Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.62
19/01/2024
Tarefas liberadas: 24
Administração de Pessoal
Correção na importação do XML de leiaute S-1005
Problema: ao importar o XML de um leiaute S-1005 baixado no eSocial, era apresentado o erro JSONObject["infoApr"] is not a JSONObject.
Correção efetuada: ajustamos o sistema de forma que o erro não seja mais exibido.
Local: eSocial > Migração > Carregar XMLs (FRIMPXML)
Ajuste no cálculo de folha complementar de dissídio com valor de devolução de INSS
Problema: ao realizar o cálculo de folha complementar de dissídio com valor de devolução de INSS, em um cenário onde há mais de um colaborador na mesma empresa e ajuste da rubrica de devolução, o sistema exibia a mensagem de erro Index: 12, Size: 1.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de processamento do leiaute S-1200 para gerar as informações corretamente, não sendo mais retornada a mensagem de erro.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Nota Técnica S-1.2 Nº 01/2023 | Ajustes e implementações relacionados ao item 3.1
A fim de atender ao item 3.1 da Nota Técnica S-1.2 Nº 01/2023 do eSocial, realizamos os seguintes ajustes e implementações no sistema:
- Alteramos a descrição da categoria de trabalhador eSocial 902:
- De: Médico residente ou residente em área profissional de saúde
- Para: Médico residente, residente em área profissional de saúde ou médico em curso de formação
- Incluímos a opção 92 - Bolsista contribuinte individual sem contribuição patronal ao campo Tipo Lotação, em Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL) > guia Cadastro. Além disso, quando o campo Tipo de Lotação for igual a 92 - Bolsista contribuinte individual sem contribuição patronal, os seguintes percentuais serão zerados (em Tabelas > Valores > Previdência > Percentuais GPS (FR026FPV)):
- Empresa;
- Diretores;
- Autônomos; e
- Cooperativas.
- Incluímos a opção 1012 - Descanso semanal remunerado - DSR e feriado no campo Natureza eSocial, em Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC), guia Incidências.
Locais:
- Colaboradores > Históricos > Categoria eSocial (FR038CAT)
- Empresas > Filiais > Cadastro (FR030FIL)
- Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC)
Nova tela para gerar pendências de alterações dos dependentes no leiaute S-2205
Disponibilizamos no sistema a tela Atualizar Dependentes eSocial. Essa tela tem como objetivo gerar uma nova pendência do leiaute S-2205 - Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador, com data de referência em 31/01/2024. A finalidade é atualizar as informações de dependentes no eSocial, prevenindo divergências com os dados enviados no leiaute S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho.
Importante
A tela é somente uma facilitadora, a decisão final fica por conta do usuário e, sendo assim, o usuário deverá conferir se deseja realizar o processamento do colaborador e realizar o envio do leiaute S-2205.
Precisa de mais informações sobre a tela? Acesse a documentação Atualizar Dependentes eSocial.
Local: eSocial > Utilitários > Atualizar Dependentes eSocial (FRGERADC)
Dependente de IR não era enviado ao eSocial
Problema: quando existe um pagamento com dependente de IR utilizado apenas para dedução (sem pensão judicial ou plano de saúde) e, em Colaboradores > Dependentes > Ficha Familiar, o campo Tipo de Dependente eSocial esteja definido como 00 - Não levar Dependente para eSocial, o leiaute S-1210 era gerado desconsiderando os grupos infoIRCR e dedDepen.
Correção efetuada: adicionamos uma validação para que, quando houver pagamento com dependente de IR utilizado para dedução, considerando que o dependente esteja cadastrado para não ser enviado ao eSocial, seja exibida a seguinte mensagem:
O dependente está sendo considerado na dedução do rendimento tributável e não foi enviado ao eSocial. Verifique o cadastro do dependente XXX - Nome Dependente.
O cadastro do dependente em questão deverá ser ajustado e enviado pelo leiaute S-2205.
Local: eSocial > Eventos Periódicos > Envio Declaração Mensal (FRENVFOL)
Jurídico
Nota Técnica S-1.2 Nº 01/2023 | Ajustes e implementações relacionados ao item 3.2
A fim de atender ao item 3.2 da Nota Técnica S-1.2 Nº 01/2023 do eSocial, realizamos os seguintes ajustes e implementações:
- Adicionamos o código de receita 056152 - IRRF - CCP/NINTER nas opções de códigos de receita para informações do IRRF, no cadastro de informações de tributos (S-2501);
- Alteramos a descrição do código de receita 188951 de IRRF - RRA - Decisão da Justiça do Trabalho para IRRF - RRA.
Local: Jurídico > eSocial > Informações de Tributos (FR346TPT)
Colaboradores
Admissão por Onboarding duplicava dependentes do candidato
Problema: ao realizar a admissão de um novo colaborador via Onboarding, seus dependentes eram duplicados na base.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para evitar a duplicação dos dependentes na importação de candidatos do Onboarding.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados (FR034FUN)
Integrações
Sistema recriava título sem código do fornecedor nem conta reduzida
Problema: ao recriar um título financeiro, o sistema criava títulos sem código do fornecedor nem conta reduzida.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que os títulos sejam gerados com todas as informações necessárias.
Local: Integração > Integração Financeira > Recriar Pendências (FRRECPEN)
Históricos
Código do fornecedor não era gravado na transferência coletiva de colaboradores
Problema: ao executar uma transferência coletiva onde a empresa tem configuração com o Gestão Empresarial | ERP e com código de fornecedor, esse código não era gravado no novo cadastro, gerando um aviso de erro.
Correção efetuada: ajustamos o processo da transferência coletiva, de forma a gravar corretamente o código do fornecedor para cada colaborador transferido.
Local: Colaboradores > Históricos > Coletivos (FRTRFCOL)
Web services
Ajuste no web service Com.senior.g5.rh.fp.postos
Problema: ao alterar um posto de trabalho no web service Com.senior.g5.rh.fp.postos, porta Posto_2, era apresentado o erro Não foi possível cancelar a Tabela R017CAR: AbortCheck.
Correção efetuada: realizamos ajuste para que o web service funcione corretamente.
Local: Recursos > Web services
Execução do web service com.senior.g5.rh.fp.terceiros@PagtosFisica_2
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.rh.fp.terceiros@PagtosFisica_2, com o valor de outros descontos e o total de outros valores iguais, o sistema apresentava a mensagem Ocorreu um erro ao executar o serviço AP - Terceiros - Pagtos Física: O total de Outros Valores do tipo desconto está maior do que o informado no campo Outros Descontos. Verifique.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o web service seja executado corretamente.
Relatórios
Melhoria na descrição do Relatório de Acordo Compensação de Horas
Adicionamos na descrição do modelo 003 - Acordo de Compensação de Horas (FPDO003.COL) o comportamento da impressão da escala quando o campo Campo Data Referência é configurado como A - Data de Admissão. Nessa situação, o relatório utiliza a data de admissão registrada na tela de Empregados (FR034FUN). No entanto, ao selecionar qualquer outra opção, como E - Data de Emissão, o relatório utiliza a data atual.
Local: Colaboradores > Documentos > Modelos > 003 - Acordo de Compensação de Horas (FPDO003.COL)
Anuais
Gestão de Pessoas | HCM - Anuais 2024 (DIRF)
Realizamos os seguintes ajustes e melhorias nas rotinas relacionadas à Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF).
Características para dedução simplificada suspensa
Criamos as seguintes características relacionadas à dedução simplificada suspensa:
- 59F - Dedução simplificada mensal suspensa;
- 59G - Dedução simplificada férias suspensa;
- 59H - Dedução simplificada 13º salário suspensa.
Ao informar alguma dessas características nos pagamentos do ano e gerar a DIRF, o valor informado será gerado no grupo ESDS - Tributação com exigibilidade suspensa - Dedução - Desconto simplificado mensal. Além disso, essas características deverão ser lançadas manualmente na ficha financeira e de rescisão.
Alteração da DIRF
Em Anuais > Informe/Dirf > Alterar (FRALTANU), adicionamos:
- os campos Ded. Simplificada e Ded. Simpl. Suspensa à seção Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte; e
- os campos Ded. Simplificada e Ded. Simpl. Suspensa 13º Salário à seção Rendimentos Sujeitos Tributação Exclusiva.
Além disso, caso a dedução simplificada tenha sido aplicada na competência em que os dados estão sendo visualizados, o valor informado será carregado no cadastro da tabela do imposto de renda. Sendo assim, caso seja algum campo referente à dedução suspensa, será carregado o valor conforme as características 59F - Dedução simplificada mensal suspensa, 59G - Dedução simplificada férias suspensa e 59H - Dedução simplificada 13º salário suspensa.
Geração da DIRF
- Ajustamos os relatórios 004 - Dirf. Arquivo Texto (a partir ano-base 2010) (FPDI004.ANU) e 005 - Dirf - Arq. Texto - Juntar Empresas (a partir 2010) (FPDI005.ANU) para atender ao código B3VH8RQ, referente ao ano de 2023. Já no relatório 006 - Dirf - Relação de Beneficiários (a partir 2010) (FPDI006.ANU), foram incluídas informações de dedução simplificada nos dados de Rendimentos Tributáveis;
- Ajustamos a geração do grupo RIJMRE - Rendimentos isentos - Juros de mora recebidos, devidos pelo atraso no pagamento de remuneração por exercício de emprego, cargo ou função para que seja gerado de forma mensal no arquivo. Além disso, os grupos RTDS - Rendimentos tributáveis - Dedução - Desconto simplificado mensal e ESDS - Tributação com exigibilidade suspensa - Dedução - Desconto simplificado mensal também serão gerados demonstrando os valores referentes à dedução simplificada;
- Em Anuais > Informe/Dirf > Gerar (FRGERANU), incluímos o campo Início Utilização Ded. Simplificada para o usuário informar a competência de início da utilização do cálculo, podendo ser diferente da competência de início do cálculo pelo Governo.
Locais:
- Anuais > Informe/Dirf > Alterar (FRALTANU)
- Anuais > Informe/Dirf > Gerar (FRGERANU)
- Anuais > Informe/Dirf > Listar > Dirf > 004 - Dirf. Arquivo Texto (a partir ano-base 2010) (FPDI004.ANU)
- Anuais > Informe/Dirf > Listar > Dirf > 005 - Dirf - Arq. Texto - Juntar Empresas (a partir 2010) (FPDI005.ANU)
- Anuais > Informe/Dirf > Listar > Dirf > 006 - Dirf - Relação de Beneficiários (a partir 2010) (FPDI006.ANU)
- Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro (FR008EVC)
Vales individuais e coletivos
Complementação do manual de Tipos de Vales sobre não integração de valores em caso de afastamento
Complementamos a documentação de Tipos de Vales, incluindo, na guia Situações, mais informações relacionadas ao afastamento de um colaborador. Esclarecemos que, quando o colaborador estiver afastado durante o mês completo, mesmo que haja a solicitação de fornecimento de vale, não haverá integração de valores.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Lançamentos > Vales > Tipos
Rotina de geração de Vales apresentava erro ao utilizar banco de dados PostgresSQL
Problema: a rotina de geração de vales apresentava erro ao processar as informações relativas ao período de férias do colaborador quando utilizado o banco de dados PostgresSQL.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que buscava as informações de período de férias do colaborador, adequando as funcionalidades com o banco de dados PostgresSQL.
Local: Benefícios > Vales > Vales Gerados > Gerar (FRGERVAL)
Web services
Ajuste na documentação do web service Com.senior.g5.rh.hr.integracoes
Ajustamos a documentação do tópico WSDL, no web service Com.senior.g5.rh.hr.integracoes, para corrigir as informações.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Controle de Ponto e Refeitório > Com.senior.g5.rh.hr.integracoes
Recursos
Ajuste no modelo HREX00005.SCF
Problema: o arquivo 5 - Exportação de escalas (HREX00005.SCF) era exibido indevidamente na lista de opções ao selecionar a operação Exportação.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que apresente corretamente cada arquivo correspondente à operação selecionada.
Local: Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação > Definir > 5 - Exportação de escalas (HREX00005.SCF)
Relatórios
Ajuste no relatório HRFI004.GER para considerar intervalo
Problema: o relatório 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER) não apresentava as marcações de horários quando eram utilizados intervalos de turma.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que considere os intervalos vinculados às turmas.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Fiscais > 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Logs
Rotina de log de processamento
Durante a leitura de arquivos de marcação para o cálculo de apuração, verificou-se a geração excessiva de logs no sistema quando havia registros com datas inferiores a 30 dias da data de início do cálculo. Para solucionar essa questão, ajustamos a rotina de logs de modo que, ao concluir a leitura, seja apresentado apenas um log. Esse log informa a quantidade de linhas no arquivo com datas menores do que 30 dias, incluindo um exemplo de uma dessas linhas para uma compreensão mais clara.
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório > Calculo > Apuração
- Nova Interface > Logs
Acerto do Ponto
Ajuste para verificar mais de um registro pelo celular
Problema: ao tentar verificar mais de um dia pelo celular, era exibida uma mensagem informando ao usuário que o dia já havia sido verificado por outra pessoa.
Correção efetuada: realizamos um ajuste para permitir a verificação de múltiplos registros através do celular.
Local: Nova interface > Acertos da minha equipe
Banco de Horas
Fechamento do banco de horas com abrangência de Lote
Problema: ao realizar o fechamento do banco de horas com abrangência de Lote, estavam sendo fechadas todas as contas, sem respeitar o Lote escolhido.
Correção: realizamos um ajuste para que a rotina respeite o Lote escolhido, executando o fechamento apenas da conta das pessoas dentro do Lote.
Local: Nova interface > Banco de Horas > Fechamento
Logs
Rotina de log de processamento
Durante a leitura de arquivos de marcação para o cálculo de apuração, verificou-se a geração excessiva de logs no sistema quando havia registros com datas inferiores a 30 dias da data de início do cálculo. Para solucionar essa questão, ajustamos a rotina de logs de modo que, ao concluir a leitura, seja apresentado apenas um log. Esse log informa a quantidade de linhas no arquivo com datas menores do que 30 dias, incluindo um exemplo de uma dessas linhas para uma compreensão mais clara.
Locais:
- Controle de Ponto e Refeitório > Calculo > Apuração
- Nova Interface > Logs
Posto de trabalho
Log de alteração ou inserção de posto de trabalho era gerado sem indicação do usuário
Problema: ao realizar uma inserção ou alteração do posto de trabalho na tela Empregados (FR034FUN), o log era gravado na tela de consulta de rastreabilidade do efetivo sem a observação do usuário que realizou a tarefa. A única exceção era no cenário de normalização; nesse caso, o log era gravado corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que grava o log para que o código do usuário que fez a inserção ou alteração do posto de trabalho seja informado no texto da observação.
Local: Lotação x Posto > Consultas > Rastreabilidade do Efetivo (FRRASEFE)
EPI
Correção no processo de distribuição de EPI em sistemas com campos customizados
Problema: ao realizar uma distribuição de EPI em um sistema com campos customizados, o erro Erro ao realizar a distribuição de EPI: Field 'Descrição (USU_MotDev)' cannot be modified era apresentado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de distribuição para que seja efetuada corretamente e sem a exibição de erros.
Local: Segurança > EPI > Distribuição > Coletiva > Por Colaborador (FRCOLDIE)
Rotinas Auxiliares
Correção da falha ao renovar certificado de integração com senior X
Problema: quando o certificado do senior X era renovado pelo seniorconfigcenter e a opção para utilizar protocolos http 1.2 (e superiores) estivesse ativa, o certificado não era atualizado corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que faz a atualização do certificado do senior X para que, quando a opção de utilizar protocolos http 1.2 esteja ativa, os dados do certificado sejam obtidos corretamente.
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |