Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.34
07/07/2023
Tarefas liberadas: 39
Administração de Pessoal
Grupo Horário Contratual nos leiautes S-2200 e S-2206
Problema: nas Definições do eSocial (FR030DES), mesmo quando o campo Enviar Grupo Horário Contratual estava definido como N - Não, as informações eram enviadas para a tag horContratual nos leiautes S-2200 e S-2206. Essa informação é obrigatória apenas quando o Regime de Jornada do empregado é igual a 1 - Submetido a horário de trabalho - Capítulo II do Título II da CLT. No entanto, quando o campo Enviar Grupo Horário Contratual estava definido como S, o sistema também considerava o Regime de Jornada do empregado igual a 3 - Função especificada no inciso II do art. 62 da CLT, mas não respeitava as definições.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para garantir que ele respeite as configurações definidas, levando em consideração as regras do eSocial.
Observação
A situação informada não gera críticas no eSocial, apenas não estava respeitando a definição estabelecida. Caso deseje realizar um novo envio do leiaute, após a atualização do sistema, será necessário fazer uma alteração no cadastro do colaborador para gerar o arquivo.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Geração da tag InfoRRA no leiaute S-1200
Problema: ao enviar o leiaute S-1200 de um período que já havia sido enviado, mas em que posteriormente foi gerada uma folha complementar do tipo 12 - Folha Complementar, com o campo Envio eSocial igual a R - Retificar, onde era necessário enviar os valores da complementar na competência de referência e o cálculo de origem era de anos anteriores, o sistema não gerava as Informações de RRA no leiaute.
Correção efetuada: realizamos ajustes no processamento do leiaute S-1200 para verificar se o cálculo de origem é de anos anteriores no caso de um cálculo tipo 12 - Folha Complementar, e gerar as informações de RRA de forma adequada. Agora, o sistema está preparado para lidar com essa situação e gerar corretamente as informações de RRA quando necessário.
Observação
Para os clientes que se encontram nessa situação, após a atualização do sistema, é necessário realizar o envio do leiaute S-1200 novamente.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Ajuste na rotina de Mudança de CPF pela RFB
Problema: ao realizar a alteração do CPF do colaborador na tela Mudança de CPF pela RFB, quando ocorria uma inconsistência devido à falta de informações para o leiaute, era gerada a mensagem [ERRO] Foram encontradas inconsistências no envio do leiaute S-2240. Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos: DD/MM/AAAA Tipo Colaborador: X. Esse erro resultava na exibição de informações incorretas no log da tela.
Correção efetuada: realizamos ajustes no processamento da tela para evitar a ocorrência dessa situação.
Observação
Para os clientes que se encontram nessa situação, após a atualização do sistema, recomendamos que realizem novamente a alteração do CPF. Caso haja algum impedimento, o log fornecerá as informações necessárias para concluir o processo com sucesso.
Local: eSocial > Colaboradores > Mudança de CPF pela RFB (FR038CPF)
Correção no modelo 001 - S-5001 - Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO)
Problema: o sistema não permitia listar o modelo 001 - S-5001 - Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO) para funcionários demitidos antes da data de referência informada na entrada do modelo.
Correção efetuada: ajustamos o modelo para buscar as informações corretamente, listando os funcionários demitidos no mês de referência selecionado.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 001 - S-5001 - Contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO)
Tag indApurIR agora é gerada com valor correto para motivos de dissídio e comissão pendente
Problema: a tag indApurIR era gerada com valor 0 (zero) durante o cálculo da rescisão por morte, sendo gerada no leiaute S-1200 com o valor 1 apenas para o motivo complementar E - Diferenças por Erro/Omissão. Porém, essa tag também deveria ser gerada com o valor 1 para os motivos C - Comissão Pendente e D - Dissídio Coletivo.
Correção efetuada: ajustamos para que, quando a rescisão normal for por motivo de morte, a tag indApurIR também seja gerada com valor 1 nos leiautes S-1200 e S-1202 durante o cálculo da rescisão complementar com motivos C - Comissão Pendente e D - Dissídio Coletivo.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Segurança do Trabalho
Melhoria na documentação de Deficiência
Complementamos a documentação de Deficiência presente na Ficha Cadastral - Empregados, Ficha Médica, Tipo de Deficiência e Leiaute S-2205 com as seguintes informações:
Ao adquirir alguma deficiência após a data de admissão, é necessário seguir os seguintes passos na configuração do sistema para enviar corretamente as informações ao eSocial através do leiaute S-2205, sem gerar retificação indevida no leiaute S-2200:
- Acesse Tabelas > Gerais > Anotações (FR022NOT) e cadastre uma anotação com o campo tipo eSocial igual a 8 - Deficiência, caso ainda não esteja cadastrada.
- Em Colaboradores > Históricos > Anotações (FR038NOT), insira a anotação com tipo 8 - Deficiência na data em que a deficiência foi adquirida.
- No cadastro do empregado, faça a parametrização da guia Básica com os dados da Deficiência e, na guia Deficiências, inclua a Deficiência considerando a data em que foi adquirida.
- Acesse eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE) e processe o leiaute S-2205 com as informações corretas.
Locais:
- Manual do eSocial para clientes Senior > Leiautes do eSocial > Eventos Não Periódicos > Eventos de Folha > S-2205 - Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Medicina > Ficha Médica > Cadastro
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Ficha Cadastral - Empregados
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Gerais > Tipos Deficiências
Geração do leiaute S-2210
Problema: o leiaute S-2210 estava gerando a tag pais com dois dígitos, sem adicionar o zero à esquerda quando o código do país RFB era menor do que 100. Essa situação causava a crítica Não foi possível integrar o arquivo: O arquivo não segue o formato esperado. Campo: eSocial > evtCAT > cat > localAcidente > pais - Preencher.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute S-2210 para incluir o zero à esquerda na tag pais quando o código do país RFB for menor do que 100. Com essa correção, o leiaute é gerado corretamente, seguindo o formato esperado.
Observação
Após atualizar a versão, é necessário selecionar o leiaute S-2210 na tela de consulta pendências e enviar novamente ao eSocial utilizando a opção Regerar Pendência.
Locais:
- eSocial > Consulta Pendências (FR350STA)
- Segurança > Acidentes > Cadastro de Acidentes (eSocial) (FR086ACT_2)
Melhoria na documentação de Cadastro de PPRA
Na documentação de Cadastro de PPRA, na guia eSocial, estava informado na observação que essa guia está disponível apenas até a versão 2.5 do eSocial. No entanto, atualmente, o campo de Observações Complementares é obrigatório. Portanto, fizemos uma alteração na observação, indicando que o campo Metodologia Riscos Ergonômicos está disponível apenas até a versão 2.5 do eSocial.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > Gestão de GHE > Cadastro de PPRA
Segurança e Medicina
Melhoria da documentação do campo Local do Acidente
Problema: identificamos que a documentação de Acidente Trabalho não possuía informação sobre o bloqueio do campo Local do Acidente.
Correção efetuada: atualizamos a documentação informando que:
- No cadastro do acidente, quando é informada a ocorrência de segurança, o campo Local do Acidente será desabilitado e será exibido o conteúdo preenchido em Segurança > Acidentes > Ocorrências de Segurança (FR086OCO).
- O campo é de preenchimento obrigatório pois impacta a geração do leiaute S-2210.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Segurança e Medicina > Segurança > Acidentes > Cadastro
eSocial
Processamento de pendências do envio da declaração mensal
Problema: o sistema apresentava lentidão ao processar o leiaute S-1200 em uma base de dados grande.
Correção efetuada: realizamos ajustes na rotina de geração para otimizar o processamento das pendências do leiaute S-1200.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Rescisões
Cálculo de complemento salarial em Rescisão Complementar
Problema: quando ocorria uma alteração no Complemento Salarial durante o período de Aviso Prévio Indenizado e a Rescisão Complementar era processada, o sistema calculava de forma proporcional desde a demissão até o final do aviso para o Evento de Férias Vencidas Rescisão, quando na verdade o cálculo correto seria a diferença a ser paga entre o complemento anterior e o atual.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao calcular a Rescisão Complementar, seja considerada a diferença entre o Complemento Salarial anterior e o atual quando a alteração ocorre apenas no Complemento Salarial durante o período de Aviso Prévio Indenizado.
Local: Colaboradores > Rescisões > Complementar > Individual
Relatórios
Descrição do modelo 002 - Contribuições INSS e Req. Aposentadoria (FPHI002.PRE)
Adicionamos a seguinte descrição no modelo 002 - Contribuições INSS e Req. Aposentadoria (FPHI002.PRE):
- Neste campo de descrição, é necessário fornecer informações detalhadas sobre a forma de apuração, especialmente em relação à discriminação das parcelas do Salário de Contribuição. É essencial informar o período de apuração e as bases para as seguintes colunas: SAL (Parte Fixa), Adicionais, Comissões, Horas Extras, 1/3 de Férias, Excesso, Total e 13º Salário. É importante destacar as considerações necessárias para extrair esses dados em cada coluna, levando em conta características específicas do evento.
Local: Impostos > Previdência > Histórico > Listar > 002 - Contribuições INSS e Req. Aposentadoria (FPHI002.PRE)
Cálculos
Processamento de valores para múltiplos vínculos
Problema: ao processar valores para múltiplos vínculos, as bases de IRRF e INSS eram calculadas com valores maiores do que o devido.
Correção efetuada: ajustamos o processamento dos outros contratos para considerar apenas a base do colaborador vinculado ao cadastro que estava sendo calculado.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Empresas
Campo DATSST agora não é gerado indevidamente na tela de Definições eSocial
Problema: ao fechar a admissão de um colaborador, o campo R034MAT.DatSST estava sendo preenchido mesmo que, nas definições do eSocial da empresa, estivesse definido para gerar apenas eventos de Folha e Reclamatória Trabalhista. Com isso, eram geradas indevidamente pendências para o colaborador do leiaute S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos. Isso ocorria em casos onde, na inclusão das definições pelo Wizard, a data de início de SST fosse preenchida mesmo que não estivesse definido para enviar eventos de SST.
Correção efetuada: ajustamos para que o campo Data Início SST, da tela de Definições eSocial, não seja preenchido ao cadastrar as definições para uma empresa quando, no Wizard, estiver definido para gerar apenas eventos de folha e de reclamatória trabalhista.
Além disso, também ajustamos para que, ao fechar a admissão de um colaborador, nos casos onde, nas definições do eSocial da empresa, a Data Início SST esteja preenchida e haja uma opção sem SST no campo Gerar Eventos, não seja feito o preenchimento do campo DATSST, da tabela R034MAT, não seja preenchido e não ocorra a geração indevida de pendências do leiaute S-2240.
Local: Empresa > Definições eSocial (FR030DES)
Vales individuais e coletivos
Ajuste na documentação de Solicitações Avulsas de Vales
Corrigimos as informações referentes à Solicitação Avulsa de Vales. Antes, eram apresentados detalhes sobre a realização da apuração de vales para colaboradores com categoria intermitente. No entanto, essa rotina não está habilitada para o módulo de Benefícios e é feita de forma manual.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Lançamentos > Vales > Benefícios e Tarefeiros > Solicitações
Regras e Funções
Nova observação na documentação de exemplo de regra para recálculo de apuração
Acrescentamos uma observação na documentação de Exemplo de regra para recálculo de apuração a partir da tela de Históricos de Afastamentos/Inclusão pra destacar que, quando utilizado o módulo do Gestão do Ponto, a regra para executar o web service do Afastamento dever ser a do processo 993 - Após gravar afastamento.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Regras > Índice das Regras por Processo
Relatórios
Procedimento para listar corretamente relatórios emitidos
Atualizamos a documentação sobre Relatórios emitidos para fornecer orientações sobre o procedimento correto de listagem dos relatórios. A fim de garantir a exibição adequada ao usuário, é necessário observar o seguinte:
- O nome do relatório salvo em arquivo não deve ser manipulado, pois ele precisa seguir um padrão de formatação específico. Caso haja necessidade de manipulação, o nome do relatório deve seguir o seguinte padrão:
- 08 posições com a data;
- 01 posição com "-" (hífen);
- 06 posições com HHMMSS - Hora/Minuto/Segundo;
- Nome do usuário que emitiu o relatório;
- Nome do modelo com extensão.
- Ao cadastrar um relatório em que nenhum valor seja informado nos parâmetros (Params) e o tipo (type) seja definido como REPORT, na customização do modelo realizada através do Senior Developer, é necessário incluir o seguinte valor: { name: "EXERELGP", value: "true" }.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Configurações gerais > Relatórios emitidos
Marcações
Ajuste no log de processamento
Problema: ao realizar a leitura de um arquivo de texto que continha linhas com layout diferente do informado no cadastro do modelo do coletor, era registrado no log a mensagem Layout da Linha Incorreto para cada linha, causando sobrecarga na tabela de logs de processamento.
Correção efetuada: realizamos ajustes na rotina para que o sistema registre apenas uma vez a quantidade total de linhas com layout incorreto no log e apresente um exemplo de uma dessas linhas incorretas. Com essa correção, evitamos a sobrecarga na tabela de logs de processamento e proporcionamos uma visualização mais clara das inconsistências.
Locais:
- Nova Interface > Leitura de Marcações
- Cálculos > Apuração > Calcular (FRCALAPU)
Acerto do Ponto
Acesso à tela de acerto do colaborador
Problema: o sistema executava um comando na tabela de Assinatura de Espelho de Ponto (R009AAP) que resultava em uma lentidão perceptível quando muitos usuários acessavam simultaneamente a tela do colaborador.
Correção efetuada: realizamos ajustes no comando executado, tornando-o mais eficiente em termos de desempenho.
Local: Apuração > Gestão > Colaboradores
Performance ao verificar ponto do colaborador
Problema: em alguns casos, ocorria uma certa demora ao clicar no botão Verificar para verificar todos os dias do período de um colaborador.
Correção efetuada: realizamos ajustes na rotina responsável por verificar o ponto do colaborador, tornando-a mais eficiente em termos de desempenho.
Local: Nova interface > Acertos da minha equipe
Gestão de incidentes
Correção do aviso quando for obrigatório preenchimento do campo Observação
Problema: ao tentar trocar de uma justificativa de ponto sem obrigatoriedade para uma obrigatória e ao tentar salvar com o campo Observação vazio, não era exibida nenhuma mensagem informando que o preenchimento era obrigatório, o que impedia a finalização do processo.
Correção efetuada: atualizamos o sistema para realizar o processo, será exibida a mensagem Campo Observação é obrigatório, garantindo que o preenchimento do campo seja feito adequadamente
Local: Nova interface > Gestão de incidentes > Gestão das justificativas
Marcações
Ajuste no log de processamento
Problema: ao realizar a leitura de um arquivo de texto que continha linhas com layout diferente do informado no cadastro do modelo do coletor, era registrado no log a mensagem Layout da Linha Incorreto para cada linha, causando sobrecarga na tabela de logs de processamento.
Correção efetuada: realizamos ajustes na rotina para que o sistema registre apenas uma vez a quantidade total de linhas com layout incorreto no log e apresente um exemplo de uma dessas linhas incorretas. Com essa correção, evitamos a sobrecarga na tabela de logs de processamento e proporcionamos uma visualização mais clara das inconsistências.
Locais:
- Nova Interface > Leitura de Marcações
- Cálculos > Apuração > Calcular (FRCALAPU)
Audiometria
Ajustes para habilitar barras de rolagem na tela de Resultados
Problema: ao abrir a tela de Resultados com uma resolução baixa, na qual o conteúdo da tela era cortado, as barras de rolagem correspondentes aos resultados da audiometria não estavam sendo habilitadas.
Correção efetuada: ajustes no sistema os componentes da tela para habilitar as barras de rolagem quando necessário.
Local: Medicina > Audiometria > Resultados (FR108RES_3)
PCMSO
Exames definidos por local e atividade agora são apresentados na tela de Cadastro de Exames Periódicos por Colaborador
Problema: na grade Exames por Local e Atividade, da guia Empresa/Filial/Atividades, da tela de Cadastro de Exames Periódicos por Colaborador, não eram carregados os exames definidos na tela de Cadastro de Exames Periódicos por Atividade. Isso ocorria porque, para carregar essa grade, era considerada apenas a rotina de PPRA por Local, ou seja, não era considerada, por exemplo, se havia atividades associadas ao posto trabalho e/ou ao cargo do colaborador.
Correção efetuada: ajustamos para mostrar os exames definidos por local e atividade na grade Exames por Local e Atividade, da guia Empresa/Filial/Atividades, da tela de Cadastro de Exames Periódicos por Colaborador, caso o usuário esteja utilizando as atividades de risco ligadas diretamente ao cargo/posto na descrição de postos e/ou cargos.
Local: Medicina > PCMSO > Periódicos > Colaborador (FRPCMCOL)
Relatórios
Melhorias no modelo 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
Problema: ao listar o modelo 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER) sem o filtro GHE, ocorria duplicação das informações no relatório.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar o relatório corretamente quando não há filtro do GHE. Além disso, adicionamos o campo Abrangência Ambiente com as opções 1 - Listar todos os ambientes e 2 - Listar todos os ambientes vinculados ao GHE. Também incluímos na descrição do modelo a informação de que ao selecionar a opção 1 - Listar todos os ambientes, o conteúdo do campo GHE será ignorado.
Local: Segurança > Inventário de Riscos > Listar > 002 - Inventário de Riscos Ocupacionais (SMIR002.GER)
Rotinas de Banco de Dados
Melhoria na rotina de limpeza de tabelas ao fazer uma consulta de auditoria de telas
Problema: ao realizar a consulta de auditoria de telas, o sistema não conseguia efetuar o delete nas tabelas que constam os parâmetros dos logs de auditoria, feito para limpar essas tabelas de tempos em tempos por conta do volume gigante de registros nessas tabelas, gerando um falso lock no momento de efetuar a consulta.
Correção efetuada: melhoramos a rotina de limpeza das tabelas fazendo um controle de delete de uma forma parcelada .
Geração de comando de seleção de registros para Oracle 18 XE
Problema: ao realizar pesquisa de registros de alteração de salário a partir do campo Sequência, o sistema não exibia todos os resultados devido a um erro da versão 18 do Oracle.
Correção efetuada: corrigimos a geração de comando de seleção de registros para Oracle 18 XE.
Conversão de comando SQL nativo em SQL Senior 2
Problema: a conversão de códigos SQL nativos Oracle era feita de forma errada para o formato SQL Senior 2.
Correção efetuada: ajustamos a conversão dos códigos SQL nativos Oracle para o formato SQL Senior 2.
Componentes visuais
Mudança de data ao clicar no botão Cancelar
Problema: ao inserir uma nova data e pesquisar por outra data, o filtro acaba mudando a data ao clicar no botão Cancelar.
Correção efetuada: alteramos no filtro da tela que garante que somente seja modificado o campo se o estado do dataset for alterado.
Web services
Ordenação dos parâmetros da resposta dos serviços com Bridge habilitada
Disponibilizamos a chave Com.senior.middleware.webservices.sortedparamsname para permitir ordenar parâmetros da requisição no retorno dos serviços quando habilitado Bridge. Com o valor True ou ausência da chave, o retorno dos parâmetros será por ordem alfabética. Quando False, o retorno será de acordo com o cadastrado no Editor de Web services.
Atribuição do content-type ao utilizar protocolo SOAP 1.2
Problema: quando era habilitado o protocolo SOAP 1.2, o cabeçalho de resposta era exibido com o atributo content-type incorreto.
Correção efetuada: ajustamos o cabeçalho de resposta para que, caso utilize SOAP 1.2, atribua o content-type com valor application/soap+xml.
SGI
Consistência de campos com ligação para tabela externa em SGI
Problema: os campos de ligações com referência a uma tabela externa não validavam os valores inseridos que não correspondiam com a tabela referenciada.
Correção efetuada: ajustamos a verificação dos campos para validar corretamente a ligação cadastrada.
Disponibilização da função SGI AtribuirValorEditBox
Disponibilizamos a função SGI AtribuirValorEditBox para atribuição de valor à um componente do formulário SGI X-Windows em tempo de execução, permitindo também que a funcionalidade de lookup funcione corretamente quando este possuir ligação cadastrada.
Local: Gerador de Telas
Gerenciamento de Usuários
Autenticação de usuários após exceder o número máximo de conexões
Problema: falha na autenticação de usuários quando excedia o número máximo de conexões em ambientes, onde há a configuração de acesso por determinados períodos da semana e com a opção marcada para finalizar o sistema/aplicativo quando entrar em horário não autorizado.
Correção efetuada: ajustamos rotina de autenticação de usuários.
Local: SGU
Mensagem de aviso ao tentar autenticar um usuário quando não é permitido o acesso simultâneo ao mesmo aplicativo
Problema: em ambientes onde não é permitido o acesso simultâneo aos aplicativos por um mesmo usuário, ocorria uma falha na autenticação do usuário na segunda instância do aplicativo. Não era apresentada uma mensagem de forma clara relatando que já estava autenticado no aplicativo.
Correção efetuada: ajustamos rotina de autenticação de usuários para que seja apresentada de forma correta a mensagem ao usuário que ele não pode autenticar de forma simultânea um mesmo aplicativo.
Bibliotecas
Atualização das bibliotecas Log4j
Atualizamos as dependências com respeito a biblioteca Log4j, com o propósito de compatibilizar com a versão mais atual da mesma. Dessa forma, atualizamos para a versão 2.20 da biblioteca.
Processos Automáticos
Rotina de verificação de tarefas agendadas em execução de processos automáticos
Problema: esporadicamente a execução de alguns processos automáticos retornava a mensagem de erro EStringListError - List index out of bounds nos registros de eventos do Middleware.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que verifica as tarefas agendadas em execução.
Componentes Visuais
Utilização em sistemas operacionais com resoluções de tela com escala diferente de 100%
Ajustamos a compatibilidade para sistemas operacionais utilizando resoluções de tela com escalas diferentes de 100%. Desta forma, o sistema utilizado respeitará a resolução especificada no sistema operacional.
Web service
Alteração do web service de limpeza de registro de eventos com um web service interno
Ajustamos para que o web service de limpeza de registros de execução (SrClearLog) seja registrado como um web service interno da Senior.
Avaliações
Exibição de avaliação de reação no Portal
Problema: no TRWEB, as avaliações de reação e de eficácia não estavam sendo exibidas.
Correção efetuada: realizamos a correção para garantir que as avaliações de reação e de eficácia sejam exibidas corretamente quando cadastradas de forma adequada.
Local: TRWEB > Treinamento > Avaliação
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |