Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.1.84
10/03/2023
- 07/07/2023: Incluímos a matéria Exibição dos registros na tela de Marcações Desconsideradas.
Tarefas liberadas: 24
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Administração de Pessoal
Ajuste na gravação do campo INDRET através do Migrador
Problema: ao gravar as informações do XML do leiaute S-1210 no Migrador eSocial, o campo INDRET não era preenchido.
Correção efetuada: ajustamos o Migrador para gravar o valor do campo corretamente, conforme valor do XML do leiaute.
Local: eSocial > Migração > Relacionar dados (FRIMPESOSEL )
Geração do leiaute S-1200 de rescisão complementar por dissidio
Problema: o leiaute S-1200 referente a rescisão complementar de dissídio estava gerando somente para os meses que teve cálculo complementar, não gerava as informações no arquivo do mês que teve a rescisão original com os eventos da rescisão complementar.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-1200 para gerar corretamente as informações.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Medicina Ocupacional
Correção na pendência do leiute S-3000 ao excluir atendimento
Problema: ao gerar a exclusão de um atendimento na tela de Atendimentos (FR110MAT) para um colaborador já demitido, a pendência de exclusão (leiaute S-3000) referente ao leiaute S-2220 era excluída e não processada.
Correção efetuada: ajustamos o processamento da tela de gerar não periódicos para não excluir a pendência, nesta situação.
Local: Medicina > Atendimentos > Atendimento (FR110MAT)
Históricos
Posto de trabalho do colaborador não era atualizado no histórico de filial
Problema: ao alterar o posto de trabalho do colaborador através da tela de Manutenção de Históricos, ele não era atualizado no histórico de filial.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que o posto de trabalho seja atualizado no histórico de filial.
Local: Colaborador > Histórico > Manutenção de Históricos (FRHISCOL)
Efetivação de candidatos
Botão Efetivação desativado na tela de histórico de filial
Problema: o botão Efetivação estava desabilitado indevidamente na tela de Histórico de Filial, por isso, não era possível realizar uma efetivação. Isso ocorria quando possuía integração com o módulo Gestão Recrutamento e Seleção.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que a seja possível efetivar candidatos, nessa situação.
Local: Colaboradores > Históricos > Filial (FR038HFI)
Cálculos
Referência duplicada para evento de anuidade de férias
Problema: os eventos de anuidade para férias listavam a referência de forma duplicada quando o colaborador possuía mais de uma férias lançadas na mesma competência.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de integração de eventos de férias com folha de pagamento para não duplicar a referência de evento de anuidade.
Local: Cálculos > Efetuar Cálculos (FRROTCAL)
Relatórios
Campo Observação vazio ao listar relatórios de arquivos de fiscalização
Problema: ao listar os modelos 037 - DEPENDENTE - Cadastro de Dependentes - Vol. V - 05/2022 (FPAF037.COL) ou 038 - PENSIONISTA - Cad. Pensionistas - Vol. V 05/2022 (FPAF038.COL), eles listavam o campo Observação vazio na linha do dependente.
Correção efetuada: ajustamos os modelos para exibirem no campo Observaçãoo valor 0 (zero) quando dependente for diferente do tipo 99- Outros.
Locais:
- Impostos > Arquivos Fiscalização > 037 - DEPENDENTE - Cadastro de Dependentes - Vol. V - 05/2022 (FPAF037.COL)
- Impostos > Arquivos Fiscalização > 038 - PENSIONISTA - Cad. Pensionistas - Vol. V 05/2022 (FPAF038.COL)
Alterada a máscara do campo Total002NIV00 no relatório líquido folha colaboradores
Problema: ao listar o relatório 003 - Líquido Folha Colaboradores (FPRL003.OPE), o sistema apresentava uma mensagem de erro O controle Total002NIV00 possui a máscara #-2#ZZZ.ZZZ.ZZ9,99 inferior ao valor 9999999999 que está sendo atribuído neste momento..
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que o campo Total002NIV00 esteja com a máscara correta (#-2#ZZZ.ZZZ.ZZZ.ZZ9,99), gerando assim o total com valor e a máscara corretos.
Local: Cálculos > Relatórios > Operacionais > Relações Líquidos > 003 – Líquido Folha Colaboradores (FPRL003.OPE)
Anuais
Geração da DIRF que teve cálculo 94 - Reclamatória Trabalhista
Problema: quando era feito a geração da DIRF, no código de retenção IRRF 5936 com cálculo tipo 94 - Reclamatória Trabalhista e pagamento em janeiro estava sendo gravado com valores incorretos no arquivo do ano de pagamento.
Correção efetuada: ajustamos os valores gerados no código 5936.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Alterar (FRALTANU)
Integrações
Evento de atestado sem Incidência no INSS não era gerado
Problema: o evento de atestado sem Incidência no INSS não era gerado de acordo com o evento normal de atestado quando, no cadastro do evento (tela Cadastro (FR008EVC)) o campo Tratar Horas era preenchido com D - Pelo DSR.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para calcular corretamente o evento.
Local: Cálculos > Integração > Calcular > Geração de Eventos (FRGEREVE)
Ajuste no sistema de Controle de Ponto para gerar a integração com o módulo de Administração de Pessoal corretamente
Problema: sistema não gerava a integração com o módulo de Administração de Pessoal conforme a exceção do código de cálculo quando havia uma abrangência de local configurada para pegar os locais filhos com o caractere = após o código do local.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar a integração corretamente.
Local: Cálculos > Integração > Calcular > Geração de Eventos (FRGEREVE)
Marcações
Exibição dos registros na tela de Marcações Desconsideradas
Problema: a tela de Marcações Desconsideradas não exibia os registros cadastrados através da CSM Center.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para exibir corretamente todos os registros.
Local: Cálculos > Apuração > Marcações Desconsideradas (FRMARDES)
Relatórios
Relatório Cartão Ponto - Portaria 671/2021 apresentava marcações de refeições de forma indevida
Problema: na geração do relatório Cartão Ponto - Portaria 671/2021, era apresentada uma marcação de refeição pré-assinalada indevida em combinação específica de marcações.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o relatório liste corretamente as marcações.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Cartão Ponto > 012 - Cartão Ponto - Portaria 671/2001 (HRCP012.APU)
Mobilidade
Sistema passa a enviar colaboradores que não possuem o número de PIS cadastrado para o Marcação de Ponto 2.0 | HCM
Problema: quando colaborador não possuía o PIS, seus dados não eram enviados ao Marcação de Ponto 2.0 | HCM.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para que o colaborador sem PIS seja enviado ao Marcação de Ponto 2.0 desde que ele possua o cadastro do CPF.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Mobilidade > Processo Automático de Mobilidade (FR300MOB)
Portaria 671
Para verificar a Assinatura Eletrônica qualificada do ATTR é necessário ter o plugin PAdES ICP-Brasil instalado
Implementamos a documentação de Assinatura Modelos Fiscais com a informação de que, para a verificação da Assinatura Eletrônica qualificada do ATTR no padrão PAdES ICP-Brasil, é necessária a instalação do Plugin PAdES ICP-Brasil que funciona embarcado em outra ferramenta: o Adobe Reader.
Acesse Assinatura Modelos Fiscais para verificar a documentação completa.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Diversos > Assinatura Modelos Fiscais
Controle de Ponto e Gestão do Ponto passam a registrar o fuso horários das marcações feitas manualmente para acertos de ponto
Para que o Controle de Ponto e o Gestão de Ponto ficasse em acordo com o que exige a Portaria MTP nº 671/2021, realizamos alguns ajustes nesses sistemas.
Para registrar o fuso horário nas marcações inseridas manualmente para acertos de ponto, conforme solicitado no Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ) da Portaria 671, realizamos as alterações:
Na tela de Filiais (FR030FIL), incluímos o campo Fuso Horário, para que seja informado qual o fuso padrão utilizado para as marcações manuais inseridas pelos colaboradores lotados naquele estabelecimento.
Observação
Este campo é inicializado com o fuso horário padrão (UTC/GTM -03:00 Brasília).
O fuso também poderá ser definido de forma individual por colaborador em Colaborador > Históricos > Apuração > Histórico de Apuração (FR038APU).
Para que fosse possível realizar ajustes de fusos horários de forma histórica, disponibilizamos a tela de Ajuste de Fusos Horários. os ajustes poderão ser realizados nas marcações anteriores à esta atualização. Acesse a tela em: Diversos > Utilitários > Ajuste de Fuso Horário.
Observação
Para as marcações eletrônicas, é utilizado o fuso horário informado no Arquivo Fonte de Dados (AFD) do Registrador Eletrônico de origem.
Ajustamos o modelo 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI0004) para emitir uma mensagem para que você verifique possíveis divergências nas informações do fuso.
Além disso, inserimos o campo fusMar nos web services:
- com.senior.g5,rh.hr.calculoApuracao;
- com.senior.g5.rh.hr.historicosColetivos;
- com.senior.g5.rh.hr.historicos.
Atualize sua versão e fique por dentro das últimas novidades do Ponto!
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Históricos > Apuração (FR038APU)
- Controle de Ponto e Refeitório > Diversos > Utilitários > Ajuste de Fuso Horário (FRAJFUHO)
- Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTRFCOL)
- Controle de Ponto e Refeitório > Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL)
- Gestão do Ponto > Meus acertos de ponto > Históricos > Apuração > Histórico de apuração
Atualização/Instalação
Ajustes nas documentações do Gestão do Ponto
Problema: o Gestão do Ponto e o Gestão do Ponto Nova Interface possuem diferenças e, atualmente, a Senior não faz mais evolução do Gestão do Ponto, somente realiza melhorias e adequações na Nova Interface do Gestão do Ponto. Essa falta de informação das documentações causava dúvidas no momento de realizar algumas operações nos sistemas.
Correção efetuada: nas documentações do Gestão do Ponto, colocamos um comunicado informando que esse produto não recebe mais evoluções, e se você quiser ter acesso às novidades e implementações, é necessário atualizar seu sistema.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Apuração > Cadastros > Ações de acerto
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Apuração > Gestão > Colaboradores > Históricos e programações
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Apuração > Gestão > Colaboradores > Filtro Status do Colaborador
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Apuração > Gestão > Gestores
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Apuração > Gestão > Recursos humanos > Justificar marcações digitadas
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Apuração > Gestão > Recursos humanos > Restrição das marcações
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Apuração > Processos > Cálculo
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Apuração > Processos > Leitura de marcações
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Apuração > Processos > Recálculo
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Banco de horas > Cadastros > Banco de horas
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Banco de horas > Cadastros > Contas
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Banco de horas > Gestão > Lançamentos
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Banco de horas > Processos > Conferência
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Banco de horas > Processos > Fechamento
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Banco de horas > Processos > Migração
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Banco de horas > Processos > Recálculo
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Colaboradores > Históricos > Afastamentos
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Colaboradores > Históricos > Anotações
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Colaboradores > Históricos > Apuração
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Colaboradores > Programações > Compensações
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Colaboradores > Programações > Troca de escala
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Colaboradores > Programações > Troca de Horário
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Diversos > Nomeação substituto
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Espelhos do ponto > Cadastros > Definições
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Espelhos do ponto > Cadastros > Justificativas
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Espelhos do ponto > Gestão > Pendências de assinatura
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Incidentes do ponto > Cadastros > Definições > Ciclos de gestão de incidentes
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Incidentes do ponto > Cadastros > Definições > Agrupamentos de incidentes
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Incidentes do ponto > Cadastros > Definições > Sequência de penalidades
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Incidentes do ponto > Cadastros > Justificativas
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Incidentes do ponto > Cadastros > Penalidades
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Incidentes do ponto > Gestão > Pendências de incidentes
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Logs > Acertos
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Logs > Processos
Portaria 671
Para verificar a Assinatura Eletrônica qualificada do ATTR é necessário ter o plugin PAdES ICP-Brasil instalado
Implementamos a documentação de Assinatura Modelos Fiscais com a informação de que, para a verificação da Assinatura Eletrônica qualificada do ATTR no padrão PAdES ICP-Brasil, é necessária a instalação do Plugin PAdES ICP-Brasil que funciona embarcado em outra ferramenta: o Adobe Reader.
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Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto > Diversos > Assinatura Modelos Fiscais
Controle de Ponto e Gestão do Ponto passam a registrar o fuso horários das marcações feitas manualmente para acertos de ponto
Para que o Controle de Ponto e o Gestão de Ponto ficasse em acordo com o que exige a Portaria MTP nº 671/2021, realizamos alguns ajustes nesses sistemas.
Para registrar o fuso horário nas marcações inseridas manualmente para acertos de ponto, conforme solicitado no Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ) da Portaria 671, realizamos as alterações:
Na tela de Filiais (FR030FIL), incluímos o campo Fuso Horário, para que seja informado qual o fuso padrão utilizado para as marcações manuais inseridas pelos colaboradores lotados naquele estabelecimento.
Observação
Este campo é inicializado com o fuso horário padrão (UTC/GTM -03:00 Brasília).
O fuso também poderá ser definido de forma individual por colaborador em Colaborador > Históricos > Apuração > Histórico de Apuração (FR038APU).
Para que fosse possível realizar ajustes de fusos horários de forma histórica, disponibilizamos a tela de Ajuste de Fusos Horários. os ajustes poderão ser realizados nas marcações anteriores à esta atualização. Acesse a tela em: Diversos > Utilitários > Ajuste de Fuso Horário.
Observação
Para as marcações eletrônicas, é utilizado o fuso horário informado no Arquivo Fonte de Dados (AFD) do Registrador Eletrônico de origem.
Ajustamos o modelo 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI0004) para emitir uma mensagem para que você verifique possíveis divergências nas informações do fuso.
Além disso, inserimos o campo fusMar nos web services:
- com.senior.g5,rh.hr.calculoApuracao;
- com.senior.g5.rh.hr.historicosColetivos;
- com.senior.g5.rh.hr.historicos.
Atualize sua versão e fique por dentro das últimas novidades do Ponto!
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Históricos > Apuração (FR038APU)
- Controle de Ponto e Refeitório > Diversos > Utilitários > Ajuste de Fuso Horário (FRAJFUHO)
- Controle de Ponto e Refeitório > Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTRFCOL)
- Controle de Ponto e Refeitório > Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL)
- Gestão do Ponto > Meus acertos de ponto > Históricos > Apuração > Histórico de apuração
EPI
Troca do tipo de EPI quando estiver vinculado em um grupo de Equivalência
Problema: na tentativa de incluir um EPI em um grupo de Equivalência o sistema estava retornando o aviso Somente EPI's do mesmo Tipo podem ser informados, porém, inicialmente o Tipo EPI do EPI que estava sendo inserido era o mesmo dos outros já existentes gerando a mensagem.
Correção efetuada: ajustamos no sistema para não permitir mudar o tipo de EPI de um EPI quando estiver vinculado a um grupo de Equivalência.
Locais:
- Segurança > EPI > Cadastro (FR096EPI)
- Segurança > EPI > Equivalência (FR096GRU)
Relatórios
Correção no relatório protocolo de entrega de EPI no período
Problema: ao gerar o relatório 007 - Protocolo de Entrega de EPI´s no Período (SMEP007.GER), quando o usuário do colaborador responsável pela distribuição de EPI foi excluído via SGU, o sistema apresentava a mensagem Não houve informações a listar.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para listar todas as distribuições vinculadas a esse colaborador, mesmo com o usuário excluído no SGU.
Local: Segurança > EPI > Listar > 007 - Protocolo de Entrega de EPI´s no Período (SMEP007.GER)
Melhoria na descrição do modelo Inventário de Riscos Ocupacionais
Ao gerar o relatório 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER) listava nos itens 5.1.3 - Riscos / Perigos a descrição dos riscos em duplicidade. Complementamos a descrição do modelo, informando que:
- no tópico 5.1.3 - Riscos / Perigos na coluna Riscos, será apresentado: (Descrição do agente causador do risco) - (Descrição do Risco Ocupacional). Exemplo: Postura Inadequada - Dor na coluna. Caso seja cadastrado com a mesma descrição será apresentado em duplicidade.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
Acidente de Trabalho
Desabilitamos os campos Tipo e Ccolaborador para Incidentes
Problema: quando a investigação possuía um colaborador vinculado o botão Investigação da tela de Ocorrência, apresentava um registro em branco em vez do registro já vinculado à ocorrência.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que bloqueie os campos Tipo Colaborador e Colaborador da tela de Investigação de Ocorrências caso o tipo ocorrência for 2 - Incidente.
Local: Segurança > Acidentes > Investigação de Ocorrências (FR086INV)
Cubos
Exportação de cubo com alta quantidade de informações
Problema: ocorria erro de estouro de memória quando gerava um cubo com uma alta quantidade de informações.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável por exportar o cubo, para que quando houver uma alta quantidade de informações, não estoure o limite de memoria disponível e realize a rotina corretamente.
Regras e Funções
Inserção de posto de trabalho via web service
Problema: apresentava a mensagem de erro Dataset not in insert mode ao inserir um posto de trabalho via web service.
Correção efetuada: incluímos uma verificação se o registro está em modo de edição antes de realizar o post.
Complementação da documentação da página Regras por evento
Problema: na página Regras por evento, do manual da tecnologia, não estavam as documentadas todas as variáveis utilizadas especificamente nas regras.
Correção efetuada: complementamos a documentação para contar com as descrições das variáveis de regras por evento.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Regras por evento
Web services
Processamento de atributos de campos vazios, ao realizar requisição de um web service
Implementamos a chave com.senior.middleware.webservices.use_attributes para que seja possível desabilitar o uso dos atributos nos campos vazios, ao realizar uma requisição de um web service.