Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.38
04/08/2023
- 10/08/2023: Atualizamos o Importante da matéria Alteração na autenticação para integrações com Colabbe no módulo de Administração de Pessoal.
Atenção
A rotina Devolução de IRRF foi descontinuada. A descontinuação dessa rotina ocorreu porque, atualmente, como o eSocial não tem uma rotina própria de devolução de IRRF, as devoluções de imposto de renda, por padrão, não são tratadas pelo eSocial dentro de um mesmo pagamento. Portanto, essa descontinuação visa diminuir ainda mais os riscos de ocorrerem divergências nos valores a serem restituídos futuramente.
Para mais informações sobre essa questão, verifique o artigo sobre Como realizar o ajuste dos valores de Devolução de Imposto de Renda.
Tarefas liberadas: 30
Administração de Pessoal
Adiantamento de 13º salário no leiaute S-1207
Problema: ao processar os envios do leiaute S-1207, não estava sendo gerada a informação de adiantamento de 13º salário para colaboradores nas categorias 9995 - Beneficiário Ente Público e 9996 - Beneficiário Ente Público - Somente Cadastro Benefício.
Correção efetuada: ajustamos o processamento dos periódicos para corrigir a situação descrita.
Observação
Para os clientes que se enquadrem nessa situação, após a atualização do sistema, será necessário realizar novamente o envio do leiaute S-1207 ao eSocial.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Sexo do Dependente no leiaute S-2205
Problema: o leiaute S-2205 não estava sendo gerado com as informações do sexo do dependente (sexoDep) quando o vínculo estivesse ativo na data da alteração e fosse vinculado ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Com isso, retornava com a crítica Campo de preenchimento obrigatório: Sexo do Dependente.
Correção efetuada: ajustamos a geração do leiaute para incluir corretamente as informações de sexo do dependente quando aplicável ao vínculo ativo vinculado ao RPPS.
Observação
Após atualizar a versão, é necessário selecionar o leiaute S-2205 na tela de consulta pendências e enviar novamente ao eSocial utilizando a opção Regerar Pendência.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Geração do leiaute S-2299 de rescisão complementar
Problema: ao processar o leiaute S-2299 de uma rescisão complementar e caso o cálculo de origem estivesse definido como R - Retificar, não eram geradas as informações da complementar no leiaute, caso houvesse outro cálculo com o mesmo código em outra empresa e o cálculo de origem fosse do tipo D - Pagamento.
Correção efetuada: ajustamos o processamento do leiaute S-2299 para evitar essa situação.
Observação
Para os clientes que possuem essa situação, após a atualização do sistema, é necessário realizar o envio do leiaute S-2299 novamente ao eSocial.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Gestão Pública
Arquivo de retorno do e-Sfinge
Problema: ao ler o arquivo de retorno do e-Sfinge, o sistema não gravava corretamente o Arquivo de Retorno, pois apenas uma única situação de retorno era registrada, e os demais retornos do e-Sfinge não eram tratados adequadamente.
Correção efetuada: ajustamos a gravação do retorno do e-Sfinge para permitir o registro de múltiplas situações de retorno, caso ocorram.
Local: Impostos > Arquivos de Fiscalização
Cálculos
Cálculo 93 - Especiais não deve ser utilizado para pagamento de comissão
Inserimos na documentação sobre o Cálculo 93 - Especiais a informação de que esse cálculo não deve ser utilizado para pagamento de comissão. Para essa finalidade, é necessário usar o cálculo 12 - Complementar.
Local: Manual do Usuário > Cálculo 93 - Especiais
Integrações
Alteração na autenticação para integrações com Colabbe no módulo de Administração de Pessoal
Problema: ao realizar a integração com o Colabbe, o sistema utilizava usuário e senha para autenticar na Plataforma e obter o token de acesso. Porém, caso a autenticação do usuário fosse ADFS, o login não poderia ser realizado com sucesso.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de integração para que o login passe a utilizar a chave de acesso para aplicativos, cadastrada previamente na Plataforma. Para mais detalhes de como realizar essa configuração, verifique a documentação de Integrações Administração de Pessoal x Colabbe.
Importante
Com esta modificação, torna-se indispensável efetuar a configuração de uma chave de aplicação, conforme indicado na documentação mencionada acima. As configurações das chaves e dos tenants utilizados também devem ser registradas na Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter), acessível através do menu Plataforma XT > Configuração de Integração.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Básica/Empregados > Processos de pré-admissão do Onboarding (Admissão Digital)
Cadastros
Ajuste na documentação do campo CEP da tela Filiais
Ajustamos a documentação do campo CEP, localizado na guia Cadastro da tela Filiais, para que sua ordem na documentação fique condizente com a ordenação dos campos no sistema.
Além disso, informamos que ao preencher a informação desse campo, o sistema automaticamente buscará as demais informações do endereço.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Empresas > Filiais > Cadastro
Web services
Melhoria na documentação do web service Com.senior.g5.rh.fp.db
Ajustamos a informação de tipo de preenchimento dos parâmetros de requisição pmSQL e pmParams, da porta GetDBInfo do web service Com.senior.g5.rh.fp.db, para informar que eles são de preenchimento obrigatório.
Além disso, acrescentamos uma nota informando que para obter maiores informações sobre o uso desses parâmetros é necessário consultar a documentação sobre Serviço pesquisa em banco de dados via regra.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Administração de Pessoal > Com.senior.g5.rh.fp.db
Regras e Funções
Complemento de informação sobre a função MontaGrpsParams
Complementamos a documentação da função MontaGrpsParams com uma nota de observação para destacar que essa função somente utiliza os parâmetros passados para preencher e organizar determinados campos do sistema, a fim de apresentá-los no relatório. O parâmetro xComPet que é passado tem apenas uma função: alimentar a variável de retorno denominada GrpsComPet, que representa a competência de pagamento.
A título de exemplo, citamos o relatório GPS - Modelo Gráfico (FPGR004.PRE), que utiliza essa mesma função para preencher e organizar os campos de sistema usando os parâmetros fornecidos, possibilitando a apresentação dos dados no relatório, incluindo a variável GrpsComPet.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Funções > MontaGrpsParams
Históricos
Geração indevida de pendências em afastamentos por Acidente de Trabalho
Problema: quando ocorria um afastamento por acidente de trabalho, por meio do cadastro da CAT (eSocial), onde eram informados os afastamentos dos tipos 14 - 15 dias e 4 - Acidente de Trabalho na guia CAT, novas pendências eram geradas indevidamente para o leiaute S-2230, caso o usuário acessasse novamente a guia CAT e pressionasse o botão Alterar, mesmo sem efetuar qualquer alteração nos dados.
Correção efetuada: ajustamos o cadastramento da CAT para não ocorrer mais a geração indevida de pendência.
Local: Impostos > Previdência > Histórico > Acidente Trabalho >Cadastro (eSocial) (FR086ACT)
Relatórios
Informações sobre professores na descrição do relatório Relação de Cálculo Organograma
Adicionamos mais informações à descrição do relatório 001 - Relação de Cálculo Organograma (FPRF001.OPE), esclarecendo que, para os professores, o sistema irá considerar as horas atividades no mês para chegar no valor do salário base, diferentemente de como é feito para colaboradores que são apenas horistas. Nesse caso, o valor da hora será inserido no campo referente ao salário base. Além disso, para o cálculo, o sistema irá multiplicar as horas atividades do professor pelo valor/hora cadastrado para esse professor (na tela de manutenção da rotina de professores). Havendo mais de uma atividade, ela deverá ser somada ao valor total do mês.
Local: Cálculos > Relatórios > Operacionais > Relação Cálculo > 001 - Relação de Cálculo Organograma (FPRF001.OPE)
Web services
Observação sobre tratamento de nomes de parâmetros na conversão para WSDL
Adicionamos uma nota na documentação do campo Nome da tela Parâmetros para informar como o sistema trata os nomes dos parâmetros ao convertê-los para o WSDL:
- Se o nome possuir a primeira letra maiúscula e o restante em minúsculo, ele será convertido para todo minúsculo no WSDL;
- Caso o nome possua a segunda letra maiúscula e a primeira minúscula, a primeira letra permanecerá minúscula e a segunda será convertida para maiúscula no WSDL;
- Se o nome tiver a primeira e a segunda letra maiúsculas, ambas serão mantidas em maiúsculo no WSDL.
Destacamos que para confirmação das informações, é necessário consultar sempre o WSDL gerado antes de realizar a integração com algum web service customizado.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Editor de web services > Parâmetros
Usuários
Melhoria na documentação do botão Excluir da tela Nomear Substituto
Complementamos a descrição do botão Excluir da tela Nomear Substituto para informar que em casos de lançamentos equivocados no sistema, eles também não serão excluídos devido à data posterior. Dessa forma, ao tentar excluir um lançamento que já tenha ultrapassado a data final, ele também não será removido do banco de dados.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Diversos > Usuários > Nomear Substituto
Cálculos
Observação acrescentada na documentação da Grade Contagem Colaboradores
Complementamos a documentação da Grade Contagem Colaboradores, no tópico Contagem Colaboradores da documentação Assinalamentos Diversos, para destacar que a opção Marcação Ponto Mobilidade não será exibido na guia Contagem Colaboradores, pois para realizar a indicação ao módulo é necessário que o colaborador tenha um usuário registrado. Dessa forma, considerando que no momento da contratação o colaborador ainda não possui um usuário, não é possível realizar essa indicação de módulo de forma automática.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Diversos > Assinalamentos
Integrações
Limitação de integração de situações do tipo 99 - Outros com o módulo Controle de Ponto
Acrescentamos uma nova observação na documentação do campo Tipo da Situação, localizado na guia Cadastro da tela Situações, para destacar que as situações com o tipo 99 - Outros têm uma limitação em relação à integração do módulo Controle de Ponto. Os eventos vinculados a essas situações, que devem ser integrados, estão sujeitos a um limite máximo de 220 horas. Dessa forma, se houver mais de 220 horas apuradas nessas situações, elas não serão completamente integradas.
Além disso, a informação sobre a limitação foi adicionada à documentação de Restrições da Integração, esclarecendo que, para colaboradores mensalistas, o sistema restringe a geração de 220:00 horas para situações de faltas, faltas DSR e situações cujo Tipo da Situação esteja definido como 99 - Outros.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Situações > Cadastro
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Controle de Ponto e Refeitório > Integração > Restrições da Integração
Espelhos do Ponto
Observação sobre status de armazenamento das pendências de assinatura no banco de dados
Adicionamos uma observação no tópico Verificar status das assinaturas da documentação sobre Gestão das assinaturas do espelho do ponto para informar que as pendências de assinatura podem ser armazenadas no banco de dados (R009ASO) com os seguintes status (StaSol):
- 0 - Não enviados;
- 1 - Pendente de Assinatura;
- 2 - Assinado;
- 4 - Reprovado;
- 5 - Cancelado;
- 7 - Inválido.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Gestão do Espelho do Ponto > Gerenciar assinaturas do espelho do ponto
Incidentes do Ponto
Melhoria na documentação de Definição de incidentes de ponto
Complementamos a documentação sobre Definição de incidentes de ponto com a informação de que somente é permitido cadastrar um incidente do tipo customizado por definição.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Configurações gerais > Definir incidentes de ponto
Apuração do Ponto
Apuração de Ponto com quantidade de horas Indevida em cenários de Marcações Inválidas
Problema: na apuração diária do ponto, apresentava uma quantidade de horas indevida fixa de 10:00, quando calculava a situação de marcações inválidas em alguns cenários.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar corretamente a carga horária quando calcular marcações inválidas nesse cenário.
Local: Apuração > Gestão > Gestores
Correção do sistema para afastamentos em Horário Flexível
Problema: o sistema apurava indevidamente a situação de afastamento em horário flexível quando o afastamento iniciava e terminava antes da jornada prevista e realizada do colaborador.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo para não gerar situação de afastamento quando ocorrer esse cenário.
Local: Nova Interfave >Apuração > Calcular
Históricos e Programações
Autorização de horas extras não grava código do usuário
Problema: ao inserir ou atualizar uma autorização de horas extras, não estava sendo gravado o código do usuário que fez essa autorização.
Correção efetuada: foi realizada a alteração para gravar corretamente ao inserir e alterar.
Local: Nova interface > Programações > Autorização de Horas Extras
Regras e Funções
Ajuste no exemplo da documentação sobre Regra de geração de incidentes
Problema: na documentação sobre Regra de geração de incidentes, o exemplo continha uma informação incorreta sobre o pacote padrão, indicando como sendo package com.senior.incidente.
Correção efetuada: corrigimos a informação do exemplo para refletir a informação correta, que é package custom.senior.incidente.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Pontos de regras > Regra de geração de incidentes
Integrações
Valores de provisão para integração no Administração de Pessoal
Problema: ao calcular a provisão no módulo Jurídico (JR), os valores eram provisionados com valor maior que o devido no módulo de Administração de Pessoal (AP).
Correção efetuada: ajustamos a integração da provisão do módulo Jurídico (JR) para o módulo de Administração de Pessoal (AP), verificando corretamente os tipos de verbas e calculando o valor de juros conforme o tipo de forma precisa.
Local: Juridico > Gerar Provisão (FR104PRV)
Manual do Usuário
Melhoria na documentação do Filtro da Pesquisa de Registro na Tela de Entradas dos Relatórios
Complementamos a documentação do Filtro da Pesquisa de Registro na Tela de Entradas dos Relatórios com a seguinte informação:
- Nas telas de entrada de modelos de relatório, o recurso de filtro avançado pode não funcionar em campos em que o sistema realiza tratamento diferenciado.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Relatórios > Informações Complementares > Filtro da Pesquisa de Registro na Tela de Entradas dos Relatórios
Gerenciamento de Usuários
Inclusão de mensagem para acesso não permitido
Quando utilizada a autenticação NTLM e o usuário não possuía acesso ao módulo, a tela de login era exibida para informar o usuário e a senha manualmente, porém a validação da senha não era efetuada corretamente. Agora, se o usuário não possuir acesso ao módulo, ajustamos o sistema para exibir o alerta Erro na Inicialização do Sistema: Usuário não possui permissão para acessar este módulo.
O sistema será encerrado após a exibição da mensagem.
Local: Gerenciamento de Usuários
Rotinas de Banco de Dados
Consulta de logs gerava limpeza de registros incorretamente
Problema: ao consultar os logs na tela de auditoria, o comando anterior tentava fazer uma limpeza de registros incorretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a limpeza realizada nas tabelas dos parâmetros de log de auditoria, seja feita corretamente utilizando os relacionamentos corretos entre as tabelas.
Consulta de logs gerava limpeza de registros incorretamente
Problema: ao consultar os logs na tela de auditoria, o comando anterior tentava fazer uma limpeza de registros incorretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a limpeza realizada nas tabelas dos parâmetros de log de auditoria, seja feita corretamente utilizando os relacionamentos corretos entre as tabelas.
Web services
Documentação sobre requisições externas para os parâmetros no editor de serviços
Complementamos a documentação sobre os parâmetros no editor de web services para requisições externas. Para mais detalhes, acesse o Portal de Documentação Senior.
Cursos
Ajuste para apresentar nome do curso nos históricos de cursos
Problema: a tela de Histórico Geral não apresentava o campo Nome Curso de aperfeiçoamento informado ao clicar no botão de Alterar. Ocorria quando se tratava de um curso padrão.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que apresente tanto o nome dos cursos normais quanto os cursos configurados como padrões.
Local: Colaboradores > Cursos > Histórico Geral (FRHISCUR)
Web services
Execução do web service com.senior.g5.rh.tr.cursoaperfeicoamento
Problema: ao informar o código da entidade padrão (codOem), do qual é genérica para todas as entidades não cadastradas e informada em Diversos > Assinalamentos (FR000ASS), e também o nome da entidade (nomOem), no retorno do web service com.senior.g5.rh.tr.cursoaperfeicoamento, era necessário informar o nome da entidade, sendo que o nome já estava informado nos parâmetros dos web services.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e os web services para reconhecer e cadastrar corretamente o nome da entidade informada como parâmetro.
Local: Diversos > Multicamadas
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |