Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.32
23/06/2023
- 26/06/2023: Ajustamos a matéria Cálculo do IRRF de acordo com a MP Nº 1.171/2023 l 2ª Etapa;
- 29/06/2023: Adicionadas as matérias Estrutura de Organograma | Campo tabOrg passa a ter 4 posições e Estrutura de Cargos | Campo estCar passa a ter 4 posições.
Tarefas liberadas: 62
Alteração no TBS
Essa versão sofreu alterações na estrutura da base de dados, confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Segurança do Trabalho
Pendência do leiaute S-2240 para colaborador em afastamento
Problema: quando a empresa utiliza no campo Apresentação CA a opção C - Distribuição - Considerando CA informado na distribuição do EPI e o colaborador estava afastado, uma pendência do leiaute S-2240 para envio ao eSocial era gerada e ocorria a mensagem Não foi encontrado nenhum CA para o EPI: X, PPRA: X, GHE: X, Revisão: X, Agente: X ao tentar processar.
Correção efetuada: efetuamos um ajuste para desconsiderar a pendência do leiaute S-2240 quando ocorrer essa situação.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE )
Nova tela | Carga Inicial S-2240 - Retorno Afastados
Criamos a tela de Carga Inicial S-2240 - Retorno Afastados. Por meio desta tela, o sistema busca os colaboradores que tiveram:
- afastamento iniciado antes do início do período de obrigatoriedade do cadastro de eventos de SST;
- retorno posterior ao início do período de obrigatoriedade do cadastro de eventos de SST; e
- que não possuem o evento S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho enviado para o eSocial (ou pendências de envio).
A partir dessas condições, ao clicar no botão Processar, serão geradas pendências de envio do leiaute S-2240.
Para mais informações, verifique a documentação da tela.
Locais:
- Diversos > Log > Processamentos (FRConLog)
- Empresas > Definições do eSocial (FR030DES)
- eSocial > Colaboradores > Carga Inicial Afastados - S-2240 (FRCARAFA)
Administração de Pessoal
Ajuste na geração do leiaute S-2299
Problema: ao realizar o envio do leiaute S-2299, era retornada a crítica Não foi possível integrar o arquivo: O arquivo não segue o formato esperado quando o colaborador tinha um pagamento de dissídio na mesma competência em que ocorreu a demissão. Ao incluir os valores do dissídio, o sistema realizava a montagem separando esses valores no leiaute.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente o leiaute S-2299, permitindo a integração adequada do arquivo mesmo quando há pagamento de dissídio na mesma competência de demissão.
Observação
Após atualizar a versão, é necessário selecionar o leiaute S-2299 na tela de consulta pendências e enviar novamente ao eSocial utilizando a opção Regerar Pendência.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Correção de geração de afastamento no eSocial durante transferência de colaborador
Problema: quando um colaborador foi transferido para outra empresa, onde já possuía um afastamento em andamento sem data de término definida, ao realizar o fechamento da admissão na nova empresa, foi gerado o leiaute S-2200 com a data de afastamento anterior à nova admissão. Posteriormente, o afastamento foi excluído, e o leiaute S-3000 gerado foi excluído também por não possuir nenhum leiaute S-2230 de início. Ao tentar cadastrar um novo afastamento, o eSocial rejeita a ação de envio do leiaute S-2230 e retorna com a crítica 183 - Ação não permitida. É necessário que o trabalhador esteja em atividade na data do afastamento. Ação Sugerida: Verificar se a data do afastamento está correta, pois o colaborador já está afastado. O sistema não estava gerando uma retificação do leiaute S-2200 sem o afastamento para que, então, fosse possível gerar um novo afastamento.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao excluir um afastamento com data de início anterior à data de admissão, seja gerada uma pendência de retificação para o leiaute de admissão.
Importante
Para os clientes que possuem essa situação, após atualização do sistema, orientamos entrar em contato com o Suporte da Senior, através do Zendesk.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Geração dos leiautes ao realizar incorporação de uma empresa
Problema: quando ocorre a incorporação de uma empresa e é necessário reintegrar alguns colaboradores, é preciso enviar o leiaute S-2200 com a data de admissão e desligamento e, em seguida, realizar a rotina de reintegração. No entanto, o sistema, além de gerar o leiaute S-2200 com a data de desligamento, também gerava o leiaute S-2299, que retornava do eSocial com as seguintes críticas: 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, 180 - O Vínculo Trabalhista não foi localizado e 181 - O Vínculo Trabalhista já se encontra encerrado na data do evento.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do fechamento de demissão para não gerar o leiaute S-2299 quando existir o leiaute S-2200 com a data demissão enviado ao eSocial, será gerado um novo leiaute S-2200 retificador com a informação.
Importante
Para os clientes que possuem essa situação, após atualização do sistema, orientamos entrar em contato com o Suporte da Senior, através do Zendesk.
Local: eSocial > Colaboradores > Fechamento de Demissão
Devolução de Imposto de Renda indevido no cálculo de adiantamento
Problema: ao processar o leiaute S-1200, onde o colaborador teve uma folha mensal, um adiantamento salarial e uma folha especial para gerar a devolução de IR, ao mover o evento de devolução do dmDev para um novo dmDev, ele era movido para o cálculo tipo 91 - Adiantamento Salarial em vez de ser gerado no cálculo tipo 93 - Especial.
Correção efetuada: realizamos ajustes na rotina de devolução de IR para evitar que o evento de devolução seja movido para uma folha do tipo 91 - Adiantamento Salarial. Além disso, ajustamos a devolução quando houver um valor de IR de desconto do mesmo código de IR com um valor maior ou igual à devolução.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Devolução do Imposto de Renda no dissídio coletivo de Maio de 2023
Problema: ao processar o leiaute S-1200 da competência 05/2023 de um colaborador que teve evento de devolução de IRRF no cálculo de dissídio coletivo, o sistema exibia a mensagem O somatório dos Vencimentos e Informativos deve ser maior ou igual ao somatório dos Descontos e Informativo de desconto de cada incidência de IRRF.
Correção efetuada: ajustamos a verificação de IR descontado para que o valor de devolução seja movido para a competência 04/2023.
Locais:
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Adicionadas mais informações sobre a tag indGuia do leiaute S-1260
Adicionamos mais informações sobre a tag indGuia do leiaute S-1260 - Comercialização da Produção Rural Pessoa Física do eSocial. Informamos que esse campo deve ser preenchido conforme parametrizações que constam nas Definições do eSocial. Além disso, caso a empresa esteja enquadrada na simplificação, será gerada a tag indGuia nos eventos periódicos e nos eventos de desligamento (S-2299 e S-2399), sendo:
- A - Automática: a tag indGuia somente será gerada se a classificação tributária da empresa for igual a 22 - Segurado especial, inclusive quando for empregador doméstico;
- S - Sim: a tag indGuia será sempre gerada, independentemente da classificação tributária da empresa;
- N - Não: a tag indGuia não será gerada, independentemente da classificação tributária da empresa.
Para mais informações, acesse a documentação do leiaute S-1260.
Local: Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Periódicos > S-1260 - Comercialização da Produção Rural Pessoa Física
Ajustes na geração de pendências de alteração e exclusão do leiaute S-1070
Ajustamos a geração de pendências de alteração e exclusão do leiaute S-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais para tratar vários históricos no mesmo período inicial. Com isso, caso um histórico seja excluído e haja outro mais recente na mesma competência, a pendência de exclusão criada será automaticamente descartada.
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Rubrica de Pensão Judicial RRA agora é gerada ao calcular a folha de tipo 14
Problema: ao gerar o leiaute S-1200/S-1202, quando houvesse dissídio parcelado com RRA, poderia ocorrer diferença de arredondamento ao somar as rubricas de todos os grupos dmDev. Isso ocorria porque, na folha de tipo 14, o evento de pensão judicial é dividido em Pensão Judicial e Pensão Judicial RRA, enquanto que, na folha de tipo 13, é considerado apenas o evento Pensão Judicial. Sendo assim, ao somar as rubricas de Pensão geradas em todos os grupos dmDev, o somatório poderia apresentar uma diferença de centavos, uma vez que é aplicado o valor da parcela para cada grupo dmDev.
Correção efetuada: ajustamos para que a rubrica de Pensão Judicial RRA seja gerada ao calcular a folha de tipo 14. Dessa forma, o valor dos dois eventos será somado para verificar se há diferença de valores, e os centavos de diferença serão levados para o último grupo dmDev gerado.
Para o eSocial será sempre considerada a rubrica gerada para o evento de Pensão Judicial das folhas de tipo 13, pois é o grupo infoRRA do grupo dmDev que identifica qual valor é de RRA .
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Jurídico
Ajustes no leiaute S-2500 referente ao Grupo de Exposição a Agentes Nocivos
Problema: ao processar o leiaute S-2500, em algumas situações, ocorria o erro Grupo de Exposição a Agentes Nocivos não deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento.
Correção efetuada: ajustamos a verificação da Mudança da Categoria nos processos trabalhistas para validação correta do parâmetro infoAgNocivo.
Local: eSocial > Processo Trabalhista (FR346CPT)
Nova validação na busca de categoria para o campo Grau Exposição
Problema: poderiam ocorrer erros de consistência no campo Grau Exposição, da tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500, caso não fosse retornado o código da categoria no select do método retornarCategoriaEsocialColaborador. Consequentemente, na tela Histórico de Categoria eSocial, quando o campo Data Alteração fosse posterior às datas dos períodos, o campo Categoria Trabalhador era retornado com valor de inicialização.
Correção efetuada: adicionamos uma nova validação na busca de categoria para o campo Grau Exposição da tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500. Agora, caso a data de histórico de categorias seja posterior aos períodos de pagamento, será considerada a informação do campo Data Sentença ou Data Conciliação para apuração do histórico.
Local: eSocial > Processo Trabalhista (FR346CPT)
Rescisões
Aumento no tamanho do campo Estabilidade
Em uma base de dados Oracle, ao realizar uma rescisão complementar informando uma estabilidade superior a 999 dias, ocorria a mensagem Não foi possível gravar as informações. Erro: Erro de acesso ao banco de dados Oracle. Para solucionar essa questão, realizamos um ajuste no tamanho do campo Estabilidade, permitindo que agora seja possível efetivar a rescisão complementar com uma estabilidade de até 9999 dias.
Local: Administração de Pessoal > Colaboradores > Rescisões > Complementar > Individual (FRCALCPL)
Relatórios
Ajuste no modelo 005 - Comprovante de Rendimentos Legal-Portal (FPIN005.ANU)
Problema: o modelo 005 - Comprovante de Rendimentos Legal-Portal (FPIN005.ANU) não era gerado quando o usuário estava designado como substituto.
Correção efetuada: efetuamos ajustes no sistema para gerar o relatório corretamente.
Local: Anuais > Informe/Dirf > Listar > Informe > 005 - Comprovante de Rendimentos Legal-Portal (FPIN005.ANU)
Correção no modelo 001 - S-5001 - Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO)
Problema: ao emitir o arquivo de retorno S-5001 - Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO) com filtro para a Filial X, o relatório exibia colaboradores não vinculados à Filial X.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para listar apenas os colaboradores vinculados.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 001 - S-5001 - Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO)
Ajustes relacionados ao relatório FPAR004.ESO
Realizamos os seguintes ajustes relacionados ao relatório 004 - S-5012 - IRRF consolidadas por contribuinte (FPAR004.ESO):
- Ajustamos o relatório para que ele também relacione o Totalizador do IRRF por Código de Receita Diário (do período);
- Adicionamos a opção Exibir Apuração Diária ao relatório; e
- Adequamos a importação do leiaute S-5012 - Imposto de Renda Retido na Fonte Consolidado por Contribuinte a todas as tags existentes na versão S-1.1 do eSocial.
Locais:
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- eSocial> Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 004 - S-5012 - IRRF consolidadas por contribuinte (FPAR004.ESO)
Implementações no relatório S-5002 - Imposto de Renda Retido na Fonte por Trabalhador
Realizamos as seguintes melhorias no relatório 002 - S-5002 - Imposto de Renda Retido na Fonte por Trabalhador (FPAR002.ESO):
- Agora, quando o relatório for gerado de forma analítica, as informações da coluna Legenda de bases, deduções, isenções e retenções de IRRF serão agrupadas por códigos de incidência IRRF, conforme descrito no leiaute S-5002 - Imposto de Renda Retido na Fonte;
- Implementamos a opção de geração do relatório, de forma sintética, quando se tratar de retorno na versão S-1.1 do eSocial;
- Adicionamos uma seção, condicionada à nova opção de entrada Exibir Apuração Diária, para quando o relatório for gerado de forma analítica na versão do S-1.1 do e-Social.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 002 - S-5002 - Imposto de Renda Retido na Fonte por Trabalhador (FPAR002.ESO)
Alteração na comunicação do relatório de Aviso de Férias
Alteramos a comunicação de aviso de férias do relatório 002 - Aviso de Férias (FPFE002.COL), excluindo a convocação do funcionário para receber no local. Os novos textos do relatório são:
- Contrato Intermitente:
- Comunicamos que você possui direito às férias que correspondem ao período aquisitivo de XX/XX/XXXX a XX/XX/XXXX. Assim, as férias serão concedidas a partir de XX/XX/XXXX a XX/XX/XXXX e podendo ser convocado a partir de XX/XX/XXXX.
- Demais Contratos:
- Comunicamos que você possui direito às férias que correspondem ao período aquisitivo de XX/XX/XXXX a XX/XX/XXXX. Assim, as férias serão concedidas a partir de XX/XX/XXXX a XX/XX/XXXX e seu retorno ao trabalho está previsto para o dia XX/XX/XXXX.
Local: Colaboradores > Férias > Listar > Doctos Férias > 002 - Aviso de Férias (FPFE002.COL)
Texto do Termo de Quitação/Homologação agora é compatível com a reforma trabalhista
A fim de mantermos o relatório 016 - TRCT - Termo de Quitação/Homologação (FP00016.RCS) compatível com o que dispõe a reforma trabalhista, excluímos de seu texto as informações referentes ao parágrafo 1º do artigo 477 da Instrução Normativa SRT nº 15/2010.
Local: Colaboradores > Rescisões > Listar > Recibo Rescisão > 016 - TRCT - Termo de Quitação/Homologação (FP00016.RCS)
Monitoramento do cálculo e demonstração de recálculo de pensão
Ao monitorar a base de Imposto de Renda (IR) no recálculo de pensão, não estava claro o que compõe a informação do campo Base IR. Realizamos melhorias para explicitar que a base demonstrada não inclui a dedução do dependente, alterando o texto de Base IR para Base IR sem Dependente.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Cálculos
Cálculo do aviso prévio indenizado na rescisão complementar
Problema: o aviso prévio indenizado na rescisão complementar calculava considerando a proporção total dos dias de aviso quando havia alteração salarial no penúltimo ou no último dia de Aviso Prévio.
Correção efetuada: ajustamos a rescisão complementar para calcular corretamente, levando em conta a proporção de dias da alteração até o fim do aviso prévio.
Local: Colaboradores > Rescisões > Complementar > Individual (FRCALCPL)
Simplificação na rotina de geração de vales
Problema: ao calcular o lançamento do vale, o sistema não estava considerando o valor da Base de IR Simplificado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de lançamento do vale para respeitar a tabela de simplificação.
Local: Cálculos > Lançamentos > Vales > Lançar Vales (FRLANVAL)
Cálculo da folha de pagamento ao buscar Bases de INSS e IR de outros contratos
Problema: o sistema apresentava perda de desempenho no cálculo da folha de pagamento ao utilizar a busca de Bases de INSS e IR de outros contratos.
Correção efetuada: realizamos ajustes na rotina de busca de Bases de INSS e IR de outros contratos no sistema, visando melhorar a performance durante o cálculo da folha de pagamento.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Ajuste na consulta de informações de cálculo
Problema: ao acessar a tela de Consulta de Informações da Base de Cálculo, informar o tipo de colaborador, pesquisar pelo cálculo e selecionar qualquer um dos cálculos da lista, com exceção do primeiro, era retornada uma mensagem de erro indicando que o código de cálculo selecionado não existe.
Correção efetuada: ajustamos a consulta do código de cálculo na tela de Consulta de Informações da Base de Cálculo para permitir que o usuário selecione qualquer código de cálculo ao qual o colaborador esteja vinculado.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Informações de Cálculo > Consultar (FRFICINF)
Cálculo do IRRF de acordo com a MP Nº 1.171/2023 l 2ª Etapa
A Medida Provisória nº 1.171/2023, publicada em 30 de abril de 2023, divulgou uma nova tabela progressiva mensal a ser utilizada, a partir do mês de maio do ano-calendário de 2023, no cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre os rendimentos pagos a pessoas físicas. No dia 05/05/2023, foi liberada a versão 6.10.3.24 do sistema, contendo as implementações necessárias. Além das atualizações já mencionadas, também realizamos as seguintes implementações no sistema:
- No cadastro da Base Cálculo (FRIRFBAS), adicionamos:
- o campo Eventos para demonstrar o valor do somatório dos eventos de INSS, IPE, Previdência Privada, Pensão Judicial, FAPI e Fundação Prev. Complementar e comparar com o valor informado na tabela na tabela do Imposto de Renda (FR026IRF); e
- o campo Tabela Ded. Simp para demonstrar o valor da dedução simplificada, permitindo comparar os dois valores, onde, caso a base:
- seja menor que o valor da dedução, significa que o sistema aplicou a dedução simplificada;
- não seja menor que o valor da dedução, significa que o sistema não aplicou a dedução simplificada.
- No lançamento de Bases (FR044BAS) incluímos os campos Deduções IR Simplificado Mês, Deduções IR Simplificado Férias e Deduções IR Simplificado 13º Salário para informar o valor da dedução simplificada calculado por outro sistema, separando por folha mensal, férias e 13º salário;
- No cadastro da tabela de Imposto de Renda (FR026IRF) incluímos os campos Dedução IR Simplificado RRA e Dedução IR Simplificado 13º Salário. Ao calcular as fichas financeiras com a folha do tipo 14 - Pagamento Dissídio ou 32 - 13º Salário Integral, será realizado um comparativo da soma dos valores dos eventos de INSS, IPE, Previdência Privada, Pensão Judicial, FAPI e Fundação Prev. Complementar com o respectivo campo do cadastro do imposto de renda;
- Na tela de Consulta de informações do cálculo (FRFICINF), adicionamos o campo Ded. Simp. IRRF para demonstrar a base utilizada como dedução simplificada no cálculo.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Informações de Cálculo > Consultar (FRFICINF)
- Cálculos > Lançamentos > Bases (FR044BAS)
- Impostos > Imposto Federal > IR Fonte > Base Cálculo (FRINFBAS)
- Tabelas > Valores > Imposto de renda (FR026IRF)
Assinalamento para opção de escolha pelo cálculo simplificado do IRRF
Para que o usuário possa optar ou não pelo cálculo simplificado por colaborador, realizamos as seguintes implementações no sistema:
- Incluímos o campo Cálculo Simplificado na tela Histórico Receita IRRF. Esse campo ficará habilitado somente quando o campo Cálculo IR estiver definido como S - Sim, cálculo normal.. As opções do campo Cálculo Simplificado são:
- 0 - Aplica melhor cálculo; e
- 1 - Aplica cálculo sem dedução simplificada.
- Alteramos o cálculo do imposto de renda para verificar se, na tela Histórico Receita IRRF, o colaborador aplica ou não a dedução simplificada. Com isso:
- caso o colaborador não tenha histórico cadastrado, ou a data do histórico seja posterior à competência de cálculo, o sistema irá considerar que o colaborador aplica a dedução simplificada;
- caso, na tela Histórico Receita IRRF, o campo Cálculo Simplificado esteja definido como 1 - Aplica cálculo sem dedução simplificada, o sistema irá calcular o valor do evento de IRRF sem comparar com o valor informado no cadastro do imposto de renda, mesmo que a soma dos eventos seja menor que o informado no cadastro do imposto de renda.
- o campo Cálculo IR estiver definido como S - Sim, cálculo normal; e
- o campo Cálculo Simplificado estiver definido como 0 - Aplica melhor cálculo.
Além disso, os dados de dedução simplificada, das telas de consulta de Base Cálculo e Consulta Informações Cálculo, serão apresentados apenas quando, no histórico de IR vigente na competência de pagamento:
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Informações de Cálculo > Consultar (FRFICINF)
- Colaboradores > Históricos > Receita IRRF (FR038HRE)
- Impostos > Imposto Federal > IR Fonte > Base Cálculo (FRIRFBAS)
Ajustes na tela de Lançamento Coletivo e melhoria do log
Problema: na tela de Lançamento Coletivo de RRA, o usuário era obrigado a informar um processo, mesmo quando o tipo desse processo fosse igual a 1 - Administrativo. Além disso, quando ocorria um erro no processamento, não era informado com qual colaborador ocorreu o erro e não era retornada a mensagem descritiva. Ainda, quando era realizado rollback das informações gravadas após um erro, também era realizado incorretamente o rollback do log de erro.
Correção efetuada: ajustamos a tela em questão para que seja obrigatório informar o processo apenas quando o tipo do processo informado for igual a 2 - Judicial. Também ajustamos para que erros sejam gravados no log após o rollback.
Observação
Rollback é o processo de retornar as informações gravadas ao estado anterior, caso ocorra algum erro no processamento dessas informações.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > RRA > Lançamento Coletivo (FRGERRRA)
Restringidos os tipos de cálculos apresentados nas telas de RRA
Atualizamos as telas de Informações RRA e de RRA Coletivo para otimizar a experiência do usuário. Agora, nessas telas, somente estão disponíveis para seleção os cálculos dos tipos 12 - Complementar, 14 - Pagamento Dissídio e 15 - Complementar Rescisão.
Essa mudança visa simplificar a escolha dos cálculos e facilitar o processo de trabalho relacionado às informações do RRA.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > RRA > Informações (FR046CAL)
- Cálculos > Ficha Financeira > RRA > Lançamento Coletivo (FRGERRRA)
Empresas
Opções da reclamatória trabalhista agora estão disponíveis apenas no módulo Jurídico (JR)
Problema: as opções referentes à reclamatória trabalhista ficavam disponíveis para os clientes que não possuem o módulo Jurídico (JR).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que opção de tipo do processo 5 - Reclamatória Trabalhista e as guias Proc. Trabalhista e Informações Tributos - Observações, da tela de cadastro de Processos Judiciais, somente estejam disponíveis quando o módulo Jurídico (JR) estiver habilitado.
Local: Empresas > Processos Judiciais (FR030PRO)
Colaboradores
Documentação referente ao campo Escala Noturna
Adicionamos as informações do campo Escala Noturna à documentação referente ao Cadastro de Escalas. Nesse campo, o usuário deve informar se a escala cadastrada se trata de uma escala noturna ou não.
Para mais informações, acesse a documentação sobre Cadastro de Escalas.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Horários/Escalas > Escalas > Cadastro
Validação na tela de Cadastro de Aviso Prévio
Adicionamos uma validação na tela de cadastro de aviso prévio (FR042AVI) para verificar se a data de fim do aviso prévio está dentro do período que antecede a data base do colaborador. Logo, caso o colaborador esteja dentro desse período, será retornada a mensagem Colaborador demitido no período de 30 (trinta) dias que antecede a sua a data-base. Conforme art. 9º da Lei nº 7.238, de 29 de outubro de 1984 é devido o pagamento de indenização adicional.
Locais:
- Colaboradores > Rescisões > Aviso Prévio > Cadastrar (FR042AVI)
- Colaboradores > Rescisões > Gerar (FRGERAVI)
Alteração no método de validação da tela de cálculo da rescisão de contrato de trabalho
Ajustamos o sistema para que a validação da tela de cálculo da rescisão de contrato de trabalho seja realizada com base no código do Motivo eSocial informado nessa tela, ao invés de ser feita pelo código da causa de demissão cadastrada. Com isso, será considerado o código 06- Rescisão por término do contrato a termo, ao invés da causa de demissão 12- Fim do Contrato de Trabalho.
Nota
As rescisões com o código eSocial igual a 06- Rescisão por término do contrato a termo receberão o mesmo tratamento.
Locais:
- Colaboradores > Rescisões > Programadas > Cadastro (FRRCSPRG)
- Colaboradores > Rescisões > Simuladas > Individual (FRRCSSIM)
eSocial v. S-1.1 | Ajustes e implementações relacionados aos campos indRem e fimQua
Realizamos as seguintes implementações e ajustes a fim de atender à versão S-1.1 do eSocial:
- Nas telas Históricos Coletivos e Histórico de Afastamento, renomeamos o campo Data Fim Quarentena para Data Rem. após o Deslig.. Além disso, adicionamos em ambas as telas o campo Indicativo Rem. após o Deslig., onde o usuário deve informar o indicativo da situação de remuneração após o desligamento. A informação do campo será considerada no envio do leiaute S-2399, na versão S-1.1 do eSocial;
- Na tela de Gerar Não Periódicos, implementamos tratamento na geração do leiaute S-2399 para que ele seja gerado conforme a informação dos campos Data Rem. após o Deslig. e Indicativo Rem. após o Deslig.;
- Adicionamos os campos indRem e fimQua à porta Afastamento, versão 4, do web service com.senior.g5.rh.fp.historicosColetivos.
Para mais informações sobre os campos mencionados, verifique as documentações das telas Históricos Coletivos e Histórico de Afastamento.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Afastamentos (FR038AFA)
- Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTRFCOL)
- Cálculos > Terceiros > Pagtos Física (FR032TPG)
- eSocial > Colaboradores > Fechamento de Demissão (FRFECDEM)
- eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFO)
- eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
- Recursos > Web services
Gestão Pública
e-Sfinge v. 2.02 | Novos itens na lista dos campos de tipo atualização e movimentação
A fim de mantermos o sistema em concordância com a versão 2.02 do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), realizamos as seguintes implementações;
- tela Atualização do Cargo ou Função (FR304ACF): adicionamos a opção 4 - Desativação por questões de Sistema/Correção à lista de opções do campo Tipo Atualização;
- tela Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD): adicionamos a opção 99 - Desativação por questões de Sistema/Correção à lista de opções do campo Tipo de Movimentação.
Locais:
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (Posterior v1.07) > Plano de Cargos > Atualização do Cargo ou Função (FR304ACF)
- Impostos > Gestão Pública > Santa Catarina (Posterior v1.07) > Dados Funcionais do Agente Público Ativo (FR304DAD)
Eventos
Campos Repercute da tela de cadastro de eventos agora são opcionais
Alteramos os seguintes campos da guia Incidência, da tela de cadastro de eventos, para que sejam de preenchimento opcional:
- Repercute DSR;
- Repercute Aviso Prévio;
- Repercute 13º salário; e
- Repercute Férias.
Local: Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC)
Recursos
Nova tela pra clientes GO UP | Compilar Regras
Criamos a tela Compilar Regras, exclusiva para clientes GO UP. Através desta tela, será possível compilar regras customizadas pelo consultor para que sejam aplicadas no ambiente do usuário.
Para mais informações, verifique a documentação da tela.
Locais:
- Recursos > Compilar Regras (TFRCPLREG)
- Recursos > Implementações > Editor Regras > Editor
Impostos
Implementações relacionadas ao IR de rescisões por motivo de morte do empregado
Importante
- Conforme publicação da Receita Federal, a partir do período de apuração (PA) de maio de 2023 (mês de pagamento), os valores de retenção de Imposto de Renda decorrentes de rendimentos do trabalho passarão a ser declarados na DCTFWeb e recolhidos por meio de DARF Numerado emitido pela própria declaração. Assim, tratando-se de IR retido sobre pagamento efetuado a partir de 01/05/2023, o eSocial enviará essa retenção para a DCTFWeb desse PA (05/2023) quando for feito o encerramento da folha. A partir daí, será declarado e pago no portal da DCTFWeb;
- De acordo com o Manual de Orientação do eSocial (MOS), para rescisões por motivo de morte do empregado (motivo desligamento eSocial igual a 10 - Rescisão por falecimento do empregado, o campo indApurIR deve ser preenchido com 1. Os valores das rubricas informadas com o campo indApurIR preenchido com 1 não são considerados para apuração do IRRF no eSocial, devendo tais valores, nesse caso, serem lançados na EFD-Reinf para apuração do IRRF.
Para mantermos sistema em concordância com o que dispõem a publicação da Receita Federal sobre os novos códigos obrigatórios do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre rendimentos do trabalho, e o Manual de Orientação do eSocial (MOS), realizamos as seguintes implementações e ajustes:
- Criamos o campo IR EFD-Reinf na tela de cadastro de Imposto de Renda. Esse campo será utilizado para consultar/ajustar o valor de imposto de renda retido quando existir uma rescisão por motivo de morte. Na causa de demissão informada na rescisão, o motivo eSocial deve ser igual a 10 - Rescisão por falecimento do empregado;
- Adicionamos uma nova opção à lista do campo Tipo de Título: R17 - IR Rescisão por morte do empregado. Essa opção permite habilitar os mesmos campos que são habilitados quando informado o tipo R02 - IR Rescisão, sendo:
- Tipo de Título;
- Tipo ERP;
- Tipo Agrupamento;
- Rateio;
- Data Entrada;
- Data Emissão;
- Fornecedor Individual; e
- Regra.
O título cadastrado com esta opção será utilizado para criar pendências com valores de IR quando existir rescisão por morte, já que estes valores deverão ser gerados pela EFD-Reinf.
- Implementamos tratamento nas telas de cálculo de rescisão para que quando o motivo eSocial da causa de demissão for igual a 10 - Rescisão por falecimento do empregado e a data de pagamento for maior ou igual a 01/05/2023, os valores de IR sejam gravados no novo campo IR EFD-Reinf, ao invés do campo IR Retido, na tabela de Valores de IRRF. Ainda, também tratamos para que estes valores, que não são recolhidos pela DCTFWeb, sejam levados na integração financeira para que sejam recolhidos pela EFD-Reinf. As pendências de integração serão gravadas conforme o título cadastrado com o tipo R17 - IR Rescisão por morte do empregado;
Além disso, também criamos:
- uma nova coluna na grade das telas Consulta IR Retido e Resumo IR Retido para demonstrar o valor de IR EFD-Reinf;
- o campo IR EFD-Reinf na tela de Base Cálculo para demonstrar o valor de IR EFD-Reinf;
- uma nova coluna nos relatórios 001 - Imposto de Renda Colaboradores (FPRE001.IRF) e 004 - Imposto de Renda Colaboradores - Centro de Custo (FPRE004.IRF) para demonstrar o valor de IR EFD-Reinf. Além disso, para o primeiro relatório também criamos o totalizador para o coluna no fim da listagem e, para o segundo, um totalizador por centro de custo e por empresa.
Locais:
- Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
- Colaboradores > Rescisões > Complementar > Coletiva (FRCPLLOT)
- Colaboradores > Rescisões > Complementar > Individual (FRCALCPL)
- Colaboradores > Rescisões > Informar (FRCALRCS)
- Colaboradores > Rescisões > Programadas > Calcular (FRCALPRG)
- Impostos > Imposto Federal > IR Fonte > Base Cálculo (FRIRFBAS)
- Impostos > Imposto Federal > IR Fonte > Cadastro (FR046IRF)
- Impostos > Imposto Federal > IR Fonte > Consulta (FRCIRRET)
- Impostos > Imposto Federal > IR Fonte > Listar > 001 - Imposto de Renda Colaboradores (FPRE001.IRF)
- Impostos > Imposto Federal > IR Fonte > Listar > 004 - Imposto de Renda Colaboradores - Centro de Custo (FPRE004.IRF)
- Impostos > Imposto Federal > IR Fonte > Resumo (FRRIRRET)
- Integração ERP > Integração Financeira > Cadastro CIF (FR047CIF)
Organogramas
Estrutura de Organograma | Campo tabOrg passa a ter 4 posições
Importante
Caso o usuário utilize o banco de dados Oracle e tente cadastrar um novo organograma com 4 dígitos (9999), será retornada a mensagem A rotina de organograma com 4 dígitos está em desenvolvimento para Oracle, e estará disponível na próxima liberação trimestral. Isso ocorre porque, no momento, o cadastro e a duplicação de organograma no banco de dados Oracle permite, no máximo, 3 dígitos (999).
Para clientes que utilizam o banco de dados SQL Server, a rotina está funcionando normalmente.
Realizamos ajustes na rotina de Estrutura de Organograma, aumentando a quantidade de posições do campo tabOrg (Código da Tabela de Organograma) de 3 para 4 posições. Anteriormente, era possível cadastrar até 999 estruturas, agora, o cliente poderá cadastrar até 9999 estruturas. Sendo assim:
- o campo tabOrg (Código da Tabela de Organograma) dos seguintes web services passou a ter 4 posições:
Web service | Porta |
---|---|
com.senior.g5.rh.cs.locais | Local, versão 2 |
com.senior.g5.rh.fp.locais | Local, versão 2 |
com.senior.g5.rh.hr.locais | Local, versão 2 |
com.senior.g5.rh.jr.locais | Local, versão 2 |
com.senior.g5.rh.plr.locais | Local, versão 2 |
com.senior.g5.rh.plr.locais | Local, versão 2 |
com.senior.g5.rh.ql.locais | Local, versão 2 |
com.senior.g5.rh.rs.locais | Local, versão 2 |
com.senior.g5.rh.sm.SegurancaPPRAPorGHE | SegurançaPPRAPorGHE |
com.senior.g5.rh.sm.locais | Local, versão 2 |
com.senior.g5.rh.tr.locais | Local, versão 2 |
- O campo tabOrg (Código da Tabela de Organograma) passa a ter 4 posições em todos os relatórios/modelos que possuem esse campo;
- As variáveis TabOrgEmp e TabOrgEmpCen também passaram a ter 4 posições.
Importante
Essa modificação pode impactar customizações do sistema. Portanto, recomendamos que sejam revisadas as rotinas customizadas que utilizam o campo tabOrg para garantir que não haja nenhum problema de funcionalidade após esta atualização.
Confira os Locais desta matéria para verificar todas as telas que foram impactadas por esta implementação.
Locais:
- Administração de Pessoal > Cargos > Requisitos > Grupo de Requisitos (FR530GRQ)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Ficha Registro > Portaria 41 (FRFICREG)
- Administração de Pessoal > Cálculos > Terceiros > Recolhimentos > Individual (FRASITPG)
- Administração de Pessoal > Desenvolvimento > Consultas > Levantamento de Habilidades (FRLEVHTE)
- Administração de Pessoal > Desenvolvimento > Consultas > Levantamento de Necessidades (FRLEVNEC)
- Administração de Pessoal > Diversos > Usuários > Abrangências (FRAbrLoc)
- Administração de Pessoal > Empresa > Contábil > Organograma (FRLOCORN)
- Administração de Pessoal > Tabelas > Organograma > Duplicar (FRDUPORG)
- Administração de Pessoal > Tabelas > Organogramas > Locais (FR016HIE)
- Administração de Pessoal > Tabelas > Organogramas > Reestruturar (FRRESORG)
- Participação nos Lucros e Resultados > Participação > Consultas > Pontuação Local (FRCONPLO)
- Participação nos Lucros e Resultados > Participação > Lançamentos > Faturamento (FRLANFAT)
- Participação nos Lucros e Resultados > Participação > Lançamentos > Quesito (FRLANQQS)
- Participação nos Lucros e Resultados > Participação > Segmentos (FR189SEG)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Funções > Propostas > Efetuar (FR089PRO)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Locação x Local > Cargos Previstos (FR080CLO)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Locação x Local > Manutenção (FRMANCMP)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Locação x Local > Manutenção > botão Detalhar (FRDETCMP)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Cadastro > Cadastro (FR195CEN)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Cadastro > Duplicação de Organograma (FR016DUP)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Definições > Dias Trabalhados > Local (FR085PRL)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Definições > Dias Trabalhados > Local/Cargo (FR085PRC)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Definições > Percentuais > Local (FR085POL)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Definições > Percentuais > Local > botão Duplicar (FRDUPPER)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Definições > Percentuais > Local/Cargo (FR085POC)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Manutenção do Quadro (FRCENQLC)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Manutenção do Quadro > botão Detalhar > Quadro de Vagas - Detalhamento de Vagas (FRCENLOD)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Contas Contábeis > botão Copiar (FRTRFPAR)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Concurso > Cadastro (FR121CON)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Concurso > Áreas Solicitadas (FR121CAL)
- Segurança e Medicina > Medicina > Consultas > Doadores (FRCOLDOA)
- Segurança e Medicina > Segurança > Configurações de Segurança (FR000SEG)
- Segurança e Medicina > Segurança > PPRA por Local > Ajuste Nível PPRA (FRAGPPRA)
- Treinamento e Pesquisa > Treinamento > Reservas > Cadastro (FR132RES)
- Treinamento e Pesquisa > Treinamento > Turmas > Confirmar (FRCNFTMA)
- Treinamento e Pesquisa > Treinamento > Turmas > Definir (FR134DTU)
- Treinamento e Pesquisa > Treinamento > Turmas > Definir > botão Locais Reserva > Turmas - Locais de Reserva (FRSELRES)
- Treinamento e Pesquisa > Treinamentos > Reservas > Consultas > Por Participante (FRRESPAR)
Cargos
Estrutura de Cargos | Campo estCar passa a ter 4 posições
Realizamos ajustes na rotina de Estrutura de Cargo, aumentando a quantidade de posições do campo estCar (Código da Estrutura de Cargos) de 3 para 4 posições. Anteriormente, era possível cadastrar até 999 estruturas, agora, o cliente poderá cadastrar até 9999 estruturas. Sendo assim:
- o campo estCar (Código da Estrutura de Cargos) dos seguintes web services passou a ter 4 posições:
Web service | Porta |
---|---|
com.senior.g5.rh.bs.cargos | Cargo, versão 4 |
com.senior.g5.rh.cs.CargosDescricaoHistorica | CargosDescricaoHistorica |
com.senior.g5.rh.cs.CargosEstrutura | CargosEstrutura |
com.senior.g5.rh.cs.cargos | Cargo, versão 4 |
com.senior.g5.rh.fp.CargosEstrutura | CargosEstrutura |
com.senior.g5.rh.fp.cargos | Cargo, versão 4 |
com.senior.g5.rh.hr.cargos | Cargo, versão 4 |
com.senior.g5.rh.jr.cargos | Cargo, versão 4 |
com.senior.g5.rh.plr.cargos | Cargo, versão 4 |
com.senior.g5.rh.ql.cargos | Cargo, versão 4 |
com.senior.g5.rh.rs.SolicitacaoDeAberturaDeVaga | SolicitacaoAberturaVaga |
com.senior.g5.rh.rs.cargos | Cargo, versão 4 |
com.senior.g5.rh.rs.persistencia | Requisição |
com.senior.g5.rh.sm.CargosDescricaoHistorica | CargosDescricaoHistorica |
com.senior.g5.rh.sm.CargosEstrutura | CargosEstrutura |
com.senior.g5.rh.sm.SegurancaPPRAPorGHE | SegurançaPPRAPorGHE |
com.senior.g5.rh.sm.cargos | Cargo, versão 4 |
com.senior.g5.rh.tr.cargos | Cargo, versão 4 |
- O campo estCar (Código da Estrutura de Cargos) passa a ter 4 posições em todos os relatórios/modelos que possuem esse campo.
- As variáveis EstCarEmpCen, EstCarEmp, EstCarEmpCen e EstCarFnc também passaram a ter 4 posições.
Importante
Essa modificação pode impactar customizações do sistema. Portanto, recomendamos que sejam revisadas as rotinas customizadas que utilizam o campo estCar para garantir que não haja nenhum problema de funcionalidade após esta atualização.
Confira os Locais desta matéria para verificar todas as telas que foram impactadas por esta implementação.
Locais:
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Ficha Registro > Informações Gerais (FRINFGER)
- Administração de Pessoal > Colaboradores > Ficha Registro > Portaria 41 (FRFICREG)
- Administração de Pessoal > Diversos > Usuários > Abrangências (FRAbrLoc)
- Administração de Pessoal > Diversos > Utilitários > Duplicar Estrutura de Cargos (FRDPESCAR)
- Cargos e Salários > Desenvolvimento > Consultas > Levantamento Habilidades (FRLEVHTE)
- Cargos e Salários > Proposta > Cargos > Cadastro > botão Cargos > Consulta de Cargos (FRCONCAR)
- Cargos e Salários > Proposta > Cargos > Cancelar > botão Cargos > Aprovar/Rejeitar Coletivamente Propostas de Cargo (FRCONPCA)
- Cargos e Salários > Propostas > Cargos > Aprovar/Rejeitar > Coletiva (FRCONPCA)
- Cargos e Salários > Propostas > Consultas > Cargos (FRESTCAR)
- Cargos e Salários > Propostas > Consultas > Situação (FRCONSIT)
- Cargos e Salários > Tabelas > Cargos > Duplicar (FRDUPCAR)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Funções > Consultas > Ocupação de Funções > Consulta de Ocupação de Funções (FRCONOCF)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Lotação x C.Custo > Consultas > Ocupação de Vagas > Consulta de Ocupação de Vagas - C.Custo (FRCONOCC)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Lotação x C.Custo > Manutenção > Manutenção do Quadro de Vagas por Centro Custo (TFRMANCCA)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Lotação x C.Custo > Manutenção > botão Detalhar > Quadro de Vagas - Detalhamento de Vagas (FRDETCCA)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Lotação x Local > Consultas > Ocupação de Vagas > Consulta de Ocupação de Vagas - Local (FRCONOCL)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Lotação x Local > Manutenção (FRMANCMP)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Lotação x Local > Manutenção > botão Detalhar > Quadro de Vagas - Detalhamento de Vagas (TFRDETCMP)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Lotação x Local > Reestruturação Cargo (FRREECAR)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Definições > Percentuais > Cargo > botão Duplicar > Duplicar - Percentuais de Orçamento (FRDUPPER)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Manutenção do Quadro > Manutenção do Quadro de Vagas por C.Custo - Cenário (FRCENQCC)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Manutenção do Quadro > Manutenção do Quadro de Vagas por Local - Cenário (FRCENQLC)
- Quadro de Vagas e Orçamento > Orçamento > Cenário > Manutenção do Quadro > botão Detalhar > Quadro de Vagas - Detalhamento de Vagas (FRCENLOD)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Concurso > Cadastro (FR121CON)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Concurso > Etapas Realizadas > Coletiva (FRETAREA)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Concurso > Áreas Solicitadas (FR121CAL)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Concursos > Inscrição Interna (FRSDINSCP)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Consultas > Pré-Seleção (FRCONPRE)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Consultas > Requisições (FRCONRQU)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Consultas > Resumo (FRCONRES)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Seletiva (FRTRICOL_2)
- Recrutamento e Seleção > Seleção > Triagem (FRTRICOL)
- Segurança e Medicina > Segurança > CIPA > Consultas > Histórico (FRHISCIP)
- Segurança e Medicina > Segurança > Gestão de GHE > Cadastro PPRA (FR583CAD)
Mobilidade
Execução de requisições no sistema
Problema: ocorria o Erro ao executar requisições HTTP(POST).java.lang.NoClassDefFoundError] org/apache/commons/logging/LogFactory$1 ao efetuar assinatura de modelos Fiscais, nos processos automáticos do Mobilidade e ao utilizar a função HttpPost em regras LSP.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir executar esses processos corretamente.
Importante
A mensagem de erro também poderia ocorrer para os demais módulos do Gestão de Pessoas l HCM ao realizar alguns processos e acessar telas do sistema para executar as requisições.
Locais:
- Diversos > Utilitários > Assinar Modelos Fiscais (FRMODFIS)
- Função HttpPost
- Recursos > Processos Automáticos > Mobilidade (FR300MOB)
Acertos da minha equipe
Mensagem genérica ao verificar dias do ponto do colaborador
Existe um botão Verificar que, ao ser clicado, deveria verificar todos os dias do ponto do respectivo colaborador. No entanto, ocorre um erro na tela exibindo a mensagem Ocorreu um erro ao verificar o colaborador. Realizamos um ajuste para fornecer uma mensagem mais específica, que melhor descreve o motivo do erro de acordo com a situação.
Local: Nova interface > Acertos da minha equipe
Banco de Horas
Integração das horas a serem pagas em rescisões
Problema: ao efetuar a integração para rescisão e o colaborador possuindo banco de horas com prazo de compensação tipo Dias e tipo de compensação como Período/Situação/Dia, as horas a serem pagas com data anterior à demissão não estavam sendo somadas nas horas
.Correção efetuada: realizamos ajustes na rotina para garantir que todas as horas a serem pagas sejam integradas no caso de rescisão.
Local: Nova Interface > Banco de Horas
Nomeação de Substituto
Ajuste na rotina de nomeação de substituto
Problema: ao editar uma nomeação de substituto, não era possível ajustar a data de término para uma data anterior à data atual, nem quando o substituto estava afastado nessa nova data.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para permitir a validação de uma data de término menor que a data atual, desde que o substituto não esteja afastado nessa nova data. Essa validação ocorre apenas durante a inserção de uma nova nomeação, não afetando a alteração de nomeações já cadastradas.
Local: Nova Interface > Nomeação de Substituto
Configurações
Correção da descrição do campo no menu de substituição
Problema: a descrição do campo no menu de substituição estava exibindo substituído.
Correção efetuada: realizamos a atualização da descrição para a forma correta, agora informando substituto.
Local: Nova interface > Configurações
Reclamatória trabalhista
Implementações com base no item 3.2 Nota Técnica S-1.1 nº 02/2023
Realizamos as seguintes implementações baseadas no item 3.2 Nota Técnica S-1.1 nº 02/2023:
- Ajustamos a geração do leiaute S-2500 para adequação à nova regra da NT S-1.1 nº 02/2023 quanto ao não envio de bases de cálculo zeradas quando não há complemento de remuneração a declarar.
Nota
Caso o usuário opte por ter todos os meses listados, deverá clicar no botão Meses Zerados, que é habilitado ao acessar a guia Base Cálculo da tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500.
- Alteradas as descrições dos Códigos da Receita 121851 e 122151, da reclamatória trabalhista, sendo:
- De 121851- Sest a cargo da empresa sobre a remuneração do segurado transportador autônomo para 121851 - Sest a cargo da empresa sobre a remuneração do segurado empregado ou trabalhador avulso;
- De 122151 - Senat a cargo da empresa sobre a remuneração do segurado transportador autônomo para 122151 - Senat a cargo da empresa sobre a remuneração do segurado empregado ou trabalhador avulso.
- Incluímos novos tipos de contratos de trabalho para reclamatória trabalhista. Além disso, na tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500, nas guias Geral e Contrato, criamos consistências referentes ao tipo de contrato 8 - Responsabilidade indireta, que deve ser utilizado quando as informações do responsável direto estiverem preenchidas;
- O preenchimento do campo Data de Admissão Original, da tela Processo Trabalhista - eSocial S-2500, agora será obrigatório apenas se o Tipo Contrato for igual 2 - Trabalhador com vínculo formalizado, com alteração na data de admissão ou 4 - Trabalhador com vínculo formalizado, com alteração nas datas de admissão e de desligamento e deverá ser maior que a data de nascimento do colaborador.
Além disso, a partir da NT S-1.1 Nº 02/2023, é possível informar na Sucessão de Vínculo o Tipo de Inscrição igual a 6-CEI, independentemente da Data de Transferência.
Locais:
- eSocial > Informações de Tributos (FR346TPT)
- eSocial > Gerar envio S-2500 (FRGERTB)
- eSocial > Processo Trabalhista (FR346CPT)
Relatórios
Descrição do modelo 008 - Relação Próximos Exames (SMPC008.GER)
Problema: o modelo 008 - Relação Próximos Exames (SMPC008.GER) listava todos os próximos exames, independentemente da situação em que o colaborador se encontrava.
Correção efetuada: Realizamos um ajuste na descrição do relatório, informando que:
- Este modelo lista os próximos exames independente se o colaborador está afastado ou não, para filtrar os próximos exames de colaboradores que estão com a situação 1 - Trabalhando o campo Situação deve ser preenchido na tela de entrada do modelo.
Local: Medicina > PCMSO > Listar > 008 - Relação Próximos Exames (SMPC008.GER)
Currículo WEB
Melhorias de informações sobre cookies no Currículo Web
Atualizamos o Currículo Web para apresentar informações completas sobre os cookies utilizados pela plataforma, buscando garantir a segurança e proporcionar o esclarecimento necessário ao usuário. Agora, a mensagem Esta página utiliza cookies que permitem funcionalidades essenciais. Esses cookies não podem ser desativados, pois recusá-los implicaria em não ser possível sua utilização será apresentada na parte inferior do sistema, enquanto o usuário não aceitar.
Além disso, atualizamos o banner de cookies, direcionando o cliente para a política de cookies da Senior. E também, disponibilizamos o botão Opções nessa nova mensagem, que serve para apresentar os cookies do tipo Requerido. Esses cookies não podem ser desmarcados, pois permitem funcionalidades essenciais do sistema, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede.
Local: Currículo WEB
Integrações
Possibilidade de informar diferentes salários para cada posição de uma mesma requisição
No módulo Gestão de Recrutamento e Seleção (senior X), no momento da aprovação dos candidatos, é permitido a inserção de valores diferentes de salário para dois ou mais desses candidatos em uma mesma vaga. Porém, durante a efetivação dos candidatos no módulo Administração de Pessoal (XTended), o salário do último candidato aprovado na vaga sobrescrevia o salário do candidato anterior e, com isso, o salário do candidato era apresentado com o valor incorreto. Isso ocorria porque, na versão XTended do sistema, é utilizada apenas uma requisição para dois ou mais candidatos, e o valor do salário é salvo nessa requisição. Logo, o salário do último candidato sempre iria sobrescrever o salário do candidato anterior.
Sendo assim, com base no cenário descrito, realizamos as seguintes implementações:
- Adicionamos o novo campo ValSal à tabela R126CAN (Requisições - Vaga Candidato) na versão XTended do sistema. Com isso, o salário do candidato será salvo e, assim, quando for realizada a sua efetivação no módulo Administração de Pessoal (XTended), o salário do candidato será buscado com base nesse campo;
- Também implementamos o campo ValSal no Integrador para que a informação seja salva e repassada corretamente para a versão XTended do sistema. Então, quando se tratar da aprovação de uma vaga, o Integrador irá preencher esse campo com o salário informado para esse candidato na tabela R126CAN (Requisições - Vaga Candidato). Os fluxos que devem apresentar esse comportamento são:
- Candidato Interno Aprovado; e
- Candidato Externo Aprovado.
Além disso, ao realizar a efetivação do candidato no módulo Administração de Pessoal (XTended), a partir do menu Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados > botão Efetivação, agora o sistema buscará o salário do candidato a partir do campo ValSal da tabela R126CAN (Requisições - Vaga Candidato), e não mais da R126RQU (Requisições - Definição).
Importante
- Caso o campo ValSal da tabela R126CAN (Requisições - Vaga Candidato) não tenha um valor informado, a informação de salário continuará sendo buscada a partir da tabela R126RQU (Requisições - Definição);
- O campo ValSal apenas é preenchido quando o candidato é aprovado em uma vaga na versão senior X do sistema. Logo, para clientes que não utilizam essa versão, o funcionamento da versão XTended será o original, ou seja, os salários dos candidatos sempre serão buscados a partir da tabela R126RQU (Requisições - Definição).
Local: Tabelas > Gerais > Regras por Processo
Relatórios
Ajuste no modelo 002 - Revisões Previstas (SMMA002.GER)
Problema: ao listar o modelo 002 - Revisões Previstas (SMMA002.GER), ocorria a duplicação de um equipamento, sendo listado em um local onde ele não estava vinculado.
Correção efetuada: realizamos ajustes no modelo para evitar a duplicação do equipamento e listar somente no local ao qual está vinculado corretamente.
Local: Segurança > Equipamentos > Listar > 002 - Revisões Previstas (SMMA002.GER)
Correção no modelo 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
Problema: ao listar o modelo 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER), nem todas as assinaturas eram exibidas em todos os GHE's no campo 6 - Data e assinaturas.
Correção efetuada: realizamos ajustes no modelo para garantir que todas as assinaturas sejam listadas corretamente.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
Atualização da nomenclatura da CIPA nos relatórios do módulo Segurança e Medicina
Com o objetivo de atendermos ao que dispõe a Lei nº 14.457/2022, atualizamos a redação dos relatórios 010 - Requerimento MTB (SMCI010.GER) e 013 - Comprovante de inscrição na eleição da CIPA (SMCI013.GER) com a nova nomenclatura da CIPA. Logo, onde a nomenclatura fosse apresentada como Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, agora será apresentada como Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.
Locais:
- Segurança > CIPA > Listar > 010 - Requerimento MTB (SMCI010.GER)
- Segurança > CIPA > Listar > 013 - Comprovante de inscrição na eleição da CIPA (SMCI013.GER)
Gestão de GHE
Nova funcionalidade da coluna EPI da tela de Revisão do GHE
Alteramos a funcionalidade da coluna EPI da guia EPIs, da tela de Revisão do GHE. Agora, ao clicar no botão de pesquisa, caso não tenha sido informado um código de agente na coluna Agente, será retornada uma mensagem ao usuário perguntando se deseja visualizar todos os EPIs cadastrados ou apenas os EPIs que estão relacionados aos agentes da respectiva revisão de GHE.
Para mais informações, acesse a documentação sobre Revisão do GHE.
Local: Segurança > Gestão de GHE > Revisão do GHE (FR583REV)
EPI
Melhorias na tela Distribuição Coletiva de EPI por Colaborador
Importante
Estas implementações tratam apenas da tela de Distribuição Coletiva de EPI por Colaborador. Em uma próxima versão serão tratadas melhorias semelhantes na tela Distribuição Coletiva por EPI.
Realizamos as seguintes implementações relacionadas à tela de Distribuição Coletiva de EPI por Colaborador:
- Na grade EPIs, a coluna CA (Certificado de Aprovação) estará sempre visível, independentemente de como o campo Apresentação CA, da tela Definições de Segurança - PPP, estiver definido. No entanto, o conteúdo da coluna pode variar de acordo com a definição do campo Apresentação CA, sendo:
- E - EPI: será apresentado o CA cadastrado diretamente no EPI;
- F - Fornecedor, V - Fornecedor ou D - Fornecedor: exibirá o CA configurado no Fornecedor do EPI;
- C - Distribuição - Considerando CA informado na distribuição do EPI: a coluna exibirá o CA do fornecedor, porém, será editável para que o usuário realize qualquer alteração que desejar.
- Adicionamos duas novas colunas à grade EPIs da tela, sendo:
- Última Entrega: data da última entrega (se houver) antes da data que se pretende realizar a nova entrega; e
- Data Validade: data de validade do EPI. Essa data compreende o intervalo entre a data da última entrega + os dias de validade do EPI (informado no cadastro do próprio EPI).
- Na grade EPIs, quando houver um registro que corresponda a um EPI que já foi entregue em data anterior e ainda estiver válido, esse registro será apresentado na cor verde. Além disso, caso o usuário tente selecionar um registro que já tenha sido distribuído no dia ou em data anterior (que ainda seja válida), o sistema retornará uma mensagem informando e questionando se o usuário deseja mesmo realizar a distribuição novamente.
Para mais informações, acesse a documentação sobre Distribuição Coletiva de EPI por Colaborador.
Locais:
- Segurança > EPI > Cadastro (FR096DPI)
- Segurança > EPI > Distribuição > Coletiva > Por Colaborador (FRCOLDIE)
- Segurança > PPP > Definições (FR086DEF)
Eventos
Ajuste na pesquisa de participantes de evento
Problema: ao acessar a guia de participantes e utilizar o filtro de Pessoas, o sistema não funcionava corretamente ao selecionar as opções Com vínculo, Sem vínculo ou Todas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao escolher o tipo de pessoa no filtro, o resultado da pesquisa retorne as pessoas de acordo com o filtro selecionado.
Local: Treinamento > Eventos > Definir Eventos (FR234EVN)
Avaliações
Avaliação de Eficácia | Avaliador é buscado pela chefia
Adicionamos uma nota à documentação sobre avaliações de eficácia para esclarecer que não é possível buscar o avaliador pela hierarquia. O avaliador somente pode ser buscado pela chefia, a partir da tela Chefes.
Para mais informações, verifique a documentação sobre Avaliação de Eficácia.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Treinamento e Pesquisa > Treinamento > Turmas > Avaliação de Eficácia > Efetuar
Integração Senior XTended com Painel de Gestão
Problema: o sistema apresentava falha ao carregar algumas telas de integração com o painel de gestão.
Correção efetuada: efetuamos ajustes para carregar as telas corretamente.
Melhorias e ajustes no HCM XTended | Notificações e Downloads
Realizamos as seguintes melhorias e ajustes no HCM XTended para melhorar a experiência do usuário em relação as notificações recebidas e aos tipos de arquivos que agora podem ser baixados:
Notificações
Adequamos a opção para visualizar as notificações do senior X Platform pelo HCM XTended. Agora, além de apresentar a quantidade de notificações não lidas pelo usuário, também há a opção Visualizar todas a notificações, onde o usuário poderá ver todas as notificações e baixar arquivos.
Nota
Na versão HCM XTended, as páginas do senior X Platform ficam em cache. Sendo assim, caso o usuário deseje recarregar uma página, será necessário acessar Janelas Abertas, fechar a página que deseja recarregar e, então, reabrir essa página.
Download de arquivos
Disponibilizado download de arquivos dos recursos senior X Platform pelo HCM XTended. Sendo assim, para arquivos:
- que não possuem preview (ex.: .zip, .exe etc.), será aberta apenas a tela para escolher onde salvar o arquivo em questão;
- que possuem preview (ex.: imagens, .mp3 etc.), será aberta a tela com a preview. Com isso, em seguida, virá a opção para definir onde o arquivo será salvo. Caso o usuário opte por não salvar imediatamente o arquivo, será necessário fechar a preview e reabri-lo.
- no formato .pdf, será aberto o plugin de preview.
Atualmente, não é possível fazer download de arquivos .html.
Locais:
- senior X > Gestão de recrutamento e seleção > Banco de talentos
- senior X > Pré-admissões > Colabbe – Admissão digital
- senior X > DOC Studio > Documentos
- XTended > Notificações
- XTended > Notificações > Visualizar todas a notificações
Componente de NPS na tela inicial do HCM XTended
Adicionamos à tela inicial do HCM XTended o componente de NPS, do Track.io, cuja finalidade é medir o nível de satisfação dos usuários em relação ao sistema. Informamos que esse widget:
- não causará impactos no uso do sistema;
- poderá ser exibido para todos os usuários; e
- somente será exibido novamente após 90 dias da resposta informada.
Local: Tela Inicial
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |