissão com integração com sistema Gestão Empresarial | ERP, o usuário que executou o processo não era demonstrado no log, tanto para a categoria 76 - Histórico de Filial (Tabela: R038HFI) quanto para a 83 - Ficha Básica Colaborador (Tabela: R034FUN).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, neste caso, o usuário que executou o processo de integração seja demonstrado no log.
Local: Integrações ERP > Conectar ERP
Cálculos
Cálculo de evento de anuidades para Órgão Público com período de suspensão da contagem
Problema: o cálculo do evento de Anuidades não considerava os dias totais do mês de apuração quando utilizada a opção Suspensão Contagem, na guia Órgão Público, do cadastro da empresa e afastamentos de licenças.
Correção efetuada: ajustamos o período considerado para o evento de Anuidade quando a empresa tiver cadastrado informações de Período Suspensão Contagem na guia Órgão Público. Além disso, ajustamos mais uma situação em que o início da suspensão coincidia com o mês de apuração.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- Cálculos > Efetuar Cálculo (FRROTCAL)
Relatórios
Ajuste no relatório Absenteísmo para não perder a formatação ao salvar em formatos XLS e XLSX
Problema: ao salvar o relatório 003 - Absenteísmo e Turnover - Analítico em formatos de XLS ou XLSX, o relatório perdia a formatação, fazendo com que as informações ficassem de forma incorreta.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que, ao salvar em formatos XLS ou XLSX, a apresentação dele esteja de forma correta e alinhada.
Local: Empresas > Listar > Gerenciais > 003 - Absenteísmo e Turnover - Analítico (FPGE003.GER)
Inclusão de informação na documentação de Formatos salvos e enviados pelo Gerador de Relatórios quanto à exportação de tabelas
Com a finalidade de auxiliar os usuários quanto à exportação de tabelas do Excel no sistema, na documentação de Formatos salvos e enviados pelo Gerador de Relatórios, incluímos a informação de que, relatórios com muitas colunas podem ficar desconfigurados ao escolher os formatos XLS, XLSX.
Locais:
- Empresas > Listar > Gerenciais > 003 - Absenteísmo e Turnover - Analítico (FPGE003.GER)
- 009 - Absenteísmo e Turnover - Sintético (FPGE009.GER)
Férias
Quantidade de minutos do evento média horas extras no recibo de férias
Problema: no cálculo das férias via tela de férias programadas, o sistema gerava a quantidade de média de horas extras maior quando o período aquisitivo estivesse em aberto e a data de início das férias completasse um avo de férias.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para calcular corretamente as horas, neste cenário.
Locais:
- Colaboradores > Férias > Recibos > Programadas (FRFERPRG)
- Colaboradores > Férias > Recibos > Coletivas (FRFERIND)
Inserção de informação na documentação de Sindicato
Melhoramos a documentação do campo Direito de Férias, da documentação de Sindicatos, a fim de fornecer mais detalhes sobre como as opções do campo em questão influenciam o cálculo de provisão de férias. Esclarecemos que:
• Ao utilizar as opções Q - 1/12 avo a cada 30 dias e > 15 dias no final ou M - Considerar o maior dos dois para o cálculo de provisão de férias, haverá uma diferença de cálculo da provisão caso o colaborador tenha sido admitido a partir do dia 17 do mês, visto que estas opções impactam na aquisição de avos de férias;
• Para que seja provisionado 1/12 avos ao mês, deve ser utilizada a opção C - 1/12 avo para cada mês civil > 15 dias no campo Direito de Férias.
Para mais informações, acesse a documentação de Sindicatos.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Sindicatos > Cadastro
Relatórios
Valor vale-alimentação no relatório 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS000005.VAL)
Problema: ao efetuar a emissão do relatório 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS000005.VAL), o valor total dos vales eletrônicos não era listado corretamente, quando o colaborador possuía dois vales assinalados com o mesmo código de produto.
Correção efetuada: ajustamos o modelo para que as informações sejam listadas corretamente.
Local: Benefícios > Vales > Listar > 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS000005.VAL)
Correção no relatório 005 - TICKET - Arq. Exportação
Problema: ao efetuar a emissão do relatório 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS000005.VAL), o sistema não listava as linhas vinculadas a escala de vale-transporte, quando a mesma estivesse cadastrada duas vezes, sendo que uma continha data fim e outra não.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para não listar as linhas cadastradas em exceção corretamente.
Local: Benefícios > Vales > Listar > 005 - TICKET - Arq. Exportação (BS000005.VAL)
Abrangências
Ajuste na rotina de validação da abrangência
Problema: ao definir as abrangências de usuário dos colaboradores, os campos Local, Centro de Custo e Cargos permitiam a inserção de abrangência vazia. Isso fazia com que os usuários não conseguissem acessar o Gestão do Ponto.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de validação de abrangência destes campos para que não seja permitida a definição de abrangência vazia.
Local: Controle de Ponto > Diversos > Usuários > Abrangência > Colaboradores
Regras e Funções
Ajuste no campo Código da Regra nos Processos Automáticos
Problema: na tela de Regras, ao passar pelo campo Código da Regra de um processo de sistema proprietário diferente do módulo atual, era apresentada uma mensagem de erro.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para consistir a mensagem de erro somente se o campo Código da Regra for alterado.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Recursos > Processos Automáticos > Regras
Incidentes do Ponto
Ajuste na tela de Acertos do Ponto
Problema: na apuração ou atualização de marcações de ponto de um domingo, havendo a definição de incidente de ponto do tipo 15 - Compensado para a empresa, era exibida a mensagem de erro Query navigation returned more than one value.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração de incidente para que a apuração ou atualização das marcações de domingo sejam feitas sem erro.
Local: Gestão do Ponto > Acertos da minha equipe > Acertos do colaborador
Apuração
Correção em telas do sistema para não apresentar erro ao tentar realizar instalação do Gestão de Ponto
Problema: alguns arquivos da instalação do gestão do ponto estavam desatualizados, e isso causava o erro RuntimeException em algumas rotinas do sistema.
Correção: ajustamos o sistema para que todos os arquivo da instalação estejam atualizados para evitar dar erro nas rotinas.
Locais:
- Nova interface > Apuração > Calcular
- Nova interface > Login
- Nova interface > Meus acertos de ponto
Atualização/Instalação
Ajuste no instalador para permitir instalar e/ou reparar o GPO com a proprietária HCM GoUP
Problema: o instalador não apresentava opção para instalar e/ou reparar o sistema Gestão do Ponto | GPO com a proprietária HCM GoUP Ponto.
Correção efetuada: ajustamos o instalador para permitir instalar e/ou reparar o Gestão do Ponto | GPO com a proprietária.
Local: Instalador
Administração de vagas
Normalização do efetivo com muitos locais ativos funciona corretamente
Problema: ao fazer a normalização do efetivo, quando o usuário possui muitos locais ativos na tabela de organograma, o sistema travava e não finalizava o processo.
Correção efetuada: melhoramos a performance da rotina de normalização do efetivo quando o usuário possui muitos locais ativos na tabela de organograma.
Local: Lotação x Local > Normalização > Efetivo (FRNOREFE)
Eventos
Sistema alterava a situação dos participantes para Completo indevidamente
Problema: na tela de definição dos eventos, ao alterar a data fim do período a situação dos participantes desse evento era alterada de 1- Andamento para 2- Completo indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos a tela para não alterar a situação do participante ao alterar a data fim do período do evento.
Local: Treinamento > Eventos > Definir Eventos (FR234EVN)
Cursos
Origem do requisito apresentada no levantamento de necessidades de cursos de aperfeiçoamento
Problema: ao configurar um grupo de requisitos por posto de trabalho e listar o levantamento de necessidades dos cursos de aperfeiçoamento, o sistema informava erroneamente a origem do requisito.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a origem do requisito seja informada corretamente, conforme o cadastro realizado.
Local: Desenvolvimento > Necessidades de treinamento > Levantamento de Necessidades