Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.37
28/07/2023
- 01/08/2023: Removemos a matéria Ajuste em exemplo de dissídio parcelado e alteramos a descrição de RRA da matéria Evento de diferença de férias sobre IPE ou INSS no cálculo de Dissídio.
Tarefas liberadas: 32
Administração de Pessoal
Melhoria na documentação HCM GO UP - eSocial: sistema de RH para PME
Ajustamos a informação do tópico Recursos que estão disponíveis em cada solução para sinalizar os recursos que não estão disponíveis no on-premisse também estão indisponíveis em cloud.
Local: Manual do Usuário > GO UP > HCM GO UP - eSocial
Informações da data de pagamento no leiaute S-1210
Problema: quando era definido um cálculo do tipo 12 - Folha Complementar com pagamento na mesma competência em que foi realizado o desligamento do colaborador, ao processar o leiaute S-2299, as informações de pagamento para o leiaute S-1210 da folha complementar estavam sendo geradas incorretamente.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do leiaute S-2299 para gerar corretamente as informações da data de pagamento.
Observação
Após atualização do sistema, recomendamos que os clientes com essa situação realizem um novo envio do leiaute S-2299 para gerar as informações de pagamento no leiaute S-1210 corretamente.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Ajuste na migração do leiaute S-1210
Problema: ao realizar a migração das informações do eSocial referente ao leiaute S-1210, não estavam sendo gravadas as informações para a tabela de Informações de Pagamento (R350ipg) quando o leiaute S-1210 era da versão 1.0 ou 1.1 da simplificação.
Correção efetuada: realizamos ajustes no migrador para realizar a importação corretamente.
Importante
Para os clientes que possuem essa situação, após atualização do sistema, orientamos entrar em contato com o Suporte da Senior, através do Zendesk.
Local: eSocial > Migração > Carregar XMLs (FRIMPXML)
Envio do leiaute S-1200 para folha do tipo 12 - Folha Complementar
Problema: ao calcular a folha do tipo 12 - Folha Complementar, quando o campo Envio do eSocial está configurado como R - Retificação, as informações de RRA e a separação dos eventos de folha normal e folha de 13º salário não eram processadas corretamente.
Correção efetuada: foi realizado um ajuste no processamento do S-1200 para garantir que o envio do S-1200 para o cálculo do tipo 12 - Complementar seja processado corretamente.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Web services
Execução do web service com.senior.g5.rh.fp.postos@posto
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.rh.fp.postos@posto, apresentava a mensagem Ocorreu um erro ao executar o serviço AP - Posto de Trabalho, porém a integração ocorria normalmente.
Correção efetuada: ajustamos o web service para que faça a validação corretamente e não continue o processo caso ocorra a mensagem.
Local: Diversos > Multicamada > com.senior.g5.rh.fp.postos@posto
Rescisões
Melhoria na documentação do campo Afastamento na Data de Rescisão
Adicionamos mais informações à documentação do campo Afastamento na Data de Rescisão, da tela Causas Demissão, a fim de esclarecer que:
- se o campo for definido com S - Sim, será possível gerar a rescisão, mesmo que haja um afastamento na data, onde será gerado um histórico na situação 7 - Demitido com horário de início correspondente ao horário de término da escala; e
- se o campo for definido com N - Não e, caso seja incluso um afastamento em período integral, não será possível calcular a rescisão com a mesma data do afastamento informado.
Verifique a documentação da tela para mais informações.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Motivos > Causas Demissão
Relatórios
Ajuste no modelo 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO)
Problema: O modelo 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO) não apresentava o Tipo 7900 - Verba transitada pela folha de pagamento de natureza diversa de rendimento ou retenção/isenção/dedução de Imposto de Renda quando o valor base era menor que zero.
Correção efetuada: Ajustamos o modelo para que, quando se tratar apenas do Tipo 7900, o modelo também liste valores negativos.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Arquivos de Retorno > 002 - S-5002 - IRRF Por Trabalhador (FPAR002.ESO)
Cadastros
Alteração na guia GPS no cadastro de Filial
Problema: quando na empresa estava definido na Configuração o monitoramento para Filiais da Empresa - GRPS (Tabela: R030GRT), ao realizar uma alteração ou inclusão com o banco ORACLE no Cadastro de Filial, ocorria a seguinte mensagem Erro de acesso ao banco de dados: Erro ao inserir registros chave para a tabela de log de auditoria R995PRC.
Correção efetuada: realizamos um ajuste no TBS do sistema, o que eliminou a ocorrência do erro.
Locais:
- Empresas > Filiais> Cadastro (FR030FIL)
- Recursos > Histórico Alteração > Configuração (Auditoria de Telas)
Cálculos
Evento de diferença de férias sobre IPE ou INSS no cálculo de Dissídio
Problema: ao calcular a folha de dissídio para um cálculo do tipo 13 - Complementar de Dissídio, onde gerava um evento com característica 40T - Diferença de IPE s/ Férias e/ou 40Y - Diferença de INSS s/ Férias, o sistema não estava gerando corretamente os eventos de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA) para a folha do tipo 14 - Pagamento de Dissídio.
Correção efetuada: foram realizados ajustes na integração do cálculo do tipo 14 - Pagamento de Dissídio. Agora, a integração foi ajustada para gerar os eventos corretos de RRA, garantindo a devida inclusão dos valores corretos na folha do tipo 14.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Melhoria na documentação do Cálculo 93 - Especiais
Aprimoramos as informações sobre o Cálculo 93 para informar que, em caso de colaboradores demitidos, o sistema não calcula os impostos. Caso haja necessidade, os impostos deverão ser inseridos manualmente.
Local: Manual do Usuário > Cálculo 93 - Especiais
Dedução da simplificação do IRRF no recibo de férias para múltiplos vínculos
Problema: ao calcular o recibo de férias para múltiplos vínculos, onde os dois contratos saíram de férias, o sistema estava incorretamente considerando a simplificação e a dedução do INSS do outro contrato para calcular a base de cálculo do Imposto de Renda (IR), resultando em um desconto de IR sobre férias indevido.
Correção efetuada: realizamos ajustes no cálculo do IR de férias para verificar corretamente os valores da simplificação e fazer o cálculo apropriado, considerando ambos os recibos de férias. Além disso, também ajustamos a integração das férias na ficha financeira, para verificar o cenário correto e gerar a diferença de IR caso seja devido.
Observação
Para os clientes que possuem essa situação, após a atualização do sistema, não é necessário recalcular o recibo de férias. Ao calcular a ficha financeira e integrar os eventos do recibo na folha, o sistema fará os ajustes corretamente e incluirá o valor da diferença no evento de diferença de IRRF sobre férias.
Locais:
- Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
- Colaboradores > Ferias > Individual (FRFERIND)
Colaboradores
Melhoria na documentação de Empregados
Atualizamos a informação presente na nota do campo Deficiência e na nota da guia Deficiências, ambas localizadas na documentação da tela Empregados, com o objetivo de torná-la mais clara e evitar interpretações equivocadas. A partir desta versão, em ambos os tópicos, constará o seguinte:
No cadastro do empregado, na guia Básica, é necessário preencher os campos Deficiente e Preenche Cota Deficiente. Já na guia Deficiências, deve-se incluir a Deficiência considerando a data em que foi adquirida.
É importante ressaltar que, se o campo Deficiência na guia Básica for preenchido, será gerada uma pendência de retificação do leiaute S-2200 indevidamente.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Ficha Cadastral - Empregados
Empresas
Aumento no tamanho do campo Número
Problema: no cadastro de Outras Empresas, o campo Número era limitado a 5 caracteres.
Correção efetuada: foi realizado um ajuste no sistema para que o campo agora comporte 6 caracteres.
Local: Empresas > Outras Empresas > Cadastro (FR032OEM)
Férias
Melhoria na documentação de Férias Coletivas
Complementamos a documentação do campo Gerar Negativas quando utilizar a opção N - Não com as seguintes informações:
- N - Não: gerar as férias coletivas com os dias de saldo existentes, complementando o restante como licença remunerada na folha mensal, quitando este período e abrindo um novo período aquisitivo com a data de início das coletivas. Esta opção é válida somente para os colaboradores admitidos no ano.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Férias (AP) > Recibos > Coletivas
Integrações
Maiores informações sobre o funcionamento do campo Vale Compra (Assinalados)
Melhoramos a documentação do campo Vale Compra (Assinalados), da tela Integração dos Benefícios e Tarefeiros, esclarecendo que esse campo é influenciado pelo assinalamento Campo Duplos. Por isso, caso esse assinalamento esteja definido com a opção C - Considera Último, os valores anteriormente calculados serão sobrescritos pelo novo valor calculado.
Verifique a documentação da tela para mais informações.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Benefícios e Tarefeiros > Benefícios > Integrações
Regras e funções
Permissão de alteração na Tela de Cadastro de Ciclo
Problema: usuários com Grupos de Acesso e Permissão de Tela não conseguiam alterar a Tela de Cadastro do Ciclo.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir que os usuários com Grupos de Acesso e Permissão de Tela possam alterar a Tela de Cadastro do Ciclo.
Local: Avaliações > Cadastro de Ciclo (FR101CIC)
Colaboradores
Documentação do botão Log da tela Indicação Módulos - Coletiva
Complementamos a documentação da tela Indicação Módulos - Coletiva com informações sobre o botão Log. Destacamos que esse botão somente será habilitado se ocorrer algum erro na indicação dos módulos de Marcação Ponto Mobilidade ou Integrador SST, pois eles requerem algumas configurações adicionais.
Além disso, ressaltamos que esse botão foi desenvolvido exclusivamente para lidar com esses módulos específicos.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Ficha Cadastral > Indicação Módulos
Alteração no processo de envio automático de colaboradores do Controle de Ponto para o Marcação de Ponto 2.0 | HCM
Realizamos uma atualização no processo automático de envio dos colaboradores do Controle de Ponto para a aplicação de Marcação de Ponto 2.0. Agora, o sistema conta com os dados de endereço da empresa (CEP, Endereço, Número, Complemento, Bairro, Município, País e Estado). Além disso, quando aplicável, incluímos o CAEPF (Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física) dos colaboradores, bem como suas escalas e turnos de trabalho.
Essa atualização visa aprimorar a identificação dos colaboradores e garantir o preenchimento adequado dos dados necessários para a emissão de comprovantes de marcações, conforme estabelecido na Portaria MTP nº 671/2021.
Marcações
Nova observação adicionada na documentação sobre o Tipo de Horário 1 - Rígido
Acrescentamos uma nova observação na documentação sobre o Tipo de Horário 1 - Rígido para destacar que nesse tipo de horário o sistema não aplica tolerância quando ocorrem marcações antes do horário do colaborador. Essa ocorrência é tratada como tempo extra antes do expediente.
Para facilitar o entendimento, incluímos um exemplo prático que ilustra essa situação.
Local: Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Controle de Ponto e Refeitório > Marcações > Tipos de Horários > Tipo de Horário 1 - Rígido
Novo exemplo adicionado na documentação sobre Ponto por exceção
Incluímos na documentação sobre Ponto por exceção um novo exemplo para aprimorar a compreensão da rotina dos colaboradores que adotam esse tipo de registro durante sua jornada de trabalho.
Local: Manual do Usuário > Legislação > Controle de Ponto e Refeitório > Ponto por exceção
Apuração do Ponto
Necessidade de informar a situação complementar em caso de uso de adicional noturno
Complementamos a documentação do campo Situação Complementar da tela Situações para informar que, ao utilizar o adicional noturno, é fundamental fornecer a situação complementar. Essa informação é essencial para permitir a realização da comparação necessária e garantir o correto funcionamento do sistema.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Situações > Cadastro
Formas de Acesso
Cadastro do histórico de afastamento
Problema: o sistema não permitia informar o histórico de afastamento para empregados com situação diferente de 7 - demitido, resultando na mensagem O campo 'Indicativo Rem. após o Deslig. somente pode ser informado quando o tipo da situação preenchida for igual a 7 - Demitido.
Correção efetuada: foi realizado um ajuste no sistema para permitir a informação desse campo somente para terceiros e para empregados com situação de demissão.
Local: Web 5.0
Relatórios
Correção no modelo 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (ARJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Problema: no modelo 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (ARJ Portaria 671) (HRFI004.GER), o registro do tipo 08 - Identificação do PTRP (Programa de Tratamento de Registro de Ponto) não era listado quando não havia uma empresa e filial cadastrada com código 1.
Correção realizada: realizamos ajustes no sistema para listar corretamente o relatório.
Local: Cálculos > Apuração> Listar> Fiscais > 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (ARJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Portaria 671
Disponibilizada nova tela para envio do responsável legal do REP-P
Disponibilizamos uma nova tela no Controle de Ponto. A tela de Responsáveis Legais - REP-P tem a finalidade de possibilitar que seja informado o responsável pelas operações de inclusão, alteração e exclusão de dados da empresa e dos colaboradores no Armazenamento de Registro de Ponto - ARP.
Atente-se!
Esta tela fica disponível somente se você possuir o Marcação Ponto Mobilidade na proprietária.
A tela é dividida em duas guias: Geral e Empresa; e seu uso é bastante simplificado.
Guia Geral
Nesta guia, é possível configurar as informações das empresas/filiais de forma geral, ou seja, a configuração que for realizada ali, valerá para todas as outras empresas/filiais.
Guia Empresa
Já nesta guia, as configurações são mais específicas, você pode fazer uma configuração diferente para cada empresa e as informações serão replicadas para as filiais. Você não poderá configurar as filiais nesta guia, se quiser configurá-las, é necessário utilizar a guia Geral.
Verifique mais informações sobre essa tela acessando a documentação Responsáveis Legais - REP-P.
Abrangências
Colaboradores com a abrangência especial para escalas não são exibidos na tela de Gerenciar Horários
Problema: ao aplicar uma abrangência especial para escalas, os colaboradores das escalas não selecionadas não eram exibidos na tela de Gerenciar Horários.
Correção efetuada: foi realizado um ajuste para garantir que, ao utilizar a abrangência especial para escalas, os colaboradores das escalas não selecionadas sejam exibidos na tela de Gerenciar Horários. No entanto, eles serão impedidos de utilizar as escalas não selecionadas.
Local: Nova interface > Apuração > Gerenciar Horários
Regras e Funções
Observação sobre o funcionamento das funções getHorasSeparadas() que possuem o parâmetro consideraTolerancia
Adicionamos uma nota de observação na documentação das funções getHorasSeparadas() que possuem o parâmetro consideraTolerancia para informar que essas funções somente irão considerar as tolerâncias da guia de tolerâncias no cadastro do horário, se não houver tolerância informada na grade das marcações do horário. Além disso, para que a função considere as tolerâncias será necessário que, nas definições de apuração utilizadas pela empresa, a opção Tolerância por batida e dia esteja definida com valor igual a 1 - Avaliação Independente.
Por fim, destacamos que essas funções são do Gestão do Ponto e tem o mesmo tipo de retorno das funções ApuDiu e ApuNot presentes no Controle de Ponto.
Locais:
- Manual do Usuário > Customizações > Funções > getHorasSeparadas(SubTipoIntervalo subTipo, boolean consideraTolerancia)
- Manual do Usuário > Customizações > Funções > getHorasSeparadas(SubTipoIntervalo subTipo, int expediente, boolean consideraTolerancia)
- Manual do Usuário > Customizações > Funções > getHorasSeparadas(SubTipoIntervalo subTipo, int expediente, int parte, boolean consideraTolerancia)
- Manual do Usuário > Customizações > Funções > getHorasSeparadas(TipoIntervalo tipo, boolean consideraTolerancia)
- Manual do Usuário > Customizações > Funções > getHorasSeparadas(TipoIntervalo tipo, int expediente, boolean consideraTolerancia)
- Manual do Usuário > Customizações > Funções > getHorasSeparadas(TipoIntervalo tipo, int expediente, int parte, boolean consideraTolerancia)
Banco de Horas
Lançamentos não aparecem ao navegar para período anterior/posterior
Problema: no Gestão do Ponto, em Manutenção de lançamentos do banco de horas > Lançamentos do colaborador, ao estar na página 2 ou mais e mudar para o período anterior ou posterior, os registros do período não eram exibidos, resultando na mensagem Nenhum lançamento da conta do banco de horas foi encontrado.
Correção realizada: Para solucionar esse problema, realizamos ajustes no sistema. Agora, ao trocar de período, mesmo estando na página 2 ou mais, o sistema não apresentará mais a mensagem e exibirá normalmente os registros dos lançamentos do banco de horas.
Local: Nova interface > Banco de Horas > Manutenção de lançamentos
Acerto do Ponto
Acertos da minha equipe não exibe registros ao trocar a quantidade de registros exibidos
Problema: ao selecionar uma página maior do que 1 e aumentar a quantidade de registros exibidos na tela, ao atualizar a página, os registros não eram mais exibidos.
Correção efetuada: foi realizada uma correção para garantir que os registros continuem sendo exibidos conforme o esperado.
Local: Gestão do Ponto > Acertos da minha equipe
Currículo WEB
Melhorias de segurança do Currículo Web
Realizamos melhorias de segurança do Currículo Web visando mitigar vulnerabilidades de XSS - Cross Site Scripting.
Local: Currículo WEB
Rotinas de Banco de Dados
Melhoria na Rotina de Gravação na Tabela de Campos Telas de Processamento
Problema: ao gravar informações na tabela de Campos Telas de Processamento (R000ENT), a rotina não verificava a existência dos registros antes de inserir, resultando em críticas de chave duplicada no banco de dados.
Correção efetuada: realizamos uma alteração na rotina para verificar previamente a existência de um registro pela chave, evitando tentativas de inserção com chave duplicada na tabela.
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |