O que há de novo no Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3 (XT)
Novidades e melhorias mais recentes:
Tarefas liberadas: 20
Administração de Pessoal
Relatórios
NOVIDADE
Modelos da DIRF disponíveis no portal do cliente
Disponibilizamos no Portal do Cliente os modelos 004 - Dirf - Arquivo Texto (a partir ano-base 2010) (FPDI004.ANU) e 005 - Dirf - Arq Texto - Juntar Empresas (FPDI005.ANU), compatíveis com a versão 6.10.3. A versão mínima necessária para utilização é 6.10.3.107. Porém, para clientes que utilizam desoneração, é obrigatório estar na versão 6.10.3.108.
Local: Portal do Cliente > Senior > 5103_6103 > Arquivos_DIRF_2025
Integrações
AJUSTE
Ajuste na exibição de dados para títulos de integração V01 e V02
Ajustamos a rotina para que as informações referentes à data de demissão do colaborador e ao código de dependente não sejam mais listadas para os títulos de integração do tipo V01 e V02.
Local: Integração ERP > Integração Financeira > Consultar (FRCONPEN)
Férias
DOCUMENTAÇÃO
Nota sobre a relação entre o Painel de Gestão e a rotina Alterar Recibo de Férias Individual
Foi adicionada uma nota à introdução da documentação sobre a rotina de Alterar Recibo de Férias Individual. Esclarecemos que, ao realizar o processamento das férias nessa rotina, mesmo que a opção de não alterar parâmetros do recibo de férias esteja marcada, o sistema removerá os arquivos de férias (Aviso e Recibo) gerados para assinatura no Painel de Gestão.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Férias (AP) > Recibos > Alterar
DOCUMENTAÇÃO
Melhoria na documentação sobre Rotinas de Férias do Módulo Administração de Pessoal
Ajustamos a documentação sobre Rotinas de Férias do Módulo Administração de Pessoal. Para evitar dúvidas, removemos a observação da seção Encargos nas Férias + 1/3, que mencionava que não há incidências de INSS, FGTS e IRRF sobre abono pecuniário + 1/3, uma vez que parte do cliente a definição dos procedimentos para recolhimento ou tributação.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Administração de Pessoal > Férias
Cálculos
DOCUMENTAÇÃO
Nova informação na documentação de Definição de Cálculos
Incluímos uma nova informação na documentação de Definições de Cálculos que diz que a permissão na data de acerto não considera as abrangências de usuários; ela bloqueia totalmente a rotina de acertos, independentemente das permissões de cálculo e das abrangências definidas.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Definições de Cálculos
DOCUMENTAÇÃO
Inclusão de uma nova informação na documentação de 31P - FGTS Indenizado e 31Q - FGTS 13º Indenizado
Realizamos a inclusão de novas informações na documentação de 31P - FGTS Indenizado e 31Q - FGTS 13º Indenizado que diz que para os clientes que utilizam a Integração Financeira, sugerimos criar novos eventos para separar os valores de FGTS, garantindo a correta geração de pendências financeiras.
Local: Manual do Usuário > 31P - FGTS Indenizado e 31Q - FGTS 13º Indenizado
DOCUMENTAÇÃO
Informação sobre a impossibilidade de rateio de 13º salário
Na documentação sobre Rateio por Colaborador, adicionamos uma nova informação à Nota para esclarecer que o sistema não realiza rateio para 13º salário, uma vez que o 13º salário não é lançado na despesa, mas, sim, no passivo (onde não há centro de custo e nem rateio).
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Lançamentos > Rateio por Colaborador
Web services
AJUSTE
Conversão de campos vazios agora ocorre corretamente no web service com.senior.g5.rh.fp.genericpersistence
Realizamos um ajuste na porta Generic.Persistence_2 do web service com.senior.g5.rh.fp.genericpersistence para que, ao receber um campo numérico vazio durante a persistência das informações do HCM Senior X para o HCM XTended, o valor seja automaticamente convertido para 0.
Local: Administração de Pessoal > Web services
Impostos
DOCUMENTAÇÃO
Atualização na documentação de Bases sobre campos de IR
Adicionamos novas informações à documentação de Bases, esclarecendo que os campos relacionados ao IR devem ser preenchidos apenas se a outra empresa compartilhar o mesmo CNPJ raiz da empresa atual ou se houver solicitação do colaborador, desde que o CNPJ raiz seja o mesmo.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Lançamentos > Bases
Rescisões
AJUSTE
Ajuste no cálculo de rescisão para evitar devolução indevida de IR do 13º salário
Ajustamos o cálculo de rescisão, garantindo que, ao efetuar o recálculo em casos onde já exista um cálculo do tipo 32 referente ao décimo terceiro integral com IRRF descontado, o sistema não gere indevidamente o evento de 1752 - Devolução de IR de 13º salário.
Local: Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
Dependentes e pensões judiciais
DOCUMENTAÇÃO
Detalhes sobre inclusão de eventos na base de cálculo de 13º salário
Acrescentamos mais informações à documentação sobre pensão judicial. Agora, na nota do campo Pensão utilizando AcuCal, guia Base 13º Salário, é mencionado que, caso a empresa utilize a rotina de cálculo de 13º complementar ou 13º complementar a devolver, os eventos devem ser incluídos na base de cálculo de 13º salário.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Dependentes > Pensão Judicial
Controle de Ponto e Refeitório
Cadastros
Recursos
AJUSTE
Preenchimento automático de dados no processo automático de relatórios
Agora, ao informar um código de usuário vinculado a um colaborador na tela de entrada do processo automático de relatório, os campos de e-mail e nome são carregados automaticamente.
Local: Controle de Ponto e Refeitório > Recursos > Processos Automáticos > Relatórios > Tela de Entrada (FRENTREL)
Gestão do Ponto
Analytics
Acerto do Ponto
AJUSTE
Correção na visualização do aviso de afastamento
O aviso de afastamento agora é exibido em todos os dias do período, independentemente da ordenação dos dias na tela. Esse ajuste garante que a informação esteja sempre visível, facilitando a consulta.
Local: Nova interface > Meus acertos de ponto
Jurídico
Cadastros
DOCUMENTAÇÃO
Informação adicional sobre a competência de remuneração na documentação da tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500
Melhoramos a documentação da tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500, informando no campo Período (guia Base Cálculo) que a competência de remuneração precisa ser maior ou igual à data inicial de empregador eSocial, cadastrada em Empresa > Filial > Cadastro, guia Empregador eSocial.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Jurídico (JR) > Processo Trabalhista (JR)
Medicina Ocupacional
Atendimentos
AJUSTE
Correção na transferência de ficha médica do ASO
Corrigimos o sistema para garantir que, ao transferir a ficha médica de um Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) com exames vinculados, as informações de atendente e número de atestado sejam corretamente zeradas na ficha anterior.
Local: Medicina > Atendimentos > Atestado Externo (FR110MAM)
Segurança do Trabalho
EPI
AJUSTE
Alteração da distribuição de EPI agora é permitida em transferências no mesmo dia
Efetuamos um ajuste no sistema para permitir a alteração da distribuição de EPI individual quando realizada no mesmo dia da transferência de filial do colaborador, garantindo que a restrição ocorra apenas para distribuições com data anterior à transferência.
Local: Segurança > EPI > Distribuição > Individual (FR096DIE)
Tecnologia
Formas de Acesso
AJUSTE
Correção na conversão de caracteres especiais no acesso ao sistema
Ao tentar acessar o sistema com o Web 5.0, era exibida a mensagem de Erro: Credenciais inválidas/desabilitadas/expiradas. Isso ocorria quando o usuário ou a senha continham caracteres especiais, como #, +, &, entre outros.
O problema também se manifestava em alguns web services customizados.
Como solução, ajustamos a rotina responsável para que os caracteres especiais sejam convertidos corretamente. Desta forma o acesso ao sistema acontece normalmente.
Histórico de novidades e melhorias:
Importante
As labels (etiquetas) estão disponíveis somente nas matérias publicadas a partir de 01/11/2024, na versão 6.10.3.103 do Gestão de Pessoas | HCM. Logo, as matérias anteriores a essa data encontram-se no padrão antigo.
Tarefas liberadas: 5
eSocial
Administração de Pessoal
DOCUMENTAÇÃO
Novas informações na documentação de eSocial - Tabelas
Incluímos uma nova informação na documentação de eSocial - Tabelas informando que o eSocial não retorna o evento S-1005 com uma data de fim quando uma nova validade é gerada para o leiaute S-1005. Como consequência, o leiaute anterior permanece sem uma data de término, o que pode gerar inconsistências nos registros e impactar a gestão das informações.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Gerar Tabelas
Administração de Pessoal
Empresas
DOCUMENTAÇÃO
Nova informação na documentação de Empresas
Realizamos a inclusão de uma nova informação na documentação de Empresas que diz que a reversão ou alteração da Rotina de Rateio por Filial x Rateio por Centro de Custo requer análise prévia de um consultor qualificado, pois os impactos variam conforme as parametrizações do cliente. Caso seja necessária, recomenda-se o acompanhamento da área de serviços para uma execução segura.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Empresas
Relatórios
AJUSTE
Ajuste no modelo FPRE001.PRE referente a parte patronal de diretores
Realizamos um ajuste no modelo 001 - Relação INSS (FPRE001.PRE) para que gere corretamente o valor de 20% da Base de Cálculo quando atender às condições especificadas. Anteriormente, o sistema aplicava indevidamente um percentual de 8% para a parte Patronal dos Diretores, resultando em divergências nos cálculos.
Local: Impostos > Previdência > Relação > Inss > 001 - Relação INSS (FPRE001.PRE)
Impostos
Benefícios
Plano de saúde
DOCUMENTAÇÃO
Inclusão de uma nova informação na documentação BS - Planos de Saúde
Incluímos uma nova informação na documentação BS - Planos que diz quando um valor de inscrição for informado sem a indicação de um evento correspondente, o sistema integrará automaticamente esse valor ao evento do titular no mês de assinalamento. Da mesma forma, no caso de um plano de dependente, se não houver um evento específico informado, o valor será integrado ao evento do dependente.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Benefícios e Tarefeiros > Benefícios > Assistência > Planos de Saúde
Tarefas liberadas: 14
eSocial
Administração de Pessoal
DOCUMENTAÇÃO
Atualização dos exemplos na documentação do leiaute S-2206
Foram atualizados os exemplos na documentação do leiaute S-2206, referentes a término de contrato e término de contrato com prorrogação. Confira a documentação para conhecer os detalhes atualizados.
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos de Folha > S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho
DOCUMENTAÇÃO
Inclusão de informações sobre o leiaute S-2230 na documentação de Não Periódicos
Na documentação de Não Periódicos informamos que quando houver leiautes S-2230 com data futura relacionados a afastamentos diferentes do motivo 15 (Férias) pendentes nesta tela, não será possível realizar o envio da declaração mensal em eSocial > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL).
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > eSocial > Gerar Não Periódicos
AJUSTE
Exibição de Demitidos
Ajustamos a tela para garantir que, ao selecionar a opção Demitidos, informar uma faixa de datas e marcar o leiaute S-2200, as informações sejam exibidas corretamente. Antes, ocorria a mensagem de erro:
QryColaborador: Cannot perform this operation on a closed dataset | Erro ao abrir DataSet QryColaborador, Ambiguidade detectada: há mais de uma tabela que possui o campo 'DATAFA'.
Local: eSocial > Colaboradores > Fechamento da Admissão (FRFECADM)
Administração de Pessoal
Regras e Funções
DOCUMENTAÇÃO
Melhoria na documentação da regra por processo 245
Na documentação de Regra por processo 245 - Inserir Cadastro de Evento, informamos que ao cadastrar um novo evento em Tabelas > Eventos > Eventos > Duplicar > Eventos (FRDUPEVC), a regra de processo não é acionada, pois está vinculada apenas ao processo da tela principal de cadastro. Esse comportamento é semelhante ao de outros cadastros, que geralmente já possuem regras específicas para inclusão, alteração e exclusão.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Regras > Regras por Processo > Regra por processo 245 - Inserir Cadastro de Evento
Colaboradores
AJUSTE
Atualização do Nome Social entre Admissão Digital e Administração Pessoal
A importação foi ajustada para garantir que o nome social seja atualizado no Administração de Pessoal sempre que for removido no Admissão Digital. Anteriormente, ao importar novamente um candidato já cadastrado no Administração de Pessoal com nome social informado, a remoção dessa informação no Admissão Digital não era refletida no sistema, causando inconsistências.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados > Processos de pré-admissão do Onboarding (Admissão Digital) (FRGERONB)
AJUSTE
Ajuste na descrição do campo Desconsiderar Período de Suspensão
Ajustamos o sistema para que a descrição do campo Desconsiderar Período de Suspensão seja exibida corretamente. Antes disso, ao alterar o campo, a descrição não era apresentada de forma adequada, o que poderia gerar dúvidas no uso da funcionalidade.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Recursos
DOCUMENTAÇÃO
Inclusão da documentação do campo Arquivos Anexos
Na documentação do Processo de Relatório, detalhamos o funcionamento do campo Arquivos anexos:
Arquivos anexos: Informe o diretório do arquivo que será anexado ao e-mail.
Quando a saída selecionada for e-mail, o processo automático enviará o arquivo definido no campo Arquivo de saída, junto com os arquivos indicados no campo Arquivos anexos. Caso o diretório seja o mesmo para ambos, o anexo será enviado em duplicidade.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Recursos > Processos Automáticos > Processo de Relatório
Cálculos
AJUSTE
Geração de Holerite Digital para Folha Complementar do 13º salário
Atualizamos a rotina para garantir que o colaborador e as informações do cálculo sejam localizados corretamente ao gerar o holerite digital para uma folha complementar vinculada ao pagamento do 13º salário.
Local: Cálculos > Holerite Digital > Gerar (FRGERHOL)
AJUSTE
Busca de processos de IRRF ao calcular folha
Ajustamos o sistema para que, ao iniciar os cálculos da folha, as informações de processos de IRRF (exigibilidade suspensa) sejam limpas e recarregadas corretamente.
Locais:
- Cálculos > Efetuar Cálculo (FRROTCAL)
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Cadastros
Controle de Ponto e Refeitório
Banco de Horas
DOCUMENTAÇÃO
Melhoria na documentação de Definições Banco de Horas
Na documentação do campo Tipo Compensação, opção 2 - Período/Situação/Dia, informamos que:
A compensação será feita respeitando a ordem cronológica em que ocorreram os lançamentos. Quando os lançamentos que irão compensar outro lançamento ocorrerem em cálculos/períodos diferentes, será considerada a ordem cronológica ordenando os lançamentos dentro do mês pela ordem de compensação. Se estes lançamentos ocorrerem no mesmo cálculo, a compensação será feita com base somente na ordem da situação.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Banco de Horas > Definições
Segurança do Trabalho
Cadastros
DOCUMENTAÇÃO
Atualização na documentação de Manutenção do Inventário de Riscos
Na documentação da guia Perigo/Fator Risco, destacamos que as informações de Riscos desta guia serão conforme a Revisão do GHE (FR583REV) vigente na data.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > Inventário de Riscos > Manutenção do Inventário de Riscos
Tecnologia
Web services
AJUSTE
Ajuste no acesso à Bridge ao executar web services
Após a atualização do sistema para a nova versão, ao executar os web services no ambiente de integrações era apresentada a mensagem de Erro 404. Como solução, ajustamos o acesso à Bridge, para garantir que os web services sejam corretamente localizados e executados sem erros.
Formas de Acesso
AJUSTE
Correção na conversão de caracteres especiais no acesso ao sistema
Ao tentar acessar o sistema com o Web 5.0, era exibida a mensagem de Erro: Credenciais inválidas/desabilitadas/expiradas. Isso ocorria quando o usuário ou a senha continham caracteres especiais, como #, +, &, entre outros.
O problema também se manifestava em alguns web services customizados.
Como solução, ajustamos a rotina responsável para que os caracteres especiais sejam convertidos corretamente. Desta forma o acesso ao sistema acontece normalmente.