Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.36
21/07/2023
- 24/07/2023: Incluímos a matéria Processo automático não era executado.
Tarefas liberadas: 30
Administração de Pessoal
Relatório S-5002 - IRRF Por Trabalhador não apresenta mais informações duplicadas
Problema: as informações da coluna Legenda de bases, deduções, isenções e retenções de IRRF do relatório 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO) estavam sendo apresentadas incorretamente, sendo duplicadas em várias páginas do relatório.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que, ao ser listado, as informações da coluna Legenda de bases, deduções, isenções e retenções de IRRF sejam apresentadas sem duplicidade.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO)
Colaboradores
Melhoria na documentação de Candidatos a Efetivar
Aprimoramos as informações sobre os Candidatos a Efetivar para destacar que, ao efetivar um empregado com histórico de vínculo anterior em uma empresa que use o histórico de contas bancárias, o sistema buscará a conta bancária vinculada anteriormente e o candidato terá duas contas no histórico.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Candidatos a efetivar
Erro de violação de chave durante transferência de filial
Problema: ao efetuar a transferência de filial para um colaborador, o sistema retornava a mensagem de erro Violação de chave.
Correção efetuada: ajustamos para que transferência de filial para o colaborador seja realizada corretamente.
Local: Colaboradores > Históricos > Filial (FR038HFI)
Integrações
Titulo da rescisão complementar não era cancelado ao efetuar o recálculo
Problema: ao recalcular a rescisão complementar, quando era realizada a integração com o sistema Gestão Empresarial | ERP, o título da rescisão complementar era indevidamente atualizado nesse sistema. Porém, esse não é o comportamento da rescisão normal.
Correção efetuada: ajustamos a rotina em questão para que o título seja cancelado e, após o calculo da rescisão complementar, seja gerado um novo título no Gestão Empresarial | ERP.
Local: Colaboradores > Rescisão > Complementar > Calcular (FRCALRCS)
Impostos
SEFIP 650 gerava valor errado para empresa com rateio
Problema: ao calcular a SEFIP 650, referente a dissídio para um colaborador demitido, os valores indenizados eram indevidamente somados às bases de FGTS mensal e FGTS 13º salário.
Correção efetuada: ajustamos o processamento da SEFIP 650 para verificar corretamente os valores de dissídio, para que não sejam gerados valores dos eventos indenizados.
Local: Impostos > Fundo de Garantia > SEFIP > Dissidio/Convenção (FRDISCON)
Eventos
Eventos agora são listados corretamente na tela de Eventos da Ficha Financeira
Problema: ao realizar a consulta utilizando o período de 01/2022 a 12/2022, era apenas apresentado o mês 12/2022 e, ao gerar a consulta com o período de 01/2022 a 11/2022, eram trazidos todos os meses sem o mês 12/2022.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que durante a consulta dos Eventos da Ficha Financeira, as datas do período escolhido sejam respeitadas e sejam listados todos os eventos de 01/2022 a 12/2022.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Consultas > Eventos (FREVEFIC)
Cadastros
Cadastro de terceiro com categoria 781 agora é permitido na abrangência de filial
Problema: para um usuário com abrangência para uma filial que não esteja definida como Empregador eSocial, na tela de ficha cadastral de terceiros, ao realizar o cadastro de um terceiro com categoria 781 - Ministro de confissão religiosa ou membro de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa, era retornada a mensagem Esta categoria só pode ser informada quando a classificação tributária da filial Empregadora for 80 ou 99, devido à abrangência do usuário não permitir trazer a informação da filial correta.
Correção efetuada: ajustamos a tela de cadastro de terceiros para que as informações sejam buscadas corretamente.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Terceiros (FR034TER)
Relatórios
Relatório S-5001 contribuições sociais por trabalhador agora lista corretamente colaboradores
Problema: o relatório 001 - S-5001 contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO) não listava os colaboradores ativos no mês base quando houvesse demissões futuras.
Correção efetuada: ajustamos o relatório em questão para que ele liste corretamente todos os colaboradores, mesmo com demissões futuras.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 001 - S-5001 contribuições sociais por trabalhador (FPAR001.ESO)
Rescisões
Ajuste no cálculo de rescisão do colaborador
Problema: na tela de cálculo de rescisão, o sistema apresentava erro de NullPointerException após o usuário informar a causa da demissão para, em seguida, efetuar o cálculo de rescisão.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o cálculo de rescisão do colaborador possa ser realizado normalmente.
Local: Colaboradores > Rescisões > Calcular (FRCALRCS)
Usuários
Ajuste na tela de nomeação de usuário substituto
Problema: na tela de nomeação de usuário substituto, ao clicar nos botões que mostram os usuários, era retornada a mensagem Erro do Banco (8632): Internal error: An expression services limit has been reached. Please look for potentially complex expressions in your query, and try to simplify them quando a quantidade de usuários fosse maior que 50.000.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para apresentar corretamente os usuários no cenário descrito.
Local: Diversos > Usuários > Nomeação Substituto (FRUSERSUB)
Vales individuais e coletivos
Opção WIIPO retirada da lista de opções de Fornecedora
Problema: a opção 10 - WIIPO foi disponibilizada indevidamente na lista de opções do campo Fornecedora da tela de Cadastro de Linhas.
Correção efetuada: ocultamos a opção 10 - WIIPO para que não seja possível selecioná-la na lista do campo Fornecedora.
Local: Benefícios > Vale Transporte > Cadastro > Linhas (FR028LVT)
Recursos
Ajuste em mensagem de erro apresentada no processo automático de retorno das marcações do mobilidade
Problema: ocorria erro ao executar o processo automático de retorno das marcações do mobilidade e a mensagem apresentada não fornecia uma explicação clara sobre a causa do problema.
Correção efetuada: ajustamos a mensagem de erro apresentada no sistema para que, quando ocorrer, forneça uma explicação mais detalhada sobre a causa do problema.
Local: Recursos > Processos automáticos > Consultas > Importação de marcações
Banco de Horas
Migração de banco de horas entre produtos de Ponto
Realizamos um ajuste na documentação de Migrar banco de horas, incluindo a informação de que, é possível realizar a migração do banco de horas ou do saldo de situações do Controle de Ponto para o Gestão do Ponto e do Gestão do Ponto para o Gestão do Ponto (Nova Interface).
Para mais informações, acesse a documentação Migrar banco de horas.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Banco de Horas > Migrar banco de horas
Marcações
Adicionado novo exemplo na documentação do tipo de horário 2 - Móvel
Adicionamos um novo exemplo à documentação sobre o Tipo de Horário 2 - Móvel, para ilustrar melhor a rotina dos colaboradores que seguem esse tipo de horário durante sua jornada de trabalho.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Controle de Ponto e Refeitório > Marcações > Tipos de Horários > Tipo de Horário 2 - Móvel
Apuração do Ponto
Melhoria na descrição do campo Interjornada
Atualizamos a documentação do campo Interjornada, localizado na guia Básica da tela de Empregados, para fornecer informações sobre o funcionamento do sistema, com base nos parâmetros configurados nesse campo. É importante ressaltar que, ao definir esse campo como:
- B - Bloquear: o sistema emitirá mensagem informando que a interjornada está abaixo do mínimo de 11 horas e impedirá a gravação da programação de autorização de horas extras.
- I - Ignorar: o sistema permitirá a gravação da programação de horas extras e apresentará corretamente no relatório de apuração as horas separadas, com as situações de interjornada e horas extras distintas.
- A - Alertar: o sistema gerará o relatório de apuração contabilizando as situações de horas extras e interjornada juntas, considerando-as como horas extras.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Ficha Cadastral - Empregados
Apuração do Ponto
Nova observação sobre a funcionalidade de verificação de dias ao realizar acertos da equipe
Na documentação sobre Acertos da minha equipe, destacamos que, ao escolher a opção de verificar todos os colaboradores mostrados na página ou todos os colaboradores sob a responsabilidade do gestor, não será possível reverter essa ação de forma coletiva. Portanto, é importante ter certeza ao executar essa ação na tela.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Apuração do Ponto > Sou Gestor/RH > Realizar acertos do ponto da minha equipe
Geração de Escalas
Ajuste na exibição de escalas ao efetuar a troca de escalas pelo botão Ações da tela de Acertos do Colaborador
Problema: ao tentar realizar uma troca de escala com um colaborador vinculado a uma empresa cujo código possui duas ou mais casas numéricas, e não existindo uma empresa com o número correspondente à primeira casa (por exemplo, uma empresa com código 80 sem uma empresa existente com o código 8), as escalas não eram exibidas corretamente ao utilizar o botão Ações da tela de Acertos do colaborador e selecionar a opção Programações - Inserir troca de escala.
Esse problema também ocorria durante a inserção de histórico de escalas, realizada por meio do botão Ações, opção Inserir histórico de escalas.
Correção efetuada: realizamos uma correção para garantir que as escalas sejam exibidas corretamente nessas situações.
Local: Nova Interface > Acertos da minha equipe > Acertos do colaborador
Banco de Horas
Migração de banco de horas entre produtos de Ponto
Realizamos um ajuste na documentação de Migrar banco de horas, incluindo a informação de que, é possível realizar a migração do banco de horas ou do saldo de situações do Controle de Ponto para o Gestão do Ponto e do Gestão do Ponto para o Gestão do Ponto (Nova Interface).
Para mais informações, acesse a documentação Migrar banco de horas.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Banco de Horas > Migrar banco de horas
Acerto do Ponto
Campos gerando quebra de linha indevidamente no módulo Gestão do Ponto em espanhol
Problema: ao abrir as telas do Gestão do Ponto em espanhol, era possível visualizar campos de texto quebrando linhas de forma inadequada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para evitar a quebra de linhas nos campos de texto, garantindo que eles mantenham sua posição correta.
Local: Nova interface > Ajustes da minha equipe > Acertos do colaborador
Atendimentos
ASO Externo de candidatos
Problema: ao alterar um ASO Externo, clicando no botão Alterar, há um bloqueio que valida se a data do ASO é menor que a data de admissão do colaborador. Caso a data do ASO, de fato, seja menor, é retornada a mensagem Este atestado não pode ser alterado, pois já foi enviado ao eSocial e é anterior à data de admissão do colaborador, impedindo a alteração do ASO. Porém, esse bloqueio deveria aparecer apenas para ASOs Externos de colaboradores, e não de candidatos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a mensagem mencionada seja retornada apenas nos ASOs Externos de colaboradores.
Local: Medicina > Atendimentos > ASO Externo (FR110MAM_1)
Parecer do ASO externo agora é integrado corretamente para o seniorX
Problema: após o atendente preencher o exame médico de um candidato que foi enviado pelo módulo Gestão de Recrutamento e Seleção (seniorX), o status do exame desse candidato não era atualizado com o resultado do ASO no módulo Gestão de Recrutamento e Seleção (seniorX).
Correção efetuada: ajustamos a integração entre os módulos Gestão de Recrutamento e Seleção (seniorX) e Segurança e Medicina (XTended) para que o status do exame dos candidatos seja corretamente atualizado com o resultado do ASO no módulo Gestão de Recrutamento e Seleção (seniorX).
Nota
Caso algum candidato apresente o erro descrito, será necessário apenas clicar no botão Alterar, da tela de ASO Externo, para que a integração entre os módulos seja atualizada.
Local: Medicina > Atendimentos > ASO Externo (FR110MAM_1)
Web services
Timeout durante atualização do web service com.senior.g5.rh.sm.ResultadosExames
Problema: quando o usuário enviava uma alteração pela porta ResultadosExames (versão 3) do webservice com.senior.g5.rh.sm.ResultadosExames, tentando alterar, ao mesmo tempo, mais de um registro na guia Itens Resultado (4), ocorria timeout e as alterações não eram efetuadas.
Correção efetuada: ajustamos para que a atualização do web service em questão ocorra normalmente.
Nota
Timeout (ou Timed Out), basicamente, indica o término do tempo de espera definido para execução de algum processo.
Local: Recursos > Web services
Relatórios
Melhoria na descrição do relatório Protocolo de Entregas de EPI's no Período
Melhoramos a descrição do relatório 007 - Protocolo de Entregas de EPI's no Período (SMEP007.GER) adicionando a seguinte informação: A informação do CA do relatório é referente ao CA da tela EPI.
Local: Segurança > EPI > Lista > 007 - Protocolo de Entregas de EPI's no Período (SMEP007.GER)
Alteração na descrição do Termo de Responsabilidade dos relatórios de controle de EPI
Alteramos o texto da seção Termo de Responsabilidade dos relatórios 001 - Ficha de Controle de EPI (SMEP001.GER) e 002 - Ficha de Controle de EPI (Vazio) (SMEP002.GER). Com a alteração, o início do texto, onde são mencionadas as NR-1 e NR-6, passa:
- De: De acordo com as NR-6 e NR-1, em seu item 1.8, alínea a, b, c, e d; declaro que recebi [...]
- Para: De acordo com as NR-6 e NR-1 em seu item 1.4, declaro que recebi [...]
Locais:
- Segurança > EPI > Listar > 001 - Ficha de Controle de EPI (SMEP001.GER)
- Segurança > EPI > Listar > 002 - Ficha de Controle de EPI (Vazio) (SMEP002.GER)
EPI
Possibilidade de visualização de campos customizados em Regras por Processo
Problema: campos customizados na tabela R096DIE não traziam valores em regras customizadas por processo quando realizada a operação Tabela.Campo. Isso ocorria apenas quando era realizada a distribuição coletiva por colaborador.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que apresente, em regras por processo, o valor dos campos customizados criados na tabela R096DIE quando realizada uma distribuição coletiva.
Local: Segurança > EPI > Distribuição > Coletiva > Por Colaborador (FRCOLDIE)
Relatórios
Geração correta de datas de criação/modificação em relatórios PDFs
Implementamos para gerar corretamente as datas de criação/modificação quando o formato de saída do relatório for PDF. Para o formato de saída PDF/A, corrigimos a estrutura do arquivo para passar por validação sem problemas.
Local: Gerador de Relatórios
Web Services
Realização de requisição de web services com a Bridge habilitada
Problema: ocorria o erro e apresentava a mensagem Bad Request ao decodificar o envelope da requisição quando a codificação de caracteres (charset) do content-type era enviado entre aspas.
Correção efetuada: ajustamos a tratativa de leitura dos cabeçalhos (headers) da requisição.
Rotinas de Banco de Dados
Retorno de resultados ao clicar no campo de pesquisa do código de sindicato
Problema: apresentava lentidão no retorno de resultados ao clicar no campo de pesquisa do código de sindicato.
Correção efetuada: alteramos para que apresente melhoria na performance no retorno de registros em telas de pesquisa.
Processos Automáticos
Processo automático não era executado
Problema: quando existia apenas um processo agendado para ser processado pelo middleware, ocorria uma falha nos processos automáticos e a operação não era concluída.
Correção efetuada: revertemos a alteração realizada em uma versão liberada anteriormente que estava gerando o problema citado nos processos automáticos.
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |