Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.31
16/06/2023
Tarefas liberadas: 32
Administração de Pessoal
Validação do leiaute S-1202 na geração do leiaute S-1299
Problema: ao ter um colaborador com regime trabalhista de Servidor Público, porém com uma categoria que requer o envio do leiaute S-1200 em vez do leiaute S-1202, quando o colaborador era demitido, o sistema realizava uma validação incorreta e bloqueava o fechamento, pois não encontrava o envio do leiaute S-1202 para esse colaborador, exibindo a mensagem Existem colaboradores demitidos na competência que não tiveram seu evento S-1202 enviado. Verifique a necessidade de envio deste leiaute para os seguintes cadastros na geração do leiaute S-1299.
Correção efetuada: ajustamos a validação dos colaboradores para que a mensagem seja gerada apenas para os colaboradores que devem ser enviados com o leiaute S-1202, evitando o bloqueio indevido do fechamento.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Fechamento (FRFECFOL)
Geração do leiaute S-1200 quando possui devolução de IRRF
Problema: ao gerar o leiaute S-1200 para uma ficha financeira com devolução de IRRF sobre Férias, envolvendo dois recibos de férias integrados, onde o primeiro recibo tem um valor de IRRF descontado menor do que o valor da devolução de IRRF, o sistema exibia a mensagem O somatório dos Vencimentos e Informativos deve ser maior ou igual ao somatório dos Descontos e Informativo de desconto de cada incidência de IRRF. Verifique o cálculo da folha no log.
Correção efetuada: ajustamos a verificação do IR descontado para que o valor de devolução seja transferido para o recibo em que o desconto de IRRF seja maior do que o valor do evento de devolução.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Exceção de cálculo no processamento do leiaute S-1210
Problema: ao processar um cálculo mensal para um colaborador com categoria que requer a geração do leiaute S-1202, a geração não respeitava a data calculada pela exceção de cálculo, resultando no envio da data de pagamento incorreta para o leiaute S-1210.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de processamento do leiaute S-1202 para buscar a data correta de pagamento e, assim, enviar corretamente no leiaute S-1210.
Observação
- Após a atualização do sistema, é necessário gerar o leiaute S-1202 e, em seguida, o leiaute S-1210 para envio ao eSocial.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Devolução do Imposto de Renda na Rescisão de Maio de 2023
Problema: ao processar o leiaute S-2299 da competência 05/2023 de um colaborador que teve evento de devolução de IRRF, o sistema exibia a mensagem O somatório dos Vencimentos e Informativos deve ser maior ou igual ao somatório dos Descontos e Informativo de desconto de cada incidência de IRRF.
Correção efetuada: ajustamos a verificação do IR descontado para que o valor de devolução seja transferido para a competência 04/2023.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Cálculos
Acumuladores 9500, 9501 e 9502 de RRA no cálculo mensal
Problema: ao calcular uma folha do tipo 11 - Cálculo Mensal que possui outras folhas complementares do tipo 12 - Folha Complementar, cujas datas de pagamento ocorrem na mesma competência, a folha mensal não levava em consideração a acumulação dos valores das bases 9500, 9501 e 9502, onde era deduzido o valor de RRA. Com isso, a folha calculava um valor maior de IRRF do que o devido.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para acumular os valores corretos dos acumuladores, de acordo com a incidência, a fim de calcular o valor correto do IRRF sobre a base mensal. Os valores da folha do tipo 12 - Complementar não serão considerados.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
Valor do vale-transporte na ficha financeira
Problema: ao efetuar o cálculo da ficha financeira de um colaborador que possuía vale-transporte na competência, o valor gerado na ficha financeira não correspondia aos passes cadastrados para o colaborador.
Correção efetuada: a rotina foi ajustada para garantir que os valores dos passes sejam consistentes tanto na ficha financeira do colaborador quanto na tela Digitar Passes Vale Transporte (FRDIGPVT).
Local: Cálculos > Efetuar Cálculos (FRROTCAL)
Exclusão de eventos calculados ao recalcular folha complementar de rescisão
Problema: ao excluir a rescisão complementar e recalcular a folha vinculada a ela, do tipo 15 - Complementar Rescisão, os eventos calculados eram mantidos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao recalcular a folha do tipo 15 - Complementar Rescisão após a exclusão da rescisão complementar, os eventos calculados sejam igualmente excluídos.
Locais:
- Cálculos > Efetuar Cálculo (FRROTCAL)
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Campo % Acordo no cálculo da Redução de Jornada
Problema: ao cadastrar uma informação na tela de Histórico de Redução de Jornada (FR038HRJ), o sistema não considerava a informação inserida no campo % Acordo, resultando no cálculo do valor conforme o campo Percentual de Redução na ficha financeira.
Correção efetuada: ajustamos a tela de Histórico de Redução de Jornada para respeitar o valor correto do campo % Acordo caso seja preenchido, garantindo que seja devidamente considerado no cálculo.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Melhoria da documentação de Pagamentos Pessoa Física
O menu Cálculos > Terceiros > Pagtos Físicas não é demonstrado mesmo que o usuário tenha permissão. Atualizamos a documentação com a informação:
- Para acessar a tela, além de possuir permissão, o usuário precisa enxergar o Tipo Colaborador 2 - Terceiros defino no cadastro de Abrangências (FRABRLOC).
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Administração de Pessoal > Terceiros > Pagamentos Física
Relatórios
Correção dos Campos de Endereço e Cidade no Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU)
Problema: ao listar o modelo 01 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU), os campos Endereço e Cidade da filial estavam incorretos.
Correção efetuada: ajustamos o modelo para listar os campos corretamente.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Gerar > 01 - Comprovante de Rendimentos Legal (FPIN001.ANU)
Rescisões
Exibição da mensagem de alerta na rescisão em caso de ocultação do campo Estabilidade
Problema: no cálculo de rescisão, ao selecionar uma causa de demissão que ocultasse o campo Estabilidade, não era exibida a mensagem de alerta Colaborador tem direito a Indenização Adicional caso o colaborador tivesse esse direito.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que, caso os campos Estabilidade e Gratificação estejam desabilitados, a mensagem seja apresentada no campo FGTS Mês Anterior.
Local: Colaboradores > Rescisão > Calcular
Colaboradores
Exibição correta de informações de Reajuste Salarial com preenchimento do campo Tipo Sistema
Problema: o sistema não estava exibindo corretamente as informações de reajuste salarial quando o usuário preenchia o campo Tipo Sistema, resultando na mensagem Era esperado ), mas <identificado> foi encontrado.
Correção efetuada: o sistema foi ajustado para mostrar corretamente as informações de reajuste salarial, mesmo quando o usuário preenche o campo Tipo Sistema.
Local: Colaboradores > Salários > Salários > Reajuste Salarial (FRREAEFE)
Cadastros
Melhoria da documentação de Escalas Vale-Transporte
Complementamos a documentação de escalas do vale-transporte com as seguintes informações:
- Ao inserir mais de 10 linhas com o tipo D - Cálculo Diário, é exibido o AVISO: Cada Escala de VTR suportará, no máximo, 10 linhas com Tipo de Passe = Múltiplo. Esse aviso é apresentado apenas quando as linhas da escala de vale-transporte possuem o campo Tipo com a opção D - Cálculo Diário e o Tipo de Passe marcado como Múltiplo. Para as opções S - Por Semana ou F - Quantidade Fixa, o aviso não será exibido. Ressaltamos que se o tipo da linha for S - Por Semana ou F - Quantidade Fixa, mesmo que o Tipo de Passe seja Múltiplo, não há uma limitação de 10 linhas.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Vale Transporte > Cadastro > Escalas
Descontinuação do Captura Ponto Portaria 373 acontecerá no dia 30 junho
Com a missão de continuarmos caminhando para soluções que atendam todas as necessidades de nossos clientes e, ainda, as exigências governamentais, a Senior reforça o comunicado de que, nosso módulo de Captura Ponto 373 será oficialmente descontinuado no dia 30 de junho de 2023. Após essa data, o módulo será desativado, bem como o faturamento do valor correspondente.
Reiteramos que isso não afetará as demais funcionalidades do Controle de Ponto. Além disso, caso tenha interesse, poderá aderir à solução do Marcação de Ponto 2.0 | HCM.
Caso tenha alguma dúvida ou precise de mais informações, consulte a FAQ ou entre em contato com seu Executivo de Conta.
Conte com a Senior para ter suporte neste momento!
Local: Captura Ponto Portaria 373
Relatórios
Melhoria na descrição dos modelos de Estatística
Os modelos 019 - Estatist.Sexo/Idade (gráfico perc. por sexo) (CSRE019.COL) e 020 - Estatist.Sexo/Idade (gráfico perc.Idade) (CSRE020.COL) não listavam colaboradores com a data de nascimento zerada. Adicionamos na descrição dos modelos a informação que serão desconsiderados os colaboradores com data de nascimento zerada.
Locais:
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 019 - Estatist.Sexo/Idade (gráfico perc. por sexo) (CSRE019.COL)
- Colaboradores > Ficha Cadastral > Relação de Cadastro > 020 - Estatist.Sexo/Idade (gráfico perc.Idade) (CSRE020.COL)
Apuração do Ponto
Função RetornaPeriodoExcecao agora lida com números de cadastro maiores que 127
Problema: a função de regra RetornaPeriodoExcecao não retornava a data quando o número do cadastro utilizado fosse maior que 127.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para retornar corretamente a data.
Local: Cálculos > Apuração > Acertos > Colaborador (FRACECOL)
Relatórios
Ajuste nos modelos de Cartão Ponto
Problema: o sistema não estava gerando os relatórios de cartão ponto, exibindo uma mensagem em tela com o texto 1.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir a listagem correta dos relatórios.
Locais:
- Cálculos > Apuração > Listar > 001 - Cartão Ponto Simples (HRCP001.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 002 - Cartão Ponto c/ Totais Dia/Mês (HRCP002.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 003 - Cartão Ponto c/ Geração de Eventos Simulada (HRCP003.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 004 - Cartão Ponto c/ Geração de Eventos Simulada (HRCP004.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 005 - Cartão Ponto para Quiosque (HRCP005.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 006 - Cartão Ponto com Origem das Marcações (HRCP006.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 007 - Cartão Ponto Simples (Com até três situações) (HRCP007.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 008 - Cartão Ponto por Competência (HRCP008.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 009 - Cartão Ponto Simples por Competência (HRCP009.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 010 - Cartão Ponto Simples - Transferência de Filial (HRCP010.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 011 - Cartão Ponto - Assinatura Digital (HRCP011.APU)
- Cálculos > Apuração > Listar > 012 - Cartão Ponto - Portaria 671/2021 (HRCP012.APU)
Sistema não enviava e-mails quando era configurada a autenticação OAuth2 para o Office 365
Problema: o sistema não realizava o envio de e-mails quando era configurado no SeniorConfigCenter a autenticação OAuth2 para o Office 365.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ele envie os e-mails normalmente quando estiver configurado autenticação OAuth2 para o Office 365.
Local: Nova interface > Login > Redefinir senha
Históricos e Programações
Programação de troca de rateio
Problema: ocorria uma mensagem de Violação de Chave ao inserir uma programação de troca de rateio, o que refletia no lançamento do banco de horas do colaborador.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para evitar a ocorrência do erro, além de recalcular corretamente a apuração ao efetuar a programação.
Local: Nova Interface > Históricos e Programações > Troca de Rateio
Banco de Horas
Otimização da rotina de fechamento do banco de horas
Problema: o sistema apresentava um tempo excessivo para concluir o processo de fechamento do banco de horas.
Correção efetuada: realizamos ajustes de performance na rotina de fechamento do banco, resultando em um processo mais rápido e eficiente.
Local: Nova interface > Banco de Horas > Fechamento
Acerto do Ponto
Realização de acerto por meio de dispositivo móvel
Problema: ao acessar os acertos do ponto por um dispositivo móvel e efetuar uma ação de acerto no dia, era exibida a mensagem O acerto do colaborador foi alterado por outro usuário. Suas alterações serão canceladas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a inserção da ação de acerto seja realizada corretamente.
Local: Nova Interface > Acerto do Ponto
Sistema apresentava mensagem de erro ao tentar realizar aprovação do ponto dos colaboradores
Problema: ao tentar aprovar o ponto de um colaborador, o sistema retornava a mensagem de erro java.lang.NullPointerException.
Correção efetuada: ajustamos a verificação do sistema para que seja possível realizar o processo de aprovação do ponto e o erro não ocorra.
Local: Nova interface > Acertos da minha equipe
Apuração do Ponto
Não é possível realizar ajustes de horários para dias de colaboradores ou somente dias que estejam bloqueados
Aprimoramos a documentação de Gerenciar horários, pois não havia instruções do que poderia ser feito caso o dia do colaborador ou somente o dia estivesse bloqueado para edições. Confira, abaixo, a informação que inserimos:
- Caso o dia do colaborador esteja bloqueado para ajuste, não será possível efetuar troca de horário, já se o dia estiver bloqueado, é possível efetuar a rotina de Atribuição de Folgas, no entanto, ela só será concretizada após o desbloqueio do dia e recálculo.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o gerenciamento de horários no módulo de Gestão do Ponto (Nova Interface), acesse Gerenciar horários.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Apuração do Ponto > Sou Gestor/RH > Gerenciar horários
Ficha Médica
Correção das Permissões no Campo de Anotações do Prontuário Clínico
Problema: a tela de Prontuário Clínico não estava aplicando corretamente as permissões no campo de Anotações.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para aplicar corretamente as permissões no campo.
Local: Medicina > Ficha Médica > Prontuário Clínico (FRFICMED)
Gestão de GHE
Exclusão de ambientes de trabalho vinculados
Problema: o sistema permitia a exclusão de um ambiente de trabalho que estava em uso e vinculado a um colaborador por meio do histórico de ambiente de trabalho.
Correção efetuada: adicionamos uma validação que impede a exclusão do ambiente quando ele estiver vinculado a algum histórico de ambiente de trabalho. Agora, ao tentar excluir, será exibida a mensagem Não é possível excluir o ambiente, pois está sendo utilizado em algum histórico de ambiente de trabalho.
Locais:
- Segurança > Gestão de GHE > Cadastro de Ambientes (FR583AMB)
- Colaboradores > Históricos > Ambiente de Trabalho (FR038HAT)
Cadastros
Exclusão de turma vinculada a histórico de escala
Problema: o sistema permitia excluir uma turma vinculada a um histórico de escala.
Correção efetuada: adicionamos a mensagem Não é possível excluir a turma, pois está sendo utilizada em algum histórico de escala, para não permitir a exclusão da turma quando estiver vinculada a um histórico de escala.
Local: Tabelas > Horários > Escalas (FR006ESC)
LSP
Atribuição do comando SQL à função LSP, SQL_DefinirComando
Problema: quando atribuído o comando SQL à função LSP, SQL_DefinirComando, ocorria um erro que impedia a execução da regra LSP.
Correção efetuada: ajustamos a atribuição do comando SQL na função LSP, SQL_DefinirComando.
Componentes Visuais
Desabilitada a apresentação da tela de versão do banco de dados ao executar a CSM Center
Problema: a tela de versão de banco de dados diferente interrompia a execução do CSM Center.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a tela de versão de banco de dados não apareça quando realizar a execução pela ferramenta.
Eventos
Ajuste na pesquisa de participantes de evento
Problema: ao acessar a guia de participantes e utilizar o filtro de Pessoas, o sistema não funcionava corretamente ao selecionar as opções Com vínculo, Sem vínculo ou Todas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao escolher o tipo de pessoa no filtro, o resultado da pesquisa retorne as pessoas de acordo com o filtro selecionado.
Local: Treinamento > Eventos > Definir Eventos (FR234EVN)
Históricos
Anexo do Cursos de Aperfeiçoamento
Problema: a tela apresentava anexo de colaborador deferente do selecionado no campo Cadastro.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para apresentar corretamente o anexo.
Local: Colaboradores > Cursos > Histórico (FR124HCR)
Atualizamos a documentação do parâmetro natDesHna
Atualizamos a documentação do parâmetro natDesHna do web service com.senior.g5.rh.xx.fichaBasicaTerceiros, informando que esse parâmetro não deve ser preenchido quando o campo Usa Natureza Despesa, da Definição da Contabilização (FR048DEF), estiver preenchido com valor N - Não.
Quando o campo Usa Natureza Despesa estiver preenchido com valor S - Sim, o preenchimento do parâmetro é obrigatório.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Módulo > com.senior.g5.rh.fp.fichaBasicaTerceiros
Treinamento
Ajuste nos nomes das grades no web service com.senior.g5.rh.tr.turma
Alteramos a documentação da porta DefinicaoTurma do web service com.senior.g5.rh.tr.turma, alterando o nome das grades no envelope de requisição.
Por exemplo:
De: | Para: |
---|---|
wGD134DTN | WGD134DTN |
wGD134INS | WGD134INS |
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Treinamento e Pesquisa > com.senior.g5.rh.tr.turma
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |